Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Janaína Karla Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Gessica Fabiely; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; http://lattes.cnpq.br/0111803982490587; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; Shitsuka, Ricardo
    Esta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Microcefalia: orientações e sugestões de atividades para crianças com microcefalia na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Géssica Fabiely; 0000-0002-6697-9042
    Com o surto de casos de microcefalia em 2015, muitas dúvidas surgiram. O que estaria causando o aumento no número de casos de microcefalia? Quais suas possíveis sequelas? Como será o atendimento a essas crianças nas escolas? Na tentativa de responder a essas questões, de trazer esse tema de volta ao debate - pois, após sete anos desse surto, pouco se fala sobre isso - e frente à pouca literatura na área de educação, apresentamos essa cartilha que não tem a intenção de esgotar esse debate, mas de lembrar que a inclusão é possível e ajudar, de alguma forma, aos Docentes, a essas crianças (que hoje já estão na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental) e aos seus familiares. Essa cartilha foi produzida como produto educacional para a conclusão do Mestrado em Educação especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM