Navegando por Autor "Santos, Janaína Karla Gomes"
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Dissertação Concepções de ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia na educação infantil da região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Gessica Fabiely; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; http://lattes.cnpq.br/0111803982490587; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; Shitsuka, RicardoEsta dissertação tem como objetivo geral identificar em algumas trajetórias escolares as concepções de ensino e aprendizagem em crianças com microcefalia na rede municipal deEducação Infantil em Natal e municípios selecionados na Região Metropolitana de Natal. As poucas publicações na área existentes no campo de conhecimentoeducacional, sobre este tema, nos chamaram a atenção a uma problemática mais específica da recepção destas crianças na rede pública e as dificuldades na condução da trajetória educacional. Trata-se aqui de uma pesquisa qualitativa com base nos testemunhos dos responsáveis (mães e educadoras) por tais crianças, trazendo à luz da comunidade acadêmica as peculiaridades deste tipo de abordagem. Investigamos, para tanto, alguns casos selecionados e que nos serve como fundamento para pensar odesenvolvimento escolar, as condições efetivas e os próximos passos ao atendimento de uma educação inclusiva. Tem como sujeitos da pesquisa os docentes e a(o) responsável pela criança e, a partir da análise dos dados coletados, produzimos uma cartilha com sugestões sobre inclusão e ensino e aprendizagem de crianças com microcefalia.Produto Educacional Microcefalia: orientações e sugestões de atividades para crianças com microcefalia na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-27) Santos, Janaína Karla Gomes; Fonseca, Géssica Fabiely; 0000-0002-6697-9042Com o surto de casos de microcefalia em 2015, muitas dúvidas surgiram. O que estaria causando o aumento no número de casos de microcefalia? Quais suas possíveis sequelas? Como será o atendimento a essas crianças nas escolas? Na tentativa de responder a essas questões, de trazer esse tema de volta ao debate - pois, após sete anos desse surto, pouco se fala sobre isso - e frente à pouca literatura na área de educação, apresentamos essa cartilha que não tem a intenção de esgotar esse debate, mas de lembrar que a inclusão é possível e ajudar, de alguma forma, aos Docentes, a essas crianças (que hoje já estão na Educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental) e aos seus familiares. Essa cartilha foi produzida como produto educacional para a conclusão do Mestrado em Educação especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN