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Navegando por Autor "Santos, Ivoneide Bezerra de Araujo"

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    Tese
    Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-14) Nogueira, Ayres Charles de Oliveira; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/9990295765898888; Bunzen Júnior, Clecio dos Santos; ; BUNZEN, Clecio dos Santos; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Santos, Ivoneide Bezerra de Araujo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Lima, Maria Hozanete Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/6169626776821393
    Esta pesquisa de natureza documental e etnográfica se insere no campo da Linguística Aplicada, tendo por objeto de estudo o Manual do Professor, que acompanha o livro didático de Língua Portuguesa, e por objetivo geral (re)conhecer os aspectos sociorretóricos do gênero Manual do Professor. O interesse desta tese está concentrado no uso situado desse gênero, a partir do qual se observam seus aspectos sociorretóricos, a saber: o que está posto no produto, o ambiente de interação onde é encontrado e como é visto por seus usuários em potencial. Em um primeiro momento, produzimos um quadro epistemológico que nos permitiu, dentre outros reparos, (i) compreender gênero textual como ação retórica tipificada baseada numa situação retórica recorrente e (ii) obter um panorama dos programas de governo voltados para a avaliação de coletâneas didáticas, nos quais encontramos aspectos indispensáveis a um Manual do Professor. Os aportes teóricos adotados neste estudo referem-se à concepção sociorretórica dos estudos de gênero textual à luz, sobretudo, de Johns et al. (2006), Bazerman (2011) e Miller (2011). Em um segundo momento, sob o viés da abordagem sociorretórica, procuramos definir o Manual do Professor como gênero textual e apresentamos os aspectos retóricos encontrados nas amostras que analisamos, considerando a organização constitutiva, o contexto de uso desse gênero e as percepções de seus usuários autores e professores. A geração de dados deu-se inicialmente a partir da seleção de três exemplares de Manuais de coletâneas didáticas adotadas no IFRN; em seguida, no sentido de reconhecer as percepções dos usuários desse gênero, realizamos grupo focal com professores e entrevistamos o coautor de uma das coletâneas. Para análise dos dados, elegemos o método etnográfico de análise de gêneros postulado por Reiff (apud JOHNS et al, 2006), que nos permitiu analisar o objeto de estudo em contextos autênticos de uso do gênero. Nossos resultados mostram que o Manual do Professor está inserido num sistema de gêneros e no sistema de atividades profissionais de domínio do professor e não se limita apenas a explicar como está organizado o livro didático do aluno. Outros sete propósitos foram observados, dentre os quais se encontram: possibilitar ao docente uma reflexão sobre a sua prática de ensino e sugerir caminhos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que esta pesquisa poderá estimular professores, em relação à importância (e não obrigatoriedade) de consultas periódicas aos Manuais; autores, no que se refere a estabelecer uma interlocução mais pessoalizada com seus leitores em potencial e no sentido de esclarecer ainda mais as facetas do livro didático; e editoras, sobretudo no que tange a recursos de editoração, para que o Manual do Professor se torne mais atrativo
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    Tese
    Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-06-28) Santos, Ivoneide Bezerra de Araujo; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Coroa, Maria Luiza Monteiro Sales; ; http://lattes.cnpq.br/4556868251055499
    Esta pesquisa-ação, de vertente etnográfica, se insere no campo da Linguística Aplicada, tendo por objeto de estudo os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000), por imprimirem um novo sentido às práticas de letramento escolarizadas, pondo em relevo o caráter agentivo da escrita e o papel dos gêneros discursivos na formação de agentes de letramento que visam à ação e à mudança social. Considerando o potencial emancipatório que assumem essas organizações didáticas no letramento cívico de educandos que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, objetivamos, nesta investigação: refletir sobre o papel dos projetos na ressignificação das práticas de letramento escolar e investigar como se dá a ação de professores e alunos como agentes de letramento. De forma mais específica, elegemos como objetivos: promover eventos de letramento que oportunizem a prática da escrita para a ação e a mudança social; compreender como se dá a construção identitária de alunos-agentes de letramento, refletindo sobre seu processo de agência nos projetos de letramento; identificar estratégias e procedimentos de ensino que possibilitam o desenvolvimento de práticas de linguagem emancipatórias; investigar valores axiológicos construídos pelos educandos no e sobre o trabalho com a escrita em projetos de letramento. A nossa discussão está ancorada na concepção de linguagem de base bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2000; BAKHTIN, 1990, 2003); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; BAYNHAM, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000, LAZERE, 2005); nos estudos críticos defensores da ideia de que os textos se constituem em instrumentos ideológicos capazes de conferir poder aos indivíduos (MCLAREN, 1988, 1991, 1997, 1999, 2000, 2001; FREIRE, 1971, 1978, 1979, 1982, 1992, 1996, 2001a, 2001b, 2009; GIROUX, 1983, 1986, 1990, 1992, 1997, 1999, 2003; APPLE, 1989); na abordagem social de gênero inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2005, 2006, 2007; MILLER, 1984, 2009). Os dados foram gerados no período de 2006 a 2010, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas da rede pública de ensino de Natal-RN. A pesquisa permitiu-nos depreender, em primeiro lugar, que a ressignificação do trabalho com os gêneros discursivos abre a possibilidade para que o educando leia e escreva para agir discursivamente no mundo social, ganhando, assim, empoderamento, autonomia e emancipação; em segundo lugar, que envolver alunos em projetos de letramento vai além de uma competência didática vinculada a especificidades e ao domínio de conteúdos. É preciso que o professor tenha clareza de para quem, o quê, por que e como ensinar e assuma uma postura reflexiva, tornando-se também um aprendiz; em terceiro lugar, que a partir das práticas de letramento desenvolvidas, os colaboradores da pesquisa construíram uma visão mais consciente e crítica em relação à língua e ao mundo no qual atuaram, mediante a escrita sociopolítica, como cidadãos interventivos e politizados
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