Navegando por Autor "Santos, Ivandro Francisco dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A trajetória de formação e atuação de uma professora de violão popular atuante em múltiplos contextos em Natal RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-24) Santos, Ivandro Francisco dos; Oliveira, Mário André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; https://lattes.cnpq.br/6528668452221898; Souza, Eugenio Lima De; http://lattes.cnpq.br/3158421701448651; Xavier, Juliano Antônio Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6321785891332882A presente monografia tem como objetivo investigar a trajetória de formação e atuação da professora de violão popular Midiã Dantas, com base em um estudo de caso qualitativo. A pesquisa articulou entrevista semiestruturada e análise documental dos materiais didáticos produzidos pela docente, especialmente o trabalho “Pensar e Agir: o percurso construtivo de um método para o ensino de violão popular a partir da vivência docente”. Partindo da escuta de sua experiência e da análise de sua proposta metodológica, o estudo buscou compreender como se constituíram os saberes docentes de Midiã, que transitam entre a prática autodidata, a experiência comunitária e a formação acadêmica. Ao longo da investigação, identificaram-se princípios que orientam sua proposta pedagógica, tais como a centralidade da escuta, o acolhimento das trajetórias dos alunos, a valorização da criação musical e a adaptação constante dos conteúdos aos diferentes contextos socioculturais. A metodologia sistematizada pela professora organiza-se em quatro módulos, voltados à introdução progressiva de conteúdos técnicos, ao uso de repertório significativo e à promoção da autonomia musical. A análise revela uma prática educativa sensível, enraizada na experiência e aberta ao diálogo com saberes diversos. Conclui-se que a proposta construída por Midiã Dantas representa uma importante contribuição à educação musical brasileira, especialmente por afirmar a legitimidade das metodologias forjadas no cotidiano da docência, fora dos grandes centros e em contextos populares. A pesquisa reforça a importância de documentar, reconhecer e refletir criticamente sobre práticas pedagógicas que emergem do chão da sala de aula e da escuta atenta dos sujeitos.