Navegando por Autor "Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos"
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Artigo Análise da efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva(Codas, 2019) Brazorotto, Joseli Soares; Lima, Maria Clara de Oliveira; Souza, Aline Santos de; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. Método: Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal e análise estatística inferencial. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, durante oito meses; destas, 19 ocorreram em situação de grupo e uma sessão foi individual. Para a análise dos dados pré e pós-intervenção, foram aplicados instrumentos específicos e realizado o registro em vídeo da interação da família com a criança após quatro e oito meses. Resultados: Houve mudança clínica positiva confiável nas interações comunicativas das famílias com seus filhos, após 8 meses de intervenção. A necessidade de informações das famílias se modificou ao longo da intervenção e diminuiu para todas as famílias. Conclusão: verificou-se a efetividade da proposta de programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva.Livro Indicadores de performance funcional auditiva - versão reduzida FAPI - r: manual de aplicação(SEDIS-UFRN, 2024-08-12) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dosInstrumentos de avaliação e monitoramento da percepção auditiva em crianças com deficiência auditiva são importantes para o acompanhamento durante o seu processo terapêutico fonoaudiológico. No entanto, ainda são escassos os protocolos disponíveis em português que avaliem todas as habilidades auditivas, nos cenários clínico e domiciliar e que sejam aplicáveis à rotina dos serviços especializados de reabilitação e de implante coclear. Diante disso, adaptar um instrumento em formato reduzido, possibilita a utilização do mesmo em amostras mais amplas, bem como viabiliza a comparação entre dados obtidos em diferentes sujeitos e contextos, com ganhos para as esferas clínica e de pesquisa. Este foi o objetivo do estudo realizado que deu origem a este manual, disponibilizado como recurso de apoio à aplicação do protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro - versão reduzida (FAPI-r). Como método, foi realizado um estudo do tipo metodológico, descritivo e transversal, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como participantes sete fonoaudiólogos que aplicaram o protocolo em 34 crianças com deficiência auditiva e seus responsáveis (no CEP: 1.144.295), antecedida pela etapa piloto com uma criança ouvinte. Cumpriram-se a análise da validade de conteúdo, bem como da confiabilidade do instrumento por meio da avaliação da equivalência semântica, da análise da satisfação dos fonoaudiólogos e dos testes estatísticos alfa de Cronbach e coeficiente de Kappa. Assim, foi adaptada a versão reduzida denominada FAPI-r, com a redução de 61 itens de avaliação do teste original para 25 itens, com coeficientes que indicaram consistência interna e concordância interavaliadores quase perfeitas. Os fonoaudiólogos referiram satisfação com o instrumento e com o manual de aplicação. Após a realização da pesquisa, o manual escrito passou por atualização, sendo incluídos os vídeos com exemplos de cada seção, assim como os recursos visuais de cartas e cenários e as mensagens gravadas para aplicação. Constatou-se a validade e confiabilidade do FAPI-r, com futuros desdobramentos para a pesquisa e atuação clínica na reabilitação auditiva infantil.Livro Indicadores de performance funcional auditiva: versão reduzida FAPI-r: manual de aplicação(SEDIS-UFRN, 2024) Brazorotto, Joseli Soares; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dosO FAPI-R tem por objetivo avaliar de forma breve o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças com deficiência auditiva em programas de reabilitação e serviços de acompanhamento nesta população. É possível realizar a aplicação por meio de mensagem gravada, a viva-voz, em situações de escuta difíceis como na presença de ruído e a distância, permitindo traçar um perfil de pontos fortes e fracos no desenvolvimento da criança. Caso o avaliador sinta a necessidade de investigar com mais detalhes alguma habilidade, pode aplicar, posteriormente, um protocolo mais completo e/ou específico à habilidade selecionada. Quanto à faixa etária, não houve limite de idade para a sua aplicação no estudo que realizou sua adaptação para a versão reduzida , embora a versão original e completa do FAPI recomende sua aplicação em crianças com até 5 anos de idade. Como o teste original recomenda que se façam perguntas aos pais relativas ao desenvolvimento de cada habilidade, foram organizados dois formulários: um dedicado à aplicação clínica com as crianças, pela observação direta do fonoaudiólogo e outro formulário com questões para a família. É desejável que ambos sejam aplicados para uma avaliação mais abrangente, considerando o ambiente domiciliar e as observações cotidianas dos pais. Assim, a avaliação pode ser útil para a orientação à família com base nas observações de ambos, profissionais e familiares ou professores (no caso de crianças que passam o dia na escola, por exemplo)Artigo Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva(Codas, 2018) Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819Para melhoria do desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem na criança com deficiência auditiva, além da terapia fonoaudiológica, a família deve ser o agente modificador para uma resposta terapêutica satisfatória. Estudos que analisem a efetividade de programas de intervenção fonoaudiológica por meio de videofeedback são importantes, dados os efeitos positivos desta ferramenta para a modificação de comportamentos com famílias de crianças com deficiência. Acredita-se, assim, que a intervenção por meio do videofeedback contribuirá para a melhoria das interações comunicativas entre as famílias e crianças atendidas pelos serviços de reabilitação auditiva. Os objetivos deste estudo foram investigar a interação entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, analisar a autoestima e a satisfação das famílias antes e após um programa de intervenção por meio do videofeedback. Ensaio clínico não randomizado, com estudo de casos em dois grupos, experimental (n=5) e controle (n=5). A intervenção contou com o apoio do vídeo de interação e de instrumentos adaptados. Protocolos pré e pós-intervenção foram aplicados. Observou-se melhora nas interações entre as famílias e crianças com deficiência auditiva nos casos do grupo experimental, bem como melhora na autoestima dos participantes deste grupo. O grupo experimental demonstrou satisfação com a intervenção realizada. Concluiu-se que o programa de intervenção fonoaudiológica baseado no videofeedback teve efeitos positivos na interação entre a família e criança e na autoestima dos pais. Estudos com controles metodológicos rigorosos deverão ser realizados para a comprovação de sua eficácia para famílias de crianças com deficiência auditivaLivro Manual para aplicação do videofeedback na intervenção com famílias de crianças com deficiência auditiva(SEDIS-UFRN, 2023-11-10) Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Martins, Gabrielly de Souza; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819A qualificação de fonoaudiólogos para atuar com a capacitação parental às famílias de crianças com deficiência auditiva é muito importante, dada a influência das interações familiares no desenvolvimento infantil. Um dos recursos empregados nesta capacitação é o videofeedback, que objetiva melhorar a qualidade das interações entre o familiar e a criança, com impactos positivos nos resultados terapêuticos nesta população, além da melhoria da autoestima, autoeficácia e qualidade de vida das famílias. Assim, o objetivo deste Recurso Educacional Aberto (REA), no formato de manual interativo, é apresentar esta ferramenta de intervenção na capacitação parental, dirigida especialmente aos fonoaudiólogos que atuam como terapeutas de crianças com deficiência auditiva. Este REA é composto por texto com as bases da intervenção por meio do videofeedback e suas respectivas referências, 3 vídeos explicativos dos procedimentos, além de 2 vídeos para estudo de caso acompanhados por um formulário para treinamento da análise da interação família-criança com deficiência auditiva. Este material passou por validação com 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS), em um estudo metodológico, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o número 5.272.705. As sugestões oferecidas pelos fonoaudiólogos foram incorporadas ao READissertação Teleintervenção guiada por videofeedback à famílias de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; https://orcid.org/0000-0002-2797-7140; http://lattes.cnpq.br/3787619245763255; Balen, Sheila Andreoli; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; Melo, Luciana Pimentel Fernandes deINTRODUÇÃO: Protocolos terapêuticos que otimizem os resultados de desenvolvimento na população infantil com deficiência auditiva ainda carecem de evidências. O videofeedback é um procedimento com tecnologia de baixo custo, de fácil acesso e que pode aprimorar a comunicação entre a família e a criança, com impactos para seu desenvolvimento. Seu emprego por meio da Telefonoaudiologia pode transformar a oferta de terapias especializadas nesta população. OBJETIVO: Analisar a efetividade de um programa de intervenção remoto com videofeedback para a melhoria da interação entre famílias e suas crianças com deficiência auditiva. MÉTODO: Estudo de intervenção com amostra de conveniência, cego, com 12 famílias usuárias de um serviço de saúde auditiva, divididas em grupos controle e experimental. As famílias e crianças foram caracterizadas por meio de dados secundários de prontuários e de questionários e avaliações clínicas. As variáveis analisadas nos momentos pré e pós foram aquelas referentes à avaliação da interação da famíliacriança, registrada em vídeo e da autoeficácia familiar, especialmente para situações de comunicação com a criança. O programa de intervenção por meio de teleconsulta contou com 10 sessões, de forma intensiva, sequencial. Anterior ao estudo principal foi realizado um estudo piloto de caso único para a calibração dos procedimentos da pesquisa, apresentado como Artigo 1. RESULTADOS: No estudo piloto (Artigo 1) observou-se mudança confiável e significância clínica para os comportamentos da mãe e mudança confiável para os comportamentos de linguagem receptiva e expressiva da criança, indicando o potencial do modelo proposto. No estudo de intervenção (Artigo 2) foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos controle e experimental nos momentos pré e pós-intervenção (p <0,05) na comunicação entre família e criança e na autoeficácia das famílias. Dentre as variáveis destacadas na interação família-criança (avaliação geral da competência comunicativa do cuidador, interação sintonizada, intrusividade, solução de quebras na comunicação e expansão sintática) constatou-se mudança clínica confiável das famílias do grupo experimental em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: Há efetividade na intervenção guiada por videofeedback mediada pela Telefonoaudiologia, destacando-se a melhoria das interações entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, assim como da autoeficácia familiar e o potencial desta ferramenta para a otimização de resultados em programas clínicos de reabilitação auditiva infantil.TCC Validação de recurso educacional para fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback na capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Martins, Gabrielly de Souza; Brazorotto, Joseli Soares; Santos, Ingrid Rafaella Dantas dos; https://orcid.org/0000-0002-2797-7140; http://lattes.cnpq.br/3787619245763255; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; https://orcid.org/0000-0001-6413-6175; http://lattes.cnpq.br/5591049695378416; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; https://orcid.org/0000-0003-2327-8040; http://lattes.cnpq.br/6975482659120440; Lima, Maria Clara de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-1936-7235; http://lattes.cnpq.br/6773435517861997Introdução: A qualificação de fonoaudiólogos para atuar com a capacitação parental às famílias de crianças com deficiência auditiva é muito importante, dada a influência das interações familiares no desenvolvimento infantil. Um dos recursos empregados nesta capacitação é o videofeedback, que objetiva melhorar a qualidade das interações entre o familiar e a criança, com impactos positivos nos resultados terapêuticos nesta população, além da melhoria da autoestima, autoeficácia e qualidade de vida das famílias. Objetivo: Validar um recurso educacional para capacitar fonoaudiólogos sobre o uso do videofeedback, como uma ferramenta no processo de reabilitação auditiva infantil. Método: Estudo metodológico, de validação, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Institucional, no qual o material educacional foi avaliado por 7 fonoaudiólogos de um serviço de reabilitação auditiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: O recurso foi validado com concordância de 97% sobre a adequação de conteúdo e apresentação, com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) acima de 0,80, tendo sido incorporadas ao material as sugestões dos fonoaudiólogos juízes. O guia é composto por texto com as bases da intervenção por meio do videofeedback e suas respectivas referências, 3 vídeos explicativos dos procedimentos, além de 2 vídeos para estudo de caso acompanhados por um formulário para treinamento da análise da interação família-criança com deficiência auditiva. Conclusão: O guia para a formação continuada de fonoaudiólogos sobre o procedimento de videofeedback voltado à capacitação de famílias de crianças com deficiência auditiva foi validado e encontra-se disponível para uso como Recurso Educacional Aberto em site institucional.