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    TCC
    Autoeficácia das habilidades de comunicação: avaliação dos profissionais da Estrategia Saúde da Família
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Bezerra, Isaac Newton Machado; Piuvezam, Grasiela; Ádala Nayana de Sousa Mata; Piuvezam, Grasiela; Santos, Gilberto Martins; Lima, Jônia Cybele Santos
    Objetivo: Realizar uma descrição da autoeficácia dos profissionais inseridos nas Equipes de Saúde da Família (eSF) sobre suas Habilidades de Comunicação (HC), no município de Natal, Rio Grande do Norte/RN. Método: Estudo epidemiológico, exploratório, quantitativo, do tipo transversal com profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), com a aplicação do Questionário de Autoeficácia (SE-12). Foi utilizado o valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. O escore total foi utilizado para a realização dos testes estatísticos; Teste T independente, ANOVA e Post-Hoc de Bonforroni. Resultados: A amostra foi composta por 170 profissionais vinculados as eSF dos cinco Distritos Sanitários, com distribuição paritária entre nível médio e superior. O sexo feminino foi predominante com (68,1%) de representatividade, entre os cargos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram maioria (26,19%), 41,64% dos entrevistados trabalham a mais de 7 anos na APS. Os itens que apresentaram menor média foram os relacionados a dar notícias difíceis (7,56) e lidar com pacientes/familiares irritados (7,55). A análise estatística apontou uma melhor avaliação por parte dos profissionais que tiveram algum tipo de treinamento de HC (p<0,027), bem como, aqueles que possuíam cargo de nível superior (p<0,01). Conclusão: A descrição da autoeficácia das HC entre os profissionais que integram as eSF, descritas nesse estudo, permitem identificar a percepção dos profissionais frente a sua relação com o usuário no desenvolvimento das atividades cotidianas. Como, possibilita a identificação das necessidades de melhoria dos serviços de saúde, ao que se refere o cuidado centrado no paciente e o desenvolvimento de HC.
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    Tese
    Escolhas para uma vida saudável: intervenção nutricional em adolescentes escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-04) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Piuvezam, Grasiela; ; ; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; Santos, Gilberto Martins; ; Lais, Lúcia Leite; ; Barbosa Filho, Valter Cordeiro;
    O aumento na prevalência da obesidade precoce, sobretudo nas primeiras décadas do século XXI, se converteu em importante problema de saúde pública com proporções mundiais, especialmente, em função de que a obesidade entre as crianças e adolescentes tende a persistir na idade adulta e estar fortemente associada ao desenvolvimento de doenças crônicas e aumento no risco de óbito. Ações tornam-se relevantes e necessárias para conter essa progressão e, nesse sentido, o ambiente escolar mostra-se adequado para intervenções educacionais para a prevenção e combate a obesidade. O Programa AME “Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável” foi elaborado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma intervenção multicomponente, baseada na escola, com a abordagem na educação em saúde voltada para alimentação adequada e saudável e estímulo ao estilo de vida ativo (redução do comportamento sedentário e prática de atividade física). O objetivo da tese de doutorado é desenvolver estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de alimentação adequada e saudável e estilo de vida ativo entre adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento em que foi utilizada a literatura científica atual e disponível com o intuito de elaborar estratégias do eixo de EAN do Programa AME. O método está organizado em duas seções, a primeira descreveu o método dos estudos de revisões sistemáticas (RS) que contribuíram com o embasamento técnico-científico para o desenvolvimento do protocolo; e a segunda seção descreveu o protocolo do ensaio clínico randomizado (ECR). Na primeira seção, duas RS foram desenvolvidas seguindo as recomendações dos Itens para Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foram registradas no International prospective register of systematic reviews (PROSPERO - CRD42019116520 e CRD42019100914). Para contextualizar onde está inserido o eixo EAN do Programa AME, a segunda seção apresenta os métodos do ECR. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HUOL UFRN) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-86xv46). A tese de doutorado está organizada no formato coletânea de artigos. A primeira RS investiga a efetividade de intervenções de EAN baseado na escola e seus efeitos sobre o consumo alimentar de adolescentes e nela foram incluídos 24 ECR. Em 16 estudos a intervenção conseguiu melhorar o consumo de pelo menos um alimento ou grupo de alimentos recomendados como alimentos saudáveis. Os resultados indicam que as intervenções baseadas na escola estão gerando mudanças favoráveis no consumo alimentar de adolescentes. A segunda RS investiga as evidências científicas quanto à associação entre o consumo de carne vermelha e doenças cardiovasculares, incluindo o efeito dose-resposta e nela foram incluídos 22 estudos prospectivos de coorte. Os resultados indicam uma possível associação entre o consumo de carne vermelha, especialmente carne processada, e a incidência e mortalidade por doença cardíaca coronária, derrame e/ou insuficiência cardíaca. A tendência de dose resposta linear indica que, quanto maior o consumo de carne vermelha, maior o risco de incidência e mortalidade por doenças cardiovasculares. Assim, baseada nos resultados encontrados nas RS, no contexto do ECR e aliadas às recomendações de documentos oficiais da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e instituições internacionais, foi realizada a construção da fundamentação teórica da proposta de intervenção do eixo de EAN do Programa AME. O estudo apresenta a justificativa para o desenvolvimento do eixo; as teorias orientadoras do programa AME; objetivos e metas; e características do eixo EAN do programa AME. Desenvolver estratégias de EAN em um programa de intervenção multicomponente baseada na escola para promoção de estilo de vida ativo e alimentação adequada e saudável entre adolescentes poderá propiciar aos adolescentes a construção de pensamentos críticos e reflexivos, que poderão transformar sua vida, a de sua família, comunidade e até mesmo de seu território.
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    Artigo
    Media and scientific communication about the COVID-19 pandemic and the repercussions on the population's mental health
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2020-12-11) Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Braga, Liliane Pereira; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Segundo, Victor Hugo de Oliveira; Nunes, Ana Clara de França; Santos, Gilberto Martins; Grosseman, Suely; Nicolás, Ismael Martínez; Piuvezam, Grasiela
    Background: Good communication strategies are essential in times of crisis, such as the coronavirus pandemic. The dissemination of inaccurate information and the need for social isolation to control coronavirus disease 2019 (COVID-19) have shown a negative impact on the population, causing damage to mental health, with the appearance or worsening of symptoms of stress, fear, anxiety, and depression. Thus, the systematic review study is intended to gather evidence on the impact of information about COVID-19 on the mental health of the population. Methods: This systematic review protocol is conducted using the guidelines of the preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses protocols and the Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. The review aims to include published studies that address the exposure of the general population to information about COVID-19, through observational and experimental studies, which consider the following outcomes: fear, stress, anxiety, and depression. Thus, a comprehensive research strategy will be conducted in the following databases: PubMed / Medline, Scopus, Web of Science, EMBASE, Science Direct, CINAHL, PsycINFO and Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL). Two independent reviewers will perform all procedures, such as study selection, data collection, and methodological evaluation. Disagreements will be forwarded to a third reviewer. RevMan 5.3 software will be used for data analysis. Results: This systematic review will provide evidence of the influence of access to and consumption of media and scientific information about COVID-19 on the mental health of the population. It will consider information about the characterization of the study and the population studied, clinical and epidemiological information on mental health, and data on access to and consumption of media and scientific information. Discussion: The results should inform about the consequences of communication about the new coronavirus on the emergence or worsening of psychological and psychiatric symptoms, allowing to develop strategies to achieve effective communication of information to promote the mental health of the population. Systematic review registration number: PROSPERO CRD42020182918 Abbreviation: COVID-19 = coronavirus disease 2019
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    Dissertação
    O Mestrado Profissional em Saúde da Família: análise dos (des)caminhos traçados nessa trajetória
    (2019-10-30) Cardoso Júnior, Odemir Pires; Amorim, Karla Patricia Cardoso; ; ; Santos, Gilberto Martins; ; Villar, Rosana Lúcia Alves de;
    As mudanças tecnológicas e as correntes transformações em praticamente todos os cenários brasileiros têm demandado profissionais com perfis de especialização distintos dos tradicionais. O Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) é uma modalidade inovadora de ensino stricto sensu, dirigido à capacitação de lideranças para a prática profissional transformadora, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas por meio da incorporação de metodologia científica reconhecida, proporcionando integração entre o mundo do trabalho e a academia. Geralmente, os trabalhos de conclusão produzidos nos cursos de Mestrado Profissional estão direcionados à interpretação da prática e ao delineamento de linhas de ações, mas sempre abordando conceitos, teorias e discussão de idéias. Este trabalho teve por objetivo analisar as produções e produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família - nucleadora Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), defendidas no período de 2012 a 2016. Trata-se de um estudo documental, exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em bases eletrônicas (repositório de dissertações e teses da universidade; Plataforma Lattes; página do programa de pós-graduação) e por meio de entrevistas. Os dados analisados foram: ano de defesa, título, autor e orientador, formato do trabalho (dissertação ou outro produto/modelo), objetivos, metodologia utilizada, linha de pesquisa e temas, bem como área de atuação profissional e tempo de atuação profissional quando da defesa da dissertação. Da mesma forma, buscou-se analisar as produções técnicas e científicas desenvolvidas e relacionadas ao Mestrado, após o seu término, bem como as atividades e vínculos dos egressos nesse período posterior até 2019. As produções finais foram medidas em cinco conceitos, cada um gerando um indicador de qualidade: quantidade de trabalhos de conclusão (MP) aprovados e qualidade dos trabalhos de conclusão produzidos. Sob tal ótica, foram classificados como Adequado á linha de pesquisa [Muito Bom (MB) e Bom (B)], ou Necessidade de melhoria [Regular (R), Fraco (F) ou Insuficiente (I)]. Partindo desse entendimento, os dados foram complementados através de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL-UFRN (Parecer n. 3.180.305 e CAAE nº 07046819.9.0000.5292). Emergiram as seguintes categorias de análise: Mestrado como marca do SUS: um motivo a mais para continuar na trilha do conhecimento e Perfil Profissional, Nortes e Escolhas: qual o mestrado que fazemos e qual o mestrado que queremos? Conclui-se que os critérios e itens da avaliação institucional introduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são conhecidos pela comunidade acadêmica avaliada, porém precisam ser repensados para atender as especificidades do programa.
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    Tese
    Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável em adolescentes: relação entre comportamento sedentário e desempenho cognitivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-16) Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Piuvezam, Grasiela; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; http://lattes.cnpq.br/8791700492614167; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; Santos, Gilberto Martins; Albuquerque Filho, Nailton José Brandão de; Dantas, Paulo Moreira Silva
    A adolescência é um período marcado por alterações neuroendócrinas que influenciam o desenvolvimento do cérebro e o comportamento. Adolescentes apresentam chances aumentadas de adotar comportamentos de risco em seu estilo de vida, dentre eles o comportamento sedentário. Nesse sentido, estudos de intervenção têm buscado desenvolver estratégias eficientes para estimular adolescentes a adotarem um estilo de vida saudável. No entanto, embora ações promissoras possam ser identificadas na literatura, o real mecanismo que atua na regulação do comportamento em adolescentes parece estar associado a uma neurotrofina chamada de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), e estudar como os comportamentos de risco influenciam na sua secreção são de grande relevância para desenvolver intervenções mais efetivas. Sendo assim, o objetivo da presente tese é descrever a fundamentação teórica para o planejamento de uma intervenção multicomponente baseada na escola com ações combinadas para a promoção da atividade física, redução do comportamento sedentário e educação alimentar e nutricional, e as possíveis consequências para o desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. A metodologia está descrita em formato de coletânea de artigos e foi dividida em quatro etapas. A primeira etapa descreve uma revisão sistemática que foi desenvolvida durante os estudos de fundamentação teórica para o planejamento da intervenção do Programa Atitude, Movimento e Escolhas para uma vida saudável (Programa AME), em que foi possível identificar a necessidade de implementar uma etapa específica de formação dos professores de educação física. Na segunda etapa foi detalhada a metodologia de uma revisão sistemática que tem como objetivo de investigar a associação entre comportamento sedentário e BDNF em adolescentes. O protocolo metodológico da revisão foi registrado no Registro Internacional Prospectivo de Revisões Sistemáticas (PROSPERO) sob o identificador CRD42023392246 e segue as diretrizes dos Principais Itens para relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA). A etapa três apresenta essa revisão sistemática concluída, com todos os resultados das buscas e análise das informações extraídas dos artigos incluídos. A quarta etapa trata-se de um estudo de justificativa e fundamentação teórica para os métodos abordados no eixo de comportamento sedentário da intervenção do Programa AME, a qual foi registrada na plataforma do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-86xv46. Pode-se dizer que o Programa AME é uma proposta integrada, sustentável e de baixo custo, com grande potencial para produzir benefícios no estilo de vida, desempenho cognitivo e saúde de adolescentes. Por fim, os resultados desses estudos fortalecerão a prática baseada em evidências no âmbito de pesquisas voltadas para a promoção da saúde no contexto escolar.
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    Tese
    Qualidade da atenção obstétrica e neonatal: boas práticas, eventos adversos e efeitos do checklist para parto seguro da OMS
    (2020-02-28) Sousa, Kelienny de Meneses; Gama, Zenewton André da Silva; ; ; Santos, Gilberto Martins; ; Ferreira, Maria Angela Fernandes; ; Martins, Mônica Silva; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves;
    Monitorar a qualidade e segurança da assistência ao parto é essencial para o controle da morbimortalidade materna e neonatal persistente no Brasil. No entanto, os serviços obstétricos, em geral, não possuem um sistema de monitoramento de indicadores obstétricos. Para melhorar a qualidade do cuidado no parto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu o checklist para parto seguro. As evidências demonstram seu potencial efeito sobre a melhoria das boas práticas, porém novos estudos precisam avaliar seu impacto sobre as complicações do parto e eventos adversos. Objetivou-se avaliar e comparar a adesão a Boas Práticas (BP) e a incidência de Eventos Adversos (EA) em maternidades do Brasil e do México; desenvolver e avaliar a usabilidade de um software de monitoramento de indicadores obstétricos e neonatais; e analisar a adesão e o efeito da implementação do checklist para parto seguro sobre a qualidade assistencial. Trata-se de um estudo que faz parte de uma pesquisa multicêntrica maior desenvolvida em dois hospitais brasileiros e cinco mexicanos, integrantes do programa “Safe Childbirth Checklist Colaboration” da OMS. Realizou-se um desenho metodológico misto: estudo seccional de avaliação da linha de base; estudo metodológico de validação de um software; e estudo quase-experimental de série temporal não-controlado para intervenção com checklist. Revisou-se, retrospectivamente, 1.440 prontuários de partos no Brasil e 2.707 no México, durante 24 medições quinzenais sucessivas, no período de 2015-2016. A análise principal incluiu associações de qui-quadrado e gráficos de controle estatístico da qualidade. O software desenvolvido auxilia no monitoramento de indicadores, emitindo relatórios de avaliação contendo tabelas descritivas e gráficos de acompanhamento longitudinal e transversal das estimativas. Antes da implementação do checklist, identificou-se uma baixa adesão às BP e alta incidência de EA nas instituições de ambos os países, especialmente nos hospitais brasileiros (26,8% de BP e 16,0% de EA) e naqueles de alta complexidade (24,5% de BP e 27,2% de EA). Após sua implementação nos serviços brasileiros, mesmo com um nível de preenchimento baixo (20,7%), encontrou-se um aumento significativo (p<0,001) na conformidade geral com nove BP recomendadas pelo checklist (manejo dos distúrbios hipertensivos e cuidados imediatos para a mãe e bebê) (45,4% antes e 49,2% pós-intervenção; melhoria relativa de 7,0%). Observou-se também uma redução significativa (p<0,05) na taxa de partos com distúrbios hipertensivos graves, hemorragia e EA e na incidência de ruptura uterina, hemorragia obstétrica e hipertensão grave. A utilização da Plataforma QualiParto (qualiparto.ccs.ufrn.br) pelos serviços contribuiu para a atividade de controle da qualidade, sendo positivamente avaliada nas dimensões de conteúdo, funcionamento, utilidade e satisfação. Este estudo sinaliza problemas na adesão a BP e EA evitáveis em maternidades brasileiras e mexicanas. Monitorar indicadores neste tema é uma atividade essencial para a gestão da qualidade, e o software QualiParto descrito e testado pode auxiliar no controle destas medidas. A intervenção multifacetada com base no checklist foi efetiva para melhorar BP e EA em maternidades brasileiras com diferentes perfis. Apesar de que a adoção desta tecnologia parece ser promissora na indução de práticas baseadas em evidências, a adesão parcial à sua utilização possivelmente limitou os seus benefícios.
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    Tese
    Tecnologias leves para a promoção das habilidades de comunicação na atenção primária à saúde
    (2019-12-06) Mata, Adala Nayana de Sousa; Piuvezam, Grasiela; ; ; Grosseman, Suely; ; Santos, Gilberto Martins; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza;
    Habilidades de comunicação constituem como importante ferramenta para sistemas e serviços de saúde centrados no paciente. A relação profissional-paciente eficaz deve considerar as necessidades do paciente, colocando-o como sujeito ativo no processo de decisão dos seus cuidados de saúde. A melhoria do cuidado pode ser estimulada por meio de avaliação e treinamento em habilidades de comunicação que permitam mudanças de comportamento na prática clínica. O presente estudo tem como objetivo desenvolver tecnologias para a melhoria das habilidades de comunicação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Estrutura-se em modelo metodológico de duas fases. A fase 1 contempla o estudo de Revisão Sistemática e o processo de Adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12), e a fase 2, a construção do programa de promoção das habilidades de comunicação. A execução da Revisão Sistemática foi desenvolvida para fornecer informações científicas sobre os treinamentos em habilidades de comunicação eficazes para a melhoria da autoeficácia de profissionais de saúde. Foram incluídos 5 estudos clínicos que investigam a eficácia de treinamentos de habilidades de comunicação, por meio de busca em 8 bases de dados, sendo extraídas informações sobre tempo, conteúdo e métodos de avaliação empregados. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Risk of Bias pelo software RevMan. A revisão apontou que os programas contemplam conteúdos relacionados aos conceitos básicos de comunicação, contextualizados a realidade em que os profissionais estão inseridos, e centrados no paciente. Utilizam estratégias de aprendizagem centrada no aluno, como vídeos e role play, apontando melhoria nas habilidades de comunicação após a intervenção. O processo de adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12) foi realizado por meio de metodologia padrão, por meio das etapas: equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica (traduções, retraduções, apreciação formal, discussão e síntese e pré-teste), equivalência operacional e idiomática e equivalência de mensuração, por meio da análise da consistência interna pelo Alpha de Cronbach (α) e análise fatorial exploratória. Foi produzido um instrumento viável ao contexto brasileiro, que após alguns ajustes foi considerado válido, apresentando alta consistência interna (α = 0,946), e a análise fatorial apontando um único fator dominante no SE-12, com alta correlação entre os itens. A fase 2 se constitui da construção de um programa de treinamento de habilidades de comunicação para profissionais de saúde, composto por 2 módulos de conteúdos, que devem abordar conceitos básicos e temas específicos de comunicação, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O programa deve ser executado através de 3 encontros em cada módulo, com acompanhamento em 12 meses. A avaliação dos participantes deve acontecer em seis momentos, por meio do Questionário de Autoeficácia (SEbr-12) e a Escala Jefferson de Empatia. A sistematização das evidências científicas, a construção de uma medida precisa e útil para avaliar a autoeficácia de comunicação de profissionais de saúde, e a proposta de um programa de intervenção em habilidades de comunicação podem instrumentalizar os processos de melhoria que tem como foco o cuidado centrado ao paciente.
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    Artigo
    The control and prevention of COVID-19 transmission in children: a protocol for systematic review and meta-analysis
    (Lippincott, Williams & Wilkins, 2020-07-31) Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Nunes, Ana Clara de França; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; Oliveira Segundo, Victor Hugo de; Santos, Gilberto Martins; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Pimenta, Isac Davidson; Bezerra, Isaac Newton Machado; Braga, Liliane Pereira; Capucho, Helaine Carneiro; Piuvezam, Márcia Regina; Barbosa Filho, Valter Cordeiro; Leitão, José Carlos; Martínez, Daniel Guillén; Piuvezam, Grasiela
    Background: The pandemic following the rapid spread of the new SARS-CoV-2 virus has hit all continents and caused thousands of deaths worldwide. Evidence has been published on epidemiological and clinical characteristics of population groups considered at risk; however, information for the other population groups, especially for the child population, is needed. In this context, this protocol describes a systematic review that will aim to identify the evidence on control and prevention of COVID-19 transmission among children and adolescents, as well as to describe the epidemiological profile and clinical and immunological characteristics of COVID-19 in this population. Methods: This protocol will be developed in accordance with PRISMA-P. The searches will be conducted in PubMed, Web of Science, ScienceDirect, EMBASE, and Scopus, seeking clinical trials. Observational studies and case reports with Children and adolescents ( 19 years) infected with SARS-CoV-2 will be included whether they report information on the control of prevention and COVID-19 transmission. Two independent researchers will perform the selection of articles, removal of duplication, and screening by Rayyan QCRI application. Cochrane’s RoB 2.0, ROBINS-I, and CASP tools will be used to assess the risk of bias. Meta-analysis, subgroup analyses, and/or descriptive analyses will be carried out based on the data conditions included. Results: A high-quality synthesis of the available evidences on the epidemiological profile, the clinical and immunological characteristics involved in children, and adolescents diagnosed with COVID-19, as well as the participation of this population in the transmission dynamics of SARS-CoV-2 will be provided. Conclusion: This systematic review has an important relevance in the current context because it has a great potential to help the development of new control and prevention strategies in the pediatric population. Record of systematic review: CRD42020179263. Abbreviations: CASP = Critical Appraisal Skills Program, COVID-19 = Corona Virus Disease (2019), PRISMA = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, PRISMA-P = Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols, RoB = Risk of bias, ROBINS-I = Risk of Bias in Non-Randomised Studies – of Interventions, SARS-CoV-2 = Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2
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