Navegando por Autor "Santos, Fernanda Cristina dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Concertino Cheiro da Terra para clarineta e banda: estratégias para construção da interpretação para além dos desafios técnicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-07) Santos, Fernanda Cristina dos; Araújo, Amandy Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; Barbosa, Joel Luís da Silva; Cohen, MarcosEste trabalho versa sobre as questões técnicas e interpretativas do Concertino Cheiro da Terra para Clarineta e Banda, do compositor paraibano Normando Carneiro (1949). A obra em questão, escrita no ano de 2005, dedicada a autora desta pesquisa, foi composta durante a estada do compositor, junto à Banda Filarmônica 24 de Outubro da cidade de Cruzeta no Rio Grande do Norte, numa fase de experimentação composicional. A fundamentação teórica para uma sugestão de processo de preparação técnica da obra está alicerçada nos trabalhos de ARAÚJO (2016), SILVA (2021), CAMPIONE (2001), ALVES (2013), LIMA (2006), BONADE (2022). As reflexões sobre os aspectos de caráter interpretativos foram conduzidas a partir de uma comparação entre duas performances da obra, feitas pela autora desta pesquisa em momentos diferentes (2005 e 2023), tendo como subsídios os trabalhos de SLOBODA (1985), CARVALHO (2021), LABOISSIÈRE (2003) e ABDO (2000). As vivências musicais da intérprete e do compositor, que se relacionam entre si, também fazem parte deste estudo, pois contribuem para a concepção interpretativa da peça.TCC Ensino da clarineta na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fernanda Cristina dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira deO trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino da clarineta especificamente vivenciada na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, localizada no município de Parnamirim-RN. A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas e apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante minha atuação como professora de clarineta na Escola em questão entre os anos de 2012 e 2013. Para enriquecer a reflexão trar-se-á comentários de profissionais da área como Joel Barbosa, Rosa Barros e Jacob Furtado fazendo uso de artigos, entrevistas, métodos e monografias. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns alunos para identificar, nas suas visões, a eficácia das aulas coletivas de clarineta. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o individuo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino da clarineta. Por meio deste registro pretendo colaborar para que outras pesquisas se desenvolvam sobre os assuntos aqui abordados.