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Navegando por Autor "Santos, Enilson Medeiros dos"

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    Artigo
    Access to the Brazilian City—From the perspectives of low-income residents in Recife
    (Elsevier, 2016) Maia, Maria Leonor; Lucas, Karen; Marinho, Geraldo; Santos, Enilson Medeiros dos; Lima, Jessica Helena de
    This paper describes a study of the transport and accessibility needs of residents living in low-income communities in the City of Recife in Brazil. It discusses the theoretical background underpinning the academic and policy rationale for such a study. We outline the qualitative methodological approach, which was adopted to engage in meaningful knowledge exchanges with what are often considered by policymakers to be the ‘hard-to-reach’ citizens of Brazil's favelas. In the exploration of our study results, we describe the complex relationship between the mobilities and livelihoods of the research participants. A key question the paper seeks to examine is how far the restricted mobility and activity patterns of citizens in these low-income communities influences or interacts with their quality of life outcomes in terms of their wealth, health and wellbeing? A second question is whether transport planning and policy can have a role to play in enhancing their future life chances? Currently, transport planners and policymakers in Brazil know very little about the specific accessibility and mobility needs of people living in Brazilian low-income communities. Our aim is to shed some light on the issue of their mobility needs in the context of a wider set of policy discussions about how to protect the livelihoods and wellbeing of low-income populations within rapidly emerging urban economies
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    Dissertação
    Algoritmos de otimização para decisões de localização de facilidades e distribuição em sistemas multiníveis de transporte rodoviário de carga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-05) Fernandes, Diogo Robson Monte; Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8358112426847555; ; http://lattes.cnpq.br/1473418328157983; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; Ribeiro, Glaydston Mattos; ; http://lattes.cnpq.br/5401369683892150
    O aumento do tráfego urbano e a exigência de maior eficiência das cadeias de suprimentos estimulam a busca por soluções logísticas capazes de possibilitar o atendimento dessas exigências minimizando custos operacionais e reduzindo o tráfego de veículos pesados para distribuição nos grandes centros. A presente dissertação visa a fornecer algoritmos de otimização para o problema de localização capacitado que consiste em selecionar os locais de instalação de fábricas e satélites de forma a minimizar os custos de um sistema multinível de transporte de carga. O algoritmo desenvolvido será validado por meio de experimentos realizados com instâncias geradas aleatoriamente, simulando cenários reais de distribuição. Tais experimentos mostram a eficiência computacional dos métodos heurísticos desenvolvidos, sendo seu desempenho superior ao do solver CPLEX (ILOG) em redes de distribuição com maior grau de complexidade
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    Dissertação
    Análise comparativa de modelos de maturidade em gerenciamento de projetos: uma contribuição ao estudo da maturidade organizacional em setores de engenharia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-09) Silva, Rafael Rodrigues da; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/4916623254508636; González, Mario Orestes Aguirre; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132
    O objetivo da presente dissertação é formular diretrizes para o aprimoramento de modelos de maturidade, ou para a elaboração de novos modelos, visando a sua aplicação a departamentos de projetos. A maturidade em gerenciamento de projetos tornou-se um fator crítico para organizações que desenvolvem projetos e querem destacar-se no mercado em que atuam. Para tanto, os modelos de maturidade fornecem caminhos para que a institucionalização da gestão de projetos seja alcançada da melhor maneira possível. Geralmente, esses modelos avaliam a organização, definem sua situação atual em gerir projetos e propõe passos a serem realizados para avanço do nível de maturidade. Visando contribuir para o aperfeiçoamento dos modelos de maturidade para casos específicos, formulando diretrizes de aprimoramento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para elaboração de uma matriz de análise comparativa e realizado um estudo de caso para aplicação de dois modelos de maturidade (MMGP e PMMM níveis 2 e 3), selecionados a partir de critérios encontrados na literatura, em um departamento de engenharia de uma empresa do setor de petróleo. O estudo de caso subsidiou a realização de uma análise comparativa dos modelos, a partir da qual foram formuladas diretrizes de aprimoramento. Os resultados mostraram que o departamento avaliado encontra-se num estágio mediano da maturidade, registrando avanços significativos em algumas dimensões avaliadas. Também foi verificado que os resultados da aplicação dos dois modelos apresentam-se como complementares, embora destaque-se o modelo MMGP pela maior profundidade de diagnóstico, que leva em conta maior número de variáveis dentro de seus níveis de maturidade do que o modelo PMMM (níveis 2 e 3). Por fim, foram formulados direcionamentos que contribuem para o aprimoramento de modelos de maturidade, considerando o ambiente organizacional em que este trabalho foi desenvolvido
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    TCC
    Análise da qualidade do sistema de transporte público por ônibus em Natal/RN sob a ótica dos estudantes do CT – UFRN campus central
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Souza, Paula Kalyne Silveira; Queiroz, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de; Fernanda Karolline de Medeiros; Santos, Enilson Medeiros dos; Costa, Sarah Araújo
    Este trabalho avalia a qualidade do transporte público urbano por ônibus da cidade de Natal, sob a ótica da classe estudantil pertencente ao Centro de Tecnologia da UFRN Campus Central. A metodologia permite avaliar a importância e o desempenho de indicadores de qualidade considerando padrões desenvolvidos por Ferraz e Torres (2004) através de uma pesquisa de opinião com aplicação de questionários formulados por Rodrigues (2006), além de coletar sugestões de soluções que ajudem a melhorar a qualidade geral do sistema. De acordo com a análise dos resultados obtidos, foi possível promover a discussão sobre os aspectos positivos e negativos do sistema em questão, sobretudo nos indicadores determinantes, e sugerir melhorias, oferecendo prioridade as de baixo custo e que possam ser aplicadas a curto prazo, como: implantação de abrigos nos pontos de paradas corretamente sinalizadas, regularização das vias, disponibilizar linhas e itinerários nas paradas, e aumento da frota em horários de pico a fim de reduzir o intervalo entre atendimentos.
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    Artigo
    Análise da situação de trabalho de motoristas em uma empresa de ônibus urbano da cidade de Natal/RN
    (Conselho Federal de Psicologia, 2014) Silveira, Ladijane Sarmento da; Abreu, Cynara Carvalho de; Santos, Enilson Medeiros dos
    A presente pesquisa está relacionada à análise da situação de trabalho do motorista de ônibus, e teve origem na necessidade de identificar as suas dificuldades em cumprir as tarefas para alcançar os resultados determinados por uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Natal. Foram entrevistados 50 motoristas sobre nove fatores relacionados ao seu trabalho. Os resultados mostraram que os fatores trânsito, tempo de viagem, condições da via, manutenção do veículo, ambiente físico (terminal de linha), posto de trabalho e supervisão exercida constituem constrangimentos para a atividade do motorista, diferenciando o trabalho prescrito do trabalho real. Por outro lado, fatores como gostar de dirigir, o trabalho em si e os colegas de trabalho influenciam positivamente na situação de trabalho do motorista. Nas proposições dos subsistemas de administração de recursos humanos, foram encontradas como alternativas para o redimensionamento dessa atividade a possibilidade de alterações nas políticas de recrutamento e de seleção de pessoal, implementação de um sistema de avaliação de desempenho, melhorias no ambiente de trabalho, esclarecimentos sobre política salarial, exercício da supervisão do qual participem os motoristas e a redução de estressores no ambiente de trabalho
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    Dissertação
    Análise da situação de trabalho do motorista em uma empresa de ônibus urbano da idade de Natal (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-29) Silveira, Ladijane Sarmento da; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/2119352049482875; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426
    O problema tratado neste estudo está relacionado à análise da situação de trabalho do motorista de ônibus. Teve origem na necessidade de identificar as dificuldades do motorista em cumprir as tarefas para alcançar os resultados determinados pela empresa. Foi feito um estudo de caso em uma empresa de transporte coletivo urbano da cidade de Natal. Registros e observações feitas no ambiente de trabalho e indicadores de desempenho do serviço como índices de absenteísmo, rotatividade de pessoal e acidentes de trânsito foram estimados e apontaram para problemas na atividade. Ficou caracterizado que o absenteísmo na empresa pesquisada está ligado a problemas de saúde com predomínio de doenças psiquiátricas e patologias músculo-esqueléticas, que o número de acidentes de trânsito e o índice de rotatividade, embora venham caindo em relação aos anos anteriores, são elevados. As entrevistas realizadas com 50 dos 124 motoristas que trabalham diretamente na operação do serviço contendo perguntas sobre 11 fatores relacionados ao trabalho do motorista mostraram que os fatores trânsito, o tempo de viagem, condições da via, a manutenção do veículo, ambiente físico (terminal de linha), posto de trabalho e supervisão exercida constituem-se em constrangimentos para a atividade do motorista diferenciando o trabalho prescrito do trabalho real. Por outro lado, fatores como gostar de dirigir, o trabalho em si e os colegas de trabalho influenciam positivamente na situação de trabalho do motorista. Nas proposições dos subsistemas de administração de recursos humanos foram encontradas alternativas para o redimensionamento desta atividade
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    TCC
    Análise da viabilidade da implantação de sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Leite, Ian Miranda de Azevedo; Santos, Enilson Medeiros dos; Araújo, Lígia Rabay Mangueira; Costa, Luís Henrique Gonçalves
    A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade nunca estiveram tão em evidência. Geração de energia limpa passou a não ser apenas mais uma nova forma de se produzir energia, se tornou uma necessidade. Países como Estados Unidos e Austrália vem se destacando na geração de energia solar, principalmente no que diz respeito à geração distribuída, termo utilizado quando tal geração se da através de pequenas usinas geralmente localizadas próximas ao seu local de consumo. Este trabalho consiste em analisar o avanço da geração distribuída no Brasil, com foco na energia solar fotovoltaica, a qual passou a ter notoriedade após a publicação da Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL, que possibilitou um crescimento exponencial dessa modalidade. Analisou-se a redução do custo de implantação de tais sistemas, comparando sistemas mais antigos com outros mais recentes, bem como suas respectivas viabilidades econômicas, tendo por base o tempo de retorno do investimento. Também foram discutidas possíveis mudanças que possam surgir com a publicação de uma nova revisão da RN 482, principalmente no que se refere ao abatimento de parte da energia gerada como forma de compensação pelo uso da infraestrutura disponibilizada pelas distribuidoras de energia. Concluiu-se que essa modalidade é uma tendência, que poderá ser afetada por tais mudanças, porém, se bem regulada, continuará avançando e concretizando-se como um investimento viável e sustentável.
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    TCC
    Análise das centralidades urbanas da cidade de Natal a partir da densidade de geração de viagens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Silveira, Arthur Vinícius Caetano da; Santos, Enilson Medeiros dos; Amorim, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães; Costa, Sarah Araújo
    Sabe-se que cidades são estruturalmente dinâmicas: estão em constante transformação dos pontos de vista morfológico, demográfico e socioeconômico. Ao longo das últimas décadas, a adoção de políticas e a implantação de projetos que beneficiaram o automóvel em detrimento de outros meios de transporte contribuíram para que as cidades médias passassem a apresentar uma tendência a estruturas policêntricas – com a emergência de áreas correspondentes a novas centralidades –, a partir da tradicional organização monocêntrica. A identificação dessas novas centralidades, surjam elas por extensão espacial das antigas ou por novos polos remotos em relação ao centro tradicional, é de extrema importância para um desenvolvimento mais preciso de políticas públicas de diferentes áreas, entre elas a mobilidade urbana. Entender a dinâmica de como, quando e por que ocorrem os deslocamentos entre as zonas da cidade é imprescindível para promover melhorias e ofertar uma melhor qualidade de vida à população. O município de Natal (RN) é carente de estudos que identifiquem subcentros por meio de análises de variáveis que levem em consideração as viagens cotidianas realizadas pela população. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a identificação das centralidades vigentes em Natal fazendo uso de estatística espacial aplicada aos dados de geração de viagens obtidos na pesquisa origem-destino realizada em 2007. Os resultados indicam uma expansão da centralidade tradicional para as direções Sul e Oeste, além de apontar a emergência de centralidade remota na Zona Norte do município.
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    TCC
    Análise das Condições da Trafegabilidade Veicular e de Pedestres na Ponte do Paraíso (Santa Cruz, RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Luduvico, Ramon de Lima; Santos, Enilson Medeiros dos; Amorim, Isabel Cristina de Oliveira Magalhães; Araújo, Lígia Rabay Mangueira
    Para os agrupamentos humanos que se desenvolveram próximo a barreiras geomorfológicas como rios, as pontes se mostraram importantes para facilitar o acesso à cidade para pessoas e cargas que provêm de territórios da margem oposta que necessitem transpor o rio. O que ocorre é que em função do crescimento urbano, algumas pontes projetadas para conexões de grandes distâncias começam a ser utilizadas para dar suporte à expansão urbana, motivo pelo qual os tráfegos de longa e de curta distância coincidam na demanda pela infraestrutura da ponte, causando a obsolescência para a função previamente diretriz da via. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso de uma cidade de médio porte do interior do Rio Grande do Norte que apresenta uma ponte de acesso remoto que viabilizou a ocupação urbana na margem sul e foi fagocitada pelo aglomerado urbano do seu entorno, tornando-a obsoleta pelo fato de nela coincidirem demandas de tráfego de dois tipos: urbano e interurbano. Para analisar o caso realizou-se a contagem volumétrica para determinação do Nível de Serviço da via, além de pesquisa de campo para avaliar a conformidade da Ponte com as normas e legislações vigentes. Como resultado apontou-se uma solução de reconstituição da rede de atendimento a demandas de longo curso, propondo a criação de uma ponte a jusante do rio para essas requisições de tráfego de interesse além do urbano, reservando a ponte existente apenas para o transporte urbano entre as duas margens hoje adensadas pela cidade.
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    TCC
    Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo; Santos, Enilson Medeiros dos; Santos Junior, Olavo Francisco dos; Costa, Sarah Araújo
    O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves reserva uma série de problemas relativos ao seu acesso, sobretudo referentes à distância ao centro de Natal e ao seu parque hoteleiro. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar uma análise de viabilidade de uma alternativa bastante usual em outros terminais no Brasil e no mundo: uma linha seletiva de ônibus executivo ligando o aeroporto até a cidade. A partir do estabelecimento de uma rota e da demanda estimada para utilização do serviço, foi proposto um quadro de horários e levantados os custos envolvidos na operação da linha. Com isso, foi estabelecido um fluxo de caixa para analisar a viabilidade do serviço proposto, através do valor presente líquido (VPL). Os resultados indicam que, dadas as condições de cálculo e uma tarifa estipulada de R$ 25,00, o projeto se mostra viável para o intervalo de taxa mínima de atratividade (TMA) de 4 a 10% ao semestre. Por fim, foi calculada a tarifa de equilíbrio, para a TMA média do intervalo proposto, que representa o valor que torna o VPL nulo, ou seja, o valor que iguala as receitas aos desembolsos. Portanto, para o projeto ser viável, dada a TMA de 7%, a tarifa deve ser maior que a tarifa de equilíbrio. A alternativa se mostrou satisfatória e vantajosa não só para o investidor, mas também para os usuários, principalmente em relação a qualidade do serviço ofertado e pelo custo significativamente menor do que os preços relativos aos serviços de transporte atuais.
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    Tese
    Uma análise do Life Cycle Canvas no engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory
    (2019-11-26) Silva, Rafael Rodrigues da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; ; Santos, Enilson Medeiros dos; ; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; Guimarães, Julio César Ferro de; ; El Aouar, Walid Abbas;
    Esta tese tem como objetivo analisar se a utilização do modelo de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas está associada ao engajamento no trabalho de equipes de projeto à luz da Job Demands-Resources Theory (JD-R Theory). Segundo a JD-R Theory, as demandas do trabalho são os principais preditores da síndrome burnout e problemas de saúde psicossomáticos. Por outro lado, os recursos pessoais e do trabalho, são os preditores mais importantes da satisfação, da motivação e do engajamento no trabalho. Considerando-se que as equipes de projeto possuem altas demandas, trabalham sob pressão, gerenciam conflitos, lidam com altos níveis de estresse e dependem de diversos recursos para alcançar o êxito, este trabalho procura debater a tese de que os benefícios proporcionados pela utilização do modelo de gestão visual de projetos LCC está associada a promoção de recursos do trabalho que, por sua vez, influenciam positivamente o engajamento no trabalho da equipe de projeto. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo correlacional de corte transversal por meio de um survey eletrônico com uma amostra de 98 profissionais certificados em LCC. A pesquisa foi realizada em junho de 2019 com o auxílio do Google Forms e encaminhada para os respondentes por meio de um aplicativo de mensagens. Os dados foram coletados com base em um questionário composto por 29 variáveis mensuradas formuladas a partir de outros instrumentos disponíveis na literatura para mensurar os recursos pessoais, os recursos do trabalho e as variáveis vigor, dedicação e absorção do construto de engajamento no trabalho utilizado pela JD-R Theory. Também foi realizada uma revisão sistemática da literatura que mapeou os recursos pessoais e do trabalho relacionados à JD-R Theory estudados empiricamente pela literatura. Este mapeamento serviu de base para condução da pesquisa empírica. Os dados coletados foram analisados quantitativamente por meio de estatísticas descritivas e Modelagem de Equações Estruturais em Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados das análises do modelo de medida validaram a Hipótese 1, apontando que a utilização do modelo LCC está associada aos recursos do trabalho, a saber: apoio psicossocial dos colegas, clareza de tarefas, feedback de desempenho, oportunidades de desenvolvimento profissional e orientação do supervisor. No âmbito dos recursos pessoais associados aos profissionais certificados no modelo LCC, observou-se a presença de quatro recursos: autoeficácia, autoestima, esperança e otimismo. A análise do modelo estrutural apontou que tanto os recursos do trabalho associados pelo LCC quanto os recursos pessoais inerentes aos certificados no modelo influenciam positivamente o engajamento no trabalho no tocante ao construto vigor, dedicação e absorção. Tais resultados validaram as hipóteses definidas na pesquisa e apresentaram consonância com a literatura relacionada à JD-R Theory. Por fim, ressalta-se que a utilização de modelos de gestão visual de projetos, tais como o LCC, promove recursos do trabalho que podem ser determinantes no engajamento no trabalho das equipes e no sucesso do projeto, além de contribuir para melhoria do desempenho do indivíduo e da organização.
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    Dissertação
    Análise pelo Supply Chain Management da cadeia produtiva da castanha de caju no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-12-16) Amyot, Danelle; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/5240474201558614; Lucas Filho, Manoel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781230U8&dataRevisao=null; Fonseca, Francisco das Chagas Estevam da; ; http://lattes.cnpq.br/6068438613749713; Ferreira, Eric Amaral; ; http://lattes.cnpq.br/9832987391302132
    O presente trabalho aborda a cadeia produtiva da castanha de caju no Estado do Rio Grande do Norte, no período de 1960 a 2009, tendo como propósitos principais identificar os fatos geradores responsáveis pela baixa produtividade e os fatores que dificultam a comercialização deste produto através dos canais de distribuição. Para tanto, foi adotado como metodologia a análise logística do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, focando no relacionamento de negócios entre os envolvidos na cadeia desde o produtor, até o cliente final. Verificou-se que as condições de produção precárias dos pequenos produtores não permitem a produtividade esperada pelo mercado. O distanciamento, a falta de comunicação entre seus pares e a forma arcaica com que os mesmos realizam os negócios constituem as principais causas do baixo padrão de produtividade, contribuindo, decisivamente, para o enfraquecimento do pequeno produtor dentro dessa cadeia produtiva. Outrossim, observouse que o relacionamento comercial entre o produtor e o atravessador não permite a evolução econômica do pequeno produtor, o que impede que ele realize investimentos em tecnologias para atingir uma produção que atenda as demanda do mercado, tanto em quantidade como em qualidade. Sem esquecer o fato da tendência do cliente em exigir preços cada vez menores, fazendo com que haja uma pressão no elo final da cadeia produtiva que retroage aos demais, sucessivamente, até chegar ao produtor, que, sofre os maiores impactos dessa pressão
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    Dissertação
    Uma avaliação comparativa de estratégias de arranjos físicos para estaleiros de construção de embarcações metálicas de pequeno porte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-25) Sales, Rafael Araújo; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/6657507511074314; Aloise, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; Ferreira, Luciano; ; Orrico Filho, Rômulo Dante; ; http://lattes.cnpq.br/0307508005355403
    O presente estudo tem como objetivo geral analisar, em diferentes níveis de demanda, qual a melhor estratégia de arranjo físico adotar para a construção de embarcações metálicas de pequeno porte. Para atingir o objetivo proposto, são desenvolvidos três modelos de simulação para analisar as estratégias de produção sob os arranjos físicos posicional, celular e linear. Por utilizar a ferramenta da simulação para a comparação de cenários, foi utilizada uma adaptação das metodologias de Chwif e Medina (2010) e Law (2009) que contempla três fases: concepção, implementação e análise. Na concepção os sistemas reais foram representados através do mapeamento dos processos de acordo com as variáveis tempo, recursos materiais e recursos humanos necessários para cada etapa do processo produtivo. Todas essas informações foram transformadas na variável custo. Os dados foram coletados em 3 sistemas de produção de lanchas do tipo escolar distintos, dois localizados em Natal-RN com produção posicional e celular e um localizado em Belém-PA com produção linear. Na fase de implementação os modelos conceituais foram convertidos em modelos computacionais através da ferramenta Rockwell Software Arena® 13.5 e em seguida validados. Na etapa de análise simulou-se a produção anual de 960 embarcações para cada arranjo físico constatando-se que, para uma fabricação de até 80 unidades o arranjo físico mais recomendado é o posicional, entre 81 e 288 unidades o arranjo celular e de 289 unidades em diante o arranjo linear
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    Dissertação
    Avaliação da eficiência dinâmica municipal na aplicação de recursos públicos para os setores de educação e saúde infantil no Rio Grande do Norte
    (2016-11-28) Almeida, Wallace da Silva de; Almeida, Mariana Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; http://lattes.cnpq.br/0314882278646018; Santos, Enilson Medeiros dos; http://lattes.cnpq.br/3433847962770085; Souza, Ricardo Pires de; http://lattes.cnpq.br/6380923718767667; Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de; http://lattes.cnpq.br/1724681850499161
    O objetivo deste estudo é avaliar a eficiência dos municípios do Rio Grande do Norte ao aplicar recursos públicos destinados ao setor de educação e saúde infantil, considerando tanto os sub-processos produtivos quanto os aspectos intertemporais na investigação. Para cumprir com estes objetivos, o método de pesquisa propõe uma abordagem quantitativa a partir da utilização da técnica de Análise Envoltória de Dados com uso das modelagens Network Data Envelopment Analysis – NDEA e Dynamic Data Envelopment Analysis – DDEA. A amostra é constituída por um painel de dados balanceado com informações referentes a 56 municípios do Estado do Rio Grande do Norte para o período 2009-2011. Inicialmente, busca-se avaliar a eficiência municipal do gasto público por meio da modelagem clássica DEA-CCR. Em seguida, realiza-se o cálculo da eficiência relativa dos municípios potiguares por meio do modelo NDEA, no qual são considerados quatro estágios de análise, dois para cada dimensão. A utilização da abordagem de redes possibilita tanto avaliar a produtividade relativa das unidades operacionais em cada um dos sub-processos produtivos quanto permite estimar a eficiência global do sistema. O primeiro e terceiro estágios consistem na execução orçamentária para contratação de recursos alocados no setor de educação e saúde, respectivamente. O segundo e o quarto estágios, por sua vez, utilizam os recursos contratados para propiciar a efetividade do ensino e da saúde. Por fim, aplica-se o modelo DDEA com o objetivo de estimar os efeitos dinâmicos intertemporais associados às dimensões analisadas. Os resultados obtidos no estudo empreendido indicam que a expansão dos gastos municipais destinados a prestação de serviços públicos de educação e saúde no Estado do Rio Grande do Norte não garantiu a ampliação do acesso da população a tais serviços e, simultaneamente, não promoveu melhorias na qualidade dos outputs associados a essas dimensões ao longo do tempo. Assim, torna-se urgente que os governos dos municípios mais ineficientes, quanto à execução orçamentária nas dimensões de educação e saúde infantil, realizem uma avaliação da estrutura interna destes setores a fim de identificar eventuais fontes de ineficiência e de forma emergencial, no curto prazo, espelhem-se nos municípios que apresentam os melhores índices de produtividade relativa.
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    Dissertação
    Avaliação da estrutura organizacional de organismos gestores da mobilidade urbana em face das disposições da Política Nacional (Lei Federal n.º 12.587/2012)
    (2016-06-27) Morais, Aramidis Cibelly Moura de; Santos, Enilson Medeiros dos; Aloise, Daniel; ; ; ; Dourado, Anisio Brasileiro de Freitas; ; Ferreira, Eric Amaral;
    O objetivo deste trabalho é avaliar criticamente a funcionalidade da estrutura organizacional de organismos gestores locais e metropolitanos de transportes na Região Nordeste, em face da problemática da mobilidade urbana e dos requerimentos e atribuições prescritas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, formalizada pela Lei Federal n° 12.587/2012. A problemática da mobilidade urbana nas cidades brasileiras motivou a criação desta política, cuja efetivação é um fator de aprimoramento das condições da vida urbana no país. Para tanto, faz-se necessária a adequação da estrutura organizacional dos organismos gestores nas cidades. Com vistas a alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e como método de pesquisa foi utilizado uma matriz de avaliação elaborada com base na revisão de literatura de O&M, nos requisitos da Lei Federal n° 12.587/2012 e em um benchmarking das boas práticas de gestão de organismos gestores da mobilidade em algumas cidades brasileiras. A coleta de informações sobre os organismos avaliados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e stakeholders do setor. A pesquisa foi aplicada em dois órgãos gestores de transportes e da mobilidade urbana, um em nível metropolitano na Região Metropolitana de Recife (RMR) e um segundo em nível municipal em Natal/RN. A análise crítica dos resultados permitiu concluir que a estrutura organizacional do órgão gestor na RMR não está totalmente adequada aos requerimentos da Política Nacional e configura uma situação em que são necessárias mudanças para a sua completa adequação, mas estas são fáceis de serem alcançadas. Enquanto que a completa adequação da estrutura organizacional do órgão gestor em Natal/RN está muito mais distante de ser alcançada. O trabalho culminou em um conjunto de proposições para a adequação das estruturas organizacionais dos organismos gestores com respeito à política nacional vigente.
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    Artigo
    Avaliação das estruturas organizacionais dos organismos gestores da mobilidade diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana
    (Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2020) Morais, Aramidis Cibelly Moura de; Santos, Enilson Medeiros dos
    O objetivo desta pesquisa é avaliar criticamente a funcionalidade da estrutura organizacional de um órgão gestor de mobilidade diante da problemática nesse setor e dos requerimentos prescritos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012). A problemática da mobilidade urbana nas cidades brasileiras motivou a criação dessa política, cuja efetivação é um fator de aprimoramento das condições da vida urbana no país. Assim, é necessária a adequação da estrutura organizacional dos organismos gestores nas cidades. Como método de pesquisa, foi utilizada uma matriz de avaliação elaborada com base na revisão de literatura de O&M (organização e métodos) e nos requisitos da Lei nº 12.587/2012. A coleta de informações sobre o organismo avaliado foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com gestores e stakeholders do setor. A pesquisa foi aplicada no órgão gestor de transportes da Região Metropolitana de Recife (RMR). A análise crítica dos resultados permitiu concluir que a estrutura organizacional do órgão gestor não está totalmente adequada aos requerimentos da Política Nacional de Mobilidade Urbana e configura uma situação em que são necessárias mudanças para a sua completa adequação
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    Dissertação
    Avaliação de desempenho em mercados reguladores de transporte urbano por ônibus :proposição de um modelo aplicável ao caso de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-22) Lima, Jeanne Samara dos Santos; Santos, Enilson Medeiros dos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781130E8; ; http://lattes.cnpq.br/9243889777474445; Ferreira, Rodrigo José Pires; ; http://lattes.cnpq.br/8895667604896314; Lucena, Luciana de Figueiredo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/5893551656862490; Orrico Filho, Rômulo Dante; ; http://lattes.cnpq.br/0307508005355403
    O aumento da competição no mercado de transporte urbano, característica das cidades brasileiras a partir dos anos 90, tem exigido ações dos órgãos gestores para garantia da universalização dos serviços, do incremento da eficiência e bem-estar dos consumidores. Cresce nos municípios brasileiros, a necessidade de se adotar uma sistemática de avaliação de desempenho em termos de gestão de um sistema de indicadores e metas adequado ao contexto regulatório, que tenha a finalidade de avaliar a realização e o cumprimento, por parte dos concessionários, dos serviços concedidos, durante a vigência do contrato, pautado por prazos cada vez mais longos. A introdução de um índice de desempenho operacional nos contratos de permissão/concessão em ônibus urbanos tem a finalidade de estabelecer uma regulação de desempenho, dotando o contrato de uma feição pró-competitiva e permitir ao organismo gestor o acompanhamento sistemático e contínuo da performance dos delegatários de modo a evitar desvios maiores de desempenhos almejados. Propõe-se aqui um modelo de avaliação de desempenho de empresas de transporte urbano por ônibus, e aplicável ao caso de Natal. Buscou-se agregar as particularidades encontradas no sistema de transportes, de forma a aferir o desempenho das empresas, contribuir com a melhoria na qualidade do serviço prestado à população e permitir aos decisores um conhecimento detalhado do comportamento das concessionárias
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    Artigo
    Avaliação de impactos ambientais (AIA): instrumento importante na sustentabilidade dos projetos rodoviários
    (Revista da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN, 2004) Moraes, Sévora Suzana Maciel de; Santos, Enilson Medeiros dos
    Com a inserção da viabilidade ambiental à viabilidade técnicoeconômica nas análises dos projetos, e compreendendo-se cada vez mais o poder de intervenção de certas atividades antrópicas no meio ambiente, desponta-se a grande necessidade de se buscar uma abordagem equilibrada e integrada das questões relativas ao meio ambiente e desenvolvimento. Com isso, surge uma importante ferramenta preventiva aos danos ambientais, a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) ou Estudo de Impactos Ambientais (EIA). A AIA vem desempenhando um papel fundamental no planejamento de projetos públicos, uma vez que estuda as obras ou atividades potencialmente impactantes ao meio ambiente, prevendo tais impactos. No âmbito do setor rodoviário brasileiro, as instituições, departamentos, órgãos e indústrias vêm implementando uma nova estrutura organizacional, em que as diretrizes ambientais estão sendo inseridas nas distintas fases dos seus projetos: planejamento, implantação e operação. A relação entre transportes e meio ambiente é múltipla e envolve múltiplos fatores. O alcance do equilíbrio dessa relação se inicia pelo compromisso que todas as partes devem ter com respeito às necessidades de preservação do meio ambiente, assim como pelo reconhecimento de que as demandas de transporte merecem uma resposta deste Setor
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    Dissertação
    Avaliação do impacto do transporte escolar para alunos de uma Instituição Federal de ensino
    (2016-11-30) Gentil, Rafaelli Freire Costa; Santos, Enilson Medeiros dos; Aloise, Daniel; ; ; ; Gonzalez, Mario Orestes Aguirre; ; Meira, Leonardo Herszon;
    O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do fornecimento de transporte escolar público e gratuito de forma regular e permanente na vida acadêmica dos alunos provenientes de regiões interioranas que cursam o ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), no caso, no IFRN Campus Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante. Quanto mais distante dos grandes centros urbanos, menores são as oportunidades de educação de que os jovens dispõem. Assim, com o programa de expansão da educação técnica, por meio da RFEPCT, brasileiros de todas as regiões dos estados têm a possibilidade de frequentar uma instituição de ensino federal, o que antes era um privilégio dos que residiam nas capitais ou nos grandes centros urbanos. Porém, a Política Federal não prevê a construção de um Instituto Federal em cada município brasileiro, mas em cidades estrategicamente selecionadas, de modo a abranger a maior quantidade de municípios que estejam a um raio de 80 quilômetros de distância, não havendo distinção entre os estados. Dessa forma, para que essa Política Pública alcance seu objetivo de oportunizar esse tipo de educação a todos os brasileiros, é necessário, além de adequar a estrutura física da escola, disponibilizar os meios de acesso a essa educação, incluindo, dentre outras demandas, o transporte de casa para a escola e da escola para casa, assim como prevê a Constituição Federal. Como a legislação brasileira não garante o transporte escolar a alunos da educação básica federal, fica a critério da prefeitura do município onde o estudante reside prover ou não esse serviço, que pode ainda ser interrompido a qualquer momento devido a não obrigatoriedade. Nessa perspectiva, deseja-se, com os resultados desta pesquisa, conhecer em que magnitude o fornecimento do transporte escolar pode influenciar no desempenho acadêmico dos alunos dessas instituições, observando se esse pode ser um fator que os leva a não concluir o curso, e, consequentemente, qual o impacto desse fornecimento para os objetivos da Política Pública do Governo Federal. Para tanto, serão utilizados dados primários e secundários a serem coletados por meio de questionários com os alunos e do sistema de informações da instituição em estudo, respectivamente, para análise através de regressão linear.
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    TCC
    Avaliações imobiliárias em desapropriações com tratamento científico por regressão linear
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11) Dantas, Carlos Felipe Luís de França Almeida; Santos, Enilson Medeiros dos; Diana Carla Secundo da Luz; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; Costa, Sarah Araújo
    A implantação de infraestruturas de transporte terrestre requer, geralmente, a utilização de terrenos que não são de propriedade pública. A incorporação desses terrenos supõe processos de desapropriação que, para que tenham efetivo amparo legal, necessitam de uma determinação de valor a ser pago pelo promotor da infraestrutura ao expropriado. No Brasil, o embasamento técnico para a determinação desses valores repousa no procedimento de avaliação imobiliária com base na norma técnica NBR ABNT 14653/2011. Um dos métodos mais utilizados para avaliação com fins de expropriação é o comparativo direto de dados de mercado. Utilizado na implantação do projeto Pró-Transporte em Natal/RN, este método é considerado por especialistas como passível de divergência com a realidade. Neste trabalho, aplicou-se a casos do Pró-Transporte, um modelo de avaliação de imóveis com base em uma regressão linear múltipla por mínimos quadrados ordinários. Foram adotadas como variáveis independentes na regressão a área total do terreno (em m²) e a menor distância ao eixo viário relevante (m). Os resultados foram obtidos com o auxílio dos softwares Microsoft Excel e sisDEA, verificando-se o atendimento do modelo linear resultante aos vários pressupostos estatísticos fixados na teoria e na normativa. Por fim, os resultados se mostraram robustos, com coeficientes de determinação e correlação acima dos limites de aceitabilidade constantes da literatura especializada. Logo, o modelo pode ser utilizado para avaliações de terrenos no bairro de Pajuçara e adjacências, na Zona Norte de Natal.
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