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Navegando por Autor "Santos, Emanuelle Justino dos"

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    TCC
    A estrutura escolar disponível para as aulas de educação física sob a ótica dos professores da rede municipal de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Azevedo, Fábio Henrique Araújo de; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Santos, Emanuelle Justino dos; Rêgo, Jeferson Tafarel Pereira do
    Este presente estudo busca apresentar quais são as condições físicas e materiais existentes para as aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de Natal e tenta fazer uma relação da interferência da falta desta estrutura com a valorização da disciplina e também com a formação física e cognitiva dos alunos, como também, que a presença dessa estrutura coopera com o desenvolvimento das aulas ajudando os professores a executarem suas aulas e, além disso, no aprendizado dos alunos levando benefícios ao desenvolvimento destes. O problema norteador desta pesquisa foi o seguinte: “Os professores da área da Educação Física necessitam de toda uma estrutura que condiciona suas aulas, então qual a estrutura que eles dispõem para a realização das aulas de Educação Física?”. A pesquisa é de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa- qualitativa, foi realizada na rede municipal de ensino da cidade de Natal, nas quatro zonas da cidade, com 36 professores todos do ensino fundamental. O trabalho de campo teve duração de dois meses, na qual foi realizado um questionário estruturado com onze questões fechadas, após isto houve a análise, interpretação e discussão de todos os dados obtidos e a apresentação em tabelas. Foi observado nos resultados que existe uma falta de estrutura por parte do poder público municipal e isso, causa um déficit nos materiais e estrutura física disponível para as aulas de Educação física, dificultando a aplicação do planejamento das aulas dos professores e em algumas oportunidades prejudicando o aprendizado por parte dos alunos. Apesar disso pode-se perceber um grande empenho por parte dos professores, pois, mesmo enfrentando tantas dificuldades eles não desanimam, e tentam desenvolver suas aulas usando da criatividade tanto nos locais das aulas como também com materiais alternativos. Por último percebemos tão quanto é importante o espaço físico e os recursos didáticos pedagógicos nas aulas de Educação Física escolar, destacando que a falta deles interfere de modo significativo nos trabalhos pedagógicos fazendo com que os resultados não sejam os esperados.
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    Tese
    A arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega como potência educativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-27) Santos, Emanuelle Justino dos; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; https://orcid.org/0000-0002-8061-0217; http://lattes.cnpq.br/3300287843174435; Vieira, Marcilio de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Silva, Luiz Arthur Nunes da; Zimmermann, Ana Cristina
    A tese se baseia no argumento de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como potência educativa através dos sentidos estesiológicos existentes em suas produções de dança, poesia e cinema. Nesse exercício, objetivamos interpretar a maneira como essas produções expressam estesias de uma força de potência educativa capaz de convidarmos a um exercício corporal do ver, movimentar-se, sentir e vivenciar as conexões e ressignificações da tradição brasileira. Adotamos a fenomenologia do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1971; 1999; 2003) para a descrição, interpretação e ampliação dos horizontes de sentido do fenômeno estudado. A tarefa desse estudo delimita-se as seguintes produções: Brincante – o filme, Lunário Perpétuo e Rima, tecida às vivências do curso Na rima: poesia popular brasileira, de modo remoto, e da Sambada Junina, de modo presencial, ambas oferecidas pelo Instituto Brincante, e também a outros eventos presenciais do artista no Estado de São Paulo: o ciclo de encontros Brasisbrasil, na Unicamp/Campinas e o Ciclo de Palestras com Antônio Nóbrega no Centro de Pesquisa e Formação do SESC Bela Vista, essa última na capital paulista. Esses fios de sentidos são entrelaçados a outros através de diálogos e explicações das aulas, das palestras e da entrevista com ele, buscando compreender mais, na tessitura metodológica de uma rede de significados, a respeito da relevância educativa da expressividade dos corpos brincantes, as estesias e os saberes da cultura brasileira. O diálogo foi ampliado com alguns interlocutores principais: Edgar Morin (2003), Patrice Pavis (2011), Paul Zumthor (1997; 2007) e Susanne Langer (1980); com isso, fundamentamos a tese de que a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se revela como uma potência educativa, inspirando muitos educadores, estudiosos da cultura, outros artistas e público, em geral, que se identificam com os exercícios de ressignificação estética dos saberes da tradição, configurando uma educação sensível por meio do olhar, do sentir e do movimentar-se recriando o nosso mundo. O artista, em seu fazer artístico, de cunho armorial, dá maior visibilidade ao mundo da tradição, ressignificando e dialogando com os elementos da arte erudita com a arte popular. O escrito é dividido em três atos. No primeiro, evidenciamos traços biográficos do artista e a linguagem do cinema, salientando a apreciação reflexiva de algumas cenas da película Brincante - o filme, considerando o artista, seu personagem Tonheta e expressões da dança no cinema, tecendo algumas relações com a educação. No segundo, abordamos ideias de performance e da linguagem poética, destacando a experiência perceptiva dos espetáculos Lunário Perpétuo e Rima, tecendo aprendizagens sensíveis com o curso remoto Na rima, com o artista, no movimento de direcionar nosso olhar para pensar a educação. No terceiro, destacamos as noções de estesia e da linguagem da dança, evidenciando as principais aprendizagens da pesquisadora relativas às vivências com danças brasileiras, em diálogo com a poesia, nos cursos e palestras ministradas por ele presencialmente, assim como a experiência festiva da Sambada Junina, em busca de fortalecer o argumento de tese relativo às múltiplas formas de como a arte do corpo brincante de Antônio Nóbrega se mostra como potência educativa por sua estética sensível, poética, risível e dançante. Por fim, concluímos que a tese admite o exercício de pensar em uma educação como potência educativa que se dá pelo convite em aprendermos mais a respeito da arte do corpo brincante, convidando-nos a comungarmos mais com a ludicidade, a criatividade, a solidariedade, a comunidade, a expressividade, o sentimento, a historicidade, a criatividade, a autonomia, a dança, a poesia, a festividade, aproximando-se dos saberes ancestrais da cultura tradicional brasileira que preza mais o ser que o ter, a alegria que a tristeza, o social que o individual.
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    TCC
    Corpo, cultura e educação: um olhar para a escola EDTAM
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Pinheiro, Gabriela Karla Augusta da Silva; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/3130751019799515; Freire, Isabel Batista; Santos, Emanuelle Justino dos
    O estudo investiga o papel da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) na construção da cultura e da educação, analisando a integração entre o ensino da dança, a educação física e os processos formativos. Por meio de uma abordagem qualitativa e fenomenológica, foram realizadas observações de aulas, registros em diário de bordo e questionários direcionados a alunas, professores e gestores. Os resultados evidenciam que a EDTAM promove não apenas o desenvolvimento técnico e artístico, mas também a valorização da expressividade e da inclusão social. A pesquisa também destaca o ballet clássico como uma prática corporal que alia disciplina técnica, consciência corporal e educação estética, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa demonstra que o ensino da dança transcende o espaço artístico ao integrar aspectos educacionais relacionados ao movimento, à coordenação motora e ao desenvolvimento integral dos sujeitos. Ao incorporar a dança na educação física, a EDTAM contribui para uma formação mais ampla, que ressignifica a percepção do corpo e da cultura, ampliando os horizontes dos participantes para além da prática escolar tradicional. A instituição se consolida como um espaço transformador, capaz de integrar arte, cultura e educação física em uma abordagem humanizada e sensíve.
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    Dissertação
    A tradição do Grupo Araruna: compondo proposições estéticas sobre o corpo, a dança e a educação física
    (2016-03-31) Santos, Emanuelle Justino dos; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; ; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; ; Costa, Elaine Melo de Brito; ; Caminha, Iraquitan de Oliveira;
    Situamos o Grupo Araruna no mundo vivido da fenomenologia de Merleau-Ponty, com o intuito de compreendê-lo através do método da rede de significados, que foi construído através das fotografias, dos vídeos, das entrevistas com brincantes e também das simbologias contidas nos objetos cênicos: músicas, cartola, leque, maquiagem, cores e figurinos. A dança potencializa a expressividade do corpo, apresentando-se como uma arte completa, de uma beleza singular. Em primeiro, há uma descrição sobre a tradição do Araruna considerando a ligação entre as danças europeias, as festas aristocráticas da Modernidade e a própria historicidade dos corpos brincantes. Atrelado a isso, é realizada uma discussão sobre a memória do corpo e da Cultura de Movimento do Araruna em Natal/RN. Em segundo, é evidenciado todo o universo simbólico existente nos objetos cênicos e nas letras das músicas, que desvelam relações entre corpo, cultura, natureza, ludicidade e sexualidade. Tais dimensões constituem forças profundas que integram e potencializam a existência humana. Em terceiro, são apresentadas algumas proposições estéticas para a Educação Física, buscando mobilizar outras reflexões que intensifiquem a valorização da beleza do dançar e celebrar a tradição. Por fim, são trazidas indagações que possam contribuir para a feitura de novas relações estéticas entre a Educação Física, a dança e o corpo.
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