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Navegando por Autor "Santos, Elitânia Tavares dos"

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    Dissertação
    O marketing e a atuação social das empresas: uma relação possível?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Santos, Elitânia Tavares dos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0
    O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuaçãosocial das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização deassuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste emcompreender como se dá relação do marketing com a atuação social empresarial no contextode três empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte que realizam investimentossociais. Para isso, busca-se analisar os tipos e características das ações sociais desenvolvidas,avaliar as motivações e objetivos da realização de ações sociais, verificar a importância einfluência da atuação social na dinâmica das empresas, verificar o nível de conhecimento einformaçãoespecíficos nas áreas de marketing e de atuação social nas empresas e avaliar oprocesso de comunicação (promoção e divulgação) da atuação social realizado pelasempresas. O trabalho possui ênfase qualitativa, realizado através de um estudo de casosmúltiplos com perspectiva exploratória e descritiva. Seu campo de estudo é constituído portrês empresas locais com histórico de atuação social, com enfoque na entrevista pessoal comos dirigentes. Constata que há uma imbricação do marketing com o social em todas asempresas analisadas, sendo que a empresa A associa diretamente as suas atividades sociais eambientais com benefícios de diferenciação, competitividade, criação de valor, fidelidade,relacionamentos, imagem, prestígio, posicionamento da empresa, retorno de vendas efinanceiro, além de benefícios no nível interno como maior motivação de seus funcionários eretenção de talentos, não existindo rejeição ao entrelaçamento dos conceitos relacionados aomarketing e ao social. Já na empresa B há rejeição em relacionar suas práticas sociais aomarketing, sendo observado, após questionamentos posteriores, que existe a relação de formadireta e indireta e que são realizadas divulgações dessas ações, contradizendo os argumentosdos dirigentes de que as ações não seriam realizadas para gerar mídia. Mostra que na empresaC, há também rejeição e contradição com relação aos conceitos relacionados ao marketing,alegando-se que a imagem da empresa atrelada à sua atuação social não é utilizada embenefício próprio, constatando-se que essa empresa divulga suas ações e beneficia-emercadologicamente delas. Assim, o estudo conclui que há uma tensão entre os conceitos queenvolvem o marketing e o social, na medida em que os discursos sejam enfáticos em negá-lose a prática mostre contradição, tratando-se de uma questão de estudo complexa
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