Navegando por Autor "Santos, Eli Cavalcante dos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Concerto negro para trompete e orquestra de Gilson Santos: relato de experiência e processo de redução para trompete e piano, com percussão ad libitum(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Santos, Eli Cavalcante dos; Oliveira, André Luiz Muniz; https://orcid.org/0000-0002-3922-2503; http://lattes.cnpq.br/3225501994217880; http://lattes.cnpq.br/1351645831838439; Queiroz, Rucker Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6857099875317506; Brandão, José Maurício ValleA presente pesquisa tem como objetivo destacar o processo interpretativo do autor no âmbito da preparação da premiére do Concerto Negro para Trompete e Orquestra de Gilson Santos, inserido em um contexto de regência de uma orquestra acadêmica, a Filarmônica UFRN. Reconhecendo a obra como significativo exemplo de música sinfônica brasileira contemporânea, destacaremos primeiro os aspectos musicais que atribuem ao concerto em questão o caráter ‘negro’, analisando seus ritmos típicos da cultura afro-brasileira. Em seguida, será narrado um relato de experiência pontuando questões importantes acerca não somente da análise de um texto musical até então carente de gravações de referência, como também discutiremos técnicas de preparação dessa partitura para fins de performance, além de narrar detalhes sobre os ensaios e as apresentações de estreia que ocorreram entre setembro e outubro de 2023. Por fim, será apresentada uma nova versão reduzida da obra orquestral para o contexto de menor configuração, qual seja: trompete, piano e percussão ad libitum, concomitantemente falaremos dos critérios que seguimos para encontrar uma solução capaz de aumentar a viabilização da obra, além de adaptar satisfatoriamente o contexto orquestral à nova linguagem do piano, destaca-se que tal redução aqui apresentada recebeu aprovação do próprio compositor Gilson Santos.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em canto lírico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Lima, Lúcia Tabita Marques de; Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de; https://lattes.cnpq.br/5800963798327728; http://lattes.cnpq.br/2391942104836204; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; Santos, Eli Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/1351645831838439Lúcia Tabita, soprano, é aluna concluinte do bacharelado em Música com habilitação em canto lírico na UFRN, sob orientação do prof. Dr. Manoel Theophilo, possui o curso técnico em música na mesma instituição e é pós-graduada em Musicoterapia. Também é aluna do barítono Miguelangelo Cavalcanti, residente no Teatro Nacional de Praga. Já atuou como solista nos ópera-studios do Festival Internacional de Londrina e Festival Amazonas de Ópera. Já exerceu a função de Administração Orquestral e Produção da Filarmônica UFRN. É chefe do naipe dos sopranos do Madrigal da UFRN, colaboradora do Coral Canto do Povo e Instrutora de Canto pela Secretaria de Cultura de Parnamirim.TCC A utilização do método Suzuki no ensino de violino na Congregação Cristã no Brasil em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Silva, Francisco Wendeson Kleiton da; Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de; http://lattes.cnpq.br/5800963798327728; Barros, Cassiano de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7140924802081219; Santos, Eli Cavalcante dos; http://lattes.cnpq.br/1351645831838439A Congregação Cristã no Brasil é uma denominação cristã existente no Brasil desde 1910. Além dos serviços religiosos propriamente ditos, faz parte do dia a dia desta igreja o ensino e a prática de música, o que inclui o ensino de violino. Através de uma análise documental e de revisão de literatura como metodologias, este trabalho teve como objetivo compreender de que maneira o método Suzuki de ensino de violino se faz presente no cotidiano das aulas deste instrumento na cidade de Natal (RN), revelando que metodologias tradicionais e o método Suzuki coexistem nesta prática pedagógica.