Navegando por Autor "Santos, Daniela Pereira dos"
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TCC Coesão e coerência na construção de sentidos em textos de alunos do 5º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Santos, Daniela Pereira dos; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Oliveira, Antônio Flávio Ferreira deEste estudo discute a coesão e a coerência textual na construção de sentidos por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, etapa de transição em que a produção textual adquire maior exigência pedagógica. O objetivo geral consistiu em investigar os mecanismos de coesão e coerência mobilizados por esses alunos em suas produções escritas. As questões de pesquisa buscaram compreender quais recursos textuais são utilizados, que problemas de textualidade emergem dessas produções e qual a importância de se trabalhar com tais mecanismos nos anos iniciais. A fundamentação teórica se ancora em autores como Antunes (2003), Koch (2008; 2014), Koch e Travaglia (2011), Cavalcante (2014), Marcuschi (2008), Cagliari (2010) e Ferrarezi e Carvalho (2015), que discutem os fatores de textualidade, os gêneros textuais e a prática pedagógica na produção escrita. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa (Minayo, 2009), com pesquisa de campo e documental, a partir da análise de 14 cartas produzidas por alunos em uma escola pública de Caicó-RN, no contexto do projeto Papai Noel dos Correios. Os dados revelam a mobilização de recursos como repetição, paralelismo, conjunções, pronomes, elipses, expressões nominais e tempos verbais, embora também tenham sido identificados problemas de coesão sequencial, redundâncias e uso indevido de conectivos. As conclusões apontam que, mesmo com dificuldades, os alunos demonstram domínio inicial da construção de sentido textual, o que reforça a relevância do trabalho com a textualidade na prática pedagógica, contribuindo para uma escrita mais significativa, contextualizada e comunicativa. O estudo, ainda valoriza o trabalho com gêneros textuais e uma intervenção pedagógica contextualizada.