Navegando por Autor "Santos, Daniel Medeiros dos"
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Tese Crianças click e infâncias ciber na educação infantil: experiências com a cibercultura em meio a cultura local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariângela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; http://lattes.cnpq.br/8023221982321014; Mello, Darlize Teixeira de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; Amorim, Giovana Carla Cardoso; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Quadros, Marta Campos de; Ignacio, PatriciaNa sociedade contemporânea, os sujeitos, de um modo geral, são contingenciados pela diversidade de recursos tecnológicos e midiáticos em seu cotidiano. Essa relação contribui para a formação de conceitos como cultura digital, Cibercultura, ciberespaço, entre outros que são forjados e operam socialmente, sobretudo, na vida das crianças as quais estão imersas nesse contexto. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar experiências de crianças da Educação Infantil e suas infâncias constituídas pela Cibercultura em meio a cultura local em um município do interior do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica foi o suporte para a construção dos dados, e tem como base teórica os estudos de autores que abordam os seguintes conceitos: Tecnologia, mídia e cultura digital, Kenski (2012), Bortolazzo (2020), Santaella (2003); Crianças e infâncias da Era Digital, Dornelles (2012), Veen e Vrakking (2009), Buckinhgham (2007) e Momo (2007); Pesquisas com crianças, Oliveira (2002), Kramer (2005), Corsaro (2011), Bujes (2001), Muller (2010); Cultura e Cibercultura, Levy (2012), Costa (2002) e Hall (1977); Etnografia, Geertz (2002) e Velho (2004). Assim, a pesquisa empírica foi realizada em dois contextos, o primeiro deles foi um Centro Municipal de Educação Infantil em uma turma de nível 5 com dezoito crianças em faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O segundo contexto foi a Zona Rural (Sítio), onde uma das crianças da turma investigada reside. A pesquisa aconteceu de março a setembro do ano de 2024, entre visitas semanais ou quinzenais à instituição, como também quatro visitas ao Sítio. Após a autorização do comitê de ética e das crianças, utilizou-se o diário de campo, gravador de voz no celular, fotografias, videogravação e desenhos. Portanto, foi possível construir três eixos de análises para a apresentação e discussão dos dados. Nesse sentido, o primeiro eixo “Eu brinco, eu tenho um joguinho das princesas e eu pesquiso as coisas no Youtube”: as brincadeiras, as pesquisas e outras conexões da infância cyber” apresenta as experiências das crianças no que concerne a sua relação com os recursos tecnológicos e as várias possibilidades de fazer conexões e brincar. O segundo eixo “É porque eu fiquei pesquisando vídeo de papangu no Youtube”: as pesquisas, o ser e o estar na cibercultura, contém as experiências das crianças no ciberespaço, bem como sua constituição nos modos de ser e estar na contemporaneidade. O terceiro eixo “As experiências de uma infância na Zona Rural: entre o global e o local”, discute as especificidades das experiências da criança que vive sua relação na cibercultura em meio ao contexto rural, mas com acesso aos artefatos tecnológicos e midiáticos. Desse modo, as crianças comprovaram seus conhecimentos e um conjunto de experiências na cibercultura ao fazerem pesquisas, brincar, jogar, falar com os seus familiares e amigos, tirar selfies, enviar mensagem de voz, fazer chamada de vídeo, acessar plataformas, dentre outros, o que implica na constituição desses sujeitos, em seus modos de ser, estar e se conectar com o mundo em meio a cultura local.TCC O desenho na prática pedagógica: reflexões sobre o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Bezerra, Graciely Barbosa; Momo, Mariangela; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Santos, Daniel Medeiros dosPensar a prática pedagógica na Educação Infantil requer planejar meios e formas de mediação para proporcionar o desenvolvimento das crianças com a utilização de recursos didáticos diversos e lúdicos, respeitando as especificidades das crianças. É inegável que o desenho tem um papel fundamental nesse processo, pois favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos das crianças, como o psíquico, o motor, o social e o cognitivo, entre outros. Desta forma, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre o papel do desenho na prática pedagógica enquanto ferramenta relevante no processo do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Para atingir este objetivo, este texto abordará contribuições teóricas de Vygotsky (1998;2003;2009), Lowenfeld (1947;1976;1977), Luquet (1927) entre outros autores, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil. Além disso, no texto lanço mão de autores como Gobbi (2022), Nicolodi (2020), Souza (2021), Santos (2019) para apresentar benefícios do trabalho pedagógico com o desenho já comprovados cientificamente, mencionando seus efeitos para o desenvolvimento cognitivo e social, aspectos estes que preparam as crianças para os grandes desafios da vida em sociedade. Além disso, foi realizada coleta de dados em campo em uma turma do nível III da Educação Infantil em uma escola da rede pública da cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, durante os meses de março, abril e maio do ano de 2024. Para a coleta de dados foi realizada entrevista com a professora e também foram observadas práticas pedagógicas desenvolvidas com desenhos de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. As informações apontam os resultados das análises dos desenhos e da entrevista. Por fim, enfatiza-se o uso do desenho de forma intencional na prática pedagógica e não como um “passatempo” nas instituições de Educação Infantil.Dissertação Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação(2019-02-25) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariangela; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Dantas, Elaine Luciana Sobral; ; Amorim, Giovana Carla Cardoso;Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.