Navegando por Autor "Santos, Ana Paula do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Estratégias de Educação Musical de pessoas com Trissomia do 21(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Santos, Ana Paula do Nascimento; Souza, Catarina Shin de Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Araújo, Liana Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561Esta monografia investiga estratégias pedagógicas no ensino de musicalização para crianças com Trissomia do 21 (T21), com base nas vivências do projeto de extensão Musicalização UP, vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa está fundamentada no campo da Educação Musical Especial em uma perspectiva Inclusiva, entendendo a musicalização como processo de aprendizagem sensível e acessível. As estratégias apresentadas revelaram-se fundamentais para promover o envolvimento, a autonomia, a comunicação e a expressividade musical, respeitando o tempo de aprendizagem e as singularidades das crianças com T21 seu tempo de aprendizagem e suas singularidades. A experiência também reforça o valor da formação continuada de educadores musicais voltada para a inclusão e da ampliação de pesquisas sobre os efeitos da musicalização a longo prazo para esse público. Este trabalho reafirma a importância de práticas educativas inclusivas, reconhecendo a diversidade como potência e o Estudo da Música como um caminho significativo para a comunicação, o pertencimento e o desenvolvimento humano. Ao valorizar o processo de aprendizagem musical, evidencia-se o papel da música não apenas como expressão artística, mas como linguagem acessível e transformadora na construção do conhecimento e da inclusão.