Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Ana Paula do Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Estratégias de Educação Musical de pessoas com Trissomia do 21
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-25) Santos, Ana Paula do Nascimento; Souza, Catarina Shin de Lima; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Araújo, Liana Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/9327621472158173; Bezerra, Edibergon Varela; http://lattes.cnpq.br/7205838954652561
    Esta monografia investiga estratégias pedagógicas no ensino de musicalização para crianças com Trissomia do 21 (T21), com base nas vivências do projeto de extensão Musicalização UP, vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa está fundamentada no campo da Educação Musical Especial em uma perspectiva Inclusiva, entendendo a musicalização como processo de aprendizagem sensível e acessível. As estratégias apresentadas revelaram-se fundamentais para promover o envolvimento, a autonomia, a comunicação e a expressividade musical, respeitando o tempo de aprendizagem e as singularidades das crianças com T21 seu tempo de aprendizagem e suas singularidades. A experiência também reforça o valor da formação continuada de educadores musicais voltada para a inclusão e da ampliação de pesquisas sobre os efeitos da musicalização a longo prazo para esse público. Este trabalho reafirma a importância de práticas educativas inclusivas, reconhecendo a diversidade como potência e o Estudo da Música como um caminho significativo para a comunicação, o pertencimento e o desenvolvimento humano. Ao valorizar o processo de aprendizagem musical, evidencia-se o papel da música não apenas como expressão artística, mas como linguagem acessível e transformadora na construção do conhecimento e da inclusão.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM