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Navegando por Autor "Santos, Ana Cristina Batista dos"

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    Tese
    Concepções de administração e administrador em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem crítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-04) Santos, Ana Cristina Batista dos; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/3198136796795693; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Freitas, Ana Augusta Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/7023392308720934; Cabral, Augusto Cézar de Aquino; ; http://lattes.cnpq.br/7080799282119351
    A tese trata de dois construtos sócio-históricos Administração e Administrador em face do capitalismo em sua fase flexível. Considerando as mudanças do capitalismo, o texto estabelece como objeto de estudo as concepções de Administração e Administrador, para o campo administrativo, na contemporaneidade. A tese é suportada por uma pesquisa de campo cujo objetivo foi compreender criticamente as concepções do campo administrativo sobre a Administração e o Administrador, em tempos de capitalismo flexível. Epistemologicamente, a pesquisa foi conduzida a partir da perspectiva crítica frankfurtiana, fundamentada em três pares categóricos dialéticos: (i) história versus naturalização; (ii) práxis social versus sistema; e (iii) alienação versus emancipação; privilegiando o pensamento crítico vinculado à primeira geração da Escola de Frankfurt. A literatura prevalente da área de Administração foi revisada mediada pelas duas questões ontológicas que suportam a tese: O que é Administração? e O que é Administrador? para autores como Taylor, Fayol, Drucker, Ohno, Deming, Champy e Mintzberg. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa integralmente qualitativa, com uso de três tipos de entrevistas: (i) entrevista narrativa com história de vida; (ii) entrevista com uso de elementos-estímulo; e (iii) entrevista narrativa ficcional. Para compreensão das narrativas, foi utilizada a técnica de análise hermenêutico-dialética. Os resultados indicam o predomínio da concepção pragmática-instrumental, no tocante à Administração, pela qual ela continua a ser pensada e discursada como uma ação tecnológica e teleológica, que utiliza saberes múltiplos e aprendizagens cambiantes como meios para alcance das finalidades do contexto organizacional mutante. Com relação ao Administrador, há a emergência da concepção estética para apresentá-lo, quando vinculado às organizações. Por esta concepção, há a migração do histórico estereótipo do Administrador controlador e vigilante para a representação do Administrador como um profissional performático. O segundo resultado, que se apresenta como o mais relevante em relação ao Administrador, é o da fuga da profissão. A partir dos pares categóricos dialéticos, esta tese propõe algumas sínteses provisórias críticas: (i) história-naturalização: os sujeitos tomam como naturais a organização empresarial e suas demandas, naturalizando as recentes mudanças que, entre outras coisas, reduzem os postos gerenciais; (ii) práxis social-sistema: pela concepção pragmática-instrumental, as experiências dos Administradores são concebidas a partir do confinamento funcionalista em uma organização-sistema; (iii) emancipação-alienação: tanto a forma naturalizada com que especificam as organizações e sua Administração quanto a práxis interrompida velada em uma experiência reificada mostram-se como fenômenos intrinsecamente e subjetivamente alienantes e contraemancipatórios. Por outro lado, através do movimento de fuga da profissão, os entrevistados parecem (re)significar o silêncio fundador da alienação associada à condição de Administrador: a de pensar como capital, e não se pensar como trabalho. Finalmente, o texto propõe que as possibilidades de emancipação deste profissional residem na tomada de consciência de sua condição como integrante da classe trabalhadora, mesmo em tempos de riscos e incertezas. Assumindo-se como trabalhador, o Administrador poderá lutar pelo seu trabalho, repensando-o em novos termos, em que as dimensões pragmáticas-instrumentais que envolvem sua profissão possam ser dosadas e sempre mediadas por conteúdos substantivos e emancipatórios
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    Artigo
    Discurso do discente de administração sobre universidade, curso, administração e administrador
    (2010) Santos, Ana Cristina Batista dos; Pelogio, Emanuelly Alves; Alexandre, Mauro Lemuel; Cardoso, Monique Fonseca; Leite, Yákara Vasconcelos Pereira
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    Tese
    A influência da nova gestão pública sobre o programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais (REUNI) no nordeste brasileiro
    (2016-12-15) Cardoso, Monique Fonseca; ; http://lattes.cnpq.br/9209334172096854; ; http://lattes.cnpq.br/9672860133840416; Santos, Ana Cristina Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/3198136796795693; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/8281386555414820; Lima, Marcos Antonio Martins; ; http://lattes.cnpq.br/4480882123614278; Araújo, Richard Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/6158536331515084
    O Reuni reproduziu nas Universidades Federais o sistema de gestão por resultados e contratualização, estando conectado a práticas consolidadas no arcabouço da Nova Gestão Pública. Nesse sentido, delineou-se como objetivo geral desta tese compreender a influência da Nova Gestão Pública sobre a execução (formulação, implantação e resultados) do Reuni em Universidades Federais do Nordeste brasileiro. Adotou-se uma perspectiva epistemológica vinculada à Teoria Crítica no sentido frankfurteano, fundamentada em três pares categóricos dialéticos “história versus naturalização”; “práxis social versus sistema”; e ”alienação versus emancipação”. Metodologicamente, realizou-se um estudo de múltiplos casos, em três universidades federais, sediadas em diferentes estados do nordeste brasileiro. Quanto à forma de abordagem, a pesquisa classifica-se como qualitativa. A coleta de dados se deu a partir dos documentos vinculados ao Reuni, e da realização de vinte e duas entrevistas narrativas, com uso das técnicas história de vida tópica e elemento-estímulo. Para a compreensão das narrativas, foi utilizada a técnica de análise hermenêutica-dialética, com análise de metáforas emergentes. Os resultados apontam que: (i) as ações propostas pelo Reuni para as universidades, produziram alterações incrementais na atuação dessas instituições, amalgamando-se, por vezes, às práticas da “velha gestão pública” pré-existentes (ii) no exercício do controle por resultados, a ênfase na conformidade com a meta pode gerar ineficiência e ineficácia, lançando luz para a reflexão sobre sua real superioridade em relação ao controle burocrático. (iii) ainda que na presença no ideário do Reuni haja conceitos substantivos, incorporados pelo modelo gerencial, ações associadas a esses preceitos e desempenhadas durante o Programa privilegiaram a busca pela eficiência, vinculando-se a uma lógica instrumental e relegando seus componentes substantivos ao âmbito do discurso. A partir dos pares categóricos dialéticos, propõe-se as sínteses críticas. História-naturalização: ao recorrerem à metáfora “tábua de salvação” (Reuni como alternativa para “sobrevivência” das universidades), assim como ao determinismo da velha gestão pública (as práticas da velha gestão como imutáveis), os sujeitos tomam como dadas as práticas da velha gestão pública, assim como naturalizam as mudanças demandadas pelo Reuni, considerando-as como se estivessem apartadas da vontade e intervenção humana. Práxis social-sistema: Ao recorrerem à metáfora “troca da turbina com o avião voando” (adaptação rápida em um ambiente de risco), os sujeitos narraram a maneira acrítica como aderiram e executaram as ações previstas no projeto Reuni, posicionando-se como cumpridores de metas em uma universidade-sistema, cuja transformação é metaforicamente representada pelo “motor de formação de egressos” (universidade como “fábrica” de concluintes). Emancipação-alienação: tanto a forma naturalizada e acrítica como os sujeitos aderiram ao Reuni, quanto o caráter sistêmico e harmonizador que eles atribuíram a suas práticas na universidade-operacional velam suas experiências de sofrimento e alienação, bem como seu distanciamento de ações reflexivas e emancipatórias. Conclui-se que os resultados lançam luz para a necessidade de se refletir sobre o risco das universidades públicas federais, ao serem transformadas em universidades-operacionais, perderem seu potencial de contribuição para a promoção do esclarecimento, e os sujeitos que nela atuam se afastarem cada vez mais do acesso a reflexões e conteúdos potencialmente emancipatórios.
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