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Navegando por Autor "Santos, Aliete Oliveira dos"

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    TCC
    O processo de adaptação/Inserção na educação infantil das crianças com deficiência no contexto da escola inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-06) Santos, Aliete Oliveira dos; Cenci, Adriane; Cenci, Adriane; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Araújo, Jacyene Melo de
    Este estudo tem por objetivo compreender o cenário do acolhimento, adaptação e inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas de educação infantil – processo que no estudo denominou-se adaptação inclusiva – do Município do Natal. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se pela metodologia de estudo de caso; para a coleta de dados se procedeu a observação com registros em diário de campo e também foram realizadas, para coleta de dados, entrevistas com pedagogas de duas instituições de educação infantil do município do Natal, e com uma mãe de uma criança com deficiência, cujo roteiro foi previamente elaborado com perguntas semiestruturadas. O embasamento teórico está nos estudos de Repoport (2005), Ortiz (2000), Magalhães (2011), e buscou-se subsídio legal na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), na entre outros dispositivos legais. A análise dos dados a luz do referencial teórico, a partir da análise textual discursiva (MORAES, 2003), levou a organização da discussão a partir das categorias: 1) primeiros dias da criança com deficiência na escola; 2) a participação da família no processo de adaptação inclusiva; 3) o professor e o processo de adaptação: os desafios e estratégias para acolhimento inclusivo na educação infantil e 4) a relação entre os dispositivos legais e a realidade da adaptação inclusiva. Conclui-se que, existem algumas dificuldades no acolhimento de crianças com deficiência no momento do ingresso na Educação Infantil, embora elas sejam peculiares a todas as crianças, durante o processo de adaptação. Observou-se portanto que a adaptação inclusiva ou não é um processo que envolve insegurança de pais e professores, necessitando assim o estabelecimento parcerias entre a escola, família e educadores.
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