Navegando por Autor "Santos, Alana Driziê Gonzatti dos"
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Dissertação Análise de textos narrativos escritos por alunos da comunidade rural de Massaranduba, Ceará-Mirim/RN: "A história contida" de sujeitos da experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Leandro, Elaine Cristina Gomes de Lima; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; http://lattes.cnpq.br/3089340231321474; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Valnecy Oliveira CorrêaAtualmente, alguns alunos tendem a ocupar o seu tempo nas redes sociais ou com jogos digitais, a fim de passar grande parte do dia no entretenimento e na diversão pelo mundo virtual, e, assim, aproveitam poucos momentos que podem ser marcantes em suas vidas, de modo positivo ou negativo. Visando a identificar essas experiências, alunos do ensino fundamental foram instigados a relatar e escrever acontecimentos do seu dia a dia, transformando-se em escritores da sua própria experiência. Com base nesse material, este estudo tem como objetivo geral: analisar os efeitos de atividades linguageiras na produção de textos narrativos decorrentes da prática de uma escrita pautada na constituição de sujeitos da experiência. Quanto aos objetivos específicos, eles são: identificar marcas linguístico-discursivas indicadoras do estilo de escrita em textos narrativos produzidos em sala de aula; propor práticas de ensino de escrita de textos narrativos a partir de atividades criadoras da linguagem que considerem a história contida, ampliando as possibilidades de escrever; interpretar, a partir da língua, traços discursivos que possam evidenciar a emergência de uma escrita criativa, sobretudo dando destaque às experiências do sujeito que escreve. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, em Massaranduba, Ceará-Mirim/RN, tomando por base estudantes do 7º ano do ensino fundamental, que tiveram a prática de produzir textos escritos narrativos para delinear os aspectos estruturais e sequenciais, elementos e momentos da narrativa tão recorrentes em manuais didáticos. Os referenciais teórico-metodológicos deste estudo são Franchi (1987), Geraldi (1997, 2011) Larrosa (2014) e Possenti (2002). As atividades linguageiras para a escrita de textos narrativos têm como finalidade permitir que os alunos, por meio de suas práticas como sujeito da experiência, consigam compor características e enunciados que estão ao seu redor, em seu cotidiano, para além do âmbito escolar, e, assim, possam identificar e narrar as histórias das quais são parte integrante. Como resultado do processo de intervenção, houve a elaboração de um recurso educacional seguindo a proposta de texto mencionada no campo metodológico desta pesquisa, que visa a apresentar estratégias de escritas narrativas para auxiliar outros professores nas atividades de escrita dos alunos. Desse modo, esses profissionais terão um caderno didático como material de apoio para o ensino de escrita da Língua Portuguesa.Dissertação Argumentação e projeto de letramento: gênero discursivo debate regrado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Nobre, Valéria de Oliveira; Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; https://orcid.org/0000-0003-0415-0818; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; http://lattes.cnpq.br/2035354839511351; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Paz, Ana Maria de Oliveira; Sales, Laurenia SoutoAo refletirmos sobre o ensino atual, vimos que a argumentação, aliada às práticas de letramento, pode auxiliar na construção de um jovem mais motivado, crítico e consciente de suas ações enquanto membro da sociedade. Sendo assim, o presente estudo objetiva analisar como os projetos de Letramento, por meio do trabalho com textos de sequência argumentativa, sobretudo com o gênero discursivo debate, podem contribuir para o desenvolvimento da competência leitora, escritora e oral dos alunos e diminuir os prejuízos causados pelas Fake News à educação, ao processo de letramento e à formação leitora do jovem cidadão. Apresentamos uma proposta de intervenção com o intuito de despertar o interesse desses jovens e contribuir para uma melhoria na construção do conhecimento e da capacidade argumentativa em uma organização didática sequencial de atividades práticas que inclui, dentre outros, os objetivos, o passo a passo da execução da proposta e a divulgação das ações desenvolvidas, resultando em cartazes e informes a serem apresentados à comunidade local. Para a realização das atividades, debates regrados foram gerados com o intuito de fortalecer as ideias colocadas em pauta. Para sustentar o trabalho, utilizamos os escritos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2011), no que compete a gêneros; Rojo (2012) e Kleiman (1995), no que se refere aos estudos de letramento; Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Plantin (2008), nas questões referentes à construção do discurso e da argumentação; e Schneuwly e Dolz (2004), no que se refere a debates. A metodologia aplicada é do tipo pesquisaação, sob a ótica de Thiollent (1985), mediante uma abordagem qualitativa, baseada nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008), por meio de uma proposta de intervenção, a partir do modelo didático projeto de letramento, desenvolvido por Kleiman (2000) e Oliveira, Tinoco e Santos (2014). Acreditamos que a presente proposta possa despertar nos alunos a capacidade de enxergar e interpretar melhor o mundo a sua volta, tornando-se um cidadão consciente e crítico.Tese Argumentação em assembleia de classe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Cabral, Adriana Hanayá Ferreira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/1930915106677904; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Kersch, Dorotea Frank; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosA compreensão da assembleia de classe como evento de letramento implica entender como agentes sociais se unem em prol da resolução de um problema situado da comunidade escolar. Isso ocorre porque, vista como evento de letramento, a assembleia de classe se configura como um espaço profícuo para práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade desenvolvidas como ações sociais que podem viabilizar a construção da argumentação como prática social emancipadora. Assim, esta tese tem o objetivo geral de investigar como a assembleia de classe favorece o desenvolvimento da argumentação como prática social emancipadora. Para tanto, postulam-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar se, em assembleias de classe, a rede de atividades e de gêneros discursivos instaurados viabiliza a argumentação como prática social emancipadora; (ii) identificar habilidades relacionadas à competência da argumentação previstas na BNCC desenvolvidas em assembleias de classe; (iii) compreender de que forma a aprendizagem de estratégias argumentativas, em assembleias de classe, viabiliza a produção de textos orais, escritos e multissemióticos convincentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, interpretativista, de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Fundamenta-se na perspectiva dialógica de língua(gem); na concepção de gêneros da nova retórica; nos estudos de letramento de vertente sociocultural e nas pesquisas de argumentação de base interacional. Os participantes desta investigação são alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública norte-rio-grandense e, no processo, pode-se contar com a colaboração da professora substituta, da equipe gestora, de professores, do porteiro e de um agente externo à instituição de ensino. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: observação participante e notas de campo; fotografias; textos escritos e reescritos de diferentes gêneros discursivos; vídeos produzidos com as ferramentas Animaker e Canva e questionários por meio da ferramenta Google Forms, para subsidiar a construção da caracterização dos discentes e docentes da escola. A partir da análise dos dados, destaca-se que práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade, desenvolvidas em assembleias de classe, por meio de uma rede de atividades e de gêneros discursivos, mostram-se viabilizadoras da argumentação como prática social com vistas a mudanças sociais.Dissertação Ensino da escrita argumentativa no contexto de aulas remotas: guia prático para professores do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Cassiano, Ionara Araújo; Campos, Sulemi Fabiano; https://orcid.org/0000-0002-7212-0621; http://lattes.cnpq.br/4256675396235128; https://orcid.org/0000-0001-6811-6139; http://lattes.cnpq.br/3631851886263905; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Bachur, Silvia Augusta de Barros AlbertDiscussões acerca da importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no cenário educacional brasileiro, figuram há algum tempo, assim como debates sobre a competência dos alunos no ensino básico em relação à escrita. Considerando a necessidade de se ler e produzir textos escritos, especialmente os argumentativos, durante os últimos anos de estudo da educação básica, somado ao novo formato de ensino imposto pela pandemia da Covid-19, empreendemos uma pesquisa direcionada por três questões norteadoras, a saber: i) quais estratégias pedagógicas podem ajudar no ensino da escrita de textos argumentativos remotamente?; ii) como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) podem ser usadas e contribuir no processo de ensino, considerando-se o contexto remoto?; e iii) como sistematizar estratégias de ensino em um caderno pedagógico de modo a ajudar diferentes professores a refletir e construir práticas de ensino da escrita argumentativa, considerando o uso das TDIC no ensino remoto? A fim de responder às questões elencadas acima, definimos como objetivo geral da pesquisa apontar estratégias para o trabalho de textos argumentativos com alunos das séries finais do ensino fundamental, fazendo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de ensino remoto; e como objetivos específicos: a) elencar algumas ferramentas utilizadas no contexto de ensino remoto que sejam úteis para o ensino da produção textual; b) sugerir o trabalho com o texto argumentativo a partir de estratégias que sejam adaptáveis ao contexto de ensino remoto; c) planejar estratégias pedagógicas para o ensino da escrita de textos argumentativos e transformá-las em um caderno pedagógico que poderá auxiliar docentes nessa área de pesquisa e/ou atuação. Como referencial teórico, elencamos Geraldi (2013), Koch (2016) e Marcuschi (2008) para discorrer acerca do que vem a ser um texto, suas particularidades e concepções; Koch, Elias (2021) e Cabral (2011, 2013) para discorrer sobre a argumentação e escrita argumentativa; Palomanes (2019) para apresentar algumas das estratégias que podem ser utilizadas como base para o ensino de produção textual; Martins (2020) para apresentar o contexto de aulas remotas posto pela pandemia da covid-19 e Bacich e Moran (2018) para refletir sobre a importância do uso das ferramentas tecnológicas digitais na educação. Intencionamos, por meio da proposição interventiva sistematizada, elaborar um caderno pedagógico direcionado aos professores de língua portuguesa, objetivando oferecer subsídios à prática docente deles no que diz respeito ao ensino da escrita argumentativa dentro do nível básico de ensino, articulado ao uso das TDIC, vislumbrando sua utilização dentro do contexto de ensino remoto.Dissertação Gêneros da cultura popular em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Lima, Cleber Leite de; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; https://orcid.org/0000-0001-9028-9650; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; http://lattes.cnpq.br/2662223122957658; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Medeiros, Célia Maria de; Denardi, Regina Lúcia Peret Dell IsolaEsta pesquisa desenvolveu-se a partir da análise de atividades com gêneros textuais da tradição popular em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com foco nas propostas de produção textual oral e escrita. As seguintes questões guiaram o trabalho: 1) Que elementos dos gêneros da tradição popular são contemplados nas atividades analisadas, mais especificamente aquelas de produção textual?; 2) Em que medida essas atividades podem motivar a valorização da cultura popular por parte dos estudantes? O objetivo geral é evidenciar o tratamento dado aos gêneros da cultura popular nas atividades propostas pelos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (lenda, causo e conto popular). Para tanto, o aporte teórico-metodológico utilizado é Marcuschi (2002, 2003, 2005, 2010), Schneuwly e Dolz (2011); Cascudo (2001, 2002, 2012) e Magalhães e Silva (2021). Retomamos, ainda, discussões de documentos oficiais – PCN e BNCC – sobre o tema. A metodologia principal utilizada foi pesquisa documental, de natureza qualitativa. Os dados apontam para o fato de que os gêneros da cultura oral propostos para estudo pelos LD se concentram nos volumes do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental, cujas atividades propostas tendem a explorar elementos de textualidade, discursividade, normatividade e culturalidade.Dissertação Histórias do alto risco: uma prática de letramento profissional promovida pelo apoio psicológico hospitalar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-04) Silva, Milana Sayonara Gomes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/7028733173347539; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Lopes, Francisca Maria de Souza RamosA presente pesquisa teve origem em 2016, quando tomamos conhecimento de um projeto denominado “Histórias do alto risco”, desenvolvido na Maternidade Januário Cicco, em Natal/RN, pela equipe de apoio psicológico do hospital. O projeto almejava auxiliar pacientes grávidas durante o internamento por agravamento de sua saúde gestacional, visando registrar suas experiências e emoções em diários, seja durante a internação ou em seu cotidiano anterior à hospitalização. Diante disso, esta investigação teve por objetivo geral descrever o projeto “Histórias do alto risco” desenvolvido pela equipe de apoio psicológico da Maternidade Escola Januário Cicco/Natal-RN em atendimento às gestantes, a partir do que relatam as profissionais responsáveis por sua realização. Em termos específicos, propomo-nos a mapear as práticas de letramento que permeiam o projeto em questão e a caracterizar os registros que compõem os cadernos de “História do alto risco” como práticas de letramento em saúde e destacar os seus impactos para as gestantes, com base no ponto de vista de seus proponentes. Para tanto, partimos das vozes apresentadas e representadas pelas profissionais responsáveis pelo intento. A investigação situa-se na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; Vianna; De Grando, 2019), constitui-se do tipo pesquisa de campo (Gil, 2008), com abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) de dados. Participam da investigação duas profissionais, que integram a equipe do apoio psicológico da maternidade em questão, e seus dizeres em respostas à questionários e entrevistas semiestruturadas constituem o corpus de análise. Em termos teóricos, aportamo- nos em discussões oriundas dos Estudos de Letramento como prática social (Kleiman, 1995; 2014; Oliveira, 2007), dos letramentos em saúde (Paz, 2008), assim como em trabalhos que versam sobre o aspecto terapêutico da escrita (Sexton; Pennebaker, 2009), dentre outros. Os resultados do estudo apontam para a importância das práticas de letramento do projeto que, aliadas ao tratamento médico/hospitalar, auxiliaram expressivamente as mulheres a percorrer com mais leveza e consciência o processo da hospitalização. A relevância deste trabalho situa- se no fato de trazer para o campo das discussões acadêmicas práticas de letramento desenvolvidas em ambiências institucionais de saúde, ressaltando o caráter situado, múltiplo, identitário e empoderador dos letramentos.Tese Letramento acadêmico e (de)colonialidade do saber: um estudo sobre a leitura e a escrita do aluno indígena no ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-27) Pereira, Dayveson Noberto da Costa; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; https://orcid.org/0000-0002-1934-7368; http://lattes.cnpq.br/8552111237092509; Carneiro, Moaci Alves; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Vóvio, Claudia Lemos; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Sito, Luanda Rejane Soares; Martins, Maria Silvia CintraCom a consolidação de políticas de ações afirmativas em Universidades e Institutos Federais, a exemplo do sistema de cotas, viabilizado pela Lei nº 12.711/2012, um novo perfil de aluno - indígenas, negros, Pessoas com Deficiência (PcD) - tem ingressado nas Instituições de Ensino Superior brasileiras nos últimos dez anos. Em função disso, mostra-se necessário investigar como esses discentes têm lidado com as exigências do universo acadêmico, a começar pelas práticas de letramento específicas a esse contexto comunicativo, até então desconhecidas por eles. O presente estudo, que se insere no campo da Linguística Aplicada, examina as contribuições de um curso, estruturado em oficinas, com vistas ao desenvolvimento do letramento acadêmico de graduandos autodeclarados indígenas, vinculados a diferentes comunidades disciplinares. A pesquisa se justifica na medida em que fornece insumos para repensar, de forma crítica, as políticas públicas de letramento e de permanência, na seara acadêmica, de estudantes autodeclarados indígenas. Ademais, o nosso trabalho também é justificado pela necessidade de discutir, dentro de um eixo decolonial, a importância dos saberes que habitam o exterior dos muros universitários. Para melhor percepção desse universo pelos alunos, o curso teve como foco a leitura crítico-analítica do gênero monografia, requisitado, amplamente, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação e na pós-graduação lato sensu. Como objetivos específicos, buscamos (1) caracterizar as oficinas de letramento, identificando como se deu, nelas, a construção da consciência de gêneros textuais; (2) investigar, etnograficamente, o gênero monografia na perspectiva de ensino e à luz de seus propósitos, de seus leitores e de seus escritores; (3) compreender a ocorrência da desobediência epistêmica no curso formativo e seus reflexos no itinerário acadêmico dos participantes da pesquisa. Para a geração dos dados, seguimos os procedimentos da pesquisa-ação (Thiollent, 2011) e da etnografia crítica (Madison, 2005), com a realização de oficinas de letramento, registradas por meio de fotografias e gravações em áudio. Nosso corpus compreende ainda dados gerados a partir de questionários, aplicados com a finalidade de se investigar esse itinerário formativo dos participantes, e portfólios, utilizados como dispositivo didático para registrar as leituras das monografias e promover a (auto)avaliação continuada do desempenho dos alunos durante o curso. Nossa discussão está subsidiada, teoricamente, pelos estudos de letramento acadêmico (Strett, 1999; Carlino, 2005; Zavala, 2011; Lillis, 2019), pela perspectiva etnográfica dos gêneros textuais (Devitt; Reiff; Bawarshi, 2004; Oliveira, 2020) e pelos estudos decoloniais (Lander, 2000; Castro-Gómez; Grosfoguel, 2007). Os resultados obtidos nos permitem afirmar que o trabalho com oficinas de letramento contribui para o desenvolvimento das competências leitora e escritora de grupos étnicos minorizados na graduação. Com isso, evidenciamos a necessidade de projetos e políticas de letramento emancipatórias que não só garantam o acesso desses estudantes ao ensino superior, mas que também proporcionem a sua permanência, suscitando, em uma perspectiva intercultural e em oposição às violências epistêmicas (Mignolo, 2008), o encontro respeitoso dos saberes acadêmicos com os saberes ancestrais.Tese Letramento comunitário: engajando saberes locais aos saberes escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; Aguirre, Moises Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Torquato, Arthur Luís de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1063934344278268; Pereira, Maria Teresa Jacinto; ; http://lattes.cnpq.br/8057703107235668Esta pesquisa parte do princípio de que discussões acerca de engajamento, empoderamento e transformação nas esferas familiar, comunitária e escolar se fazem necessárias na conjuntura atual, caracterizando-se metodologicamente como qualitativa (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008; LAKATOS; MARCONI, 2010) de natureza etnográfico-crítica (THOMAS, 1993; HEATH, STREET, 2008; MATTOS, CASTRO, 2011). Os ambientes da investigação são a Escola Municipal Professor Ulisses de Góis e o bairro de Nova Descoberta – Natal – RN. Os cem colaboradores são constituídos por membros da equipe escolar, alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, familiares e agentes externos vinculados a dez estabelecimentos diferentes. No que tange aos procedimentos de geração de dados, foi realizado, em 2017, um projeto de letramento comunitário, durante um ano letivo, com os colaboradores envolvidos, efetuando ações de leitura, fala e escrita que possibilitassem o engajamento escola-família-comunidade, registradas no recurso online e-book intitulado “Nova(s) Descoberta(s) do nosso bairro: famílias, memórias e histórias”. O objetivo geral da pesquisa foi discutir um projeto de letramento comunitário e seus impactos no redimensionamento das práticas de fala, leitura e escrita no espaço escolar. Especificamente, procuramos (i) caracterizar a rede de atividades desenvolvida no projeto de letramento comunitário; (ii) identificar estratégias de ações, eventos e práticas que favoreçam a articulação entre escola-família-comunidade; (iii) refletir acerca de espaços de aprendizagem na comunidade a partir da escola como agência catalisadora de ações; (iv) estabelecer articulação entre os saberes locais e os saberes escolares por meio das práticas de letramento mobilizadas. São assumidos como referencial teórico os estudos de letramento (STREET, 1984, 2011, 2014; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 1993; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995, 2005, 2006, 2016; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2010a, 2010b; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2014), com foco em questões de letramento comunitário (HEATH, 1983; BARTON, HAMILTON, 1998; HEATH, 2004; BARTON, IVANIC, APPLEBY, HODGE, TUSTING, 2007). São trabalhados de forma central, também, conceitos de desterritorialização, comunidade de aprendizagem, saberes locais e saberes escolares. A partir das discussões empreendidas, foram elencadas como categorias analíticas rede de atividades, engajamento escola-família-comunidade, desterritorialização dos lugares de aprendizagem e artefatos culturais e saberes locais. As análises indicam que, por meio do projeto “Nova(s) Descoberta(s): escola, família e comunidade”, saberes não tradicionalmente disponibilizados no espaço escolar foram mobilizados via linguagem, focalizando nos interesses dos sujeitos e na valorização da cultura local, o que contribui para a compreensão crítica do ambiente em estudo e para a criação de novas relações entre professor, pesquisador, aluno, família e comunidade.Tese A linguagem Scratch em um projeto de letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-08) Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/6242064476405741; Bispo, Edvaldo Balduino; https://orcid.org/0000-0002-5607-3407; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Martins, Ana Patrícia Sá; Kersch, Dorotea FrankO uso de recursos digitais na educação tem se mostrado essencial à medida que as tecnologias digitais se transformam e são cada vez mais integradas às atividades cotidianas de indivíduos e de instituições. Diante disso, o objetivo geral desta tese é analisar o redimensionamento de práticas multiletradas, viabilizado pela adoção da linguagem Scratch, em um projeto de letramento. Para isso, propomos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o uso da multimodalidade no processo de atribuição de sentidos; b) caracterizar os modelos de autoria observados na produção de um game em Scratch; c) identificar traços que evidenciem a glocalidade. A fim de atingirmos esses objetivos, fundamentamo-nos em concepções advindas do Círculo de Bakhtin (Bakhtin e Voloshinov, 2012), nos Estudos de Letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; 2005; 2016; Tinoco, 2008; Oliveira, Tinoco e Santos, 2014), nos Multiletramentos (Cazden et al, 2021; Rojo, 2012) e em princípios do Construcionismo e da Aprendizagem Criativa (Papert, 1991; 1994; Resnick, 2020). Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa-interpretativista com viés etnográfico, inserida no campo da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; De Grande, 2015). O lócus da pesquisa é uma escola pública de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, e os colaboradores são estudantes do Ensino Médio dessa Instituição de ensino. O corpus de análise consiste em um game desenvolvido pelos estudantes em linguagem Scratch durante um projeto de letramento. A partir da geração de dados emergiram três categorias de análise: multimodalidade, lautoria e glocalidade. Os resultados apontam que o emprego do Scratch, no projeto de letramento desenvolvido, favoreceu: i) o uso da multimodalidade em processos de ressignificação de sentidos da escola, do corpo institucional e dos próprios estudantes; ii) formas coletivas de expressão, impulsionando o envolvimento dos agentes em comunidade e viabilizando a autoria colaborativa e o protagonismo; iii) o desenvolvimento da glocalidade, contribuindo para a intersecção entre a cultura local e a global na atribuição de sentidos; iv) o reconhecimento, a apropriação e a elaboração de estratégias para identificação e combate a fake news. Dessa forma, entendemos que o Scratch pode se configurar como recurso significativo de ensino-aprendizagem, o que pressupõe a adoção de uma prática situada e um constante diálogo entre professores e estudantes.Dissertação Meu bairro, meu ambiente: argumentação emancipadora nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Araújo, Júlio Cézar Dantas de; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; https://orcid.org/0000-0001-5856-0447; http://lattes.cnpq.br/1882953807584125; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Kersch, Dorotea Frank; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosO ensino de argumentação como prática social tem sido objeto de interesse de pesquisadores dos estudos da linguagem tanto no contexto da educação básica quanto no ensino superior. Propostas de intervenção que tomam essa perspectiva como eixo não priorizam o ensino sobre a argumentação. Elas buscam impulsionar um processo de ensino e aprendizagem em que o foco está nos usos sociais da argumentação, por meio de um trabalho crítico e criativo com diferentes linguagens e semioses. Para contribuir com essa perspectiva, esta dissertação tem como objeto de estudo o ensino de argumentação como prática social emancipadora integrado a um projeto de letramento (PL). Nosso objetivo geral é investigar como se caracteriza o ensino de argumentação como prática social emancipadora por meio de um PL desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, estabelecemos dois objetivos específicos: (i) identificar ações que promovam o processo de ensino e aprendizagem da argumentação como prática social emancipadora nesse PL; (ii) analisar a articulação de eventos e práticas que caracterizam esse processo. A fim de alcançarmos nossos objetivos, fundamentamo-nos na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2017), nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995; Tinoco, 2008), na pedagogia crítica (Freire, 2018) e no ensino de argumentação como prática social emancipadora (Azevedo; Tinoco, 2019; Azevedo; Piris, 2023). Metodologicamente, esta pesquisa-ação crítica/emancipatória (Teixeira; Neto, 2017) de paradigma qualitativo e de vertente etnográfica (André, 1995) ancora-se na Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Kleiman; De Grande, 2015). Colaboram nesta pesquisa professoras, alunos do 5o ano do ensino fundamental e outros agentes internos e externos de uma escola municipal de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: notas de campo; fotografias; textos escritos (e reescritos), orais e multimodais de diferentes gêneros discursivos. Os resultados alcançados salientam que o processo de ensino e aprendizagem da argumentação como prática social emancipadora integrado a um PL aprimora: (i) ações de formação continuada de professores voltadas para a prática situada, o que fortalece o ensino de linguagens como prática social; (ii) práticas de leitura, escrita, oralidade e escuta de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, centradas em uma rede de atividades e de gêneros discursivos, que emerge de forma orgânica do PL e, por terem fins sociais específicos, extrapolam a interação professora-alunos e o espaço escolar. Esse aprimoramento ressignifica as ações dos agentes que passam a ver a leitura, a escrita e a argumentação (oral, escrita, multimodal) como práticas sociais que alicerçam a vida em sociedade e, portanto, não se restringem ao espaço escolar.Dissertação Oficina de letramento: o gênero crônica na formação do leitor do texto literário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Moreira, Alexandre Jefferson; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/9631232927759342; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosO presente trabalho possui como enfoque a experiência vivenciada na prática docente em sala de aula com gêneros discursivos, em especial, com a crônica, desenvolvido em uma escola estadual norte-rio-grandense, com alunos do ensino fundamental – anos finais. Haja vista a desmotivação, desconexão com o conteúdo, a falta de costume do discente para ler textos literários dentre outros, desafio encontrado por docentes de formar novos leitores, elencamos ações que atenuassem ou sanassem a problemática apresentada a partir do desenvolvimento de Oficinas de Letramento. A seleção dos textos no gênero crônica foi motivada devido a seu conteúdo apresentar proximidade com o cotidiano dos envolvidos, acarretando identificação do leitor. Diante disso, pretendemos, de modo geral, investigar em que medida crônicas beneficiam à leitura do texto literário e a formação do leitor dentro e fora ambiente escolar, corroborando para, especificamente, (1) identificar os resultados alcançados mediante o desenvolvimento das oficinas de letramento literário, enquanto prática social, seja dentro ou fora do âmbito escolar; (2) analisar as práticas de letramento com o gênero crônica em sala de aula; e (3) averiguar como a escola, em especial o docente de língua portuguesa, pode contribuir para desenvolver estratégias para favorecer a formação do leitor proficiente. A investigação apresentada uma perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-ação, e fundamenta-se nos construtos teóricos oriundos dos estudos referentes à concepção sócio-histórica acerca da Linguagem do Círculo de Bakhtin associados às pesquisas sobre Letramento, Oficinas, Práticas, Agentes, Eventos e Letramento Literário. Os dados foram gerados a partir de entrevistas e de relatos das atividades aplicadas ao longo das oficinas realizadas, as quais são compreendidas como práticas sociais, que motivam a curiosidade do aluno, enquanto leitor em potencial do texto literário, ao longo das aulas de Língua Portuguesa, o que possibilitou ampliar as competências de linguagem dos envolvidos, fomentando a formação de uma cidadania mais crítica e participativa. A pesquisa acarretou compreender que a realização da leitura e da escrita como prática e valorização social com textos literários são importante recurso didático-metodológico na formação crítica do aluno leitor, ao possibilitar a contextualização entre vivências sociais reais e o texto literário, o que pode fomentar no estudante uma postura mais atuante e mais cidadã.Dissertação Práticas de letramentos profissionais no domínio digital por professores da educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-01) Silva, Patrícia Micarla Guedes da; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; https://orcid.org/0000-0002-4507-9985; http://lattes.cnpq.br/1827246592832186; Oliveira, Maria do Socorro; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Silva, Patricia Vilela daA pesquisa proposta objetiva compreender como se efetiva as práticas de letramentos profissionais no domínio digital de professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE) do Centro Estadual de Educação Especial, localizado em Natal-RN, direcionado a alunos com necessidades educacionais específicas. Metodologicamente, insere-se na área da Linguística Aplicada (Kleiman, 2002), é do tipo pesquisa de campo (Gil, 2002), segue as orientações das investigações de abordagem de dados de natureza qualitativa-interpretativista (Bodgan; Biklen, 1994; Moita Lopes, 1994), com inspiração etnográfica. O Lócus da pesquisa é a instituição de ensino Centro Estadual de Educação Especial, localizado na cidade do Natal/RN. Os participantes são os professores atuantes nas áreas de Letras/Português, Pedagogia, Artes e Educação Física. Os instrumentais utilizados na geração de dados consistem em entrevista semiestruturada (Moreira; Caleffe, 2006), questionário (Moreira; Caleffe, 2006), roda de conversa (Moura; Lima, 2014), fotografias, observações e notas de campo (Bodgan; Biklen, 1994). Vale ressaltar que os eventos de geração de dados ocorreram no formato semipresencial, mediante o uso da plataforma Google Meet e do aplicativo WhatsApp. Esta escolha se justifica tendo em vista a manutenção da segurança dos participantes, de modo a prevenir a contaminação ocasionada pelo vírus da Covid-19. O Corpus da pesquisa contempla as respostas concedidas na entrevista semiestruturada, no questionário, na roda de conversa, nas fotografias, nas observações e notas de campo. Teoricamente, fundamenta-se nos aportes dos Estudos de letramento compreendidos como prática social (Kleiman, 1995; 2005; Rojo, 2009), em sua perspectiva crítica (Freire, 1996; 1997; Kleiman; Santos-Marques, 2020), em trabalhos voltados ao letramento laboral (Paz, 2008; Costa, 2019), incluindo o letramento profissional do professor (Kleiman, 2005; 2008). Além disso, tomaremos por base contribuições oferecidas pelos estudos sobre os gêneros textuais/discursivos, entendidos aqui como artefato de trabalho do professor (Devitt, 2004; Bezerra, 2022; Marcuschi, 2008), o letramento digital no trabalho docente (Coscarelli, 2019; Buzato, 2006; Ribeiro, 2014; Rojo, 2020), a inter-relação entre educação inclusiva, educação especial e AEE (Mec/Seesp, 2008; Brasil, 2015; Inep, 2020) e entre atuação docente em sala de aula regular e no AEE (Modica et al, 2020; Mec/Seesp, 2008). Os resultados da pesquisa apontam que as principais práticas de letramento desempenhadas no domínio das atividades de trabalho dos participantes referem-se tanto às de natureza técnica (relatório, manuseio da plataforma SIGEDUC etc), quanto às de cunho pedagógico (planejamento, atividades didáticas, jogos educativos, dentre outras.). As dificuldades experenciadas no âmbito profissional e digital pelos docentes evidenciam a carência de ferramentas tecnológicas, falta de uma rede estável de internet e inexistência de cursos técnicos para manuseio das plataformas digitais. As estratégias aplicadas a fim de atenuar essas dificuldades evidenciam as iniciativas próprias dos professores para terem mais acessos aos recursos digitais, como também para ampliarem os seus letramentos.Dissertação Programa "Engajando famílias na escola": estratégias, possibilidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460Educação e comunidade estão entrelaçadas nas conjunturas atuais, de modo que as práticas sociais, as problemáticas situadas e os trabalhos emancipadores têm cada vez mais adentrado o ambiente escolar. Nesse contexto, a ampliação de estudos com foco no letramento familiar torna-se necessária para a mobilização de alternativas e ações nesse âmbito. Nesse caminho, o ambiente colaborativo é produzido e o engajamento é efetivado. A pesquisa se insere no projeto “O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na região metropolitana de Natal” (OBEDUC/UFRN) e no programa “Letramentos e políticas públicas: a família na escola” (MEC/PROEXT/UFRN). Em função do objeto de estudo eleito - letramento familiar -, norteamos esta pesquisa a partir dos seguintes objetivos: discutir ações de linguagem implementadas em um programa de letramento familiar, buscando criar recursos potencializadores dos letramentos desenvolvidos para: 1) registrar ações, divulgar informações diversas (eventos, textos e ações); 2) desenvolver estratégias de aproximação entre a escola e a família e 3) apontar impactos de tais vivências de letramento familiar. Para alcançar tais objetivos, fundamentamos a discussão em aportes teóricos dos estudos de letramento (STREET, 1984; McLAREN, 1988; BARTON & HAMILTON, 1993; KLEIMAN, 1995, 2000), aprofundando-nos em questões do letramento familiar e dos projetos de letramento. Metodologicamente, inserimo-nos na área de estudos da Linguística Aplicada e tomamos como paradigma o qualitativo (ERICKSON, 1990; BORTONI-RICARDO, 2008), com abordagem etnográfica crítica (MOITA LOPES, 1993; THOMAS, 1993; HEATH & STREET, 2008). Compreendemos, a partir de nossas análises, que as famílias têm muito a contribuir com a realidade da escola e, percebendo a relevância e o valor nas ações, elas participam e agem em prol das ações e da educação dos alunos, mesmo em meio às situações complexas da rotina. Ainda, apreendemos que são necessários diálogos e a realização de atividades com a comunidade, procurando sempre, nesses momentos, ter envolvimento, priorizar saberes locais e a construção de um conhecimento compartilhado.Dissertação Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-27) Macedo, Sanilde Maria e Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2205087992233248; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Melo, Nadia Maria Silveira Costa deO alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.Dissertação Projeto de letramento para uma educação antirracista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-23) Medeiros, Christoffer Carvalho; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/3886170900285210; Pereira, Dayveson Noberto da Costa; Lopes, Francisca Maria de Souza RamosA presente Dissertação de Mestrado visa descrever ações de um Projeto de Letramento, de cunho antirracista, desenvolvidas de modo a expandir a consciência das(os) alunas(os) de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, em relação às questões étnico-raciais relacionadas às pessoas negras. Especificamente, objetiva-se a) analisar a rede de atividades de um PL de formação antirracista dentro de uma unidade escolar; b) identificar os gêneros discursivos que emergem no PL de formação antirracista; c) apresentar impactos observados dessa prática social e cidadã. Esta pesquisa se torna relevante, pois atende à determinação da Lei N°10.639/03, cumprindo com a obrigatoriedade do desenvolvimento do ensino relacionado às questões étnico-raciais na escola, temática ainda negligenciada na Educação Básica. Além disso, oferece possibilidades para reflexões e ações pedagógicas, visando a potencialização da luta pela promoção da equidade sociorracial no Brasil. O referencial teórico deste trabalho é pautado nos Estudos de Letramento, especialmente, práticas de letramento, eventos de letramento, agentes de letramento e projetos de letramento, conforme a perspectiva de Kleiman (2005); Barton e Hamilton (2000); Mey (2001); Bazerman (2007), dialogando com os estudos da concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2011), Geraldi, (1999); e Travaglia (2002) e nos estudos e conhecimentos antirracistas de Almeida (2019); Cavalleiro (2001); Gomes (2005); Lopes (2005); Ribeiro (2017); Silva (2008); Rocha (1998). Esta pesquisa de intervenção, realizada na Escola Estadual Francisco Camilo de Souza, em Nísia Floresta/RN, metodologicamente, parte do paradigma qualitativo, com viés etnográfico e a visão de professor-pesquisador. A geração de dados ocorreu por meio de intervenção em sala de aula, no período de agosto a dezembro de 2023, utilizando, como instrumentos de geração de dados a observação, o questionário, o relato pessoal, o registro fotográfico, a gravação de vídeo e a produção de textos. Nesse sentido, esta pesquisa destaca a necessidade de se observar que a sistematização da Educação Antirracista nas escolas públicas possibilita a potencialização da formação de educadoras(es) e estudantes conscientes sobre a necessidade de se posicionarem de forma crítica na sociedade, articulando-se para o enfrentamento às adversidades decorrentes do racismo estrutural.Dissertação Projeto de Letramento: contribuições para a escrita com foco em questões de saúde de estudantes adolescentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Souza, Maria José da Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; http://lattes.cnpq.br/2062849045286888; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; Costa, Klébia Ribeiro daA fase da adolescência por vezes é determinante para a formação de um sujeito crítico capaz de fazer escolhas conscientes e buscar respostas para as suas questões de saúde. Em razão disso, a presente pesquisa surgiu da necessidade de abordar temáticas relacionadas à saúde dos estudantes adolescentes do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais), mediante práticas de leituras e de escritas a partir do uso da caderneta de saúde no desenvolvimento de Projeto de Letramento. O objetivo geral consiste em investigar as contribuições desse projeto para a melhoria dos letramentos em saúde dos participantes e para suas práticas de escrita de gêneros discursivos. Especificamente, procuramos (i) identificar como as práticas de letramento desenvolvida através de Projeto de Letramento, auxiliam os alunos na apropriação de informações pertinentes ao domínio da saúde; (ii) analisar o desempenho dos alunos através da retextualização e refacção de gêneros produzidos no desenvolvimento do projeto, por intermédio do confronto de versões do mesmo texto; (iii) destacar como os estudantes manejam as informações de saúde necessárias aos seu autocuidado. Teoricamente, adotou-se como referências os estudos de letramento como prática social de Kleiman (1995), Oliveira (2008), Street (2014), na perspectiva do Letramento Crítico de Motta (2008), Freire (2001), Letramento em saúde, de Adams et al. (2009), Rotman et al. (2002), o uso de Projetos de Letramento (Oliveira; Tinoco; Santos (2011), além de subsídios da Teoria dos Gêneros Discursivos de Bakhtin (1997). Em termos metodológicos, a investigação é do tipo pesquisa-ação e segue os moldes estabelecidos por Thiollent (1986). Sua implementação baseia-se na abordagem qualitativa de dados (Bogdan; Biklen 1994) na medida em que se interessa pelos significados atribuídos pelos participantes em relação às ações experienciadas no decorrer do projeto em questão. O corpus de análise constitui-se de material gerado no decorrer da pesquisa por meio de questionário, entrevista, rodas de conversa, palestras, textos escritos pelos alunos, dentre outras atividades. Os resultados da investigação apontam para a relevância do uso de Projeto de Letramento, haja vista que, por intermédio de suas ações, os participantes puderam vivenciar situações concretas de uso da linguagem e, com efeito, estabelecer elos entre os conhecimentos escolares e os saberes construídos socialmente em relação à saúde, os quais impactam diretamente em sua capacidade de cuidar melhor de si, como também de adotar medidas de proteção e assistência ao seu bem-estar.Dissertação Projeto de letramento: memórias de Ielmo Marinho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-18) Rocha, Telma Paulo da; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/8048555216773638; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Torquato, Arthur Luís de OliveiraEsta pesquisa surge do princípio de que todo lugar tem uma história a qual se configura como memórias acerca de saberes e tradições que perpassam gerações. Essas práticas situacionais podem despertar consciência valorativa e produção cultural, como no caso do munícipio de Ielmo Marinho/RN. Nesse processo, a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, focalizamos a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem na perspectiva dialógica e colaborativa em aulas de Língua Portuguesa. Para desenvolver esta pesquisa no ambiente escolar, definimos como questões de pesquisa: (I) que práticas de leitura, escrita e oralidade podem ser desenvolvidas em torno do projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses? (II) que narrativas locais de ielmomarinhenses podem ser mapeadas por meio de projeto de letramento? (III) de que maneira realizar rede de atividades em projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses? (IV) como retextualizar as narrativas locais do município em sala de aula? Com vistas a responder a essas perguntas, definimos, como objetivo geral, discutir práticas de leitura, escrita e oralidade em torno de um projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses. Para poder alcançá-lo, tem-se os seguintes objetivos específicos: (I) mapear as narrativas locais de Ielmo Marinho por meio de projeto de letramento; (II) apresentar rede de atividades de projeto de letramento a partir das memórias dos ielmomarinhenses; e (IV) analisar as narrativas locais do município retextualizadas em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano C na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire, no município de Ielmo Marinho/RN, durante o ano letivo de 2023. Referente aos pressupostos metodológicos, esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa-interpretavista com viés etnográfico. Como agentes de letramento, contamos com a colaboração da equipe gestora, alunos e colaboradores externos para geração de dados. Realizamos eventos de letramentos com contação e produção de narrativas na sala de aula e em espaços do município. Os instrumentos utilizados foram notas de campo, fotografias, gravações em áudio e exemplares de contos retextualizados do oral para escrita. Como resultados, temos a construção de conhecimentos linguísticos, a valorização do contexto histórico e cultural do município, mediante os eventos de letramento, exteriorizando saberes culturais que perpassam várias gerações, como as crenças e histórias das comunidades de Poço Limpo e Fazenda Potengi, Umarí e Nova Descoberta, práticas das quais emergiram gêneros discursivos envolvendo a leitura/escuta, textos orais, escritos e multissemióticos, inspirados nas histórias locais do município de Ielmo Marinho/ RN.Dissertação Sabores da terra e saberes plurais: o tempo escolar e o tempo da vida em uma perspectiva dos letramentos críticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Melo, Jaira Luiza Garcia de; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; http://lattes.cnpq.br/7890838996872103; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Santos, Márcia Regina MendesEsta pesquisa tem como objeto de estudo a maneira como se articulam os saberes comunitários aos escolares nas instituições de ensino e, consequentemente, como essa articulação contribui na formação crítica e cidadã dos estudantes. A realização deste estudo justifica-se, principalmente, pelo distanciamento entre as práticas pedagógicas e mundo real dos alunos. A pesquisa tem como objetivo geral compreender as razões pelas quais a participação colaborativa e a articulação dos saberes escolares aos comunitários, por meio de projetos e oficinas de letramento, potencializam a formação de alunos, aqui vistos como pesquisadores de cultura. Como objetivos específicos, o estudo pretende: 1) analisar se e de que forma as oficinas de letramento podem favorecer a articulação entre os saberes escolares e os saberes comunitários e a participação colaborativa de agentes de letramento na construção do conhecimento; 2) apontar e descrever recursos e artefatos de letramento que viabilizem o engajamento dos alunos e de outros agentes de letramento às práticas escolares, mobilizem os seus saberes e habilidades e valorizem a sua condição de aprendizes protagonistas, ativos e críticos; e 3) argumentar em favor dos eventos e práticas de letramento como dispositivos didáticos que oferecem potencial para promover a construção do pesquisador jovem interessado em reconhecer e valorizar a cultura local dentro e fora dos muros da escola. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se nos construtos teóricos advindos dos estudos de letramento (Street, 1984; Baynham, 1995; Kleiman, 1995; 2000; Oliveira; Kleiman, 2008); das orientações da pedagogia crítica (Freire, 1989; McLaren, 1997) e da pedagogia da alternância (Cordeiro et. al., 2011); da teoria sobre a ecologia do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner, 1996) e das reflexões acerca dos conceitos de curiosidade epistêmica (Freire, 1999; Oliveira, 2021), aluno pesquisador (Demo, 1996; 2002; Egan-Robertson; Bloome, 1998), cultura e linguagem (Attali, 1991); letramento situado (Barton, 1998), projetos de letramento (Kleiman, 2000; Oliveira; Tinoco; Santos, 2014; Oliveira, 2016), eventos de letramento (Heath, 1982), práticas de letramento (Street, 1984; Hamilton, 2000) e multiletramentos (Rojo, 2009). Metodologicamente, a pesquisa segue o modelo qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994; Erickson, 1990) de viés etnográfico (André, 2005; Kleiman, 1998). Os dados foram gerados a partir da realização de entrevistas, materiais documentais (textos dos alunos) e notas de campo relativas às oficinas de letramento realizadas. Esta pesquisa permitiu compreender que as oficinas de letramento são importantes dispositivos didáticos que valorizam todas as práticas sociais em que os estudantes estão envolvidos, articulando-as aos conteúdos escolares. Isso revelou como a relação entre escola e comunidade pode construir estudantes engajados e pesquisadores da própria cultura.