Navegando por Autor "Santos, Adriana de Souza"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Apresentado em Evento Análise do processo de aprendizagem e alfabetização científica sobre a evolução dos veterbrados em um museu de ciências(II Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM, 2012) Pereira, Josélia Domingos; Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares daApresentado em Evento Concepções de licenciandas em pedagogia sobre o ensino de ciências nos ciclos I e II da educação básica(III Seminário Nacional do Ensino Mádio & III Simpósio de Pós-graduação em Educação da UERN, 2013) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares daDissertação Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências(2016-06-30) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares da; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/5455638143735292; Almeida, Elinei Araújo de; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Dias, Márcia Adelino da Silva; http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.Artigo Um novo olhar: atividade lúdica como instrumento de integração entre a universidade e escola pública(2011) Santos, Adriana de Souza; Costa, Anderson Pereira; Fernandes Junior, Rinaldo; Pereira, Joselia Domingos; Araújo, Rodrigo Serafim; Carvalho, Rômulo Machado; Silva, Sidcleia Kécia Vieira; Araújo, Thiago Laurentino; Silva, Marques Francisco; Pinheiro, Sheila Alves; Costa, Ivaneide Alves Soares da- Prática Investigativa: experimentando o mundo da microbiologia(2012) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Soares Alves da