Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Adriana de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Apresentado em Evento
    Análise do processo de aprendizagem e alfabetização científica sobre a evolução dos veterbrados em um museu de ciências
    (II Seminário Nacional do Ensino Médio - SENACEM, 2012) Pereira, Josélia Domingos; Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares da
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Apresentado em Evento
    Concepções de licenciandas em pedagogia sobre o ensino de ciências nos ciclos I e II da educação básica
    (III Seminário Nacional do Ensino Mádio & III Simpósio de Pós-graduação em Educação da UERN, 2013) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares da
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
    (2016-06-30) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Alves Soares da; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/5455638143735292; Almeida, Elinei Araújo de; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Dias, Márcia Adelino da Silva; http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
    Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Um novo olhar: atividade lúdica como instrumento de integração entre a universidade e escola pública
    (2011) Santos, Adriana de Souza; Costa, Anderson Pereira; Fernandes Junior, Rinaldo; Pereira, Joselia Domingos; Araújo, Rodrigo Serafim; Carvalho, Rômulo Machado; Silva, Sidcleia Kécia Vieira; Araújo, Thiago Laurentino; Silva, Marques Francisco; Pinheiro, Sheila Alves; Costa, Ivaneide Alves Soares da
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Prática Investigativa: experimentando o mundo da microbiologia
    (2012) Santos, Adriana de Souza; Costa, Ivaneide Soares Alves da
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM