Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Thiago Moura"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ensino coletivo de violão em cinco instituições no município de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Santana, Thiago Moura; Souza, Catarina Shin Lima de
    O presente trabalho aborda as principais características do ensino coletivo de instrumento destacando o ensino de violão e seus principais divulgadores. Como base para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso, utilizou-se propostas de Cristina Tourinho, Flávia Cruvinel e outros profissionais que foram referenciados nesta monografia. Sendo aplicado um questionário com perguntas subjetivas e objetivas entre professores de violão de cinco instituições no município de Natal/RN. Com esse questionário procurou-se conhecer a opinião dos professores em relação à proposta de Ensino Coletivo de Instrumento e, consequentemente, como eles desenvolvem suas aulas coletivas.Para análise dos dados foi feita uma comparação entre as respostas obtidas e as fontes bibliográficas sobre o assunto. Os resultados obtidos geraram o conhecimento de professores e instituições que utilizam a metodologia e a opinião dos demais acerca do assunto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    O ensino da flauta doce na educação básica: a criatividade e o jogo no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-06) Santana, Thiago Moura; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/6234148834976065; Thomé, Renata Viana de Barros; Santos, Carla Pereira dos
    Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades e contribuições de brincadeiras, jogos e a criação musical nas aulas de flauta doce realizadas no projeto “Flauteando na escola". O projeto aconteceu na Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho, em Natal/RN, com 11 crianças do 3º ano do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os estudantes, mãe de um estudante e a coordenadora da escola. Para fundamentação foram discutidos conceitos como: o modelo CLASP, improvisação, jogos, brincadeiras, aprendizagem criativa e ensino coletivo de instrumento baseando-se na concepção principalmente de Swanwick (2003a; 2003b; 2014), Beineke (2003; 2006; 2011; 2021) e Huizinga (1993). Os resultados do trabalho apresentam contribuições para a discussão do ensino da flauta doce na educação básica, refletindo sobre as possibilidades de escrita não convencionais, diferentes formas do uso da flauta doce, possibilidades de jogos, brincadeiras, improvisação e composição. Além de enfatizar o papel mediador do professor, o estimulo por um ambiente criatividade, o protagonismo dos estudantes nas atividades e o olhar integral para formação deste estudante. Essa experiencia deve favorecer a discussões sobre o ensino de instrumento musical na educação básica.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM