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Navegando por Autor "Santana, Arzin Torres de"

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    Tese
    The emergence of new strategies for Evidence-Based Education: the effects of a multisensory training and post-training sleep in breaking mirror invariance
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Santana, Arzin Torres de; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; Leão, Emelie Katarina Svahn; Weissheimer, Janaina; Brockington, Guilherme; Gabriel, Rosângela
    Uma característica definidora da humanidade como espécie é sua capacidade de inventar e transmitir culturalmente tecnologias que são responsáveis por transformar a vida na Terra. Uma dessas grandes invenções que permitiram aos humanos “comunicar seus pensamentos” com suporte visual é a escrita e a leitura. Uma dificuldade visual que as crianças enfrentam é a escrita no espelho, que cria confusão entre as letras em espelho (por exemplo, b = d). A confusão das letras em espelho surge como consequência natural de um mecanismo visual profundamente enraizado em nosso sistema visual: a invariância do espelho. A invariância em espelho é um mecanismo visual que permite o reconhecimento imediato de imagens opostamente simétricas. Essa capacidade visual surge no início do desenvolvimento humano e é útil para reconhecer objetos, rostos e lugares entre as perspectivas esquerda e direita, e também está presente em primatas, pombos e cefalópodes. Assim, a discriminação para letras em espelho deve ser aprendida para reconhecimento rápido de letras e, portanto, para leitura fluente. Mas, tradicionalmente, as escolas não proporcionam um aprendizado tão específico e a orientação correta das letras é aprendida esparsamente, com o tempo e a prática continua. Com base nisso, aplicamos um treinamento específico, dado que a prática é necessária ao aprendizado, direcionado para lidar com a confusão em espelho para letras em alunos do 1ª ano que estão aprendendo a ler. O treinamento foi baseado em nosso mecanismo hipotético: “mapeamentos multissistêmicos”, ou seja, mapeamentos de representação de letras em sistemas sensório-motores. Para manter o treinamento curto (7,5 horas no total, ao longo de 3 semanas), associamos um potencializador de aprendizado fisiológico: a consolidação pelo sono pós-treino. Observamos efeitos maciços do aprendizado na discriminação para letras em espelhos levando ao dobro da velocidade de leitura e um papel crucial desempenhado pela consolidação pelo sono na magnitude, automaticidade e duração de longo prazo desse aprendizado específico.
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