Navegando por Autor "Santa Rosa, Tatianny Eduarda Fernandes"
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TCC Educação alimentar e nutricional nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão integrativa de experiências em escolas públicas brasileiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Santa Rosa, Tatianny Eduarda Fernandes; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; http://lattes.cnpq.br/9339644323395119; Pequeno, Nila Patrícia Freire; https://orcid.org/0000-0003-1279-2554; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544; Vale, Diôgo; https://orcid.org/0000-0003-2636-4956; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843Educação Alimentar e Nutricional é um tema transversal da educação básica no Brasil, tendo competências e habilidade definidas por nível de ensino/faixa etária, a serem trabalhadas em diversos componentes curriculares de forma intra, inter e transdisciplinar nas escolas. Objetivo: identificar as estratégias de educação alimentar e nutricional utilizadas com os estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais de escolas públicas e verificar se os temas estão em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde/Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar de Crianças de 2 a 10 anos. Métodos: revisão integrativa, usando protocolo PRISMA (2020), nas bases de dados online (PubMed/ MEDLINE; LILACS e SciVerse Scopus). Resultados: identificaram-se dez estudos, com dezenove estratégias de EAN, porém sem detalhamento. Horta pedagógica foi a principal estratégia (60%), seguida de eventos (30%), música (30%) e abordagem tradicional em disciplinas curriculares (30%). Os temas contemplavam parcialmente as recomendações do protocolo, destacando-se o estímulo ao consumo de frutas, legumes e verduras. Conclusão: estratégias lúdicas são utilizadas nesse nível de ensino e os temas identificados estão em consonância com o protocolo do guia para crianças, sendo necessário ampliar o uso das demais recomendações deste documento.