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Navegando por Autor "Sampaio, Ana Tania Lopes"

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    Dissertação
    Apoio institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde: um percurso de melhoria no acompanhamento da gestão em saúde nos municípios do Rio Grande do Norte
    (2018-07-20) Costa, Solane Maria; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; ; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; ; Dantas, Rodrigo Assis Neves;
    Introdução: no âmbito da saúde, a legislação do Sistema Único de Saúde define como condições para os municípios, estados e união viabilizarem suas gestões, a elaboração dos instrumentos de planejamento da saúde: o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão (RAG). No cenário administrativo do planejamento, o RAG destaca-se como pilar para avaliação e monitoramento das ações de saúde. Este documento constitui-se como instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, tem a finalidade de orientar a elaboração da programação anual, bem como eventuais redirecionamentos necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do SUS. O RAG deve ser alimentado anualmente no Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS) de forma obrigatória. Objetivo: avaliar o cumprimento institucional de alimentação do SARGSUS para efetivação do RAG através da interferência do apoiador institucional do COSEMS-RN, com vistas para a melhoria do acompanhamento da gestão da saúde nos municípios do Rio Grande do Norte. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, do tipo análise documental, com utilização de dados secundários do SARGSUS. Os passos metodológicos utilizados constou da análise do cenário dos Instrumentos de planejamento da saúde dos 167 municípios, através de análise do SARGSUS com dados coletados e acompanhados no decorrer do ano de 2017 e 2018. O COSEMS-RN aderiu ao Projeto da Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para contar com a atuação do apoio institucional em seu quadro. Iniciou o processo de educação permanente realizando oficinas específicas de sensibilização com gestores e equipes gestoras denominadas de - Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão”, aprovado em plenária do Conselho como atividade prioritária. Estes encontros ocorreram de maio a junho de 2017, nas 8 Regiões de Saúde. Nos citados encontros os gestores foram informados e instrumentalizados quanto a sua responsabilidade individual e coletiva, em relação aos instrumentos de gestão para a correta alimentação no SARGSUS. Resultados: inicialmente foi identificado um alto índice de inadimplência de alimentação, onde apenas 27,54% dos municípios alimentaram o SARGSUS, na competência do exercício 2016, que deveria está em 100% até 30 de março do ano subsequente, seja 2017. Após a apropriação das devidas informações quanto a necessidade de alimentação do sistema, observou-se que 98,20% dos municípios cumpriram com suas responsabilidades em elaborar o RAG, dentre outros instrumentos, e inserirem no SARGSUS. Conclusões: acredita-se que, essa visível melhoria ocorreu pela mobilização do COSEMS-RN em proporcionar às gestões municipais o acompanhamento do apoio institucional quanto a necessidade do cumprimento dos atos normativos do sistema SUS, os gestores assumiram suas responsabilidades, elaboraram e alimentaram o SARGSUS, mais especificamente o RAG. Percebeu-se assim, a importância e o papel primordial do apoiador institucional como fundamental para qualificação da gestão municipal.
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    Dissertação
    Autoavaliação integrativa da gestão do cuidado: sentidos e significados das PICS em Nísia Floresta
    (2016-08-31) David, Nathaly Sophia Rocha Phillips; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; ; http://lattes.cnpq.br/1168115469776875; Sousa, Islândia Maria Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/2156250277158191; Villar, Rosana Lucia Alves de;
    A reforma sanitária, instituída no Brasil a partir de 1988, traz como um dos princípios basilares do Sistema Único de Saúde - SUS a atenção integral em saúde. Uma das políticas estruturantes para este cuidado integral é a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, publicada no Brasil desde 2006, que incorpora como dispositivo a clínica ampliada e traz uma nova proposta de cuidado no âmbito da saúde. O Município de Nísia Floresta encontra-se em processo de implantação da sua Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PMPIC. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação de cunho analítico etnofenomenológico com abordagem sociopoética, que tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação da PMPIC/Nísia Floresta – RN, à luz dos sentidos e significados apontados pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família (grupo pesquisado) e como isso influenciou na gestão do cuidado em saúde. Como estratégia metodológica para coleta dos dados foi organizado pela autora um Ateliê Humanopoiético de Autoavaliação Integrativa-AHAI. Os resultados do estudo apontam para a importante mudança no modelo de atenção no município de Nísia Floresta a partir da implantação da PMPIC. Avanços foram identificados nos aspectos legais e protocolares da gestão do Cuidado no município. O Cuidado integrativo humanescente, introduzido pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família do município, fortaleceu a transdisciplinaridade e integralidade, a adoção de novas tecnologias que atendem aos pressupostos da PMPIC, da Clinica ampliada e da Política Nacional de Humanização.
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    Dissertação
    C&D integrativo: contribuições para o cuidado da criança em uma unidade básica de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Lima, Thallita Monalisa Sizenando Souza; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/9665122510572366; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, João
    O desenvolvimento psicomotor infantil pode ser afetado por diversos fatores, sendo observada no cotidiano da Unidade Básica de Saúde do Góes, zona rural do município de Apodi no Rio Grande do Norte, um considerado número de queixas das mães relacionadas ao desenvolvimento infantil. Neste sentido, a Equipe de Saúde da Família adaptou o processo de avaliação do cuidado no Programa de Crescimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde para um Método Integrativo, através de ações lúdicas, ambiente humanescente e produção de dois manuais com orientações para auxiliar e empoderar os pais e/ou cuidadores nas demandas, intitulando-o de “C&D integrativo”. O presente estudo é do tipo PesquisaAção de cunho avaliativo, com abordagem qualitativa de análise antes e depois da implantação do C&D integrativo. Os dois manuais contêm, de forma lúdica interativa, orientações específicas para auxiliar os pais e/ou cuidadores nas atividades de estimulação do desenvolvimento psicomotor e no entretimento das crianças, além de receitas rápidas, fáceis e baratas para auxiliar as mães na utilização de alimentos frescos, produzidos pelos próprios moradores da região. Destaca-se, ainda, a realização de atendimento multiprofissional integrativo durante as consultas. São sujeitos da pesquisa as mães de crianças de 12 a 48 meses que relataram algumas dessas queixas de alterações comportamentais. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. A avaliação dos dados foi pautada nas etapas da análise de conteúdo de Bardin (2011). Este trabalho foi submetido à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL), sendo aprovado sob o protocolo nº 5.078.004, conforme resolução 466/12. Através desse estudo buscou-se inovar e avaliar, de forma integrativa, o processo do cuidado com a criança na Unidade Básica de Saúde, visando o fortalecimento do vínculo da equipe com os familiares e um melhor acompanhamento do desenvolvimento da cognição e psicomotricidade, além de disponibilizar dois manuais produzidos pela equipe para o uso das mães e cuidadores dessas crianças.
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    Dissertação
    Condições de trabalho dos profissionais de enfermagem em hospitais no Brasil: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-14) Uchôa, Cristiane Costa; Vieira, Henry Walber Dantas; https://orcid.org/0000-0002-6194-6452; http://lattes.cnpq.br/3705501859728866; http://lattes.cnpq.br/8560689486758129; Rocha, Esron Soares Carvalho; Sampaio, Ana Tania Lopes; https://orcid.org/0000-0003-4851-7511; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Junior, Jose Jailson De Almeida; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396
    A saúde dos trabalhadores da saúde possui uma estreita relação com as condições de trabalho. A enfermagem é considerada uma das ocupações com maiores riscos de tensão e adoecimento. O estudo terá como objeto investigar a relação entre as condições de trabalho e a saúde dos profissionais de enfermagem na rede hospitalar no Brasil. Tratará de um estudo de revisão integrativa da literatura, as buscas ocorrerão na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Serão incluídos artigos disponíveis no período de 2017 a 2022, por meio dos descritores: Profissionais de Enfermagem; Condições de trabalho; Hospitais no Brasil; Saúde do trabalhador. A partir desta pesquisa serâo apresentados os estudos selecionados segundo autores, objetivos, tipo de estudo, resultados e conclusões. Assim, essa pesquisa servirá como base para compreensão dos fatores que interferem na saúde dos profissionais de enfermagem que trabalham em ambiente hospitalar e impulsará políticas públicas que englobam esta questão, servindo de base para estudos futuros
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    Dissertação
    Contribuição da auriculoterapia na saúde mental de cuidadores do Programa Melhor em Casa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Pegado, Stephany Araújo Magalhães Coutinho; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; https://orcid.org/0000-0002-8277-7790; http://lattes.cnpq.br/2616940739856884; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, João
    O cuidador é uma peça fundamental no processo do cuidado. O Programa Melhor em Casa, como um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), atua em consonância com a tríade famíliacuidador-domicílio permitindo uma clínica ampliada singular e integrada. Considerando a auriculoterapia como uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) oficialmente inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), o presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição da auriculoterapia na saúde mental de cuidadores familiares de pessoas acamadas cadastradas no SAD do município de Assú-RN. Trata-se de uma Pesquisa-Ação com estudo avaliativo, do tipo antes e depois, realizado no período de novembro de 2021 a janeiro 2022. Foram analisados 12 casos de cuidadores familiares, antes e após sessões de auriculoterapia, seguindo o Protocolo de Acolhimento Integrativo Humanescente (PAIH). Os dados foram coletados antes e após a intervenção terapêutica de aplicação da auriculoterapia, o que possibilitou, inicialmente, um estudo de perfil, seguido da escuta e análise de conteúdo realizada conforme Bardin (2009). A pesquisa foi aprovada no comitê de ética em pesquisa (CAAE: 51956921.7.0000.5292). Os resultados apontaram significativa melhora no bem-estar e no estado emocional e físico dos cuidadores familiares analisados. Concluímos que a auriculoterapia miniminiza os efeitos dos fatores estressores externos à saúde integrativa do Cuidador Familiar. Demonstrou-se bastante eficaz no uso em Atenção Domiciliar e espera-se que este estudo intervencionista incentive novas pesquisas voltados para o uso das PICs, assim como para este público específico, pois a literatura carece de intervenções direcionadas ao Cuidador Familiar.
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    Dissertação
    A contribuição da auriculoterapia para saúde dos trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial no contexto da pandemia do Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Morais, Ana Karoliny Gomes de; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/9594130907323913; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; Bosco Filho, João
    Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição da auriculoterapia para saúde dos trabalhadores da saúde de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do tipo 1, no contexto da pandemia do COVID-19. Diante do cenário de pandemia tem se evidenciado a necessidade primordial do cuidado e proteção dos que estão à frente do cuidado em saúde. A auriculoterapia como um recurso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), oficialmente instituída no Sistema Único de Saúde (SUS), e já evidenciada como eficaz, foi uma aliada para esse processo de cuidar. O trabalho tratou-se de uma pesquisa-ação com estudo de avaliação do tipo antes e depois, de abordagem qualitativa. Participaram do estudo dez trabalhadores/trabalhadoras do Caps 1 de Apodi/RN. A intervenção ocorreu no período de novembro a dezembro de 2021. Os resultados evidenciaram melhoras significativas no estado geral dos trabalhadores/trabalhadoras, oportunizando expressão de sentimentos no cenário de pandemia covid-19. A maioria dos entrevistados não tinha realizado a auriculoterapia antes da prática. Quando submetidos à Auriculoterapia todos os trabalhadores relataram a melhora da intensidade dos sintomas apresentados. Referiram sentir-se valorizados e acolhidos. Destacaram a prática como espaço para escuta. Foram evidentes as contribuições da auriculoterapia na melhoria da saúde física e mental dos trabalhadores pesquisados.
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    Dissertação
    Dança circular como prática integrativa e complementar: contribuições para a promoção da saúde
    (2016-08-31) Silva, Jeane Oliveira Ramos da; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; ; http://lattes.cnpq.br/7918692012616035; Franco, Anamelia Lins e Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0716408704899571; Silva, Georgia Sibele Nogueira da; ; http://lattes.cnpq.br/1062059652170019; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
    Considerando a reforma Sanitária brasileira, que institucionalizou através do Sistema Único de Saúde - SUS a Atenção Integral à Saúde, a Portaria GM/MS Nº 971/2006, que implantou as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS, e a necessidade dos usuários do SUS, dos profissionais de saúde e da gestão de utilização de práticas integrativas promotoras da saúde no serviço, este estudo, do tipo Pesquisa Ação Existencial-PAE, visa a analisar e descrever, à luz da abordagem Sociopoética, como os Ateliês de Dança Circular para profissionais de saúde poderão promover saúde, e contribuir com o reconhecimento e expansão desta prática na rede de serviços do SUS. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Natal/RN com um grupo de 15 profissionais de saúde do SUS. Os dados foram coletados através de três instrumentos metodológicos: questionários, diário vivencial e grupo focal. Visou-se conhecer as sensações e emoções expressadas pelos profissionais da saúde participantes dos Ateliês de Dança Circular; identificar a influência das Danças Circulares na promoção da saúde das participantes; e avaliar como as experiências vivenciadas na Roda de Dança Circular poderão contribuir para o reconhecimento e a expansão desta prática como uma PIC no âmbito da rede municipal de saúde de Natal. Como principal referencial teórico, foram utilizados o Paradigma da Salutogênese e a Visão Sistêmica da vida. Conclui-se que um conjunto de fatores salutogênicos presentes no Ateliê Dança Circular promoveram a saúde dos profissionais de saúde ao proporcionarem: equilíbrio, expansão da consciência, ludicidade e criatividade. Além disso, expandiu-se a utilização e reconhecimento da Dança Circular como Prática Integrativa e Complementar na rede de serviços do SUS, possibilitando a continuidade com a implantação da roda permanente de Dança Circular da SMS - Natal/RN: Roda Mandala de Luz.
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    Dissertação
    Dimensionamento da força de trabalho nas instituições públicas de saúde: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-25) Mello, Cristiane Cruz dos Santos; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/5776532686288706; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Silva, Patricia Ferras Araújo da; Villar, Rosana Lucia Alves de
    Esta pesquisa trata de umas das práticas mais potentes e complexas da gestão do trabalho em saúde: o dimensionamento de pessoal. Os objetivos deste estudo consistem em evidenciar as contribuições do dimensionamento para a gestão do trabalho nas instituições públicas de saúde; identificar a produção científica referente ao dimensionamento na área de gestão do trabalho em saúde; refletir sobre as metodologias de dimensionamento utilizadas nas instituições de saúde. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre a temática dimensionamento da força de trabalho, com ênfase na área da saúde. O propósito de identificar experiências e as contribuições do dimensionamento, aprofundando conceitualmente sobre o tema tem como imagem-objetivo apresentar ao gestor da Secretaria de Saúde, um instrumento de planejamento que, quando aplicado, poderá evitar o provimento excessivo de profissionais, identificar possíveis insuficiências relacionadas ao quantitativo de pessoal, levantar informações técnicas necessárias para ampliar as competências gerenciais e apoiar a tomada de decisão dos gestores, na perspectiva de garantir a melhor execução dos trabalhos e eficiência na prestação de serviços. Acredita-se que a sistematização e análise das experiências referentes à prática de dimensionamento de pessoal em saúde, registradas na literatura, possam ajudar as secretarias de saúde que ainda não elegeram tal prática a iniciarem os seus processos de implantação.
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    Artigo
    Educação em saúde envolvendo cuidadores de idosos no ambiente domiciliar
    (2014-04) Nunes, Vilani Medeiros de Araujo; Sampaio, Ana Tania Lopes; Nogueira, Duanna Damaeska; Almeida Junior, Helano Jáder Batista de
    O presente relato visa compartilhar a experiência adquirida por discentes de medicina durante o estágio supervisionado em Saúde Coletiva em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o Projeto “Semana da melhor idade: promovendo saúde e multiplicando o cuidado”. Por intermédio de oficinas e rodas de conversa, foram desenvolvidas ações para a capacitação de cuidadores informais de idosos em ambiente domiciliar. Para tanto, contou-se com o papel multiplicador dos agentes comunitários de saúde (ACS), bem como dos demais integrantes da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Entre as contribuições desse projeto, destaca-se a aquisição de habilidades e competências para a formação do médico generalista, tais como: a integração ensino-comunidade; a organização de atividades em educação em saúde; e o aperfeiçoamento técnico/humanístico no cuidado integral ao idoso. Conclui-se que este projeto foi capaz de alcançar o intuito inicial proposto, indo para além dos muros teóricos da universidade e compartilhando com a comunidade conhecimentos adquiridos na graduação
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    Dissertação
    Graduação em saúde coletiva: o que dizem os Projetos Pedagógicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Mendonça, Paula Beatriz de Souza; Castro, Janete Lima de; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; http://lattes.cnpq.br/2334430734926679; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120; http://lattes.cnpq.br/9953301230987878; Pinto, Isabela Cardoso de Matos
    O objeto de estudo desta dissertação é a formação do sanitarista no nível de graduação. Delimita-se na história dos cursos de graduação em Saúde Coletiva e no desenho formativo realizado para a nova profissão. Objetiva-se analisar a formação na graduação em Saúde Coletiva dos cursos existentes no Brasil à luz dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório com abordagem documental, utilizando o método da análise de conteúdo, na modalidade temática segundo a técnica de Minayo (2014). Os resultados demonstram uma abertura gradual dos cursos, com concentração entre 2008-2009, sendo o último em 2019, estão organizados nas regiões brasileiras em maior número na região norte, com 27.3%. A maioria dos cursos segue ou se adequou às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCNsCGSC), com predominância de carga horária igual ou superior a 3.200 horas, duração de oito a nove semestres e média de quatro anos, com turno noturno em 45,5% dos cursos. A oferta média é de 1.864 vagas/ano, 68% dos cursos em universidades federais e 77.3% com nomenclatura bacharelado em Saúde Coletiva. Dos 18 cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), 67% são avaliados com conceito 5. A formação permite uma construção do conhecimento de forma gradativa a partir das bases da Saúde Coletiva. Os cursos articulam-se com os serviços e sistemas de saúde do SUS e com a comunidade através de aulas práticas, estágios, pesquisa e projetos de extensão fortalecendo o contato prático dos alunos com situações reais de saúde da população. Conclui-se que, embora o país esteja em uma crise na educação superior, os cursos de graduação em Saúde Coletiva apresentam-se na contramão dessa realidade. Não obstante, as DCNsCGSC não estejam em vigor pela não publicação pelo MEC em Diário Oficial, os cursos estão em convergência com as mesmas. A formação segue as bases da Saúde Coletiva, de modo que cumpre o objetivo de fortalecimento do SUS para a formação de recursos humanos em saúde.
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    Dissertação
    Melhoria da qualidade da assistência farmacêutica em um município do oeste potiguar, Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-28) Gurgel, Genilson Pereira; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/4868479670569218; Nobre, Thaiza Teixeira Xavier; https://orcid.org/0000-0002-8673-0009; http://lattes.cnpq.br/2813639308023253; Moreira, Francisca Sueli Monte
    Avanços foram conquistados a partir da publicação da Política Nacional de Medicamentos (PNM), da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, do Pacto da Saúde e do Decreto 7.508 de 2011. No entanto, estudos apontam fragilidades no modelo vigente da Assistência Farmacêutica, dificultando o atendimento aos princípios propostos pelo Sistema Único de Saúde, através das Redes de Atenção à Saúde (RAS), e tendo como desafio superar a fragmentação dos serviços. O presente estudo teve como objetivo avaliar a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica no Município de Apodi/RN, Brasil, após a implantação de um ciclo de melhoria da qualidade. É uma Pesquisa-Ação com estudo de avaliação antes e depois. A análise dos critérios e indicadores construídos foi realizada no Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE). Foram avaliadas 14 unidades de dispensação de medicamentos, sendo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Central de Abastecimento. Para cada avaliação foi atribuído um intervalo de confiança (IC) de 95%. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer 5.077.998 (CAAE: 50990921.9.0000.5292). Como resultados, obtiveram-se a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos e de Procedimento Operacional Padrão (POP); implementação do sistema HÓRUS; contratação de mais um farmacêutico para a implantação de ações de Assistência Farmacêutica. O estudo demonstrou a efetividade de um plano de melhorias na qualidade da Assistência Farmacêutica do Município de Apodi/RN, Brasil.
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    Dissertação
    Melhoria da qualidade em um serviço de práticas integrativas e complementares em saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-16) Souza, Joyce Wadna Rodrigues de; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; http://lattes.cnpq.br/4967737996463963; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso; http://lattes.cnpq.br/8370816933569932; Fernandes, Marcelo Costa; http://lattes.cnpq.br/7409130137153860
    Introdução: A atenção integral é uma das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde, nesse aspecto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foram introduzidas oficialmente no SUS em 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Por outro lado, a experiência do paciente é essencial para o avanço da atenção centrada na pessoa, contemplando aspectos que permeiam as sensações e percepções, podendo assim averiguar até que ponto se o paciente recebe cuidados que sejam respeitosos e condizentes com as suas preferências, necessidades e valores individuais. Faz-se importante agregar essa avaliação da experiência do paciente ao cenário das PICS, atentando para elementos fundamentais da qualidade do cuidado em saúde, como a eficiencia, acessibilida e a segurança da assistência que permitem serem mensurados por indicadores de qualidade. Objetivo: Propor indicadores de qualidade para implementação em Serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem metodológica propositiva, no sentido de orientar a realização de um ciclo de melhoria com enfoque no monitoramento da qualidade institucional, a partir da apresentação de indicadores de qualidade em um serviços de PICS no SUS. Alem disso, a pesquisa foi desenvolvida com base em uma versão adaptada das diretrizes do Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE), permitindo fazer uma análise qualitativa dos critérios e indicadores construído. O cenário do estudo foi o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), vínculado ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Centro de Ciencias da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com parecer nº 3.744.495 Resultados: O delineamento dessa pesquisa permitiu a realização das seguintes etapas: Diagnóstico situacional/Identificação da oportunidade de melhoria, através da aplicação da técnica de grupo nominal, matriz de priorização e observação não participante, selecionando-se a oportunidade de melhoria a ser trabalhada; em seguida foi feita uma análise do problema de qualidade, através do diagrama de causa e feito de Ishikawa, selecionando as causas modificaveis e não modificaveis; a partir disso foram construidos sete de critérios para avaliar a qualidade, e desses sete critérios surgiram sete indicadores de qualidade relacionados a dimensões e aspectos da qualidade. Foi confeccionado um instrumento de avaliação dos respectivos critérios; para adiante proceder-se a elaboração de um estudo sobre o nível de confiabilidade dos critérios e indicadores de qualidade, permitindo a construção de um indicador composto que agrupasse os sete subindicadores de qualidade construidos anteriormente, e assim pudesse revelar a experiência do paciente no serviço através da agragação e do percentual de cumprimento desses; foram também elencadas as propostas de intervenção oportunas para melhoria contínua; como também o procedimento padrão para coleta e análise dos dados dos indicadores; por fim, o monitoramento dos resultados foi elencado como uma ferramenta ideal para manuntenção da qualidade do serviço. Conclusões: A construção e mensuração de indicadores e critérios de qualidade em serviços de PICS no Brasil é primordial para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do processo de trabalho, visto que identificar a percepção e fazer uma correlação com a satisfação das expectativas do usuário do serviço, bem como trazer aos profissionais a oportunidade de projetar suas ações com base na necessidade do serciente, da comunidade e nas competências profissionais, é essencial para a melhoria contínua de qualquer serviço de saúde. No cenário das práticas integrativas, voltado para a implementação das tecnologias do cuidado interacionais, isso é primordial, visto favorecer o fortalecimento das relações sociais, da criação de vínculo, e da possibilidade de identificação dos reais problemas existentes.
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    Artigo
    Multidimensional assessment of institutionalized elderly: the reality of a brazilian institution
    (International Medical Society, 2017) Lima Neto, Alcides Viana de; Azevedo, Lívia Maria de; Mesquita, Gabriella Xavier Barbalho; Oliveira, Kamilla Sthefany Andrade de; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo; Cunha, Isabelle Cristina Braga Coutinho; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Araújo, Isabela Dantas Torres de; Lima, Jonia Cybele Santos; Soares, Angela Maria de Medeiros; Assis, Amanda Sarmento Silva Alves de; Barbosa, Maria Helena Pires Araújo; Mata, Ádala Nayana de Sousa; Dias, Jaciana Medeiros da Costa; Cruz, Anna Carolina Soares de Souza; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; Piuvezam, Grasiela; Sampaio, Ana Tania Lopes; Neves, Naedja Nara de Araújo; Santos, Renata Clemente dos
    Background: The population aging in Brazil is characterized by the accumulation of progressive disabilities in their functional activities and daily life. To consider the elderlies in his/her multiple dimensions turns out to be a critical issue to improvetheir assistance to an institu-tionalized level, improving their health and quality of life. To perform a mini-overall evaluation of institutionalized elderly person to trace their profile in relation to the socio-demographic, functional capacity, nutritional status and cognition. Methods: Descriptive study, with a cross-sectional design and quan-titative approach performed in a long - stay institution for the elderly in Natal, RN. The research was approved by the Research Ethics Com-mittee of the Federal University of Rio Grande do Norte, under opinion number 164/2011.Results: 63.3% of the elderly were female, with ages varying from 61 to 103 years. 60.0% were single; 56.7% were literate. 66.7% had no children and 55% lived with their families before the institutio-nalization. As for the institutionalization time, 63.3% resided in the institution for four years. As what concerns the aspects of health, 73.3% of the elderly presented hearing difficulties, 90% make use of medicines predominantly to diabetes and hypertension. There is clear evidence that the institutionalization has been harmful to the elderly as with regards basic activities of daily living, nutritional status and cognitive aspects. Conclusion: The progressive disability in functional activities of daily life interferes directly in the quality of life, increasing dependency and minimizing the autonomy of these individuals. It is necessary to effec-tive implementation of public policies directed to the institutionalized elderly from the perspective of effective actions for improved attention and assistance.
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    Dissertação
    A prática do yoga para saúde mental dos profissionais de saúde em meio a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Cavalcante, Debora Katielly; Bosco Filho, João; https://orcid.org/0000-0001-9041-4685; http://lattes.cnpq.br/8364324954541848; Sampaio, Ana Tania Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Nelson, Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso
    O atual cenário da pandemia por Covid-19 impactou intensamente nos modos de andar a vida em sociedade. A crise sanitária exigiu reorganizações dos processos de trabalho em saúde, em especial, daqueles que atuam na chamada linha de frente do combate ao Coronavírus. As exigências impostas no contexto do trabalho, associado aos medos e angústia vivenciados pelos trabalhadores da saúde impactaram diretamente na saúde mental destes, exigindo estratégias de cuidados eficazes. Nesse cenário, as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) surgem como importantes ferramentas de cuidado, contribuindo para a efetiva melhoria da saúde mental. Diante dessa realidade, o estudo objetiva analisar uma intervenção com yoga mediante aos impactos a saúde mental dos trabalhadores da saúde da Atenção Básica em Assú/RN que estão na linha de frente de combate a Covid-19. O estudo faz uso de uma abordagem de pesquisa interventiva, cujos dados serão analisados por um viés qualitativo. O estudo foi realizado em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas na zona urbana do município de Assú/RN e tem como investigados trabalhadores da saúde da atenção básica de duas unidades de Assú/RN. Na coleta de coleta de dados foram empregados questionários estruturados com perguntas tanto fechadas quanto abertas relacionadas à saúde mental dos trabalhadores da saúde no período da pandemia do Covid-19. O primeiro questionário foi realizado antes das atividades de intervenção com o uso das práticas integrativas e o segundo após a realização dessas atividades, visando identificar o impacto da intervenção no cuidado em saúde mental desses trabalhadores. Ademais, o estudo foi realizado sob os preceitos éticos, cujo Certificado de Apresentação de Apreciação Ética se encontra inscrita no número: 55529821.0.0000.5292, tendo obtido aprovação para sua realização. A intervenção com o yoga possibilitou uma melhora significativa, de acordo com o relatado pelos participantes, nos níveis de estresse, ansiedade cansaço físico e cansaço emocional. Nesse sentido, a intervenção por meio do yoga com os trabalhadores da saúde de duas UBS de Assu/RN, realizadas nos encontros trouxe algumas modificações para condição física, psíquica e emocional dos participantes, dentre as quais se pode destacar: maior relaxamento, maior qualidade do sono, mais autoconhecimento (mente e corpo), melhoria no humor, melhoria nas atividades laborais, diminuição da ansiedade e do estresse, equilíbrio e sentimentos positivos. Por fim, concluiu-se que o yoga é uma técnica eficaz para cuidado, prevenção e promoção à saúde mental dos trabalhadores que estiveram no enfrentamento da Covid-19 durante a pandemia e, portanto, foi fortemente impactada. É de suma importância que essas atividades possam ser realizadas de forma contínua com a equipe de saúde. Além disso, quando necessário acompanhamento médico, psicológico ou psiquiátrico, as PICs não devem substituir ou eliminar esses tratamentos, mas sim serem empregadas conjuntamente a elas.
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    Dissertação
    As redes sociais de apoio ao aleitamento materno: uma pesquisa ação
    (2016-08-31) Nóbrega, Valeska Cahú Fonseca da; Villar, Rosana Lúcia Alves de; ; ; http://lattes.cnpq.br/2551667668029298; Sampaio, Ana Tania Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Fernandes, Suzana Carneiro de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/6128746651032614
    A pesquisa discorre sobre as Redes Sociais de Apoio ao aleitamento materno (AM) em uma Unidade de Saúde da Família (USF) a partir de aportes teóricos sobre as Redes Sociais, considerada como teia de relações estabelecidas entre as pessoas e suas consequências nos comportamentos individuais e coletivos e a teoria da dádiva que desvenda a compreensão sobre interações sociais, vínculos, trocas e reciprocidades que fazem circular bens simbólicos essenciais à constituição de laços fortalecendo a rede e a prática da amamentação. Teve como objetivo geral analisar as Redes Sociais de apoio para o estimulo ao AM e desenvolver ações na perspectiva do seu fortalecimento; e como objetivos específicos: mapear as Redes Sociais de Apoio de mulheres no ciclo gravídico puerperal, desenvolver ações educativas para o estímulo ao AM envolvendo as Redes Sociais de Apoio e analisar os resultados das ações educativas conforme a visão dos participantes. A pesquisa foi do tipo pesquisa ação desenvolvida em quatro fases: a fase exploratória, a fase de planejamento, a fase da ação e a fase de avaliação, com abordagem qualitativa. Teve como cenário a área adstrita a USF – Centro, no município de Parnamirim, estado do Rio Grande do Norte, e os sujeitos da pesquisa foram constituídos por oito mulheres em fase de amamentação exclusiva. Os dados foram coletados nas diferentes fases através de entrevistas, registros do diário de campo e grupo focal. Foram analisados através da elaboração de ecomapa; relato das ações desenvolvidas e utilização da técnica de analise temática de conteúdo. Os resultados revelaram que a família nuclear possui uma relação muito forte com as nutrizes destacando o parceiro (pai) e a mãe (avó) como integrantes mais influentes na rede social das mesmas. As ações educativas realizadas se constituíram de três tipos de atividades que se complementaram: as visitas domiciliares, as rodas de conversas e a interação de um grupo virtual com a utilização do aplicativo WhatsApp que foram motivadoras do fortalecimento da rede, contribuindo para incentivar a continuidade do aleitamento materno. A análise das vozes dos sujeitos participantes afirmou a importância da Rede de Apoio para a prática do aleitamento materno, envolvendo relações de trocas e pessoalidade nas quais circularam dádivas positivas, gerando sentimentos de reconhecimento, afeto, solidariedade e satisfação por terem vivenciado a experiência.
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    Tese
    Universo encantado do cuidado na autopoiese docente: uma viagem epistemológica transdisciplinar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-22) Sampaio, Ana Tania Lopes; Cavalcanti, Kátia Brandão; ; http://lattes.cnpq.br/9326940913150585; ; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; Moura, Abigail; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790008P5&dataRevisao=null; Moraes, Maria Cândida Borges de; ; http://lattes.cnpq.br/5438109402800417
    A transição sanitária vivenciada no modelo de atenção brasileiro demanda uma metamorfose no ser humano e na sociedade, colocando novas exigências no âmbito da saúde e da educação. A Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (Facex), ciente de suas responsabilidades com o Sistema Único de Saúde (SUS), que traz o princípio da integralidade como seu eixo estruturante, ousou implantar um curso de Enfermagem pautado no pensamento complexo e na Pedagogia Vivencial Humanescente, com proposta curricular inter/transdisciplinar. Para implantação da proprosta não era suficiente reformar o pensamento dos educadores. Era necessário corporalizar novas práticas pedagógicas que visassem à formação integral do ser humano. Foi neste contexto que surgiu o Ateliê de Formação Humana Autopoiética, espaço de autoformação do educador, onde se desenvolveu uma Pesquisa-Ação Existencial (PA-E) que possibilitou vivenciar, descrever e analisar como a formação humana autopoiética dos educadores poderia contribuir para a prática educativa humanescente do projeto curricular transdisciplinar. Foram trabalhados, nos encontros, saberes necessários à prática transdisciplinar: 1º Encontro - saber criar; 2º Encontro - saber reconhecer as leis da natureza com ênfase na teoria da complexidade; 3º Encontro - saber organizar; 4º Encontro - saber autoestruturar-se; 5º Encontro - saber escolher; 6º Encontro -saber inovar; e 7º Encontro - saber trocar. Próxima de uma perspectiva autobiográfica, optouse pela possibilidade metafórica para narrar as estratégias e os caminhos percorridos pela autora e aprendiz, na companhia do Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, em busca de uma prática pedagógica sensível, complexa, transdisciplinar, que promova o reencantar da educação. O percurso envolveu cinco conexões metodológicas: a revisão de literatura, que contextualiza a formação para o cuidado na graduação em Enfermagem; o estudo das aprendizagens que impulsionam a formação humanopoiética, com ênfase na relação que envolve a complexidade e a corporeidade no processo educativo transdisciplinar, destacando a análise do que é aprender, a partir das descobertas das biociências e das recentes teorias da cognição de Maturana e Varela; a descrição do currículo transdisciplinar do curso de Enfermagem da Facex e do Ateliê de Formação Humana Autopoiética, com ênfase na Pedagogia Vivencial Humanescente; o relato dos sete encontros dos Ateliês (casulo), com o registro das vivências e da escuta dos educadores (Borboletas luminescentes); e as reflexões finais com as aprendizagens oportunizadas. Através das experiencialidades vividas pelas expressões e falas, os educadores afirmam a influência dos Ateliês para suas práticas educativas, destacando-o como espaço de auto-organização, criação, aprendizagem e encantamento, sendo possível identificar o Ateliê como lugar de metamorfose necessário à implantação de um currículo transdisciplinar. Os saberes emergentes do estudo apontam para a necessidade de espaços permanentes de autoformação, em que o educador aprende com sua corporeidade, entre processos cognitivos e vitais, tendo nas vivências do seu processo formativo a oportunidade de atuar sobre as dimensões do saber e do ser
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