Navegando por Autor "Salles, Nara Graça"
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Dissertação Arte do patrimônio campinense: mediação do ensino de arte por meio de projeto(2017-02-20) Oliveira, Illian Narayama Rocha; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; http://lattes.cnpq.br/1259519940225066; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Esta pesquisa apresenta uma análise reflexiva sobre o ensino de Arte a partir de uma experiência vivenciada de intervenção nas aulas de Arte, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande na Paraíba. A partir do depoimento de alguns alunos desta escola sobre inquietações e desmotivações nas aulas de Arte, foi desenvolvida a proposta de ensino por projeto com uma das turmas da escola, a fins de sanar os problemas citados pelos alunos. Foi escolhido este método de ensino por ser uma nova proposta de aula dentro da escola e que permitiu variadas ações com a turma do 1° ano G no ano de 2012. Para tanto foi fundamental recorrer ao estudo sobre o ensino através de projeto, em que consiste essa prática, com quem e quando surge as ideias desse tipo de ensino, através do conhecimento dos educadores mais referenciados nesse tipo de proposta, Willian Kilpatrick e Fernando Hernández. Foi escolhido o tema eixo a ser trabalhado no projeto a partir de conversas com a turma envolvida, sendo em torno da Educação Patrimonial, que acarretou numa análise mais coesa dentro da ideia do ensino por projeto, pois foi a partir desse tipo de proposta de ensino que possibilitou chegar aos resultados refletidos nessa pesquisa, e contribuindo para a discussão do entendimento do processo educacional como mediação entre patrimônio cultural, ensino e a escola; e a escola como patrimônio. A pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa elegida para a análise desse processo, por ter como foco a resolução de problemas e participação ativa do pesquisador. Com esta pesquisa, possibilitou perceber que o uso da proposta de ensino por projeto apesar das dificuldades encontradas no ensino público, é possível, e trabalhar temas que envolve a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade a partia das aulas de Arte.Dissertação O ator que canta um conto: a manipulação de parâmetros musicais na voz do ator(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-12) Souza, Mayra Montenegro de; Rocha, Vera Lourdes Pestana da; ; http://lattes.cnpq.br/9099824354079522; ; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Costa, Valério Fiel da; ; http://lattes.cnpq.br/5177466124567380Esta pesquisa se deu a partir de uma investigação sobre a fala teatral. Através de uma metodologia empírica que analisou uma experiência prática de construção de uma encenação e de pesquisa bibliográfica, a atriz/pesquisadora investigou possibilidades de manipulação de parâmetros musicais como recursos no processo de criação da voz do ator. A atriz/pesquisadora procurou unir teoria e prática, movida pelo desejo de buscar uma expressão vocal em cena que se concretizasse como movimento vivo e transformador. Este trabalho contém também o relato de experiências pedagógicas, nas quais a atriz/pesquisadora explorou estratégias para ensinar a apropriação de parâmetros da música na construção do trabalho vocal do ator. Verificando que a fala teatral está mais próxima do canto do que da fala cotidiana, ela concluiu que o ator pode compor música assim como o faz um compositor de música no processo de criação de suas partituras vocais. Por isso, constatou que é de fundamental importância um treinamento musical na formação do ator.Dissertação Caldo do caldo: memória do espetáculo de dança paraibano caldo da cana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-22) Amorim, Rafaella Lira; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193Esta pesquisa investigou o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que incluiu coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática que transpõe o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado, para este momento, a construção de um duo de dançaDissertação Cartas de amor e violência: um estudo sobre a existência das mulheres a partir da tragédia shakespeariana(2019-05-07) Nascimento, Fernanda Cunha; Salles, Nara Graça; ; ; Machado, Lara Rodrigues; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;Esta pesquisa é produto de uma investigação teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor inglês William Shakespeare e da morte das mulheres como elemento decisivo da tragédia, mediante a análise de três obras do autor: Tito Andrônico (1594), Hamlet (1601) e Otelo, O mouro de Veneza (1604). O trabalho se detém à análise dessas três obras para compreender os seguintes pontos: o silenciamento feminino, o direito da mulher sobre seu corpo e as reverberações da representação do feminino morto. O estudo sobre a morte feminina nas tragédias é realizado a partir da análise dos escritos de Nicole Loraux e do estudo de teóricas feministas, principalmente Naomi Wolf, sobretudo ao que concerne ao mito da beleza e a representação social feminina. Além disto, aborda-se a construção de um espetáculo cênico com base nestes estudos, para isto a principal base é a compreensão da construção da masculinidade, porque, aliado a compreensão do feminino, podemos tecer um panorama mais completo da violência que recai sobre a mulher. A partir dos estudos das três personagens das peças mencionadas, Lavínia, Ofélia e Desdêmona, da análise das mortes das mulheres na literatura e em alguns casos reais e da construção dramatúrgica deste objeto cênico, busca-se a compreensão da violência e do amor que recai sobre as mulheres tanto na vida, quanto na dramaturgia.Dissertação A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-14) Rodrigues, Márcio Alessandro Nunes; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; http://lattes.cnpq.br/0894127576021459; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Caramella, Elaine da Graça de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/5717548316748653Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os estilos de representação são mesclados uns com os outros. Discorreremos no primeiro capítulo sobre o teatro composto de fragmentos, e percorreremos pistas através das estratégias de alguns encenadores nos caminhos da cena contemporânea. No segundo capítulo buscamos procedimentos e conceitos de Atmosfera de Mikhail Tchekhov (TCHEKHOV, 1996), e a transição de aspecto-a-aspecto de Scott McCloud (2005). Na terceira parte descrevemos a observação do experimento realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Regional do Cariri, em Juazeiro, Ceará, no ano de 2010. Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, observarmos que a escrita cênica final do experimento, denominado Toque-me , e a apresentação nas cidades do Crato e Barbalha, no mês de agosto de 2010, continham elementos das estratégias do teatro de fragmentos e os conteúdos conceituais do teatro contemporâneoDissertação Corpos diferenciados e o processo de criação da performance Kahlo em Mim Eu E(m) Kahlo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-04) Oliveira, Felipe Henrique Monteiro; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/0966376193843685; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Silva, Eliana Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9878253301775115A dissertação tem como objetivo realizar uma averiguação sobre o fazer artístico na existência dos seres humanos com corpos diferenciados na sociedade, em diferentes momentos históricos. Neste sentido e com base neste panorama, o estudo elabora uma descrição sobre a produção de estigmas e a forma como eles se instauram, se propagam e interferem na sociabilidade entre os seres humanos considerados normais e os com corpos diferenciados. No que tange as artes cênicas, o texto faz uma descrição acerca da participação dos artistas com corpos diferenciados na cena, especificamente do freak show e no teatro pós-dramático. O texto também investiga aspectos da biografia e da obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo, os quais fundamentam os procedimentos metodológicos e produzem aportes para o processo criativo da performance Kahlo em mim Eu e(m) Kahlo , que consiste na investigação da prática da cena na dissertaçãoTCC Cosplay e Arte Visual: do personagem à fantasia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-07-07) Bordonalli, Mariana Saraiva Alves; Tavares, Rogério Junior Correia; Tavares, Rogério Junior Correia; Salles, Nara Graça; Vasconcelos, Victor Cavalcante Lira deEste Trabalho de Conclusão de Curso tem objetivo de apresentar as praticas cosplay e suas inter-relações com a área de Artes Visuais a partir de uma comunidade jovem local e suas interfaces regionais. Foi desenvolvido com suporte nessas vivências e realizado a partir de entrevistas e levantamento bibliográfico sobre as práticas cosplay na cidade de Natal, RN e evento promovido por comunidade cosplayer em Fortaleza, CE. Justifica-se a partir do levantamento das questões referentes a um meio de expressão ainda pouco explorado, além de traçar um histórico com as experiências e expressões estéticas adotadas, contextualizar e afirmar as características peculiares das atividades inerentes aos Cosplays, bem como seu potencial de inserção na chamada Economia da Cultura. São apresentados relatos e exemplos do método de trabalho, descrição das características dos Cosplays, a forma de produção artística, dados sobre a realização das exposições, concursos de cosplay, desfiles e eventos de animação da cultura pop, demais atividades estabelecidas. Desta maneira, situa-se a relevância do papel do cosplay como entretenimento, na sua condição de atividade artística e também de seu papel cultural, a partir de seus desdobramentos, suas dinâmicas e possibilidades, abrindo-se, assim vias para novas leituras, interpretações e reflexões.Dissertação Criação em processo no espetáculo Ethnotron-Ghetto Experimen(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Rodrigues, Isabelle Ingrid Freitas; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/7188496940008095; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193Este trabalho investigou o processo criativo do espetáculo Ethnotron-Ghetto Experiment, do Coletivo paraibano Tribo Éthnos, fundado na década de 1990 e ainda em atividade. A estratégia metodológica se dá através de estudos descritivos, valendo-se da teoria e prática de diversas linguagens artísticas presentes na obra apontada: artes visuais, performance, literatura e histórias em quadrinho; em ações realizadas pelo Coletivo ao longo dos anos, objetivando descrever e analisar o processo de criação do referido espetáculo de dança, através da minuciosa coleta de dados por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas, e da pesquisa e captação de materiais audiovisuais. A Tribo Éthnos destaca-se na cena local na cidade de João Pessoa, e estadual, na Paraíba, visto que, nesse longo percurso de existência, além da preocupação em fundir muitas formas artísticas, bem como os artistas da Paraíba, aglutina pessoas que fazem arte em outros países e faz das danças urbanas algo instigante. A Tribo ainda preocupa-se com a troca de saberes através de palestras, oficinas, cursos e intercâmbios. A dissertação investiga o processo de criação dos artistas e, especificamente, dos dançarinos, utilizando-se principalmente do conceito de work in progress, proposto por Renato Cohen, e aplicado ao espetáculo estudado. Apresentam-se descrições dos movimentos coreográficos, do espetáculo de dança paraibano Ethnotron-Ghetto Experiment, de Dança de Rua da Era Funky, especificamente, com estilos como popping, waving, animation, strobing, floatine/ slidini, tiokine, trebing, breaking, waving, sliding, entre outros, visto serem estes parte integrante do processo de criação. Tais estilos remetem ao ilusionismo ou ao mimetismo, sugerindo, em seus movimentos truques, câmeras lentas, flutuações com os pés, entre outros. Segundo Valmir Vaz, o Coletivo, através do espetáculo, busca a integração dos corpos, procura uma libertação individual e sugere uma sensação de querer voar nas coreografias/cenas. Abordam-se os aspectos do processo criativo: o espaço cênico, o trabalho corporal, a sonoplastia e a roupa/indumentária. Trabalha-se o conceito do corpo virtual de José Gil no aspecto do corpo cênicoArtigo A dança contemporânea no corpo diferenciado e a poética de Antonin Artaud(Universidade Federal da Bahia, 2012) Salles, Nara GraçaO artigo discute questões relacionadas aos corpos diferenciados nos processos de criação cênica, pontuando historicamente como este corpo foi visto nas artes cênicas ao longo dos séculos. Propõe uma articulação com o teatro artaudiano na perspectiva da alteridade do corpo colocada na cena tanto na dança quanto no teatro contemporâneo.Dissertação Dançando às avessas: relatos de um processo de criação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-17) Silva, Sandro Souza; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Curi, Alice Stefania; ; http://lattes.cnpq.br/9146481096222653; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052O termo corpo sem órgãos está presente em um poema do escritor, ator e encenador francês Antonin Artaud, escrito em 1947 e intitulado: Para Acabar com o Julgamento de Deus. Busco, nesta dissertação, a partir do que chamamos escrita cênico- investigativa, problematizar este termo e suas relações possíveis com o teatro e também com alguns aspectos da mítica hindu. Uno à idéia do corpo sem órgãos o corpo em transe presente nas histórias de um mestre indiano chamado Caitanya Mahaprabhu. Estas idéias, juntamente com o desenvolvimento de práticas que partem de alguns princípios da Antropologia Teatral, são estímulos para um processo de criação que destaca o trabalho de preparação e criação corporal do ator. As articulações entre os conceitos e a prática suscitam discussões onde me coloco como ator-pesquisador em processoArtigo El actor con cuerpo diferenciado y la poética de Antonin Artaud(Universidade de Buenos Aires) Salles, Nara Graça; Oliveira, Felipe Henrique MonteiroEste artículo aborda las cuestiones relacionadas con la alteridad del cuerpo en los procesos de la creación artística, especialmente en las propuestas escénicas pues observamos que, en la actualidad, en distintas esferas públicas y privadas, se discute acerca de cuáles son las formas más adecuadas para instaurar la reflexión y la práctica en torno de la diversidad humana en sociedad. Sin embargo, el reconocimiento y la aceptación de la desigualdad chocan constantemente con el deseo de garantizar una posible homogeneidad social, que generalmente se produce a partir de la aversión a la diferencia como una manera de lidiar con la situación: la similitud no es posible en la medida en que las diferencias siempre estarán presentes en la esfera humana. Esto hace que el ideal de la inclusión social, muy a menudo postulado, tenga dificultades tanto para ser construido como para permanecer en las diferentes instancias sociales, políticas, educativas y culturales.Dissertação Entre camadas: processos de criação em procedimentos de instaurações cênicas(2019-07-30) Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes de; Salles, Nara Graça; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;Esta pesquisa tem o intuito de investigar as dinâmicas provenientes do entrecruzamento das linguagens artísticas imbricadas em processos criativos intertextuais. Trata-se de uma abordagem qualitativa que envolve os paradoxos da criação artística na contemporaneidade com seus acontecimentos simultâneos em um percurso prático e teórico, permeando intensamente as ambiguidades e imbricações arte/vida. As Instaurações Cênicas criadas pelo CRUOR Arte Contemporânea em Residência Artística no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado configuram-se como objetos de estudos e análise da criação no campo das Artes Cênicas. Introduzo a escrita dessa dissertação narrando trechos da minha vida, que me constituem enquanto artista e pesquisador. No qual menciono produções importantes do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares/NACE e da sua coligação de práticas de cena: CRUOR Arte Contemporânea. Explico o conceito de “Instauração Cênica” utilizado como procedimento metodológico criativo para a realização das práticas de cena desta pesquisa, termo este criado pela Profa. Dra. Nara Salles em sua tese de doutoramento intitulada “Sentidos: uma instauração cênica – Processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud” no ano de 2004. No primeiro capítulo abordo temas da arte e da cena contemporânea em um ambiente manicomial. O segundo capítulo relata o processo de criação das Instaurações Cênicas desAMPARO, De Aniversário e ÁGUA. Finalizo o texto propondo nos Aspectos (in)Conclusivos desdobramentos para esta pesquisa ao refletir a ressemantização da escrita corporal pelos processos vestimentares e da pele.Dissertação Felicidade à flor da pele: estudo sobre A pele de Onagro, de Honoré de Balzac(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Andrade, Sheyla de Azevedo; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/0331482355035154; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825A presente dissertação dedica-se à investigação do desejo de felicidade no livro A Pele de Onagro, de Honoré de Balzac, cujo personagem principal, Raphaël de Valentim, aceita tomar posse de uma pele mágica, com a qual consegue obter todos os desejos, sob a condição de que a cada desejo consumado, ele vai perdendo a própria vida. O romance é ambientado no século XIX - berço da modernidade - um período que passou por profundas mudanças estruturais na indústria, na tecnologia, na política e na sociedade. A obra foi analisada nas dimensões de estudos de costumes e estudos filosóficos, tomando como base o personagem principal e suas ressonâncias com o homem social. De modo que o corpus deste trabalho nos permite pensar, à luz da literatura e de pensadores que compõem as Ciências Sociais como Edgar Morin, Zygmunt Bauman, Georges Minois, Gilles Lipovetsky, Sigmund Freud e André Comte-Sponville como a felicidade pode se caracterizar como sendo um sintoma do social e o quanto de Raphaël de Valentim nos habita e nos reveste com sua própria "pele" de angústias e desejos.Dissertação O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro(2016-08-26) Vasconcelos, Cláudio Rocha; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/3614837596500618; Lucena, Laurice Maria Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2208818397552941; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.Dissertação Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-26) Nascimento, Frederico do; Ciotti, Naira Neide; ; http://lattes.cnpq.br/6380609562860913; ; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; Oliveira Junior, Antonio Wellington de;A questão da criação de encenações de matrizes híbridas tem demandado, há mais de três décadas, a atenção de diversos teóricos teatrais (COHEN: 1995; LEHMANN: 2007). O estudo de filósofos (DELEUZE & GUATTARI: 1995) tem contribuído para novas conceituações da cena. São práticas artísticas, que dependendo do contexto, vêm gerando cada vez mais, novas formas de encenação. Abordarei a contaminação causada por Antonin Artaud no teatro contemporâneo, e a questão da infecção do teatro pela performance, tomando como base o pensamento de Barbara Browning (1995), a partir da sua capacidade de penetrar e de invadir territórios, e instalar um novo sistema. Afirmo que o Grupo Totem (Recife PE) foi contaminado pela performance e analisarei duas encenações performáticas do grupo, seus pontos de convergência e distanciamento. A primeira é Ita, a busca da origem, o devir animal; a segunda é Caosmopolita, o corpo como reflexo da urbanidadeDissertação Investigação histórica sobre os trajes de cenas dos cabarés e o traje da lendária Maria Boa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Cerejeira, Jéssica de Lima Torreão; Salles, Nara Graça; https://orcid.org/0000-0002-5759-8467; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; https://orcid.org/0000-0001-8580-7388; http://lattes.cnpq.br/1908884688693590; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia deEsta pesquisa teve início a partir da vivência que antecedeu o desenvolvimento da coleção de moda feita pela autora, intitulada “Habite-me” (2015), durante a sua participação no Reallity Show Desafio Brasil Fashion, que teve como referência central a história de Maria Boa, uma figura icônica do Rio Grande do Norte. O objetivo geral da pesquisa é documentar a história dos trajes utilizados pelas mulheres, nos cabarés, ao longo da história, em especial os trajes utilizados pela lendária Maria Boa, tendo em vista que não se tem tantos registros fotográficos da época, de modo que esse estudo possa servir como referência iconográfica para os profissionais ligados a área de figurino e moda, bem como para a confecção de um traje da Maria Boa, delineando a parte expositiva desta pesquisa. Dentre os autores trabalhados nesta pesquisa, enfatizam-se os estudos do Prof. Dr. Fausto Viana (ECA/USP), reunidos no livro “O Traje de Cena como Documento”, que trata sobre o conceito do traje documental. Trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo e documental, no qual é traçado um panorama histórico da evolução dos cabarés e seus trajes ao longo da história, até chegar ao Nordeste brasileiro, onde nos deparamos com a história da lendária Maria Boa, cujo traje, um dos poucos que se tem registros, foi reproduzido e documentados, podendo posteriormente ser utilizado como figurino para produções audiovisuais e/ou teatrais. Nesse sentido, o projeto subsidiará o conhecimento científico do trabalho de pesquisa do traje, enquanto documento e sua intrínseca importância para a produção cênica.Dissertação Investigação sobre processos de criação e execução da iluminação cênica no DEART - UFRN: a experiência acadêmica como formação de um professor de teatro-iluminador(2019-07-26) Santos, Adriano Marinho dos; Salles, Nara Graça; ; ; Oliveira, Adriano Moraes de; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação versa sobre uma investigação dos processos de criação e execução da iluminação cênica nos grupos Cruor Arte Contemporânea, Arkhétypos Grupo de Teatro e Gaya Cia de Dança. Essa pesquisa pretendeu compreender como ocorre o processo de criação nos grupos e a participação dos discentes que o integram relacionando suas práticas nos grupos às disciplinas de iluminação, as quais cursaram; por entender que esses integrantes são parte fundamental na criação dos espetáculos dos referidos grupos. Escolhemos um trabalho artístico de cada um, a saber: Carmim (Cruor), Santa Cruz do Não Sei (Arkhétypos) e Almar (Gaya) para analisar de forma descritiva o processo de criação da luz e como se deu esse processo do ponto de vista participativo. Para essa discussão, nos fundamentamos principalmente nos textos dos seguintes autores: Fayga Ostrower (2014), Ronaldo Costa (2009), Valmir Perez (2007). Este estudo tem relação direta com a prática de trabalho do autor. Assim, se faz necessária uma explanação sobre minha formação na área para uma melhor compreensão do desejo por este objeto de estudo e o recorte dado. Portanto, introduziremos a pesquisa falando sobre a metodologia utilizada na pesquisa e apresentaremos o Laboratório de Iluminação Cênica do Departamento de Artes, após isso, faremos um relato sobre a prática discente e apresentaremos os grupos investigados e o processo de criação utilizado por cada um no trabalho selecionado, por fim, enfatizamos a importância da formação dos discentes através de sua participação nos grupos. Apesar de a ênfase ser no processo de criação da luz, o mesmo vale para os demais elementos cênicos, pois a carência de formação profissional nessas áreas ainda é acentuada. Destacamos que os grupos de acadêmicos no DEART são importantes espaços de formação complementar dos discentes das graduações.Dissertação (Lou) cure-se!!!: corpos vividos em instaurações cênicas no hospital Dr. João Machado(2016-08-27) Pires, Josadaque Albuquerque da Silva; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/7884704905460787; Alves, Teodora de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; ; http://lattes.cnpq.br/2781619787919218Esta dissertação enfoca uma proposta de investigação com metodologia de pesquisa ação; sobre o denominado ser louco, sua corporeidade e as relações intersubjetivas que esses corpos travam e que se revelam na cena cotidiana de uma instituição psiquiátrica, quando em contato direto com processos artísticos de instaurações de cenas; lembrando sempre que, esses corpos sob o signo da loucura lidam com o estigma.Trata-se de pesquisar o modo de ser corporalmente predominante por restrições e desorganização na relação que essas pessoas têm com o outro, com o tempo e com o espaço, para tanto observa-se o modo como esses corpos se estruturam e se movimentam nos espaços sociais que parecem estar impregnados por uma ideologia de valores, crenças e preconceitos adquiridos no processo histórico-social. O tratamento dado ao louco é definido historicamente por uma prática de exclusão e pela diferença que faz do louco um ser desprovido de razão e consciência, amoral e nocivo, e deste modo, a discriminação é efetivada pelo controle através do enclausuramento e/ou da medicação exacerbada; As marcas cruéis desta ideologia opressora que caracterizam a história da loucura, onde o louco ainda ocupa o lugar do oprimido, são visíveis neste recorte pesquisado e percebidas nas gestualidades e expressões orais e corporais; A história desses corpos são presentificadas em dramas narrados e pela carga emocional impregnada nos gestos, na tonalidade da voz em falas, cantos e gritos que se revelam na cena cotidiana. Deste modo, este trabalho se propõe a uma articulação entre loucura e arte e para isto, procura-se encontrar conexões entre conceitos e questões que permeiam o tema da loucura e os processos de criação, enfatizando a importância do contato e da vivência humana com a linguagem da arte através do contato dos internos no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado com a coligação Cruor Arte Contemporânea, grupo permanente de Arte e Cultura, residente no DEART/UFRN, grupo de prática cênica do Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares. Articular arte e loucura neste estudo está vinculado a experiência vivida na interação desses corpos nos encontros. Trata-se da relação desses corpos rotulados e institucionalizados nomeados como doentes mentais, por terem um histórico de enclausuramento em internações hospitalares, denominadas de manicômio, que contém uma cultura de controle social coercitivo. Investiga-se o encontro os corpos de artistas que trazem em si a experiência da arte e a partir dai se pensa na possibilidade de uma estética existencial das relações entre corpo, espaço, tempo e movimento nas instituições totalitárias e em um sentido mais amplo, nas condições determinadas historicamente ao louco, marcadas pelo abandono e ausência desse corpo, como também pela desorientação temporal e espacial, para tanto tenho o aporte da Psicologia Corporal em uma leitura fenomenológica existencial e da Psicologia Analítica através do estudo do significado dos símbolos na relação do ser humano consigo mesmo e com o ambiente. Essas perspectivas teóricas apresentadas foram escolhidas por trazerem contribuições para o estudo do ser humano em seus aspectos simbólicos, corporais e existenciais sob a ótica da arte. Estudos estes, essenciais para a construção da experiência fenomenológica do sujeito enquanto trajeto de vida, em sua relação consigo mesmo e com o outro através da vivência da loucura com a presença da arte. No decorrer deste processo investigativo compreendemos que estudar as atuais cenas cotidianas protagonizadas no hospital Dr. João Machado por subjetividades diferenciadas como portadoras de transtorno mental ou pessoas em sofrimento psíquico perpassa pelo entendimento de que na sociedade atual temos novas formas de produção da loucura, novos modos de ser louco, e reafirmando pois que a fabricação dessas emergentes formas subjetivas de ser louco é social e histórica e a arte pode ser um caminho para esta compreensão. Pois, é possível permitir a plasticidade e estéticas para outras formas de vivências, e “ser” com abertura para ousar, criar e refletir suas questões, seus estranhamentos, suas posturas adotadas e lugares assumidos na coletividade. E neste sentido, pela arte, em um espaço de saúde e ciência produzir conhecimento sobre o real e o vivido, com a linguagem artística das artes cênicas, pois esta facilita ao ser humano expressar e perceber o mundo de uma forma mais intensa. Vislumbrou-se pensar pedagogias vivenciais e corporais para lidar com as cenas e os corpos que circulam e se fazem presentes naquela realidade institucionalizada, assim foi criada com alguns pacientes a instauração cênica (Lou) Cure-se!!!, apresentada ao público nos meses de julho e agosto de 2016, nas dependências do hospital psiquiátrico Dr. João Machado.Dissertação Morfologias da Moda: ensaios analíticos do estilo gráfico da figura de moda e possíveis contribuições ao ensino de artes(2018-12-17) Fonseca, Paulo Honório da Costa; Salles, Nara Graça; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Felipe, Maria Gorete; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influências externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia modaestilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.Dissertação Mover/se(r) a gênese do corpo entre/corpos e seus trajetos no processo coreográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-21) Motta, Mauricio Moraes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2414668878561578; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Grebler, Maria Albertina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4283390893625824Esta dissertação propõe uma reflexão a respeito do corpo entre/corpos, em especial na dança contemporânea, neste seu trajeto que tem inicio na construção coreográfica, perpassando o corpo do coreógrafo, o corpo do bailarino e, ao realizar-se como manifestação artística, o corpo do espectador. Inicialmente discute o corpo na dança como corpo/espaço de convergência, conexidade e continuidade, a partir do pensamento do filósofo grego Epicuro de Samos, em diálogo com o pensamento de Maurice Merleau-Ponty, Gilles Deleuze e José Gil. Reflete a criação deste corpo/espaço na relação coreógrafo/bailarino utilizando como fio condutor as experiências do autor em seu trajeto artístico. Por fim relata o processo de criação do experimento cênico (h)áporos, que se configura como prática da cena desta dissertação, tendo como objetivo fundamental a criação de espaços de convergência e interação entre um corpo propositor e um corpo afluente que, neste mover-se, transforma a si e ao espaço que agora coabita/constitui