Navegando por Autor "Sales Júnior, Francisco Monteiro de"
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Artigo Arquitetura da informação e usabilidade: análise do processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico eletrônico bibliocanto da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Santa Rosa, José Guilherme; Pinho, Andre Luis Santos de; Carvalho, Caio Vitoriano de Nunes e; Gusmão, Eduardo Henrique Olímpio de; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Fonseca Júnior, José Nivaldo; 0000-0003-4485-1774Este trabalho discorre sobre o processo de cadastro de autor e submissão de um artigo no periódico BiblioCanto, no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa com grupo de bibliotecários da UFRN envolveu análise contextual e entrevista em que foram avaliadas a arquitetura da informação e a usabilidade do periódico. Com os dados, foi possível identificar diversas falhas de design nos formulários de cadastro de autor e submissão de artigo neste Periódico. Com base nas informações obtidas, foram propostas melhorias, refinando o design e a arquitetura da informação do periódico.Artigo Ferramenta de suporte ao projeto de capas de livros a partir de princípios da ergonomia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Andruchak, Marcos Alberto; Pinho, André Luis Santos de; Rosa, José Guilherme Santa; 0000-0003-4485-1774O objetivo do trabalho foi o de construir um instrumento de suporte ao projeto de capas de livros. Buscou-se conhecer como os componentes linguísticos estão ordenados e combinados entre si, e se a relação entre eles proporciona facilidade de leitura e interpretação, comunicando informações inerentes à literatura. A ferramenta foi concebida a partir de diretrizes e conceitos do design da informação e da linguagem gráfica e visual, consolidados em 32 critérios. Para o processo de teste e validação foram avaliadas capas de livros presentes na ementa da componente curricular Ergonomia Informacional do programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados preliminares apontam que os critérios ‘tamanho’, ‘variação de gênero’ e ‘tipos’ são sempre observados, enquanto os critérios da categoria ‘semântica do texto e imagem’ raramente o são. O instrumento poderá ser utilizado como suporte no projeto de novas interfaces de livrosDissertação Usability in a virtual learnig environement: a study at IFRN(2016-08-29) Sales Júnior, Francisco Monteiro de; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; ; http://lattes.cnpq.br/7753762932186347; ; http://lattes.cnpq.br/9450303191068854; Ramos, Maria Altina Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1561312480784442;A investigação ocorre no âmbito dos estudos sobre ensino a distância no Brasil, especificamente no modelo e-learning e a partir do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as diretrizes e avanços desta forma educacional no Brasil. Deseja-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a relação existente entre as áreas da usabilidade e da pedagogia. O estudo apresenta uma abordagem essencialmente qualitativa, centrada tanto na percepção do estudante quanto no contexto de professor reflexivo, em que os docentes investigam as próprias práticas. O objeto de investigação é a identificação e adoção de dimensões e princípios de usabilidade em práticas pedagógicas realizadas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado na forma educacional a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde ocorreu o estudo de caso. O estudo se mostra relevante por se propor a investigar como se encontra a relação entre as práticas pedagógicas e a adoção de usabilidade nos AVA do IFRN, garantindo um cenário de reflexão sobre até que ponto os esforços e investimentos no ensino a distância na instituição têm obtido êxito, notadamente, a aprendizagem com qualidade. Os resultados e conclusões apontam elementos norteadores para a correção e ajustes das práticas docentes em busca de melhorias na forma educacional a distância da Instituição.