Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sales, Arandi Salustiano de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    As histórias em quadrinhos como incentivo à leitura, consumo e produção em ambiente escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Sales, Arandi Salustiano de; Born, Rodrigo Montandon; http://lattes.cnpq.br/4131001511243402; http://lattes.cnpq.br/2790761479447047; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; Pessoa, Alberto Ricardo
    As histórias em quadrinhos (HQs) podem ser uma ferramenta eficaz para incentivar o hábito da leitura. No entanto, o consumo deste tipo de material por seu público-alvo, composto principalmente por crianças e adolescentes, tem diminuído drasticamente em favor de outras mídias audiovisuais de entretenimento. Este fenômeno tem contribuído para problemas recorrentes na sala de aula, como dificuldades de leitura, escrita e de integração entre discursos verbais e não-verbais. O hábito de ler HQs – como é mostrado no decorrer da pesquisa – pode auxiliar no desenvolvimento destas habilidades, promovendo um aprendizado mais completo. Sendo assim, este projeto visa relatar a experiência do uso das HQs como estratégia complementar no ensino de leitura, análise e produção de conteúdo em sala de aula, aplicada aos alunos da 7ª série da Escola Municipal Amadeu Araújo, em Natal–RN. A prática pedagógica proposta envolve a realização de oficinas de quadrinhos, com ênfase no estudo de seus elementos textuais e visuais, como ideia, argumento, roteiro, desenho, composição, personagens, balões de texto, quadrinização, editoração e a concepção do produto final, seja ele impresso ou digital. O foco principal é abordar os desafios da transdisciplinaridade, permitindo que os quadrinhos permeiam múltiplos campos do conhecimento. Por fim, além do quadrinho tradicional, o projeto também prevê a integração de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como celular, tablet, computador e softwares para a criação de quadrinhos, com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos. Espera-se, como resultado, a formação de novos leitores e criadores de conteúdo, com interesse em utilizar as HQs como meio de expressão e aprendizado.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM