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Navegando por Autor "Saldanha, Maria Christine Werba"

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    Dissertação
    Abordagem da ergonomia para a análise da acessibilidade de uma instituição de longa permanência para idosos da cidade de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-17) Fernandes, Júlio César Felix de Alencar; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/8910163843068164; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Vidal, Mário César Rodriguez;
    Esta dissertação apresenta e discute os resultados de uma pesquisa aplicada sobre a acessibilidade dos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade de Natal-RN. O objetivo principal desta pesquisa é sugerir melhorias projetuais que maximizem a acessibilidade de uma ILPI de Natal-RN, considerando os aspectos de mobilidade, segurança,conforto e autonomia dos idosos residentes. Para tanto, consideraram-se as características específicas da população usuária, suas capacidades e as limitações do processo biológico de envelhecimento, que, dentre outras repercussões, traz danos ao sistema neurológico e músculo-esquelético, comprometendo a visão, a força, o equilíbrio e a locomoção dos idosos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, dividiu-se em quatro fases: pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e documental; mapeamento das 16 ILPIs de Natal-RN; estudo de caso. A fase do mapeamento apresentou uma análise global da acessibilidade das ILPIs de Natal. A instituição do estudo de caso, que possui 119 idosos residentes do sexo masculino e feminino, foi definida com base no diagnóstico global de acessibilidade indicado pelo mapeamento e nos critérios de ergonomia. No estudo de caso, procedeu-se ao método da Análise Ergonômica do Trabalho, para compreender a acessibilidade dos idosos. Isto implicou a aplicação de técnicas observacionais e interacionais para a coleta de dados de campo, mediadas por um intenso processo de construção social, envolvendo os idosos residentes, os cuidadores, os profissionais de saúde, os servidores gerais e os gestores da referida ILPI. Constatou-se que a NBR 9050, que trata de acessibilidade, não é abrangente para solucionar a diversidade de problemas de acessibilidade encontrados nas ILPIs. Todas as ILPIs investigadas estavam em desconformidade com a NBR 9050. No estudo de caso, verificou-se que o projeto inadequado do ambiente construído (sem análise prévia e situada das atividades dos idosos), a falta de tecnologias assistivas, o reduzido quadro de pessoal, a falta de capacitação adequada dos profissionais e a escassez de recursos dificulta a realização das atividades diárias dos idosos, constituem fonte de risco de acidentes, restringindo a autonomia, independência, mobilidade e segurança dos idosos. Como parte do desenvolvimento da pesquisa elaborou-se uma Matriz de Especificações Ergonômicas e projetos técnicos de acessibilidade para duas alas da ILPI do estudo de caso, com o intuito de melhorar a acessibilidade, a autonomia e a segurança dos idosos
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    Dissertação
    Abordagem da ergonomia para análise da acessibilidade a hóspedes com deficiência visual em hotéis: soluções de inclusão de pessoas cegas e com baixa visão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-18) Santos, Larissa Nascimento dos; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/8306177577391620; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Vidal, Mário César Rodriguez;
    A presente pesquisa avalia o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) nos hotéis da cidade de Natal-RN, Brasil, e apresenta princípios, diretrizes projetuais e meios de tornar os hotéis acessíveis, visando promover o conforto, a autonomia e a segurança destas pessoas. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, de característica descritiva, analítica e interpretativa. Tomou-se como base para os estudos de campo a Análise Ergonômica do Trabalho, iniciando-se com um estudo das demandas de acessibilidade dos hotéis e analisando a modelagem da atividade nestes estabelecimentos através da aplicação de técnicas interacionais e observacionais, como filmagens, registros fotográficos, ações conversacionais e protocolos de observação. Um protocolo foi elaborado e aplicado para avaliar a conformidade de acessibilidade dos hotéis em face da norma técnica brasileira NBR 9050 (2004). Foram utilizados métodos de Análise das Tarefas Cognitivas (ATC) associadas às atividades simuladas para identificar os processos de tomada de decisão e analisar os observáveis das atividades realizadas pelas pessoas com deficiência visual (PDVs). Foram realizadas entrevistas com pessoas cegas e de baixa visão de várias cidades do país com o objetivo de conhecer as dificuldades de acessibilidade que eles enfrentavam em hotéis e as recomendações de melhoria que eles indicavam. Os resultados do mapeamento evidenciaram que, dos 16 hotéis de 4 e 5 estrelas estudados na cidade de Natal-RN, apenas 7 atingiram 50% dos itens do protocolo, enquanto nenhum deles chegou a 70% dos itens. Sobre os resultados verificados nas atividades simuladas e analisadas a partir da ATC, vimos que o hotel onde foi realizada esta etapa apresenta uma carência em atender adequadamente o hóspede com deficiência visual
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    Dissertação
    Abordagem da ergonomia para avaliação do treinamento simulado das equipes de resposta à emergência em lançamentos de veículos aeroespaciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Medeiros, Leonardo de Oliveira; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/1681976518630175; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/8486882484125774
    A presente dissertação de mestrado diz respeito a uma pesquisa que tem como objetivo analisar os treinamentos simulados das equipes de resposta à emergência e propor recomendações para o atual sistema de treinamento, visando a melhoria das competências coletivas e resiliência dessas equipes, ao enfrentarem possíveis situações de crise, desencadeadas por possíveis ocorrências de acidentes, durante as operações de lançamento de veículos aeroespaciais no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim/RN. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, explicativa, de campo e um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Para tanto, adotou-se a abordagem da Ergonomia, aplicando o método situado da Análise Ergonômica do Trabalho-AET, que combina métodos observacionais e interacionais. A relevância desta pesquisa se caracteriza pela contribuição social em minimizar os danos humanos e materiais decorrentes de possíveis acidentes nestas operações, pela contribuição científica da AET para análise de treinamento simulado de emergência em operações de lançamento de veículos aeroespaciais - que são complexas e envolve risco de acidente -, e, consequentemente, pela contribuição científica ao atual processo de retomada do Programa Espacial Brasileiro. Os resultados da pesquisa apontam problemas de diversas naturezas no atual sistema de treinamento simulado, que comprometem a segurança das operações. Estes problemas estão agrupados em 4 categorias: tecnológica, organizacional, de formação da equipe e da atividade em si, no tocante, mais especificamente, às comunicações e cooperação (entre os membros da equipe e destes com os demais setores envolvidos na operação de lançamento) e à coordenação das ações. Propõe-se: a) um novo modelo de treinamento, a partir da criação e aplicação de cenários baseados em anormalidades postuladas, que sejam capazes de simular situações reais de crise, com o intuito de treinar e melhorar as competências das equipes de resposta à emergência, especialmente, em termos de comunicação, coordenação e cooperação; b) uma reestruturação e reorganização do atual sistema de treinamento, baseado na criação formal de um corpo gestor, na clara divisão de responsabilidades, na padronização de processos, na produção de indicadores de gestão, no monitoramento contínuo, no feedback dos treinandos a respeito da qualidade dos treinamentos e na capacitação contínua e frequente das equipes de emergência.
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    Dissertação
    Uma abordagem ergonômica para análise da qualidade do pescado, desde sua captura ao seu desembarque na praia, resultante da atividade dos jangadeiros de Ponta Negra - Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-21) Lima, Ineuda Maria Alves Ferreira; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; ; http://lattes.cnpq.br/0310641014557223; Carvalho, Ricardo Jose Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; Carvalho, Rodrigo Antonio Ponce de Leon Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3458450270798697; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; ; http://lattes.cnpq.br/5977040735225918
    A atividade de pesca artesanal, a qual envolve fatores de ordem histórico-culturais, ambientais, sociais, políticos, econômicos, dentre outros, apresenta-se atualmente como importante fonte de renda, geração de trabalho e alimento, além de estar contribuindo para a permanência do homem no seu local de origem. Entretanto, seu produto, o pescado, considerado um dos alimentos mais perecíveis, necessita de um manejo e conservação adequada desde a captura até a sua comercialização para retardar o processo de deterioração. Desse modo, esta dissertação tem o objetivo de estudar o efeito das práticas de manipulação na qualidade do pescado, desde a captura ao seu desembarque na praia, resultante da atividade dos jangadeiros de Ponta Negra - Natal/RN com o intuito de analisar a qualidade do pescado e propor recomendações para a sua manipulação adequada e possíveis soluções a fim de agregar valor ao produto, por meio da melhoria da qualidade e Boas Práticas de Manipulação. Para tanto, utilizou-se a metodologia baseada na Análise Ergonômica do Trabalho por meio de técnicas observacionais e interacionais com o grupo de foco, os jangadeiros, para compreender a atividade jangadeira e avaliou-se o frescor e qualidade do pescado mediante análise sensorial e parâmetros microbiológicos e físico-químicos existentes na legislação Portaria nº 185, de 13 de Maio de 1997 e o RIISPOA - alterado em 01 de dezembro de 2007 e a RDC Nº 12, de 2 de janeiro de 2001. De acordo com os resultados obtidos em análises laboratoriais, pode ser constatada, a qualidade aceitável do pescado conforme os parâmetros existentes nas normas e regulamentações vigentes, não obtendo deterioração significativa decorrente da má manipulação e conservação inadequada do mesmo.
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    Dissertação
    Análise antropotecnológica do desenvolvimento de novos produtos na produção artesanal : caso das rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra em Natal, RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-16) Barros, Kleber da Silva; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; ; http://lattes.cnpq.br/3529173850195637; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029
    O setor de produção artesanal brasileiro tem importante participação na geração de ocupação e renda de muitas famílias em todos os estados da federação, tendo em cada um, diferentes tipologias de artesanato. Em Natal, RN, dentre muitas tipologias encontradas, identifica-se a Renda de Bilro, uma arte introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses e ainda praticada na Vila de Ponta Negra por antigas rendeiras de bilro da cidade que tentam preservar a arte e tradição da renda. Esta pesquisa apresenta a análise dos resultados e repercussões de uma Oficina de Design realizada com um grupo de 19 rendeiras de bilro da Vila de Ponta Negra, além de expor os motivos pelos quais os ensinamentos repassados na Oficina não foram incorporados a atividade das artesãs. Para tal, utilizou-se como base teórica a antropotecnologia e como base metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho (AET). A referida Oficina de Design tinha como objetivo propor um novo conceito de produto e uma nova alternativa de produção a serem introduzidos à atividade das rendeiras, partindo da premissa de utilização da renda como detalhe a ser inserido em outros produtos industriais, como camisetas, bolsas, toalhas, etc, diferenciando-se da produção tradicional realizada pelas artesãs em que são produzidas blusas, saias, vestidos, tolhas, etc. totalmente em renda. Avaliações realizadas após a oficina mostraram que nenhuma das artesãs deu continuidade aos trabalhos de forma espontânea, indicando que ações pontuais focadas apenas nos produtos não geram resultados representativos na produção da renda de bilro, e que o conhecimento das características pessoais e profissionais das artesãs, organização, ritmo e carga de trabalho, questões culturais e históricas que permeiam a atividade são primordiais para o sucesso das transferências de tecnologia, principalmente quando estas transferências estão relacionadas à produção artesanal, em que o modo de vida e de trabalho dos artesãos é indissociável
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    Dissertação
    Análise da acessibilidade física e informacional de museu para a população usuária em contexto de evacuação de emergência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-26) Silva, Jeovana Cecília Fernandes da; Carvalho, Ricardo José Matos de; https://orcid.org/0000-0003-4076-9562; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; http://lattes.cnpq.br/3200956813334605; Costa, José Alfredo Ferreira; Saldanha, Maria Christine Werba
    Os museus são instituições que foram criadas para adquirir, conservar, investigar, difundir e expor os testemunhos materiais da humanidade e do que o circunda, para promover a educação, cidadania, cultura, deleite e qualidade de vida da sociedade. Mesmo detendo obras de valores culturais e materiais, possuindo funcionários e recebendo uma diversificada população visitante, muitos museus carecem de, ou possuem parcialmente, sistemas de acessibilidade e de prevenção e respostas a desastres, em especial, de um sistema de evacuação de emergência. Este projeto de pesquisa objetiva analisar as condições de acessibilidade e de evacuação de emergência dos museus da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, e a preparação da população usuária (funcionários e visitantes) para a evacuação segura do museu em um contexto de emergência. A população estudada nesta pesquisa compreendeu os funcionários e visitantes dos museus em questão. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema desta pesquisa na biblioteca virtual Periódicos Capes e pesquisas documentais acerca de normas e legislações sobre acessibilidade, sistemas de emergência e evacuação. Em seguida, utilizando-se o Roteiro de Análise Global dos Museus, realizou-se um levantamento e caracterização geral dos museus existentes na cidade de Natal, nos quais foi aplicado um check-list padrão para avaliar a conformidade de acessibilidade e dos sistemas ou dispositivos de emergência e de evacuação de cada museu para a população usuária. Em seguida, baseado na Análise Ergonômica do Trabalho (AET), foi realizado um estudo de caso em um dos museus da cidade de Natal/RN, que foi escolhido por conveniência. No estudo de caso, foi aplicado o Roteiro de Análise Global do Museu do Estudo de Caso, para conhecer sua estrutura, organização e funcionamento global, o Plano de Observação das visitações, para identificar problemas de acessibilidade, e o Roteiro de Conversação com os funcionários, gestores e visitantes do museu para analisar a percepção deles com relação à acessibilidade, aos riscos, aos sistemas de emergência e à evacuação. Também, foi realizado um exercício simulado, com um cenário de emergência indutor da evacuação da população usuária do museu, para analisar seus comportamentos diante da situação de emergência simulada. Para avaliar a percepção de risco e dos sistemas de acessibilidade, emergência e evacuação do museu, por parte da população usuária, foi aplicado um questionário, imediatamente antes e depois do exercício simulado. Também, imediatamente após o exercício simulado, foi aplicado o Roteiro de Conversação com a população usuária que participou do simulado para comentarem sobre o cenário de emergência aplicado e os sistemas de acessibilidade, emergência e evacuação do museu e suas relações com os comportamentos assumidos por eles diante do cenário simulado. Observou-se que os museus que tiveram a conformidade de acessibilidade e emergência avaliada carecem de melhorias tanto no sistema de acessibilidade física e informacional como no sistema de emergência. Também, observou-se que o exercício simulado realizado no museu do estudo de caso contribuiu para o aguçamento da percepção de riscos dos participantes e para a melhoria do sistema de acessibilidade e de emergência do museu. Esta pesquisa contribui para os conhecimentos teóricos e metodológicos da Ergonomia e do Gerenciamento de Riscos de Acidentes ou Desastres, considerando a aplicação em museus, e, do ponto de vista prático, para a eficiência da evacuação de emergência do museu do estudo de caso e para o aperfeiçoamento das políticas públicas, da gestão e dos projetos arquitetônicos e de emergência de museus, no tocante à segurança da população usuária em situações de emergência.
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    Dissertação
    Análise da atividade cognitiva do operador de sala de controle da produção de controle da produção de petróleo on-shore: uma abordagem da ergonomia para a gestão das restrições do sistema sociotécnico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-11) Reis, Ana Dirce Cornetti; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/7313750901347000; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/8486882484125774
    Esta dissertação visou analisar a atividade dos operadores de uma sala de controle da produção on-shore de petróleo, com foco nas restrições ao curso da ação dos operadores, nos processos de cognição e de tomada de decisão e nas estratégias (individual e coletiva) para regular e manter a ação requerida e a segurança desse sistema sociotécnico. A atividade em foco envolve a supervisão e o controle da produção de milhares de barris/dia de petróleo em uma complexa e dispersa estrutura de produção construída numa extensão de 80 km. Esse contexto operacional evidencia a importância da atividade dos operadores da sala de controle no cumprimento das metas locais e corporativas de integridade, de eficiência, de segurança e de respeito ao meio ambiente e saúde. A pesquisa tem natureza qualitativa, abordagem exploratória e descritiva, utilizando a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, técnicas observacionais e interacionais. A população do estudo é formada pelos operadores da sala de controle de uma empresa de petróleo brasileira. Os resultados evidenciaram que a atividade de supervisão e controle do processo de injeção de vapor superaquecido representa o contexto de maior complexidade, pelas demandas de maior atenção, concentração, cálculos, comparações, análise de tendências e tomada de decisão. A atividade é construída coletivamente entre o operador da sala de controle, o operador de campo e a empresa fornecedora de vapor. A pesquisa evidenciou que os processos de comunicação e colaboração entre o operador da sala de controle, os operadores de campo e as equipes de apoio são elementos estruturantes dessa atividade. O estudo evidenciou que os operadores dispõem da autonomia e dos elementos necessários ao trabalho; que existe permanente investimento para melhoria da tecnologia utilizada; e que os operadores relatam distúrbios de sono em decorrência da exposição crônica ao trabalho noturno. O estudo contribuiu com propostas de transformação dessa atividade no tocante à instalação de uma área de apoio às refeições na Sala de Controle; à atualização das telas dos supervisórios para a condição operacional atual; às visitas periódicas dos operadores da sala no campo; à padronização de relatórios de produção; ao desenvolvimento de sistemas de ajuda; e à padronização das nomenclaturas das estações controladoras de vapor, visando melhorar tanto as condições de realização da atividade, como a qualidade dos produtos produzidos pelos operadores, além de contribuir para reduzir a possibilidade de lapsos ou desvios na atividade.
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    Dissertação
    Análise da atividade de trabalho profissional de gerentes de hotel à luz da abordagem da ergonomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-26) Leite, Cyntia Maria de Gois; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/7740570683875948; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Vidal, Mário César Rodriguez;
    A presente Dissertação de Mestrado apresenta uma pesquisa que tem como objetivo analisar as atividades de trabalho dos gerentes de um hotel na cidade de Natal/RN - Brasil, realizando um diagnóstico de suas atividades e relacionando os aspectos que impactam a qualidade e a produtividade dos serviços hoteleiros e a saúde ocupacional dos gerentes. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso com abordagem qualitativa, tomando como referência o método da Análise Ergonômica do Trabalho, que tem a análise da atividade de trabalho dos gerentes como foco e combina a aplicação de métodos observacionais e interacionais. A Ergonomia e a Macroergonomia são utilizadas neste estudo para compreender os contrantes físicos, cognitivos e organizacionais das atividades dos gerentes e caracterizar a arquitetura organizacional e o projeto de trabalho do referido hotel. Constatou-se uma alta carga de trabalho, acúmulo e do desvio de funções exercidas pelos gerentes, aumentando, dessa forma, o desgaste físico e psíquico sofrido por eles. Identificou-se que a atividade dos gerentes é marcada por ambivalências de poder, restrita autonomia, cooperação, interdependência entre as gerências e medo da incompetência. Percebeu-se, também, que os gerentes dedicam o maior tempo do dia ao trabalho (37%), outro tempo ao sono (30%), restando apenas 33% do restante do dia para as atividades destinadas à alimentação, aos cuidados com a saúde, família, estudo e vida social. Apesar de existirem poucos estudos abordando a saúde e a segurança de gerentes de hotéis, esta pesquisa revelou que 84% dos gerentes do hotel pesquisado queixam-se de dores musculoesqueléticas que 50% são obesos e que 100% são sedentários. Observou-se ainda que os gerentes adotam posturas corporais inadequadas durante a realização das atividades de trabalho que contribuem para que ocorram lesões ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, em um futuro próximo. Foram recomendadas medidas ergonômicas como investimento na qualificação e treinamento dos gerentes, estímulo ao trabalho cooperativo, adequação da carga de trabalho, limitação de horas-extras, preservação do gozo das pausas durante o trabalho e da folga semanal, mudança do layout do setor de trabalho, utilização de tecnologia de comunicação para evitar deslocamentos, atividades físicas compensatórias, adequação do mobiliário entre outras
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    Dissertação
    Análise da cultura de segurança do paciente em uma maternidade de alta complexidade como uma forma de prevenção e mitigação de eventos adversos: uma contribuição da ergonomia organizacional à segurança do paciente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-29) Lima, Paulo Ricardo Fernandes de; Carvalho, Ricardo José Matos de; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; http://lattes.cnpq.br/0059319221557986; Vivacqua, Carla Almeida; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; Saldanha, Maria Christine Werba
    A preocupação por ações afirmativas visando à qualidade em serviços hospitalares tem crescido muito nas últimas décadas. Uma das medidas que ganhou força entre pesquisadores e gestores da área, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi o investimento na cultura de segurança do paciente (CSP). Contudo, esta não é uma tarefa simples. Os desafios neste campo vão desde a análise, mensuração, avaliação e classificação do tipo de cultura atual existente em um sistema, até a implantação de medidas estratégicas que visem ao fomento e ao fortalecimento de uma cultura interna eficiente. Este projeto tem o objetivo de analisar e diagnosticar a cultura de segurança do paciente (CSP) em uma maternidade-escola pública de alta complexidade, localizada na cidade de Natal, Brasil, como forma de entender a relação entre a CSP e a ocorrência de eventos adversos e de evitá-los ou mitigá-los. Inicialmente, foram feitas buscas bibliográficas em sítios e bases de dados internacionais como Scopus, CAPES e PubMed com foco em estudos e pesquisas que tratassem da cultura de segurança do paciente e sua relação com a ocorrência de eventos adversos e a segurança do paciente nos serviços de saúde. O local da pesquisa de campo – o estudo de caso - foi a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). A pesquisa se classifica como descritiva, exploratória, documental, com um teor qualiquantitativo em um estudo de caso. A coleta de dados foi norteada pelo modelo Systems Engineering Initiative for Patient Safety (SEIPS), que é um modelo desenvolvido para se compreender o sistema de trabalho e a segurança do paciente, a partir da abordagem da engenharia de sistemas. Algumas etapas da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) foram fundamentais no decorrer das atividades. Para a coleta de dados com o Grupo de Foco I (profissionais de saúde da maternidade), foi aplicado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC), desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos, conseguindo-se uma amostra de 98 funcionários. O instrumento de pesquisa abordou 12 dimensões gerais que impactam a CSP de uma organização de saúde. Os dados coletados foram tratados e apresentados para discussões com o Grupo de Foco II (gestores e líderes da maternidade), através de ações conversacionais em reunião com 25 gestores e líderes da maternidade. As verbalizações do Grupo de Foco II foram analisadas via Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O coeficiente Alfa de Cronbach foi testado para fins de validação estatística de normalidade, quanto aos dados obtidos pela aplicação do HSOPSC. Para tratamento dos dados, utilizaram-se os softwares MS Excel, Atlas.Ti, VosViiewer. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN, sob o Parecer nº 4.523.836. Os resultados apontaram que a maternidade possui uma cultura de segurança do paciente com fortes características burocráticas ou calculativas. De modo geral, as percepções negativas (40,7%) de CSP superaram às positivas (30,1%). Quase todas as dimensões analisadas apresentaram fragilidades, destacando-se neste sentido com baixos índices de positividade: o Dimensionamento de Pessoal (5,6%); Respostas não punitivas a erros (8,2%) e a Transição do cuidado do paciente (27,1%). Por outro lado, as dimensões que obtiveram os melhores feedbacks foram: ações do supervisor/chefe de setores (50,2%) e o trabalho em equipe na própria unidade de trabalho para ações de segurança do paciente (47,0%). Os principais contrantes percebidos que impactam negativamente a CSP da maternidade, com expressivos índices de negatividade e, por conseguinte, contribuindo para o surgimento de eventos adversos, foram: Insuficiência de funcionários na maternidade para atender a demanda (84,7%); influência do volume de trabalho diário na segurança do paciente (71,4%); perda de informações importantes sobre o cuidado do paciente entre trocas de turnos e plantões (71,4%); os profissionais temem que seus erros individuais sejam registrados em suas fichas funcionais (71,4%). Com base nas fragilidades percebidas, foi recomendado um conjunto de medidas para sua mitigação.
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    TCC
    Análise da efetividade dos serviços de enfermagem das unidades de APS/ABS do distrito sanitário leste de Natal/RN e proposição de melhorias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Almeida, Louizy Minora Costa Ataíde de; Carvalho, Ricardo José Matos de; 0000-0003-4076-9562; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; 0000-0002-6145-1652; Rezende, Julio Francisco Dantas de; http://lattes.cnpq.br/7433758989886841; Saldanha, Maria Christine Werba; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563
    A Atenção Primária à Saúde (APS) é o nível inicial de acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), focado na saúde preventiva e acessível à população. As Unidades de APS estão distribuídas por todo o território brasileiro, e há uma tendência de ampliação da oferta desse serviço, com um aumento de 36,8 milhões de cidadãos cadastrados entre 2018 e 2023. Na cidade de Natal/RN, onde a presente pesquisa foi desenvolvida, 54,16% da população, cerca de 485.701 cidadãos, estavam cadastrados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) até dezembro de 2023. De maneira geral, os enfermeiros(as) desempenham funções de grande relevância nessas unidades, sendo sua presença imprescindível para o pleno funcionamento dos serviços. Suas atribuições vão desde a supervisão de outros profissionais de saúde até a realização de exames, curativos, consultas, vacinas e outros procedimentos. A metodologia utilizada envolveu pesquisas bibliográfica, documental e de campo sendo esta última baseada na Ergonomia Participativa, por meio da aplicação do método interacional e observacional, durante o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo principal deste trabalho foi propor medidas de melhoria para contribuir com o pleno oferecimento dos serviços de enfermagem nas Unidades de APS do Distrito Sanitário Leste, na cidade de Natal/RN, por meio de uma pesquisa exploratória. Para isso, foram aplicados questionários aos gestores, aos 8 enfermeiros(as) das três unidades estudadas e a uma amostra de 27 pacientes. Os resultados mostraram que, de acordo com os registros do sistema de atendimentos durante os doze meses analisados, a UBS A atingiu com efetividade os indicadores recomendados para o quantitativo de atendimentos em enfermagem em 11 meses, enquanto a UBS B alcançou a meta em apenas 6 meses, e a UBS C, em apenas 1 mês. A pesquisa identificou que apenas na UBS B existem serviços previstos que não são executados devido à falta de treinamento dos profissionais, embora tenham sido constatados treinamentos periódicos para os serviços oferecidos. Entre as possíveis causas para a interrupção na prestação de serviços e procedimentos aos pacientes, destacaram-se: falta de treinamento; absenteísmo; inaptidão dos profissionais, por falta de prática supervisionada ou limitação pessoal dos profissionais, mesmo após o treinamento; risco de contaminação cruzada; escassez de insumos; e decisões de gestão para priorizar determinados atendimentos em outras UBS. Quando questionados sobre os atendimentos, 92,3% dos pacientes relataram melhoria em sua condição de saúde após o início do tratamento na unidade, e 37% deles haviam tentado atendimento anteriormente sem sucesso. Desses, 80% demonstraram estar satisfeitos com o horário de funcionamento da unidade, 16% estavam mais ou menos satisfeitos e 4% declararam insatisfação, sugerindo que o atendimento começasse mais cedo. Todos os pacientes afirmaram que retornariam ao serviço de saúde. Além disso, tanto os pacientes quanto os profissionais disseram que recomendariam o serviço a amigos e familiares. Com base nos achados, foram elaboradas 17 propostas de melhorias, divididas em 3 categorias, para contribuir com o pleno funcionamento dos serviços de enfermagem previstos nas UBS. São elas: Planejamento Estratégico Organizacional, Infraestrutura e Organização do Trabalho.
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    Dissertação
    Análise de aspectos ergonômicos do colete tático - um estudo de caso na ROCAM-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-05) Costa, Karla Cristina Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/0502404503486676; ; http://lattes.cnpq.br/2096519591290703; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Burgos, Taciana de Lima;
    A presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos ergonômicos e funcionais do colete tático dos motopatrulheiros da polícia militar do RN e apresentar uma contribuição visando melhorar suas características técnicas conciliando agradabilidade e função tática, melhorando as condições laborais do motopatrulheiro. Partimos da seguinte hipótese: Considerando que os policiais customizam seus coletes táticos e observando como criam seus layouts e fazem uso dos dispositivos presentes nestas customizações, levanta-se a hipótese de que a partir das observações se possa chegar a uma compreensão do uso destes equipamentos, tanto nos quesitos positivos, quanto negativos. Para se comprovar a hipótese proposta pela dissertação, procedera-se a uma análise dos resultados obtidos pelas entrevistas no local de trabalho, questionários, filmagens em vídeo e fotos. Os resultados confirmaram a hipótese. Conseguiu-se compreender o uso do colete tático a partir da opinião dos usuários com relação a questões por eles mesmos apontadas. Pode-se, ainda, perceber que o usuário realiza intervenções baseadas na própria inventiva ou aprendida com a experiência de outro policial
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    Dissertação
    Análise ergonômica da formação de estudantes de fisioterapia de uma universidade brasileira: uma proposta de prevenção de LER/DORT
    (2018-02-27) Furtado, Tathyanna Kelly de Macêdo; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Vidal, Mario Cesar Rodriguez; ; Souza, Tulio Oliveira de;
    O fisioterapeuta é relatado em vários estudos como uma profissão com alta prevalência de Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER-DORT). O início do contato dos fisioterapeutas com os fatores que podem propiciar o desenvolvimento de LER-DORT se dá durante sua formação, quando ainda aluno de Fisioterapia. Ainda na fase de aprendizagem profissional, os estudantes adotam constantes posturas e esforços biomecânicos inadequados, transferência e elevação manual de pacientes, posturas estáticas, esforços bruscos entre outros, gerando desconfortos, dores e lesões musculoesqueléticas. Como o principal instrumento de trabalho do fisioterapeuta é o seu próprio corpo, uma lesão pode forçá-lo a ter que trabalhar com dores, ter que mudar os modos operatórios, restringir a variedade de condutas clínicas e, consequentemente, antecipar a interrupção da carreira profissional. Esta pesquisa visa analisar a atividade de formação dos estudantes universitários de fisioterapia, que realizam estágio profissional, e elaborar diretrizes para prevenir LER-DORTs. Tomou-se como referência metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho. Para tanto, realizaram-se as análises documentais relativas ao Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) de fisioterapia, à grade curricular, ao plano de curso e às ementas de disciplinas em busca de evidências de políticas, diretrizes e previsão de abordagens de conteúdos e de práticas profissionais relativas à prevenção de LER-DORT. Também foram realizadas entrevistas com os alunos, professores e coordenação, registros fotográficos do aluno em atendimento e da infraestrutura dos locais de atendimento. Verificou-se que o PPC do curso de fisoterapia em foco possuía a disciplina de Saúde do Trabalhador apenas formalmente porque, na realidade, não se ofertava nenhuma disciplina específica sobre Saúde do Trabalhador, Ergonomia ou Saúde Ocupacional. Também não foi encontrado no PPC nenhum conteúdo programático relativo à prevenção de LER-DORT e ao auto-cuidado, direcionado para a saúde ocupacional dos próprios estudantes. Os alunos relataram que não receberam nenhuma aula específica de prevenção de LER-DORT, de auto-cuidado, de ergonomia, de saúde e segurança ocupacional, nem temas afins. Contudo, as orientações de auto-cuidado que receberam dos professores foram de forma diluída em disciplinas como Aplicada de Reumatologia, Aplicada de Ortopedia e Recursos Terapêuticos Manuais. As orientações que os alunos relataram ter recebido nessas disciplinas consistiam em: corrigir altura da maca, usar melhor alavanca de força, ter cuidado na flexão e rotação da coluna e no manuseio de carga. Os alunos obtiam conhecimento de prevenção de LER-DORT apenas para o paciente e, espontaneamente, percebiam que podiam transferir esse conhecimento, adquirido em outro contexto, na gestão do seu auto-cuidado. Entretanto, a maioria dos alunos entrevistados alegaram que não conseguiam colocar em prática, na sua rotina acadêmica, as mesmas orientações de prevenção de LER-DORT, que seriam aplicadas em seus pacientes, devido à carga de estudo e ao cansaço após os atendimentos. Observou-se, também, que os critérios organizacionais e biomecânicos, considerados pelos professores, para a distribuição de pacientes a serem atendidos pelos respectivos alunos, não eram totalmente transparentes. A especialidade de estágio profissional, citada pelos alunos entrevistados, em que apresentaram maior queixa de dor, foi a de neurologia, por causa, principalmente, das ações de transferências, de um local para outro, dos pacientes dependentes e pesados. Estas ações eram, por vezes, realizadas individualmente e sem a utilização de auxílio mecânico. Não se verificaram orientações dos professores, nem conteúdos programáticos nos estágios, voltados para a prevenção de LER-DORT dos alunos. Observou-se que o curso não oferece disciplinas, nem conteúdos programáticos, nem realiza práticas acadêmicas, que dão formação e propiciam ao aluno situações preventivas de LER-DORT e de auto-cuidado. E, também, que há uma grande incidência de relatos de dores entre os estudantes pesquisados do último ano do curso de fisioterapia e que a inexistência de um plano de prevenção de LER-DORT nestes alunos poderá fazer com que eles reproduzam as condutas patogênicas durante a vida profissional e se lesionem e/ou se incapacitem precocemente. Recomenda-se, portanto, a inclusão de uma disciplina ou de conteúdos transversais em todas as disciplinas, que propicie aos alunos o conhecimento sobre as possíveis causas do surgimento e agravamento de LER-DORT, a importância de prevenção e as possíveis medidas de prevenção e a relação desta abordagem com a eficiência do ato fisioterapêutico e, consequentemente, com os resultados do tratamento do paciente tratado pelo aluno. Isto possibilita que o aluno em formação profissional passe a atuar com melhor eficiência, saúde e segurança, integradamente. E que, na sua vida profissional, estes conhecimentos e boas práticas sejam assimiladas, evitando, assim um mau efeito-espelho herdado da incompleta formação universitária.
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    Análise ergonômica da prática do paratletismo de lançamentos: rendimento esportivo e prevenção de lesões musculoesqueléticas relacionadas ao esporte
    (2018-02-27) Pinto, Evelyne Tenório Gomes da Silva; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; ; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Vidal, Mario Cesar Rodriguez;
    O objetivo da presente dissertação é elaborar diretrizes para a otimização conjunta na prática do paratletismo, isto é, contribuir com a formulação de estratégias de prevenção de lesões musculoesqueléticas e com a melhoria do rendimento esportivo dos atletas cadeirantes do paratletismo de lançamentos de dardo e disco. O esporte paralímpico possui grande potencialidade, mas tem sido marcado por alta prevalência e incidência de lesões, que podem comprometer a saúde e o desempenho dos atletas. Uma cadeia longa e complexa de fatores interage nesse fenômeno, podendo promover desequilíbrio na relação entre a capacidade do atleta em dissipar, gerar e transferir energia mecânica e a quantidade de estresse imposta ao sistema musculoesquelético durante o desempenho das atividades esportivas. Esse estudo visa compreender tais fatores e sua relação com a modalidade do atletismo de lançamentos, para indivíduos com lesão medular, da classe funcional F55. A pesquisa teve como abordagem metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho. Foram utilizadas técnicas de interação e de observação, roteiros de ação conversacional, verbalizações, registros fotográficos e vídeos. O estudo da prática de lançamentos de dardo e de disco evidenciou a adoção de diferentes modos operatórios, pelos atletas, nos contextos de treino e competição, alguns dos quais patogênicos, em termos de Lesões musculoesqueléticas, e inibidores de melhores rendimentos. Os modos operatórios estão relacionados com aspectos da organização do trabalho (planejamento, monitoramento, cadência, metas etc.) de treinamento, com a tecnologia (cadeira de lançamento; implemento) utilizada no treinamento e com as características do atleta (classe funcional etc.). Verificou-se, durante os treinamentos, a ausência de pausas sistematizadas e a exigência mínima, pela equipe técnica, do aperfeiçoamento dos movimentos de lançamento dos implementos durante os treinos, a execução de treinos fora do prescrito na periodização do grupo, a ausência de acompanhamento individual dos atletas, pela equipe técnica, e a ausência de uso de instrumentos de monitoramento de prevenção de lesões musculoesqueléticas, assim como de rendimento. Outros quesitos também foram evidenciados, como a utilização de cadeiras de lançamento, fabricadas artesanalmente, sem levar em conta, adequadamente, os dados antropométricos dos atletas, suas características, sua classe funcional, sua prática e uso real – atividade em si -, nem os critérios de conforto, segurança, portabilidade e modularidade. Todos esses fatores associados contribuem para o desenvolvimento e/ou agravamento das lesões musculoesqueléticas nos paratletas de lançamentos, bem como em seu rendimento, integradamente. Ao final dessa pesquisa foi possível compreender a modalidade estudada, dentro das suas peculiaridades e contextos, possibilitando dessa forma a elaboração de recomendações de melhoria para prática esportiva, na perspectiva da otimização conjunta. Recomenda-se, portanto, a realização de estudo antropométrica dos atletas, para o desenvolvimento de cadeiras de lançamento, a fabricação de cadeiras de lançamento para os contextos de treino e de competição, considerando critérios de segurança, conforto, rendimento, classe funcional e modalidade de lançamento, a realização de pausa formal a cada lançamento durante a execução dos treinos, uma correção sistemática dos movimentos de lançamento dos atletas, pela equipe técnica, dentre outros.
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    Análise ergonômica das atividades dos usuários das academias ao ar livre e os riscos de lesões musculoesqueléticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-26) Cavalcanti, Kalyne de Menezes Bezerra; Carvalho, Ricardo José Matos de; https://orcid.org/0000-0003-4076-9562; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; http://lattes.cnpq.br/0039819932054980; Vivacqua, Carla Almeida; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; Saldanha, Maria Christine Werba; Dantas, Paulo Moreira Silva
    Esta dissertação visou analisar a Academia ao Ar Livre (AAL) em espaços públicos, que foram implantadas no Brasil, com o objetivo de propiciar, à população, a prática de atividade física, de modo a minimizar as taxas de morbimortalidade, como parte de uma política pública de saúde. Este estudo tem como objetivo caracterizar a população usuária e as atividades físicas realizadas por elas na AALs, analisar os programas de atividade física existentes, analisar as práticas físicas realizadas pelos usuários e os riscos de lesão musculoesquelética associados e avaliar os determinantes do sistema de gestão adotado na AAL, que podem interferir na qualidade das práticas das atividades físicas e, consequentemente, na geração de riscos de lesão nos usuários. Para tanto, foi realizado, inicialmente um mapeamento das AALs existentes no município de Parnamirim/RN, Brasil, e, em seguida, um estudo de caso, em que foi adotado o método da Análise Ergonômica do Trabalho - AET e as técnicas observacionais e interacionais pertinentes. O estudo de caso foi realizado na AAL da Praça Monsenhor Walfredo Gurgel localizada no mesmo município. A população analisada do estudo é composta por 41 praticantes de atividade física da AAL, sendo 70,7% mulheres. A ocorrência de lesões musculoesqueléticas foi relatada por 9,8% dos usuários da ALL. Observou-se, também, as atividades físicas realizadas pelos indivíduos nos aparelhos mais utilizados, chegando-se aos seguintes dados: presença de dor em 85,3% dos usuários; realização da atividade física com uma frequência de 4-7 vezes por semana, por 73,1% dos usuários; 48,8% deles permanecem na praça por até 60 min/dia; 82,9% frequentam a ALL há mais de 2 anos; e 87,7% dos usuários percorrem uma distância de até 3 km para chegar à praça e 82,9% da população usuária chega ao espaço público da praça caminhando. Observou-se em diferentes contextos de utilização dos equipamentos de atividade física da ALL, instalados na Praça, a existência de modos operatórios diversos adotados pelos usuários ao realizar a atividade física, tal que a biomecânica utilizada na execução do exercício, em certos casos, se dava de forma errônea, forçando compensações de postura, o que favorece a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Esse quadro foi ainda mais favorecido, dentre outros fatores, quando se verifica que não há uma equipe multidisciplinar de profissionais para assistir e orientar os usuários, que 100% dos usuários da AAL utilizam os equipamentos sem acompanhamento profissional especializado, que 100% realizam as atividades físicas sem a existência de um programa específico e que não há a possibilidade de ajuste dos equipamentos à antropometria do usuário, dado que 100% dos equipamentos da AAL não dispõem de dispositivos de regulagens. De forma geral, os equipamentos da AAL e o espaço físico não atendem aos requisitos de conforto, segurança e acessibilidade. Para a minimização dos riscos de lesão musculoesqueléticas dos usuários da AAL, recomenda-se: a criação e consolidação de um programa público de atividade física para os usuários da AAL, que dê conta das singularidades de cada um que não o possui, acolha os programas trazidos pelos usuários, e que foram elaborados pelos seus respectivos profissionais, e os orientem quando da realização da atividade física; a criação de equipes multidisciplinares de profissionais para assistir e orientar os usuários; a licitação de equipamentos, que considere as necessidades prioritárias da população, tomando-se como base estudos epidemiológicos, os critérios de segurança, de conforto, ergonômicos, de acessibilidade, de durabilidade e de regulagens dos equipamentos; a criação de um plano de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos; a elaboração e execução de projetos de AAL associado a projetos de praças, que proporcione segurança, conforto, bem-estar e beleza à população, de modo a favorecer a realização da atividade física nas AALs; a implantação de um programa de saúde e qualidade de vida para a população do município, que contemple o programa de atividade física nas AALs.
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    Análise ergonômica do trabalho dos professores do ensino fundamental I da rede pública municipal de Natal - RN: uma investigação sobre o estresse
    (2015-02-26) Costa, Izanete de Medeiros; Carvalho, Ricardo Jose Matos de; ; ; Araújo, Anísio José da Silva; ; Saldanha, Maria Christine Werba;
    A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a atividade de trabalho dos professores do ensino fundamental I da rede pública municipal de ensino da cidade de Natal-RN, de modo a identificar quais os determinantes organizacionais que contribuem para o estresse ocupacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. A amostra da pesquisa diz respeito aos professores de Ensino Fundamental I que trabalham em vinte e duas escolas que foram selecionadas da forma aleatória. O tamanho da amostra foi definido a partir de um estudo piloto, realizado em dezesseis escolas, que também foram escolhidas de forma aleatória. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa exploratória sobre a saúde ocupacional dos referidos professores, através da qual caracterizou-se o perfil social e profissional, identificou-se a quantidade e as causas de afastamento entre os anos de 2010 e 2013, mapearam-se os professores acometidos por estresse e os principais estressores presentes no local de trabalho e identificaram-se os principais estressores ligados aos aspectos organizacionais. Em uma segunda fase, realizou-se um estudo de caso em uma das escolas pesquisadas, aplicando-se o método da Análise Ergonômica do Trabalho - AET. Os conhecimentos de Ergonomia foram utilizados nesta pesquisa com vistas a compreender a relação entre o trabalho dos professores e o acometimento de estresse ocupacional e a colaborar com a indicação de medidas de otimização conjunta da eficiência e da saúde ocupacional dos professores. Os resultados da pesquisa exploratória demonstraram que a principal causa de afastamento médico de professores de Ensino Fundamental, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013 foram os Transtornos Mentais e Comportamentais, que correspondem, respectivamente, a 32,76%, 26,24% 28,21% e 30,93%. Os resultados ainda demonstraram que 71,88% dos professores pesquisados na Zona Leste apresentavam estresse. Na Zona Oeste este percentual corresponde a 70,73%. Na Zona Norte a 66,33% e na Zona Sul a 65%. Os professores pesquisados nas quatro zonas geográficas de Natal atribuíram como principais estressores de suas atividades os seguintes: Problemas relacionados com alunos (81,25% - Zona Leste; 80,95% - Zona Oeste; 100% - Zona Norte; 85,71% - Zona Sul); Problemas no relacionamento com pais de alunos (71,87% - Zona Leste; 61,90% - Zona Oeste; 77,55% - Zona Norte; 71,43% - Zona Sul); Atividades em fins de semana (65,62% - Zona Leste; 61,90% - Zona Oeste; 44,90% - Zona Norte; 66,67% - Zona Sul); Falta de reconhecimento profissional ou imagem profissional negativa por parte da sociedade (65,62% - Zona Leste; 42,86% - Zona Oeste; 34,69% - Zona Norte; 85,71% - Zona Sul); Condições ambientais inadequada da escola (ruído excessivo, calor, iluminação ruim, etc.) (78,10% - Zona Leste; 30,95% - Zona Oeste; 51,02% - Zona Norte; 71,43% - Zona Sul); Tempo insuficiente para realizar as tarefas solicitadas (50,00% - Zona Leste; 54,76% - Zona Oeste; 32,65% - Zona Norte; 53,85% - Zona Sul). Além dos fatores estressores apontados pelos pesquisados, a carga horária de trabalho excessiva exercida pelos mesmos pode configurar-se como um fator estressante. Os resultados do estudo de caso demonstram que 32,73% do tempo semanal da professora pesquisada é destinado à realização de seu trabalho e 9,53% ao deslocamento para o trabalho. O estudo de caso evidenciou situações dentro da atividade de trabalho da professora pesquisada em que existem problemas no relacionamento com os alunos e insuficiência de tempo para realizar as tarefas solicitadas. O estresse ocupacional prejudica a saúde dos trabalhadores e reduz seu desempenho no trabalho. Por meio dos resultados apresentados por esse estudo será possível discutir mudanças organizacionais adequadas, como parte de uma política e um programa de gestão da saúde ocupacional dos professores, de modo a melhorar suas condições de trabalho e a eficiência do processo de ensino-aprendizagem.
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    Artigo
    Bancos comunitários de sementes como estratégia para enfrentamento de vulnerabilidades socioambientais
    (Revista da Unidade Acadêmica de Geografia Centro de Humanidades – UFCG, 2018-12) Carvalho, Ricardo Jose Matos de; Saldanha, Maria Christine Werba; Silva, Emanoel Dias da; Santos, Tharine da Silva; Silva, Daniel Ferreira da
    Os Bancos Comunitários de Sementes Crioulas (BCS) constituem-se em importante estratégia utilizadas pelos agricultores familiares de base agroecológica para enfrentamento da estiagem e da seca. Este artigo tem como objetivo analisar a biodiversidade de sementes crioulas nos BCS do município de Casserengue-PB. Os dados foram coletados, junto aos gestores dos BCS através de métodos interacionais, observacionais, análises documentais e, consultas ao banco de dados das instituições envolvidas com o monitoramento. Após tabulação, as informações foram restituídas e validadas junto aos gestores dos BSC e técnicos das instituições. O município de Casserengue, localizado no Território da Borborema, região semi-árida da Paraíba, possui 7.058 habitantes, dos quais 51,0 % residem na área rural. Seu índice de desenvolvimento humano (IDH) é baixo (0,514), caracterizando graves problemas socioecômicos. Foram contabilizados 07 BCS, que atendem conjuntamente 250 familias de agricultores e possuem 121 associados. O estoque dos BCS foi de 1.679,8 Kg de sementes crioulas, distribuídas em 08 espécies e 36 variedades, da seguinte forma: feijão de arranque (780,0 kg 12 variedades), milho (775,5 kg; 46,2%; 06 variedades), feijão macassar (56,0 kg; 3,3%; 06 variedades), fava (52,0 kg; 3,1%; 05 variedades), fruteiras (1,3 kg; 0,1%; 01 variedade), árvore (1,0 kg; 0,06%; 01 variedade), hortaliça (0,5 kg; 0,03%; 01 variedade) e, gergelim (0,25 kg; 0,01%; 01 variedade). Estas sementes passaram, ao longo dos anos, por seleção natural e cultural, o que lhes proporciona alta variabilidade genética e maior resistência às características ambientais da região, constituindo-se em patrimônio genético-cultural reconhecido e estratégia para enfrentamento da vulnerabilidade ambienta
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    Dissertação
    Construção de um sistema de indicadores para avaliar a resiliência organizacional com relação à gestão de riscos e desastres: um estudo aplicado em órgãos municipais de proteção e defesa civil no Brasil
    (2018-02-06) Santos, Viviana Maura dos; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; ; Vivacqua, Carla Almeida; ; Queiroz, Jamerson Viegas; ; Saldanha, Maria Christine Werba; ; Carvalho, Paulo Victor Rodrigues de;
    As organizações, as comunidades e as cidades lidam com situações rotineiras, não rotineiras, imprevisíveis e com graus variados de complexidade. Muitas vezes, estes sistemas sociotécnicos não conhecem suas capacidades necessárias e/ou não as desenvolveram suficientemente para enfrentar tais situações de forma resiliente. É importante que os sistemas sociotécnicos, em especial, aqueles que lidam com incertezas e imprevistos, como é o caso dos que lidam com riscos de desastres, avaliem continuamente sua resiliência, para conhecer suas deficiências e reais capacidades e, assim, poder tomar boas decisões e agir. Este trabalho teve como objetivo principal desenvolver um sistema de indicadores para avaliar a resiliência organizacional, com relação à gestão de riscos e desastres, de Órgãos de Proteção e Defesa Civil no Brasil. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia dividida em três fases, que foram denominadas de Modelagens. A Modelagem I correspondeu às etapas de revisão da literatura, seleção dos indicadores e classificação dos indicadores de acordo com o modelo teórico desenvolvido. As informações levantadas nesta etapa foram utilizadas para a construção do instrumento de coleta de dados. A Modelagem II foi denominada de validação multiprofissional, pois os indicadores que compuseram o instrumento de coleta de dados foram validados por gestores e pessoas que ocupavam posições-chaves em órgão de proteção e defesa civil. Assim, foi possível selecionar os indicadores com maior grau de utilização e importância, segundo a percepção desses indivíduos, para compor a versão final do instrumento de mensuração da resiliência organizacional. A Modelagem III correspondeu aos estudos de casos que tiveram como objetivo avaliar, a partir da operacionalização do instrumento validado na etapa anterior, a resiliência organizacional de Órgãos de Proteção e Defesa Civil (OPDC) de cinco cidades brasileiras. Os dados coletados foram analisados e diagnosticados para cada uma das fases do ciclo de gestão em proteção e defesa civil, nas quais estavam classificados os indicadores. Os resultados mostraram que os cinco órgãos avaliados apresentaram diagnósticos diferentes para cada fase. De uma forma geral, o diagnóstico final global de resiliência indicou como órgão mais resiliente o OPDC5, seguido nessa ordem pelos órgãos OPDC1, OPDC2, OPDC3 e OPDC4. Concluiu-se que, o sistema de indicadores desenvolvido neste estudo, possibilita o conhecimento aprofundado dos potenciais e das fragilidades de resiliência dos Órgãos de Proteção e Defesa Civil avaliados, auxiliando-os no processo de tomada de decisão, no planejamento e implementação de programas, diretrizes e ações que contribuam para a redução de riscos e desastres nas cidades em que atuam. Infere-se que, devido a sua adaptabilidade, o sistema de indicadores de resiliência organizacional desenvolvido neste trabalho tenha potencial para a aplicabilidade em diversos Órgãos de Proteção e Defesa Civil do Brasil.
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    Dissertação
    Uma contribuição crítica para o redesenho de cadeiras de rodas adaptadas para crianças e adolescentes com paralisia cerebral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-03) Amorim, Brunna Michelle Paiva de; Gouvinhas, Reidson Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782470Y6; ; http://lattes.cnpq.br/5537104622576302; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Paschoarelli, Luís Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/8521603444193259
    Esse trabalho teve por objetivo a realização de uma análise crítica do produto cadeira de rodas, utilizando para tanto quatro modelos diferentes, que foram objetos de estudo da dissertação de Cláudia Regina Cabral Galvão, intitulada Análise Crítica dos Produtos de Mobilidade Sentada- Cadeiras de Rodas Utilizadas por Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral em Natal/RN e outros Municípios do Rio Grande do Norte . Este produto é considerado na reabilitação social um instrumento de grande relevância para as pessoas com deficiência física. Este estudo visa posicionar a questão e desenvolver observações sobre técnicas de readaptação de determinados modelos de acordo com a necessidade do usuário. Descreve características dos quatro modelos pesquisados através de busca em catálogos, com intuito de conhecer suas vantagens e desvantagens de uso. Foram apresentados alguns aspectos ergonômicos que devem ser considerados em um projeto, o estudo da antropometria e suas recomendações. Aborda a metodologia de projeto organizada em duas partes: a primeira, intitulada de estruturação de problema projetual (formulação, análise, síntese e avaliação); e a segunda intitulada de projeto (concepção e desenvolvimento, avaliação e solução e execução). Com isso analisam quais serão as possibilidades para um novo redesenho de cadeira de rodas, baseado nas formas de adaptação, de modo a atingir os pesquisados com faixa etária entre 5 -12 anos, correspondente à 63,7% dos pesquisados. Pretende-se que este projeto viabilize uma melhoria na qualidade de vida dos cadeirantes através do aumento da inclusão destas pessoas na sociedade
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    Dissertação
    Desenvolvimento de um sistema de indicadores de desempenho para empreendimentos em construção civil, utilizando a abordagem macroergonômica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-20) Bezerra, Isabela Xavier Barbalho; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; ; http://lattes.cnpq.br/7861210024956630; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; Vidal, Mário César Rodriguez;
    Esta dissertação apresenta o processo de validação do Sistema de Indicadores de Desempenho para Empreendimentos em Construção civil SIDECC. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de indicadores de desempenho, a partir da abordagem macroergonômica, considerando critérios de utilidade, praticabilidade e aplicabilidade e o conceito de melhoria contínua na indústria da construção civil. O processo de validação do SIDECC consistiu de três modelagens distintas. A Modelagem I correspondeu ao desenvolvimento e validação teórica de um sistema de indicadores. A Modelagem II diz respeito ao desenvolvimento e validação multiprofissional do sistema de indicadores. Para esta modelagem, utilizou-se a Matriz de Utilização e Importância e a Análise Multivariada. A Modelagem III correspondeu à validação situada, que consistiu de um estudo de caso em uma obra da construção de edifícios, onde foram aplicados e analisados os resultados da Modelagem II. Este trabalho teve como resultado o desenvolvimento de uma metodologia aplicada e testada para a construção de um sistema integrado de indicadores de desempenho, envolvendo os aspectos de produção, qualidade, sustentabilidade ambiental, saúde e segurança do trabalho. Infere-se que o SIDECC pode ser aplicado, integralmente ou parcialmente, nas empresas de construção civil como um todo, bem como nas empresas de outros setores econômicos
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    Dissertação
    Doenças sem doentes: Ocorrência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho DORT nos operadores de caixa de um banco
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-18) Martins Junior, Moizes; Saldanha, Maria Christine Werba; ; http://lattes.cnpq.br/9125249342119563; ; http://lattes.cnpq.br/9180078521171644; Carvalho, Ricardo José Matos de; ; http://lattes.cnpq.br/8748974599377029; Souza, Tulio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/8523738364469509
    As transformações ocorridas no sistema financeiro com a introdução de novas tecnologias e novas formas de administração dos bancos têm causado impacto na saúde dos trabalhadores. Estas mudanças, que repercutem no processo de trabalho, geram uma ação combinada de fatores de riscos que resultam em inúmeros agravos e doenças entre os bancários, notadamente entre os operadores de caixa de bancos. Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho DORT representam um grupo de afecções ocupacionais sempre presente entre estes funcionários. Pela sua alta incidência e pelo montante de recursos financeiros envolvidos para o gerenciamento do problema, os DORT têm sido objeto constante de estudo. Este trabalho tem como objetivo analisar a atividade do operador de caixa de um banco; pesquisar a ocorrência dos DORT na atividade; identificar os fatores determinantes da ocorrência dos DORT na atividade; determinar o número de toques reais sobre um teclado realizado pelo operador de caixa e propor soluções que influenciem na diminuição do adoecimento no ambiente de trabalho do operador de caixa de banco. Instrumentos metodológicos da ergonomia são utilizados para proporcionar um amplo conhecimento dos aspectos do trabalho no banco estudado e que foram influentes na geração das patologias ocupacionais existentes. Constatou-se que a atividade submete os trabalhadores à condição de trabalho em situação de risco grave de adoecimento, sendo os principais fatores contributivos e determinantes para este adoecimento: as exigências e o controle dos números de autenticações diárias; sistema de avaliação de resultados baseado em metas de produtividade; sistema de gerenciamento de tempo de atendimento às filas de clientes; trabalho com fatores estressantes (quebra de caixa); sobrejornada de trabalho; mobiliário dos postos de trabalho com inadequações ergonômicas e política de prevenção de doenças ocupacionais ineficiente. Foram ainda constatados casos de adoecimento por DORT de trabalhadores sem o cumprimento da exigência legal da emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho e sem o afastamento do trabalhador do posto de trabalho
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