Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Daniel Medeiros dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A representação da escola através do desenho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-27) SANTOS, Daniel Medeiros dos; GARCIA, Tania Cristina Meira; GARCIA, Tania Cristina Meira; MEDEIROS, Blenda Carine Dantas de; ANDRADE, Monica Luiza Belotto de Oliveira
    Investigar as problemáticas educativas advém de um anseio de mudanças e qualificações na prática pedagógica em sala de aula. Nosso trabalho constitui-se em investigar a representação que a criança possui da escola. Com isso, projetamos nosso objetivo em descobrir qual o olhar da criança sobre a escola. Utilizamos o desenho como instrumento de investigação para realizar a coleta dos dados, sendo este fundamental, uma vez que pudemos interpretá-los e realizar descobertas que possibilitaram uma reflexão sobre a própria escola e a criança em sua relação direta com o ensino-aprendizagem. Embasados no que expõe Bédard (2013); Moran (2012); Snyders (1988); Vygotsky (1991), Souza (1989); Piletti (1986); Barros (1988), tivemos maior desenvoltura para elaborar este trabalho. De modo a mostrar que por meio do desenho a criança revela um mundo de significados de sua realidade, e se o professor oportuniza e colabora com as atividades de desenho em sala de aula e em seguida se detém a estudá-los, certamente encontrará muitas respostas à possíveis dificuldades de aprendizagem. Com os resultados da pesquisa, percebemos que a maior parte das crianças deseja ir à escola, embora as investigações tenha nos proporcionado refletir sobre a ausência do professor, bem como de outros elementos que significam a aprendizagem, o que nos faz pensar que a escola talvez não esteja conseguindo efetivamente dá maior sentido ao seu papel enquanto instituição do saber. Significativo se faz que os professores estimulem e possibilitem às crianças a realizarem desenhos, não como uma atividade pronta, mimeografada, mas como um recurso livre dentro de objetivos a serem concretizados.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM