Navegando por Autor "Sá, José Walter Almeida"
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Dissertação (An)danças negras como percurso pedagógico nos processos criativos de arte-educar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-10) Sá, José Walter Almeida; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0003-8180-7112; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Lewinsohn, Ana Caldas; Silva, Sebastião de SalesEsta pesquisa investiga princípios de processos criativos em arte-educação, que emergem em práticas artístico-pedagógicas com danças negras na escola, em suas relações entre corpo-memória (Fonseca, 2020), corpo-território (Miranda, 2022) e corpo-tela (Martins, 2022), junto à metodologia somático-performativa (Fernandes,2014). Realizada numa turma de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Celestino Pimentel (Natal-RN), a pesquisa seguiu em meio a um processo contracolonial (Santos, 2023), desaguando pelas danças negras como principal movente de uma pedagogia centrada no corpo e na imersão de suas confluências, que se revelam como princípios possíveis de processos criativos em arte-educação, e se desdobram numa reflexão acerca da escola como um lugar de ampliação, inventividades e possibilidades contra-hegemônicas, rediscutindo-se principalmente o papel antirracista da arte-educação.TCC Corpo, memória e território: práticas pedagógicas a partir dos elementos das danças negras como expressividade corporal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Sá, José Walter Almeida; Fonseca, Franco Willamy Lima da; http://lattes.cnpq.br/6322452491719526; http://lattes.cnpq.br/6178446368254112; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Oliveira, Monique Dias de; http://lattes.cnpq.br/4268467303803200Esta pesquisa é o despertar para o som dos tambores ancestrais, silenciados na formação da Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em um movimento descritivo e reflexivo sobre o reconhecimento de narrativas afetivas e epistemológicas, despertadas através do contato com as danças de matriz afro diaspórica. Diante da experiência de reconectar-se com a ancestralidade e de trabalhar com o corpo na formação em teatro, começo a explorar na dança a potência energética e sua função pré-expressiva na cena, como preparador corporal. Este artigo dialoga sobre práticas arte educativas, centradas nas referências afro-brasileira e nas práticas constituídas por meio das danças negras como pedagogia do corpo no teatro. Como resultado dessas experimentações se desenvolveu uma metodologia voltada para elaboração de oficinas corporais, investigando os desdobramentos que as dança negras podem provocar no sujeito e no cotidiano do ensino de teatro no Brasil.