Navegando por Autor "Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque"
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TCC Musicografia braille e sua importância na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque; Carvalho, Valéria Lázaro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Souza, Catarina Shin Lima deEste trabalho apresenta um estudo sobre a importância da Musicografia Braille para a inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Musical, buscando compreender o sistema musicográfico e apresentar algumas contribuições para a área. A Musicografia em Braille é o sistema que possibilita às pessoas cegas a utilização dos fragmentos musicais para a sua aprendizagem. Para realização deste trabalho buscamos fundamentação teórica com autores Elizabet de Sá, Michael Farrell, Dolores Tomé e Fabiana Bonilha. Esse sistema é ainda pouco desenvolvido na educação musical, por isso é tão importante ser explorado, pois sua aplicabilidade possibilita o acesso à inclusão de deficientes visuais na educação musical. A metodologia adotada privilegiou a pesquisa exploratória, e os dados coletados foram analisados mediante a elaboração de um relato de experiência desenvolvido na Casa Talento, uma instituição que tem como finalidade social oferecer o ensino básico da música e lutheria de excelência para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a possibilidade de profissionalização.TCC Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Rocha, Jaime Gomes da; Souza, Catarina Shin Lima de; Rocha, João Gomes da; Bezerra, Edbergon Varela; Rosendo Júnior, Múcio Magno de AlbuquerqueEste trabalho trata-se de um estudo de caso realizado na Escola de Música Casa Talento sobre o ensino de música para pessoas com deficiência visual. A partir desse estudo busca-se refletir sobre o contexto do processo de ensino-aprendizagem de um aluno com baixa visão em um ambiente de ensino especializado e a importância de se ter um espaço voltado para o atendimento qualificado e pessoas capacitadas para ensinar música para pessoas com deficiência visual. Para isso, foi necessário conhecer o que levou o aluno a estudar música, entender o papel da escola nesse processo, saber dos professores as contribuições que essa experiência tem proporcionado para a formação profissional do professor de música e os desafios enfrentados dentro da sala de aula. Finalizando, expõe o que a escola fez e tem feito para que esse ensino possa ser difundido. Como metodologia foram utilizadas a observação não participante, pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada.