Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Musicografia braille e sua importância na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação musical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque; Carvalho, Valéria Lázaro de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Souza, Catarina Shin Lima de
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da Musicografia Braille para a inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Musical, buscando compreender o sistema musicográfico e apresentar algumas contribuições para a área. A Musicografia em Braille é o sistema que possibilita às pessoas cegas a utilização dos fragmentos musicais para a sua aprendizagem. Para realização deste trabalho buscamos fundamentação teórica com autores Elizabet de Sá, Michael Farrell, Dolores Tomé e Fabiana Bonilha. Esse sistema é ainda pouco desenvolvido na educação musical, por isso é tão importante ser explorado, pois sua aplicabilidade possibilita o acesso à inclusão de deficientes visuais na educação musical. A metodologia adotada privilegiou a pesquisa exploratória, e os dados coletados foram analisados mediante a elaboração de um relato de experiência desenvolvido na Casa Talento, uma instituição que tem como finalidade social oferecer o ensino básico da música e lutheria de excelência para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando desenvolvimento pessoal e criando a possibilidade de profissionalização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Um estudo de caso sobre o contexto de ensino-aprendizagem de um aluno com deficiência visual na Escola de Música Casa Talento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Rocha, Jaime Gomes da; Souza, Catarina Shin Lima de; Rocha, João Gomes da; Bezerra, Edbergon Varela; Rosendo Júnior, Múcio Magno de Albuquerque
    Este trabalho trata-se de um estudo de caso realizado na Escola de Música Casa Talento sobre o ensino de música para pessoas com deficiência visual. A partir desse estudo busca-se refletir sobre o contexto do processo de ensino-aprendizagem de um aluno com baixa visão em um ambiente de ensino especializado e a importância de se ter um espaço voltado para o atendimento qualificado e pessoas capacitadas para ensinar música para pessoas com deficiência visual. Para isso, foi necessário conhecer o que levou o aluno a estudar música, entender o papel da escola nesse processo, saber dos professores as contribuições que essa experiência tem proporcionado para a formação profissional do professor de música e os desafios enfrentados dentro da sala de aula. Finalizando, expõe o que a escola fez e tem feito para que esse ensino possa ser difundido. Como metodologia foram utilizadas a observação não participante, pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM