Navegando por Autor "Romero, Fernanda Gabriela Gadelha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese #Lifestyle: a imagem do corpo fitness feminino como produto de consumo no instagram(2018-12-11) Romero, Fernanda Gabriela Gadelha; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Alves, Edvaldo Carvalho; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela; ; Lucena Filho, Severino Alves de;A presente tese aborda o desejo de visibilidade midiática na cibercultura, a imagem do corpo fitness como produto midiático na sociedade do hiperconsumo, o narcisismo e a estética da existência vivenciada na sociedade contemporânea. A mídia e as tecnologias de comunicação estão progressivamente padronizando, rotulando o ideal de corpo, sugerindo um corpo perfeito, sarado, sem gorduras ou excessos, estimulando o consumo de bens e serviços. O culto à imagem do corpo fitness vem se tornando referência para as relações sociais; indivíduos tendem a se comunicar e a criarem vínculos através do mesmo objetivo: conquistar o corpo perfeito, aquele entendido como tal pela sociedade. Esse processo torna-se híbrido, segue uma tendência, e provoca uma mudança de vida que é compartilhada e recompartilhada, com seguidores adeptos do mesmo estilo. Essa tese teve como objetivo analisar a imagem do corpo fitness como estilo de vida e produto de consumo no perfil da Webcelebridade Priscila Soares no Instagram como forma de ecommerce. A pesquisa de caráter empírico analisou em profundidade as postagens da Webcelebridade durante os períodos de janeiro à setembro de 2018. Assim, conceituamos um modelo teórico-metodológico centrado em três categorias: a transformação, a interação e o compartilhamento da imagem do corpo fitness como produto de consumo no ciberespaço. Nesse sentido, foi possível compreender que as transformações nos corpos são capazes de alterar as práticas sociais nas quais estão inseridas, influenciá-las e modificá-las através das interações sociais e dos comportamentos por meio das instâncias de mediação e midiatizações de bens simbólicos e culturais de consumo. Compreendemos que a Priscila Soares tornou-se empreendedora de si mesma, e consequentemente alterando assim, as práticas sociais e simbólicas.