Navegando por Autor "Rodrigues, Maria das Graças Soares"
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Tese Alfabetizar letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-05) Vieira, Giane Bezerra; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Braz, Anadja Marilda Gomes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797487P6; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Leal, Telma Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/2358658346044158As pesquisas realizadas na área de educação têm atentado para a importância da realização de ações voltadas para a análise de necessidades formativas como forma de ajuste às mudanças sócioculturais que exigem cada vez mais uma atividade criadora na preparação dos professores na perspectiva da sua formação. A preocupação com o fracasso escolar ligado à alfabetização de crianças que frequentam a escola pública nos levou à construção desta tese que tem como objetivos: investigar necessidades de formação de professores do Ensino Fundamental da escola pública acerca de conhecimentos subjacentes ao desenvolvimento de uma prática pedagógica de alfabetização na perspectiva do letramento e (re)construir, com os professores participantes da pesquisa, conhecimentos relativos ao processo de alfabetizar letrando , a partir de suas necessidades de formação. O estudo foi realizado em uma escola municipal da cidade de Ceará- Mirim-RN, que oferece Ensino Fundamental I e II, contando com a participação de 7 professores e uma supervisora dessa instituição, sujeitos de nossa pesquisa. Partimos do princípio de que as necessidades de formação são fenômenos subjetivos, socialmente construídos que permitem a tomada de consciência dos objetivos para a formação. A abordagem investigativa é de natureza qualitativa, cuja premissa fundamental é a compreensão dos significados, valores, intenções que os seres humanos colocam em suas ações, em relação com os outros e com os contextos em que interagem. Nesse contexto, optamos pela investigação-ação por considerarmos esse tipo de pesquisa como um espaço, tanto de investigação, quanto de formação profissional, em que professores e pesquisadora assumem, conjuntamente, a responsabilidade de problematizar, construir necessidades de formação e refletir as suas práticas. Como procedimentos de construção e análise dos dados, desenvolvemos observações participantes nas atividades de sala de aula; entrevistas semiestruturadas (individuais e coletivas) com professores e supervisora; análise de documentos escolares e sessões de estudos reflexivos que possibilitaram a triangulação dos dados e a análise de conteúdo. O percurso de pesquisa revelou que a análise de necessidades formativas dos professores é um recurso capaz de contribuir para o planejamento de projetos de formação contínua mais apropriados à construção da sua identidade crítica e reflexiva. Neste sentido, permitiu que fossem construídas/reveladas necessidades de formação e a construção de conhecimentos dos professores em relação à alfabetização na perspectiva do letramento. As necessidades conceitualizadas a partir das dificuldades dos professores, das carências percebidas e dos desejos de mudança manifestados por eles, quando são construídas na análise e reflexão de práticas concretas, tendem a traduzir-se em teorização de problemas, sem uma dimensão de aplicação de saberes. Desse modo, as vivências do processo formativo estão possibilitando a reflexão das práticas de ensino da leitura e da escrita e a assunção de posturas mais voltadas para propiciar aos alunos condições de entendimento, compreensão e uso social dos escritos e da função do sistema de escrita. Os conteúdos temáticos da formação permitiram o acesso ao conhecimento de novas formas de conceber e trabalhar com a leitura e a escrita e suas funções sociais e saltos qualitativos dos professores com relação à prática de alfabetizar letrando. Essa construção teórica nos possibilitou: conhecer e refletir necessidades de formação no âmbito da formação continuada de professores; ressignificar nossa própria formação e revisitar a nossa prática como formadora de professores que atuam na escola pública. Concluímos com a confirmação de que a reflexão dos professores sobre as suas próprias necessidades de formação contribuiu para transformações de suas concepções e práticas de alfabetização e letramento, mesmo diante de dificuldades encontradas, tanto na formação, quanto na organização do trabalho pedagógicoTese Ambiente de textualização no ensino a distância: o caso do fórum educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-29) Campos, Marineide Furtado; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Esta pesquisa tem como tema o ambiente de textualização no ensino a distância, com foco no fórum educacional utilizado por uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo geral analisar a interação que se estabelece entre tutor e cursistas e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Outros objetivos, mais específicos, foram também considerados, tais como: verificar a pertinência do fórum educacional para a construção do conhecimento no ensino a distância, entender as funções dos papéis desses sujeitos no e-Proinfo e, ainda, identificar na construção discursiva dos sujeitos frente às tarefas agendadas como ocorre a aprendizagem nesse ambiente. Para explorar o tema, tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, em relação aos modos de interação no fórum, como os temas são postos na discussão, como os atores sociais dialogam entre si e como ocorre o debate no ambiente virtual em função da aprendizagem. O corpus compõese de mensagens postadas no fórum durante o módulo Material Informática , último dos seis que integram o Ciclo Básico do Programa de Formação Mídias na Educação, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Merriam (1988), Cresswell (1994) e Minayo (1996) e situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, tendo em vista que aborda questões que dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Para a análise, recorremos a aspectos teóricos referentes ao ensino a distância em autores como Silva (2008), Brait (1993), Sperbe e Wilson (1986), Marquesi e Elias (2008), Xavier (2005), entre outros. Com relação às mídias e às perspectivas das tecnologias aplicadas ao fórum, recorremos a Baranov (1989), Neuner (1981), Kearsley e Moore (1996); ao ambiente de textualização Marcuschi, (2008), Costa Val (2004), assim como às concepções e funções do tutor encontradas em Salgado (2002). Nos resultados, percebemos que a interação tutor-cursista fica comprometida pelo apagamento da tutora, que muitas vezes, se posiciona apenas como propositora do tópico sem participar das discussões para o aprofundamento e fechamento avaliativo do conteúdo sugerido, prejudicando assim a aprendizagem. Observamos também a ausência de uma progressão tópica realizada pelos cursistas devido a falta de orientação e reorientação das questões discutidas, bem como pelo distanciamento da postagem de uma mensagem a outra. Desse modo, consideramos pertinente a participação dos cursistas e tutores de forma mais efetiva no espaço interacional com vistas à construção de novos saberes para a aprendizagem em ambientes de EaDTCC Anáfora encapsuladora em redações nota 1000 do ENEM(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Simeone Gregório dos; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://lattes.cnpq.br/8168436057484958; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; Rodrigues, Maria das Graças SoaresO objetivo geral desta monografia é analisar ocorrências de anáforas encapsuladoras em redações nota 1000 do Exame Nacional do Ensino Médio. Esta prova, realizada anualmente, é utilizada para acesso à educação superior, por meio de diversos programas educacionais, como Sistema de Seleção Unificada e Programa Universidade para Todos, bem como para acesso a financiamento e apoio estudantil. Teoricamente, a presente pesquisa ancora-se em aportes da Semântica e da Linguística Textual, com foco nos estudos da referenciação e, especificamente, nos processos referenciais do texto. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, no que concerne à abordagem, explicativa, referente aos fins, e bibliográfica, relativa aos procedimentos técnicos, com modelo de análise interpretativa. O corpus é constituído por três redações notas 1000 do ENEM, nas quais foram analisadas as relações semânticas que se estabelecem entre âncoras e encapsulamentos. Como resultados do trabalho, observou-se que relações semânticas mais empregadas foram: papéis temáticos, sinonímia e antonímia, hiperonímia, bem como as modalidades temporais, epistêmicas e deônticas. Além disso, as anáforas encapsuladoras contribuíram para a coesão intraparágrafo do texto, permitindo aos produtores o atendimento à competência IV, que diz respeito ao conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Por fim, espera-se que este trabalho contribua com pesquisas sobre a anáfora encapsuladoras em dissertações-argumentativas, com vista a um aprofundamento teórico acerca das relações semânticas envolvidas neste fenômeno linguístico.Tese Análise de necessidades de formação: uma prática reveladora de objetivos da formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Almeida, Maria Julia de Paiva; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; Macedo, Geralda; ; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Ferreira, Maria Salonilde; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0Nos últimos anos, aqui no Brasil, as pesquisas na área de educação têm se voltado para o estudo de necessidades de formação, pelas práticas de análise de necessidades, para subsidiar os programas de formação continuada do professor. Esta pesquisa sobre necessidades de formação de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental teve origem nas nossas discussões na academia, sobre os problemas da repetência e evasão relacionados à alfabetização na escola pública brasileira. Definimos como objetivo: conhecer necessidades de formação de professoras alfabetizadoras da Escola Municipal Odila Leite, Natal/RN, cujo foco é alfabetização nesse nível de ensino e na Educação de Jovens e Adultos. O objeto são as necessidades de formação dessas professoras. A tese é a de que a professora alfabetizadora revela/constrói necessidades de formação ao falar de sua prática, ao exercer esta prática ou mesmo ao produzir materiais didáticos que subsidiam essa prática, ou seja, ao fazer a relação teoria/prática concernente à alfabetização. A abordagem é qualitativa, segundo a qual o ambiente natural é a fonte da coleta de dados; o processo de construção do conhecimento é o foco de interesse e aos significados construídos pelos sujeitos é atribuída fundamental importância. Compreendemos que necessidade é um fenômeno subjetivo, socialmente construído, e que a análise de necessidades permite a revelação de objetivos de formação. Usamos o estudo de caso como estratégia metodológica que permite: estudar uma entidade bem definida, [...] como uma instituição escolar; a compreensão global do fenômeno de interesse; descobrir o que há de mais essencial e característico no objeto. Contamos com 17 professoras, das quais 3 tiveram suas práticas pedagógicas observadas. Observamos o cotidiano escolar, analisamos os principais documentos e roteiros de aula e entrevistamos as 17 professoras. Triangulamos os dados obtidos pelas observações do cotidiano, pelas observações da prática das três professoras e pelas análises dos documentos, em seguida, triangulamos esses dados com os dados da análise das entrevistas das 17 professoras. Tais procedimentos revelam necessidades de formação dessas professoras, como de: estudar o desenvolvimento cognitivo da criança; revisar os conceitos de alfabetização e letramento; revisar fundamentos da psicogênese da língua escrita; refletir sobre as práticas de leitura e literatura; refletir sobre a prática de planejamento diário; refletir sobre as condições materiais da escola e sobre a relação família/escola. Concluímos que pesquisas dessa natureza contribuem para orientação de programas de formação do professorTese Análise de representações textual-discursivas em "O processo do capitão Dreyfus" - primeiro capítulo de "Cartas de Inglaterra" de Rui Barbosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/0909624342011009; Oliveira, Anahy Samara Zamblano de; http://lattes.cnpq.br/0519774041993678; Silva, Ananias Agostinho da; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Queiroz, Maria Eliete de; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240A tese: “Análise de representações textual-discursivas em „O processo do capitão Dreyfus‟- primeiro capítulo de „Cartas de Inglaterra‟ de Rui Barbosa” investiga o fenômeno linguístico da Representação textual-discursiva (Rtd) em sua argumentatividade. Três questões de pesquisa são propostas: 1) Qual o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção de uma representação textual-discursiva? 2) Como as analogias exercem papel construtivo e argumentativo da Rtd na referenciação? 3) Que importância tem o léxico na argumentação e na construção da Rtd? Para buscar respostas a tais questões, tem-se por objetivo geral analisar, descrever e interpretar o fenômeno linguístico da Rtd em sua argumentatividade no texto “O processo do capitão Dreyfus” de Rui Barbosa. Objetivos específicos, 1) Identificar o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção da Rtd, 2) identificar e descrever o papel argumentativo das analogias na referenciação, 3) interpretar o papel do léxico na argumentação e na construção da Rtd. A pesquisa segue os pressupostos da Linguística de Texto, por meio da teoria “da produção co(n)textual de sentido”, que é a Análise Textual dos Discursos (ATD) e, assim, ela conforma-se à Linguística de Texto pela ATD consoante aos estudos de Adam (2011). A Análise Textual dos Discursos é uma proposta de Adam (2011) que tem a perspectiva de “uma teoria da produção co(n)textual de sentido fundamentada na análise de textos concretos”. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica; descritiva quantos aos objetivos e de procedimentos bibliográficos. A metodologia efetuou-se com a identificação dos excertos continentes de Rtd encontrada no Corpus. Esses excertos figuram quadro 9 das análises. O texto foi estabelecido, suas linhas contadas e atribuiu-se plano de texto segundo os temas abordados. Criou-se um quadro, nele indicando-se as marcações textuais para cada uma das categorias de análise. As análises procederam-se descritivamente e, as predicações, além de descritas, são esquematizadas. Nos resultados das análises, o Quadro 13 apresenta dados numéricos dos temas analisados concernentes à quantidade de 50 excertos analisados. Verifica-se que o número de Rtd supera o número de excertos, ao todo em 11, 38 Rtd de Dreyfus e 23 da cerimônia de degradação. O Quadro 17 traz dados dos dois temas quanto às categorias de análise: 58 referenciações, 63 predicações, 39 modificações do referente, 14 modificações da predicação, 18 localizações espaciais, 13 localizações temporais e 50 modalizações. No Quadro 18, Dreyfus é “agente” 03 vezes e, 36 vezes é paciente. No Quadro 19, a cerimônia de degradação surge 08 vezes como agente e 08 vezes como paciente. Os resultados organizam-se com o cumprimento dos objetivos respondendo às questões de pesquisa. Assim, tem-se maior especificação da predicação, da referenciação e da modificação e, aprofundamento quanto à tipologia dos predicadores, dos nomes e dos modificadores. Nova taxonomia dada à referenciação anexa analogias, pronomes, elipses e a referenciação indireta. Quanto à modificação do referente, ampliam-se os tipos de modificadores e classifica-se a modificação como epitética ou atributiva. Conclui-se que a predicação é geratriz das outras operações de textualização, que as analogias ampliam as figuras textuais, que o léxico é determinante na construção da Rtd tanto por seu significado como pelo sentido empregado no texto.Tese Análise textual dos discursos: estrutura composicional, enunciação, argumentação e pragmática em projetos de lei e leis ordinárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Pinheiro, Cláudia Cynara Costa de Souza; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; https://orcid.org/0009-0009-1177-8575; http://lattes.cnpq.br/8188801073720795; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; Cabral, Ana Lucia Tinoco; Pessoa, Daniel Alves; Marquesi, Sueli CristinaPesquisas linguístico-discursivas em textos jurídicos estimulam inclinações científicas na interface Linguagem e Direito, com potencial para conhecimento da língua em uso e produção de possíveis efeitos sociais. À vista disso, estabelecemos como objetivo geral investigar a estrutura composicional, a enunciação e a argumentação em projetos de lei e leis ordinárias, considerando a dimensão pragmática para interpretação. Como objetivos específicos, definimos identificar, descrever, analisar e interpretar: a) o plano de texto e as sequências textuais dos dados; b) a responsabilidade enunciativa e a coesão polifônica nos gêneros; c) a orientação argumentativa da materialidade textual; e d) os elementos pragmáticos mobilizados nos textos para compreensão de sentidos. Desse modo, este trabalho ancora-se na proposta teóricometodológica da Análise Textual dos Discursos, com Adam (2011, 2019, 2022), a partir do estudo de níveis e categorias do seu aparato científico, apoiado em Marcuschi (2002), Koch (2001), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010, 2014), Cabral (2013, 2015), Marquesi (2014, 2016, 2017), Marquesi, Elias e Cabral (2017), Pinto (2017), Souza (2020) e Rodrigues (2022). Do ponto de vista teórico da Enunciação, seguimos Benveniste (1989), Authier-Revuz (1990), Guentchéva (1994, 1996, 2011), Adam (1997, 2002), Flores (2008, 2011, 2016), Rabatel (2009, 2015, 2016, 2021), Fiorin (2016), Passeggi et al. (2010), Rodrigues (2017), Rodrigues e Marquesi (2021) e os proponentes da Teoria Escandinava da Polifonia Linguística – ScaPoLine – Nølke, Fløttum e Norén (2001); da Argumentação, acompanhamos Ducrot (1988, 1999), Toulmin (2001), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2005, 2008, 2011), Pinto (2010) e Cavalcante et al. (2020); e da Pragmática, adotamos Austin (1962, 1990), Searle (1969, 1976, 1985, 1995a, 1995b), Vanderveken (1985, 1997, 2016), Adam (2020) e a PragmaDialética de Eemeren (2004). Em termos metodológicos, esta tese tem abordagem qualitativa, natureza interpretativista, acompanha o método indutivo de análise, é do tipo exploratória e documental. Nossas análises constataram a estrutura de planos de texto fixos conforme legislação vigente, organizados por sequências textuais: descritivas, presentes especialmente nos enunciados iniciais e finais dos textos; narrativas, inseridas como argumentos nas justificativas das proposituras; explicativas, encaixadas nos projetos e nas leis para sustentar a argumentação; e argumentativas, marcadas nos arranjos sequenciais prototípicos e no macronível textual, contribuindo para a visada argumentativa dos textos e para o propósito comunicativo dos gêneros. Como resultados do estudo da enunciação, entendemos que marcas da língua e vozes utilizadas nos textos conferem engajamento dos enunciadores com o conteúdo proposicional, analisadas em uma escala de interpretação que considera as expressões de imputação enquanto comprometimento mínimo e a presença das assinaturas como as situações de máxima assunção dos autores. Diante disso, compreendemos que tais níveis de análise apontam a orientação argumentativa dos enunciados para dimensão pragmática da língua, favorecendo o entendimento da significação performativa dos textos jurídicos em seu contexto de uso. Portanto, projetos de lei e leis ordinárias representam manifestações linguísticas utilizadas para formalizar intenções que podem ser acionadas para promover a concretização de garantias, visto que é por meio da linguagem que estabelecemos relações com fins performativos os quais podem indicar ações sociais e mudanças no mundo organizado legalmente.Tese Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa em respostas a questões de livros didáticos(2017-01-23) Rosa, Flávio César Oliveira da; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; ; Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da; ; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Galvão, Marise Adriana Mamede;Este trabalho tem como objetivo analisar e interpretar enunciados/respostas a atividades de interpretação textual propostas a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em dois livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2010 e 2013, para isso, identificamos unidades da linguagem que evidenciam a assunção da Responsabilidade Enunciativa conforme as categorias propostas por Adam (2011). A linguagem é constitutivamente polifônica, razão que justifica que a escola, mediadora do conhecimento, por meio de seu trabalho, leve seus alunos a perceberem a pluralidade de vozes em um texto, além de, se possível, o reconhecimento dos responsáveis por elas, bem como suas intenções comunicativas. A partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin a respeito da polifonia e de Authier-Revuz sobre a heterogeneidade da linguagem, procuramos identificar as diversas vozes que podem constituir um discurso. A Responsabilidade Enunciativa pode ser evidenciada em um texto por meio de diversas unidades da linguagem, conforme os estudos de Adam (2011). Quanto à metodologia, nossa pesquisa é de base qualitativa, de natureza interpretativista. O corpus se constitui de respostas a questões de dois livros didáticos dos quais foram selecionadas, em todos os capítulos, unidades de trabalho que tratam da interpretação textual. Para fundamentar nossa pesquisa, partimos da concepção de alguns teóricos que estudam a linguagem em sentido mais amplo, como Authier-Revuz (2004) Bakhtin (1988, 1992,1997, 2006), Marcuschi (2001, 2003, 2008), Koch (1996,1996) e, mais especificamente, em teóricos da Análise Textual dos Discursos como (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, na perspectiva de autores como Ducrot (1980, 1984 e 2001), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2016). Os dados revelam que questões que cobram posicionamentos pessoais livres sobre temas comuns à vivência e à faixa etária dos alunos apresentaram índices mais elevados de assunção da Responsabilidade Enunciativa nas respostas em comparação a questões que cobram conhecimentos mais formais.Tese Análise textual dos discursos: responsabilidade enunciativa no texto jurídico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-21) Lourenço, Maria das Vitórias Nunes Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/5704494493911440; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo; ; http://lattes.cnpq.br/7462069887119361Esta investigação objetiva descrever, analisar e interpretar a Responsabilidade Enunciativa (RE) em Petições Iniciais, gênero discursivo circunscrito ao domínio jurídico. Para tanto, elegemos como objeto o estudo das seções Dos fatos e Da fundamentação jurídica , da petição, compreendendo, assim, respectivamente, a narração dos eventos, que deu margem à propositura da ação judicial, e à exposição do direito que ampara a pretensão da parte autora. Ancoramos a discussão no campo da Linguística, mais precisamente, na Análise Textual dos Discursos (ATD), cujas bases teóricas decorrem da Linguística Textual (LT) e da Linguística Enunciativa. Colocamos em relevo, particularmente, o modo como o autor dos textos, objetos de análise, faz uso das estratégias discursivas que indicam a RE. Dessa forma, a relevância deste estudo reside na construção da crítica ao texto jurídico, pois empreende uma abordagem dialógica do ponto de vista, suscitando não apenas questionamentos sobre a maneira como uma instância linguística concebe um objeto de discurso, mas também discutindo as questões de linguagem inerentes à escrita especializada e, nesse aspecto, contribuindo com o trabalho dos operadores do Direito acerca das várias maneiras de construção da RE no corpo do texto peticional. Selecionamos duas categorias de análise que, segundo Adam (2011), caracterizam na materialidade textual o grau de RE dos enunciados proposicionais: os diferentes tipos de representação da fala e as indicações de quadros mediadores. Nesse sentido, objetivando tal tarefa, baseamo-nos nos estudos acerca do ponto de vista realizados por Rabatel (2003, 2009a, 2010) no que concerne à abordagem enunciativa, inserindo o estudo do PDV no arcabouço das teorias polifônicas e dialógicas para estudar a RE a partir dos diferentes tipos de representação da fala que compreendem as formas de transmissão do discurso e o papel do sujeito enunciador no tocante à responsabilidade e à imputação pelos conteúdos proposicionais. Da mesma forma, tencionando estudar as indicações de quadros mediadores, observamos os postulados de Guentchéva (1994, 1996), que desenvolve a noção de categoria gramatical do mediativo (MED), a qual permite marcar linguisticamente o distanciamento ou engajamento do enunciador diante das informações expressas. No que concerne à metodologia, adotamos a pesquisa de base qualitativa, de natureza interpretativista e introspectiva, haja vista que este estudo focaliza processos e estratégias subjacentes ao uso da linguagem. O corpus da pesquisa é constituído por Petições Iniciais, que ensejaram ações oriundas na Vara Cível da Comarca de Currais Novos-RN. A análise dos dados mostra que um objeto de discurso é sempre perspectivado e manifesta o ponto de vista de um ou mais enunciadores. Como consequência, o produtor do texto, ao utilizar-se dos PDV de outros enunciadores, influencia e estabelece a orientação argumentativa do texto. Da mesma forma, evidencia a relevância do uso das construções mediatizadas no texto jurídico, pois funcionam como estratégias atenuantes da responsabilidade do produtor do texto com o que é dito, e ao mesmo tempo visa um discurso de autoridade pela entrada das fontes do direito. Ainda, revela a importância documental e interacional dessa prática, ao mesmo tempo que expõe dificuldades de natureza composicional e normativa no que concerne aos aspectos legais e linguísticosDissertação A argumentação na petição inicial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-10) Lourenço, Maria das Vitórias Nunes Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; ; http://lattes.cnpq.br/5704494493911440; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Alves, Virgínia Colares Soares Figueirêdo; ; http://lattes.cnpq.br/7462069887119361Esta pesquisa investiga efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos lingüísticos da argumentação em um corpus constituído por peças jurídicas (Petições Iniciais), que ensejaram ações oriundas do Juizado Especial Cível da Comarca de Currais Novos (RN). Para tanto, estabelecemos uma relação entre o Direito e a Lingüística, mediada pelo enfoque da Semântica Argumentativa, focalizando, de modo especial, o uso de operadores argumentativos, os quais insertos na própria língua, na sua gramática, assumem a orientação do discurso e o uso de modalizadores, mecanismos importantes na construção do sentido do texto e na sinalização do modo como aquilo que se diz é dito. Desta maneira, iniciamos a investigação deste gênero elegendo como objeto de estudo a seção dos fatos , que compreende a parte da Petição Inicial onde é explicitada a narração dos eventos que deram margem à propositura da Ação. Em face do objeto de estudo e objetivo a serem alcançados recorremos, metodologicamente, à noção de Retórica desde a antiguidade clássica até o aparecimento da Nova Retórica presente em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), que, na atualidade, está compreendida nos estudos da Pragmática e conectada às teses centrais do pensamento de Ducrot (1977, 1980, 1987). Tais referenciais nos permitiram uma melhor compreensão da produção do discurso jurídico por parte dos operadores do Direito, bem como, analisar de forma ampla efeitos de sentidos decorrentes do uso de marcas lingüísticas da argumentação no discurso jurídico. Os dados mostraram que tais marcas constituem-se elementos indispensáveis à construção do tecido textual, particularmente, no âmbito da argumentação jurídica, pois encaminham o discurso para determinadas conclusões. Contudo, observamos que nos textos produzidos pelos advogados, o uso desses recursos lingüísticos nem sempre ocorre de forma adequada. Os textos analisados mostraram também que é possível desvendar, através dos recursos lingüísticos, as estratégias argumentativas empregadas pelos autores para convencimento do magistrado, tornando evidente que a linguagem é mais que um sistema de signos, que ela permite enxergar além do limite das palavras e enunciados. Por fim, constatamos que as categorias analisadas, quando usadas, adequadamente, são elementos que engendram manobras argumentativas de eficácia no texto jurídico, sendo peças fundamentais, atribuidoras de força argumentativa ao texto, fazendo o discurso avançar, não só o jurídico, mas, aquele produzido em qualquer domínio do conhecimentoDissertação Aspectos da organização interacional nas cartas pessoais compartilhadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade(2017-01-30) Nascimento, Eunice Matias do; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; ; http://lattes.cnpq.br/8103944091717381; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Queiroz, Maria Eliete de; ; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076Esta dissertação teve como objeto de estudo a interação estabelecida por meio de cartas pessoais partilhadas entre Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Assim sendo, estabelecemos como objetivo geral investigar aspectos da organização interacional dessas correspondências e como objetivos específicos descrever, analisar e interpretar os propósitos comunicativos e a composição dos planos de texto da carta pessoal; as intervenções que ocorrem nas interações instauradas; a materialização das sequências dialogais e as trocas nesses textos; a natureza e estrutura das perguntas e respostas evidenciadas. Subsidiamo-nos, para tanto, em Bakhtin (2003), Silva (2002), Silva (1997), Marcuschi (2005, 2008), Bazerman (2005), Andrade (2010), Adam ([2008] 2011), entre outros pesquisadores, no que se refere a questões específicas do gênero discursivo/textual em foco. Também, orientamo-nos por perspectivas textuais e interacionais de investigação, cujas discussões fundamentam-se, principalmente, nos postulados da Análise da Conversação para abordar noções gerais que embasam o estudo da interação verbal em situações diversas. Nessa direção, destacamos pressupostos teóricos que têm como referência os estudos de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003), Marcuschi ([1986] 2003), Briz (2006), Kerbrat-Orecchioni (2006), Adam ([2008] 2011), Galvão (2011) e Galvão e Silva (2012), dentre outros. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como documental, sendo guiada por uma abordagem qualitativa e indutiva de investigação, com postura interpretativista de análise dos dados. O corpus do trabalho se constituiu de 97 cartas pessoais que fazem parte da correspondência de Câmara Cascudo e Mário de Andrade, escrita durante o período de 1924-1944, organizada em livro publicado em 2010. As análises realizadas revelaram que as cartas são interações verbais cujos aspectos de organização deixaram transparecer planos de texto fixos e ocasionais em um gênero discursivo/textual, sequências dialogais que se realizaram de forma semelhantes ao que observamos em situações face a face, embora os participantes estivessem distantes um do outro. Os resultados apontaram que essas ocorrências foram organizadas e mediadas por trocas e intervenções em que os participantes contribuíram na construção de um foco comum, pela instauração de pares dialogais, principalmente por manifestações de perguntas e respostas. Entendemos, assim, que escrever carta é uma forma de interação em que os participantes abordam muitas questões de interesse comum, compartilhando questões como política, literatura, cultura, entre outras, cujo objetivo é trazer um ao outro para o espaço presente.Dissertação Atividades de construção de sentido: a cosmovisão no discurso poético de a poesia em pânico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-29) Xavier Sobrinho, Marcio Rodrigo; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/1025382795680640; Cavalcante, Mônica Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/5088972912048247; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Este trabalho busca integrar pressupostos oriundos da teoria da referenciação para evidenciar processos de construção de sentido do livro A Poesia em Pânico, do poeta Murilo Mendes. Os conceitos de referenciação, objetos-de-discurso e esquemas cognitivo-experienciais foram empregados com vista a possibilitar a leitura dos sentidos dos textos que compõem o livro, esmiuçando seus modos de elaboração e efeitos de expressão. Buscou-se traçar paralelos entre a concepção de linguagem proposta pelas teorias utilizadas e aquela que perpassa os poemas e a prática poética do autor escolhido para estudo, destacando seus pontos em comum. Da mesma forma, utilizou-se da análise dos textos para procurar demonstrar aspectos variados das teorias. Ao mesmo tempo, uma leitura dos principais elementos do discurso analisado foi construída ao longo do trabalho, buscando uma aproximação entre as áreas da literatura e da linguísticaDissertação Atividades de retextualização entre oralidade e escrituralidade, um projeto para o 7º ano a partir de O Pequeno Príncipe(2018-07-31) Santos, Maria Graça Manoela Pessoa dos; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; ; Barros, Kazue Saito Monteiro de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares;O presente estudo fundamenta-se nos instrumentos teórico-metodológicos do modelo de Tradições Discursivas (Coseriu 1955/56; Koch 1997; Koch/Oesterreicher 1990; Kabatek 2006; Raible, entre outros). Nessa perspectiva teórica, todo discurso, seja ele veiculado fônica ou graficamente, localiza-se num espaço do contínuo de oralidade e escrituralidade (Koch/Oesterreicher 1990), que diz respeito não ao meio de veiculação dos textos, mas à sua concepção discursiva, isto é, à sua configuração linguística. De caráter interventivo e interpretativo, este trabalho busca, de um lado, desenvolver uma sequência didática (cf. Dolz e Schneuwly 2004; Lopes-Rossi 2006) para a aquisição da escrituralidade (cf. Koch/Oesterreicher 1990) no 7º. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria (RN), a partir da elaboração e aplicação de um guia de leitura e produção de textos sobre a obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry, com atividades de retextualização (cf. Marcuschi 2005), que promovam o deslocamento dos textos no contínuo de oralidade e escrituralidade. De outro lado, busca-se verificar o impacto dessa intervenção por meio da análise do deslocamento das produções dos diferentes grupos do corpus (Diagnóstico, Primeira Reescrita, Versão Final) em tal contínuo. A análise centra-se nas técnicas de junção, entendida como a expressão de relações semânticas (Raible 1992; Kabatek 2006; Castilho da Costa 2015). Na fase interventiva do projeto, as atividades de retextualização promoveram o contato dos alunos com variedades linguísticas e TD da esfera literária, que culminaram com a produção dum capítulo suplementar à obra literária em tela. Na fase de análise, verificou-se a distribuição quantitativa e qualitativa dos recursos de junção nas narrativas do corpus, isto é, com relação à sua frequência e ao tipo de relação semântica e grau de integração sintática, utilizando-se, para tanto, o programa Tradisc. Como resultado, a análise demonstrou um deslocamento das produções dos alunos em direção à escrituralidade, comprovando o impacto da intervenção para a aquisição e aprendizagem dos recursos linguísticos e tradicionalidades da escrituralidade, em específico, da esfera literária.Tese Audiência de conciliação: organização interacional e reformulação parafrástica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Nascimento, Eunice Matias do; Galvão, Marise Adriana Mamede; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; http://lattes.cnpq.br/8103944091717381; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Mira, Caio César Costa Ribeiro; Silva, Luiz Antonio daEsta pesquisa doutoral enfoca aspectos da organização interacional e das reformulações parafrásticas textualizadas pelos falantes que se alternam na coprodução discursiva, em audiências de conciliação. No âmbito jurídico, audiências de conciliação são definidas como eventos orais, sendo realizados quando as partes envolvidas participam da autocomposição, com vistas à finalização do litígio. Dessa maneira, definimos como objetivo geral compreender como os participantes de um evento oral constroem textual e discursivamente a interação, instaurante em contexto orientado por leis específicas. Desse modo, propomos como objetivos específicos identificar, descrever, analisar e interpretar: i) a organização interacional das audiências de conciliação, através das dimensões dos turnos e sequências fáticas; ii) as reformulações parafrásticas; iii) os aspectos de natureza formal da distribuição e da realização da paráfrase no desencadeamento da atuação do falante na reformulação textual; iv) os aspectos semânticos-funcionais no fazer parafrástico, por meio da relação de movimento estabelecido entre o(s) enunciado(s) matriz (M) e parafraseado (P). Sendo assim, com base em pressupostos da Análise da Conversação e da Linguística Textual, principalmente, buscamos estabelecer um entendimento acerca da interação nessas audiências, como uma atividade em que é possível entrever as diferentes escolhas (textuais e discursivas) realizadas pelos participantes na coprodução de significados. Além disso, fazemos referências às orientações dispostas em documentos legais (entre eles Código de Processo Cível, resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça e outros), para tecer considerações acerca das audiências de conciliação. Nesse contexto, metodologicamente, seguimos os princípios de uma abordagem qualitativa e indutiva de investigação, sendo o Corpus constituído por quatro audiências de conciliação, realizadas, especificamente, na Vara Cível de uma Comarca única de uma cidade no estado do Rio Grande do Norte, as quais versam sobre ação de alimentos. Seguindo proposta da Análise da Conversação, gravamos as audiências e transcrevemos as falas constitutivas, utilizando algumas observações propostas por Marcuschi ([1986] 2003) e o sistema normativo adotado pelo Projeto de Norma Urbana Culta (NURC/SP), na série de publicações (14 volumes) organizadas por Preti em sua maioria. As análises realizadas evidenciam que a interação entre os participantes ocorreu de modo que é possível notar um gerenciamento de turnos pelo conciliador, que, muitas vezes, utiliza perguntas para organizar as participações dos falantes nas audiências. Os dados revelam que as audiências são realizadas em um cenário de maior formalidade; apresentam uma organização estrutural geral, em que nem sempre há a presença de sequências fáticas de abertura e encerramento. Os resultados das análises também apontam as ocorrências de reformulações parafrásticas na constituição discursiva. Essas evidências se justificam, principalmente, pela necessidade dos falantes serem compreendidos, no jogo interacional instaurado nas negociações que implicam a organização micro e macrotextual de sentidos. Desse modo, compreendemos que tais resultados revelam a necessidade de alcance dos propósitos dos interactantes, diante da situação de conflito vivenciada.Dissertação Autoria no gênero resenha acadêmica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Penha, Dalva Teixeira da Silva; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/4677526528544511; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes;O presente trabalho investiga marcas de autoria, em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Destacamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do sujeito/autor da resenha. Orienta essa análise a concepção de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, posicionando-se em relação ao discurso do(s) outro(s) com o qual trava diálogo. O nosso corpus constitui-se de dez (10) resenhas acadêmicas, produzidas por estudantes do Curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN, do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM. Os dados apontam para a percepção de que o sujeito se constitui autor, quando dá voz ao outro; manifestando seu ponto de vista; apontando o discurso do outro; e/ou distanciando-se do texto. Desse modo, constata-se que o gênero resenha acadêmica pode ser considerado como texto emoldurador de um texto fonte, ou seja, como um texto que comenta, critica, confirma esse texto que é objeto de sua análise. O aporte teórico que orienta a pesquisa advém da concepção dialógica de linguagem, de gêneros discursivos e de autoria de Volochinov/Bakhtin (1997, 2003). Para a discussão e a análise do gênero discursivo resenha acadêmica, reportamo-nos às contribuições de MOTTA-ROTH; MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002).Dissertação A canção na aula de língua portuguesa: uma proposta de ensino para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Silva, Vera Lúcia Nascimento da; Silva Neto, João Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/4742516840115592; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Silva, Ananias Agostinho da; ; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630Este trabalho de intervenção surgiu da necessidade de se buscar alternativas metodológicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sentido de viabilizar uma aprendizagem mais adequada aos alunos dessa modalidade de educação. Para isso, partimos das seguintes questões de pesquisa: 1) Como ensinar Língua Portuguesa de forma significativa para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos utilizando canções, proporcionando-lhes novas aprendizagens que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos? 2) De que modo o gênero canção pode ser inserido em um projeto de intervenção que possa contribuir para a ampliação das aprendizagens dos alunos da Educação de Jovens e Adultos? No sentido de responder a essas questões, partimos do gênero canção para a construção de aprendizagens para além do domínio técnico da leitura e da escrita, desafiando os sujeitos a uma compreensão crítica da realidade com vistas à transformação social. Para isso, o objetivo geral do nosso trabalho consiste em produzir uma proposta de ensino de Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos utilizando o gênero canção de modo a proporcionar novas aprendizagens aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos que ultrapassem as questões cognitivas e respeitem os seus conhecimentos. Nesse sentido, os objetivos específicos da pesquisa são: i) elaborar um projeto de intervenção para a Educação de Jovens e Adultos a partir de canções; elaborar sequências didáticas voltadas para o trabalho com a leitura, a escrita e o estudo sobre a língua utilizando canções crítico-reflexivas. Tomamos como aporte teórico: os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Geraldi (2015) e Santos (2012) sobre o ensino de Língua Portuguesa na EJA, pela necessidade de compreendermos o contexto no qual estão inseridos os sujeitos da pesquisa com base na formação histórica em torno do ensino de língua materna; adotamos a abordagem de Zabala (1998) sobre as sequências didáticas como nossa escolha metodológica; e Costa (2002) quanto à relevância do texto literário sob a forma do gênero canção no ensino de Língua Portuguesa; e, sobretudo, adotamos as contribuições de Freire (1978; 1979; 1991; 2018) quanto ao trabalho voltado para alunos jovens e adultos fundamentado na busca por uma sociedade mais justa, democrática e solidária. A metodologia é de natureza interventiva e interpretativista com pressupostos gerais da pesquisa participante. A intervenção se deu em uma turma de quarto nível da EJA na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada na Zona Norte da cidade de Natal/RN. Como resultados, destacamos a ampliação da proficiência de leitura e escrita de forma significativa dos alunos participantes por meio do processo colaborativo de aprendizagens construídas a partir da aplicação das sequências didáticas.Dissertação A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino(2015-08-25) Santos, Andréa Gomes dos; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Canan, Ana Graça; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Marquesi, Sueli Cristina;A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequências didáticas que sejam direcionadas principalmente à leitura e à escrita, mas também para gramática e oralidade considerando o gênero textual canção (letra de samba-enredo); contribuir para a formação de leitores e escritores por meio do estudo do gênero canção (letra de samba-enredo). A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto às concepções de escrita e leitura, Koch e Elias (2012, 2013); à oralidade, Marcuschi (2010); à gramática, Travaglia (2011); à intertextualidade, Koch (2009); à língua, Travaglia (2013); ao texto, Geraldi (2013); ao gênero textual, Marcuschi (2007). Os aspectos metodológicos se baseiam quanto à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação, Severino (2014), Engel (2000); ao projeto de ensino, Travaglia (2013); à sequência didática, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2011); ao procedimento de ensino, Carlini (2004); à avaliação, Luckesi (2011); à correção de texto, Ruiz (2013) entre outros.Tese A concepção de sentido na linguística textual de Eugenio Coseriu: confluências e contraposições às teorias de John Searle e Jacques Derrida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Aguiar, Fernanda Faustino da Silva Ribeiro de; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/8969139781098149; Cabral, Ana Lucia Tinoco; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Zavam, Áurea SuelyOs trabalhos do linguista romeno Eugenio Coseriu compõem um relevante aporte teórico sobre o conceito de sentido na teoria da linguagem, uma vez que, para este autor, a linguística de texto é uma hermenêutica do sentido, disciplina relacionada ao nível individual do linguístico cuja atribuição central é comprovar e justificar o sentido dos textos. Em outras duas tradições teóricas, como nos estudos de John Searle, um dos continuadores da teoria dos atos de fala, e nos preceitos da teoria da desconstrução de Jacques Derrida, é possível observar que o processo de construção do sentido também constitui o cerne de preocupações filosóficas e linguísticas. Nesse cenário, esta tese compara a concepção de sentido segundo Coseriu com os trabalhos de Searle e Derrida, justificando-se a escolha por entendermos haver, entre suas contribuições, importantes divergências sobretudo quanto à atuação dos interlocutores e das condições de produção para o reconhecimento do sentido. Assumindo um percurso essencialmente teórico, esta pesquisa caracteriza-se, metodologicamente, como bibliográfica, de natureza básica (GIL, 2017; SEVERINO, 2017) e apresenta como objetivo geral descrever e analisar, comparativamente, a concepção de sentido na linguística textual coseriana (COSERIU, 1987; 2007), na teoria dos atos de fala (SEARLE, 1984; 1995) e na desconstrução (DERRIDA, 2006; 2009). Para esse fim, intentamos: a) identificar a concepção de sentido presente nos estudos acima citados; b) comparar o entendimento sobre o sentido para cada um dos referidos autores e, por fim, c) elaborar uma síntese para definição do sentido a partir das semelhanças e diferenças existentes em cada uma das abordagens em foco. Com base nas especificidades observadas, constatamos a aproximação entre a linguística de texto coseriana e a teoria dos atos de fala de acordo com Searle, especialmente no que tange aos aspectos pragmáticos mobilizados para a construção e reconhecimento do sentido, diferentemente da perspectiva derridiana, para a qual a intenção do autor deve ser desconsiderada e o sentido é visto como algo continuamente adiado em virtude de ser a escrita, para Derrida, um jogo de significantes. Tais constatações contribuem, portanto, para a sistematização dos registros de uma análise comparativa acerca da concepção de sentido conforme as três teorias mencionadas, para a difusão da linguística de texto de Eugenio Coseriu enquanto hermenêutica do sentido, e evidenciam que a abrangência teórica em torno do sentido faz dessa temática uma fonte de múltiplas e necessárias investigações, seja no âmbito da linguística do texto ou da filosofia da linguagem.Dissertação Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião(2016-11-30) Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/6255935403413693; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Bernardino, Rosangela Alves dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1876582685706375Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.Tese A construção do ponto de vista e o fenômeno da responsabilidade enunciativa em artigos científicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-30) Gomes, Leonildo Leal; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; http://lattes.cnpq.br/1420232365736660; Passeggi, Luís Álvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; Campos, Sulemi Fabiano; Sousa, Maria Margarete Fernandes de; Bernardino, Rosangela Alves dos Santos; Marquesi, Sueli CristinaA tese apresenta os resultados da pesquisa sobre a construção do ponto de vista (PDV) e o fenômeno da responsabilidade enunciativa (RE) em artigos científicos no contexto da graduação em Pedagogia. Nessa direção, nossa investigação buscou responder às seguintes indagações: 1. De que forma o gênero artigo científico, que constitui o corpus desta tese, materializa-se textualmente, quanto ao plano de texto e as sequências textuais? 2. Que marcas linguísticas mobilizam a construção do ponto de vista (PDV)? 3. Como a responsabilidade enunciativa manifesta-se através das marcas linguísticas e dos dispositivos enunciativos? Estabelecemos, portanto, como objetivo geral descrever e interpretar marcas linguísticodiscursivas que demonstram o papel do locutor-enunciador primeiro (L1/E1) na organização e na orientação argumentativa. Do objetivo geral, desdobram-se 4 (quatro) objetivos específicos que balizaram os passos desta investigação: descrever o funcionamento dos níveis macrotextual e mesotextual, assim como a(s) sequência(s) textual(is) dominante(s) nos artigos científicos que constituem o corpus; identificar, descrever e analisar as marcas linguísticas que mobilizam a construção do ponto de vista (PDV); analisar a responsabilidade enunciativa; interpretar as relações entre as posturas enunciativas e o movimento de engajamento/distanciamento do L1/E1 nos artigos científicos. A pesquisa está circunscrita nos estudos da Linguística textual, situando-a no quadro mais amplo da Análise do discurso (AD), além dos estudos sobre enunciação, o que implica a adoção dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2014[1929]), Adam (2011a[2008], 2019), Rabatel (2010, 2016) e Guentchéva (1994). Partimos, inicialmente, da concepção de gênero discursivo e dialogismo proposta por Bakhtin (2014), contudo consideramos a noção de ponto de vista rabateliana de importância capital para responder as questões de pesquisa. A partir das questões da pesquisa, dos objetivos e do quadro teórico adotado, propusemo-nos a analisar 35 artigos científicos extraídos do repositório digital do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que constituem trabalhos de conclusão do curso (TCC) de Licenciatura em Pedagogia. Nossa análise restringiu-se à seção fundamentação teórica do corpus, por considerarmos o espaço mais evidente do fenômeno da polifonia dentre as diversas seções que constituem o gênero artigo científico. Selecionamos, em seguida, sete marcas linguísticas: os índices de pessoas, as formas de representação da fala, as modalidades, os dêiticos espaciais, os tempos verbais, a indicação de quadros mediadores e a modalização autonímica, que permitem elucidar o fenômeno da RE e descrever as estratégias e dispositivos enunciativos operados pelo L1/E1 em seu projeto de dizer. A análise dos dados revela que, a partir do contexto específico de produção textual dos artigos científicos como TCC, a sequência argumentativa predomina entre as demais, pois a própria natureza da seção analisada, ao colocar em diálogo diversas vozes sobre um tema específico, impõe ao L1/E1 posicionar-se, fazendo adoções, recusas ou ponderações às diversas teorias evidenciadas. Por fim, quanto às categorias analisadas, reconhecemos a prevalência do discurso indireto, introduzido pelos mediadores segundo e para em detrimento aos demais, além dos verbos dicendi de natureza distinta (afirmar e dizer), que implicam o distanciamento do L1/E1 sobre o conteúdo proposicional da voz convocada por ele.Dissertação Da escrita para a fala: uma proposta pedagógica de utilização do vídeo-aula no 9º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Silva, Sérgio Santos da; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/3000608199959010; Rodrigues, Maria das Graças Soares; Simões, José da SilvaO presente trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo da escrita, e, sobretudo, da oralidade na escola, em específico da oralidade em seu registro formal que, diferente da fala mais espontânea, exige certo grau de planejamento e monitoramento. As práticas aqui descritas envolvem, assim, procedimentos de leitura, produção e refacção de textos escritos, bem como práticas de oralidade e de produção de textos de concepção escrita destinados à oralização. Nesse sentido, o lastro teórico que dá sustentação a essas práticas consiste nas ideias de Marcuschi (2010) sobre escrita, oralidade e a relação de ambas com o meio de produção (fônico/gráfico) e a concepção discursiva (oral/escrita). Além disso, fez-se, neste trabalho, a opção por abordar o gênero resenha crítica, sobretudo pelo fato de, em uma perspectiva histórica, a resenha apresentar uma série de transposições de meio, o que possibilita um trabalho consistente tanto com a escrita quanto com a oralidade. Para abordar a resenha, optou-se pelo método CARS, concebido por Swales (1990), que percebe a organização do texto por meio da noção de unidades retóricas. A análise das unidades retóricas presentes nas resenhas produzidas pelos alunos tomou como base o modelo proposto por Bezerra (2009). Esta dissertação, enfim, trata de uma proposta de intervenção pedagógica, objetivada na aplicação de uma sequência didática, de acordo com o modelo concebido por LopesRossi (2011), cujo produto que se pretendeu alcançar foi a composição de vídeos-resenha, isto é, de resenhas transpostas para um suporte audiovisual.