Navegando por Autor "Rodrigues, Maria Luisa Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Audiodescrição na leitura de imagens: uma solução à cegueira figurativa da sociedade contemporânea?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01) Rodrigues, Maria Luisa Silva; Gomes, Mariana do Vale; http://lattes.cnpq.br/7936545516617434; http://lattes.cnpq.br/2029702347441056; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Thome, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415A sociedade contemporânea vive em um mundo cercado por imagens que, em razão do excesso e da volatilidade de informações visuais, influenciam o modo como elas são percebidas. A superficialidade da percepção visual resultou numa sociedade [figurativamente] cega, acomodada às imagens como estímulos visuais que não requerem uma leitura visual crítica e reflexiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar a audiodescrição vinculada à uma proposta metodológica como um modo de descrição de imagem no processo de leitura de imagem no ensino de Artes Visuais. Para isso, o estudo se sustentou em uma pesquisa bibliográfica de natureza básica que seguiu a abordagem qualitativa argumentando sobre a relação entre o homem e a imagem ao longo do tempo (Monteiro, 2013), estabelecendo discussões sobre a imagem (Mitchell, 2005; Joly, 2007), conceitos de visualidade e centro-visualidade na sociedade atual (Coelho, 2006; Bavcar, 2014), e dialogando com tipos de acessibilidade visual (Motta, 2016), com o ensino de Artes Visuais (Barbosa, 2014; 2016) e com leituras de imagens (Costella, 2010). A pesquisa observou que, no cenário da sociedade contemporânea, para compreender a subjetividade por trás de uma imagem existe a necessidade da reeducação do olhar e que, para isso, estratégias de percepção alternativas podem ser utilizadas. Nesse viés, este estudo concluiu que além de exercer sua função assistiva, a audiodescrição pode servir como ferramenta para estimular a percepção sensível, interpretativa e crítica na leitura de imagens.