Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Larissa Cynthia César"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco
    (2018-12-03) Rodrigues, Larissa Cynthia César; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; ; Porto, Magda Moura de Almeida; ; Freitas, Marise Reis de;
    As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM