Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de implantação de ônibus executivo ligando a zona hoteleira de Natal ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Rodrigues, Júlia Calistrato Cascudo; Santos, Enilson Medeiros dos; Santos Junior, Olavo Francisco dos; Costa, Sarah Araújo
    O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves reserva uma série de problemas relativos ao seu acesso, sobretudo referentes à distância ao centro de Natal e ao seu parque hoteleiro. Nesse contexto, este trabalho busca apresentar uma análise de viabilidade de uma alternativa bastante usual em outros terminais no Brasil e no mundo: uma linha seletiva de ônibus executivo ligando o aeroporto até a cidade. A partir do estabelecimento de uma rota e da demanda estimada para utilização do serviço, foi proposto um quadro de horários e levantados os custos envolvidos na operação da linha. Com isso, foi estabelecido um fluxo de caixa para analisar a viabilidade do serviço proposto, através do valor presente líquido (VPL). Os resultados indicam que, dadas as condições de cálculo e uma tarifa estipulada de R$ 25,00, o projeto se mostra viável para o intervalo de taxa mínima de atratividade (TMA) de 4 a 10% ao semestre. Por fim, foi calculada a tarifa de equilíbrio, para a TMA média do intervalo proposto, que representa o valor que torna o VPL nulo, ou seja, o valor que iguala as receitas aos desembolsos. Portanto, para o projeto ser viável, dada a TMA de 7%, a tarifa deve ser maior que a tarifa de equilíbrio. A alternativa se mostrou satisfatória e vantajosa não só para o investidor, mas também para os usuários, principalmente em relação a qualidade do serviço ofertado e pelo custo significativamente menor do que os preços relativos aos serviços de transporte atuais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM