Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Francenildo Dantas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 24
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise da cultura organizacional predominante em uma empresa familiar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Tamara Canêdo; Alves Filho, Antônio; Rodrigues, Francenildo Dantas; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos
    Sabendo que a cultura organizacional é um conjunto de valores compartilhados por seus membros e isso é o que diferencia uma empresa da outra, aqui é abordado sobre cultura organizacional a luz de estudiosos desse campo de estudo. Em termos metodológicos este trabalho pode ser considerado, quanto aos meios, uma pesquisa de campo com estudo de caso e quanto aos fins, descritiva. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário contendo duas partes: a primeira para identificar variáveis sócio-demográficas da amostra; e, a segunda identificar e analisar a cultura organizacional. Essa segunda parte refere ao Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional (IBACO) desenvolvido por Ferreira et al (2008). Foi utilizada a versão reduzida, composta por 30 itens distribuídos entre três fatores de valores: Profissionalismo Cooperativo, Profissionalismo Competitivo e individualista e Satisfação e bem-estar dos empregados e três fatores de práticas: Integração externa, Recompensa e Treinamento e Promoção do relacionamento interpessoal. O questionário foi aplicado a 27 sujeitos. Em relação aos fatores que tipificam a cultura organizacional, o que mais se destacou, sendo o mais perceptível para aqueles que responderam o questionário foi o de Profissionalismo cooperativo. De forma moderada foi a percepção quanto a Satisfação e bem-estar dos empregados. E aquele que apresentou valor menor foi o profissionalismo competitivo e individualista. Quanto às praticas a Integração externa se mostrou bastante perceptível com uma predominância forte, a prática de recompensa e treinamento foi considerado fraco, e por fim, a prática de promoção do relacionamento interpessoal, que foi mensurada de forma moderada, razoavelmente perceptível. Após as análises, conclui-se que a cultura organizacional da empresa estudada, tem foco na relação com seus clientes a fim de manter vínculos com eles.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise da eficiência nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Gracy Kelly Oliveira da; Rodrigues, Francenildo Dantas; Farias, Renan Felinto de; Lima, Roberval Edson Pinheiro de
    Os problemas encontrados na área da saúde pública fazem parte de uma dificuldade encontrada na gestão dos seus recursos (capital, humano e tecnológico), e essa deficiência tem trazido sérias consequências para a sociedade que utiliza deste serviço, a realidade do que acontece nos estabelecimentos de saúde é preocupante: a escassez de médicos, medicamentos, seringas, dificuldades na marcação de consultas, estes são alguns entre vários problemas que são gerados nas Unidades de Saúde da Família (USF), as quais são o objeto de estudo desta pesquisa. Estas unidades fazem parte da atenção básica, elas são o primeiro contato da população aos serviços de saúde. As USFs são uma unidade básica, porém com uma estratégia voltada à saúde da família. O intuito do trabalho é medir a eficiência destas unidades, através do modelo DEA de produção. Este modelo “rastreia” as deficiências das unidades produtivas e mostra-nos a melhor maneira de torná-las eficientes (no caso, as que se revelarem ineficientes), determina as mudanças que devem ser feitas nos níveis de insumos ou produtos para melhorar o seu desempenho. Os insumos escolhidos para análise foram o número de equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde para prestação do serviço e número de profissionais que compõem a equipe médica de cada unidade básica. O produto estabelecido foi a quantidade de pessoas atendidas. Os indicadores estão relacionados ao ano de 2015, os 12 meses. As unidades consideradas eficientes pelo método DEA são: a unidade de Brasília Teimosa, Quintas e Soledade II, portanto, as demais são ineficientes. Pode-se extrair dos resultados que as USFs devem repensar a importância da utilização de equipamentos que respondam as necessidades da população e no papel fundamental que os profissionais têm para o atendimento do serviço. Não somente, os profissionais em sim, como também, a sua qualificação, capacidade de acompanhar e cuidar das pessoas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Uma análise da qualidade dos cursos ministrados no SEBRAE – RN, com base no modelo SERVQUAL
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) Silveira, Tulio Limeira Barreto da; Leite Filho, Carlos Alberto Pereira; Leite Filho, Carlos Alberto Pereira; Ferreira, Antonio Carlos; Rodrigues, Francenildo Dantas
    A presente monografia tem como objetivo geral demonstrar o grau de satisfação quanto à qualidade do serviço oferecido pela Unidade de Educação Empreendedora (UEE), uma das unidades do SEBRAE Natal, a sede do órgão no Rio Grande do Norte. Decorrente a grande competitividade existente no mercado, a exigência por um atendimento de qualidade é essencial, se tornando necessário um conhecimento vasto sobre os interesses de seus clientes. A fundamentação teórica foi composta por exemplificações sobre a qualidade, qualidade dos serviços, modelo de Gap’s de qualidade e a Escala SERVQUAL. Com isso, foi feito uma pesquisa com o objetivo de elencar vários pontos referentes ao atendimento prestado na unidade estudada. Foram entrevistados 100 clientes da Unidade de Educação Empreendedora do SEBRAE Natal, no período de 16 a 24 de maio de 2017. Os resultados da análise dos dados mostraram que os clientes do SEBRAE Natal estão satisfeitos com os serviços prestados pela Unidade de Orientação Empresarial, pois a pesquisa obteve resultados positivos no que tange todas as cinco dimensões. Entretanto, apesar do resultado de satisfação, é fundamental que a organização saiba que para atender às necessidades de seus clientes, devem haver pesquisas periódicas, a fim de estar sempre segmentando e entendendo o que o seu cliente precisa, para que assim, a organização possa continuar a melhor atender às expectativas seus consumidores.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de plano de negócios para loja virtual Balu Trend Spot
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Esmeraldo, Laís Reinaldo Luna; Rodrigues, Francenildo Dantas; Rodrigues, Francenildo Dantas; Leite, Ana Patrícia Rodrigues; Ferreira, Antônio Carlos
    A presente monografia busca analisar fatores que possam prejudicar ou alavancar a entrada da loja Balu Trend Spot no mercado de moda virtual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Para possibilitar essa análise foi elaborada uma pesquisa aplicada exclusivamente com clientes da loja, que possibilitou conhecer melhor o consumidor, ver suas necessidades, o que identificam como qualidade e desvantagem do e-commerce. A pesquisa mostrou que o público da loja é formado em sua maioria por mulheres jovens, que recebiam até 2 salários mínimos, residiam na Zona Sul de Natal e buscavam produtos de qualidade, no entanto tinham receio da compra online não corresponder às expectativas. Após a análise da pesquisa foi produzido um Plano de Negócios, nele foi feita uma análise mercadológica, buscando obter dados do mercado de moda e e-commerce, no qual a empresa está se inserindo. Também foi realizado um plano de marketing, buscando ações para elevar a visibilidade da loja, além do plano financeiro, que possibilitou o conhecimento acerca da viabilidade econômica do empreendimento. Após isso, foi elaborada a Análise SWOT, na avaliação estratégica, onde fez-se uma verificação do ambiente interno, buscando identificar as forças e fraquezas da empresa e do ambiente externo, elencando as oportunidades e ameaças do mercado. Com isso, foram criadas ações que objetivam alavancar os pontos fortes, aproveitar as oportunidades e solucionar os pontos fracos, combatendo as ameaças.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de processos sob a ótica do BPM e Lean office: estudo de caso da empresa júnior do curso de administração da UFRN.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lima, Rodolfo Neves de; Feitor, Carlos David Cequeira; Feitor, Carlos David Cequeira; Rodrigues, Francenildo Dantas; Araújo, Matilde Medeiros de
    A análise e melhoria de processos são características nas quais todas as organizações devem adotar e avaliar constantemente. Processos são atividades/procedimentos os quais, em alguns casos, são executados por pessoas e essas pessoas devem ter o foco sempre no cliente. Ou seja, processos focados em gerar valor para o cliente. Diante do exposto, o presente trabalho foi objetivado em analisar o processo de elaboração de Propostas de Serviços da ADM Consult sob a ótica de duas metodologias complementares: BPM e Lean Office. A pesquisa realizada caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, devido a ser voltada para a resolução de problemas reais e concretos, no caso voltado para a análise do processo priorizado. No mais, um estudo de caso pois detalhou e aprofundou o objeto de estudo, através da realização de observações, entrevistas e workshop estruturado, onde no caso, foi o processo de elaboração das propostas de serviço. No tocante aos resultados gerados pela pesquisa, houve a resposta da problemática inicial, o atendimento ao objetivo geral inicialmente proposto para essa pesquisa, além da identificação da causa-raiz das problemáticas e proposições de melhorias focadas no curto e médio prazo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Aplicação do mapeamento do fluxo de valor para identificação de kaizens na gestão de estoques
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Oliviecki, Maria; Carvalho, Anne Emília Costa; Feitor, Carlos David Cequeira; Rodrigues, Francenildo Dantas
    Este trabalho retrata como a filosofia kaizen, por meio do mapeamento do fluxo de valor pode contribuir para a gestão de estoque e a redução de desperdícios de uma empresa do comércio atacadista de embalagem. Sendo utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, aplicada de forma descritiva e analisada de forma qualitativa. Antecedendo os resultados finais, há a explicação da parte teórica, definindo o Modelo Toyota, kaizen, mentalidade enxuta, os desperdícios, como a gestão de estoques funciona e algumas das ferramentas utilizadas para classificar os produtos a serem mapeados. Assim, por meio do mapeamento do fluxo de valor atual de dois produtos da empresa estudada, escolhidos conforme a classificação XYZ e a Curva ABC, as melhorias no decorrer da produção foram identificadas, com o propósito de reduzir desperdícios, ou seja, seguindo a mentalidade enxuta. Após ter identificado os kaizens o mapeamento do fluxo de valor futuro é desenhado e as contribuições para a empresa são observadas, sendo grande maioria conectadas à filosofia lean, como a redução do lead time, implementação do 5S, kanban, supermercados, nivelamento do mix de produção, compra de novas máquinas, aumento da capacidade produtiva de uma máquina já existente, como também, incentivar a filosofia de melhoria contínua entre os colaboradores.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação da percepção de usuários do serviço de atendimento ao cliente Netflix em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lopes, João Paulo de Souza; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Moro, Vicente; Rodrigues, Francenildo Dantas
    Os serviços são cada vez mais demandados na realidade globalizada, quando não se compra mais um filme: assina-se um serviço de Streaming. O Marketing de serviços vem como um norte para guiar as decisões dos gestores, que agora possuem a responsabilidade de não apenas atender as necessidades do seu cliente, mas, também, estreitar o relacionamento em busca de maior qualidade na experiência, garantindo a reverberação da satisfação de cada usuário, automaticamente promovendo o setor de serviços a um símbolo das mudanças culturais, econômicas e trabalhistas em todo o mundo. Este estudo avaliará, pois, como o setor de serviços relaciona-se com o cliente, especificamente no caso do atendimento ao cliente do serviço de filmes e séries online Netflix, empresa de natureza digital, que possui baixa interação direta com seu consumidor. Através de uma pesquisa de ordem qualitativa e exploratória, catorze entrevistados que já entraram em contato com o atendimento ao cliente da Netflix, expuseram seus sentimentos, opiniões, reflexões e comparações sobre o atendimento, único canal de contato imediato com a empresa, e, portanto, a única chance de garantir a satisfação do cliente além do esperado, especialmente se houver uma situação problemática ou alguma insatisfação do usuário. Na análise de resultados descobriu-se que o serviço de atendimento ao cliente Netflix supera as expectativas dos usuários, por obedecer aos ideais do Marketing de serviços, que preza pela inovação, adaptação e aproximação junto ao cliente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação do programa central do cidadão unidade zona norte Natal/RN: um estudo sobre as perspectivas dos gestores e cidadãos-usuários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Monteiro Junior, Izaias de Lima; Melo, Carolina de Souza Martins; Rodrigues, Francenildo Dantas; Cardoso, Bruno Luan Dantas
    Esta pesquisa tem como finalidade identificar as perspectivas dos gestores e usuários acerca do cumprimento dos objetivos propostos pelo programa central do cidadão, unidade zona norte. A escolha do tema justifica-se por ser essencial para qualquer cidadão conhecer e avaliar a execução dos objetivos relacionados aos programas e políticas públicas governamentais, uma vez que o cidadão é o principal beneficiário dos serviços públicos e financiador do Estado. Este trabalho caracteriza-se como um uma pesquisa descritiva, cujo método utilizado foi o qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados, a aplicação de uma entrevista semiestruturada com o gestor do programa. Além disso, foram aplicados questionários aos servidores e usuários. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo para a entrevista com o gestor, e para os questionários foi utilizado a estatística descritiva com percentual de frequência. Os resultados apontaram para divergências no nível de satisfação entre servidores e usuários do programa, quanto aos critérios de horário de atendimento, canais de comunicação e quantidade de fichas de serviços disponibilizadas. É possível concluir que esses critérios afetam diretamente o desempenho do programa, porém percebe-se que os objetivos propostos pelo programa estão sendo alcançados de forma eficaz.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma avaliação do serviço de atenção domiciliar/programa melhor em casa: o caso do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-19) Rodrigues, Francenildo Dantas; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/2733160426393607; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Junqueira, Luciano Antonio Prates; ; http://lattes.cnpq.br/3186420006807999
    Esta dissertação busca compreender como as ações gerenciais implementadas pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel no município do Natal promovem de forma eficaz os benefícios do Serviço de Atenção Domiciliar/ Programa Melhor em Casa. A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através da análise documental e com a realização de entrevistas com os gestores do Programa na Secretaria Estadual de Saúde e no Hospital além da aplicação de questionários com as equipes de atenção domiciliar e com os técnicos da unidade de gerenciamento de vagas do Hospital. No tratamento das informações foram analisadas categorias vinculadas às ações implementadas e aos objetivos do programa. Os resultados mostram que: as praticas de acolhimento realizadas pelas equipes produzem a humanização do atendimento por buscar garantir o acesso ao serviço de saúde de forma humana e resolutiva; as redes de atenção em saúde ainda não estão concluídas dificultando o referenciamento dos pacientes para outras unidades; as redes possibilitam buscar apoio de outras instituições para minimizar os problemas encontrados; a unidade de gerenciamento de vagas possibilita a redução dos custos, principalmente por regular os leitos de internação e o registro ambulatorial das ações em saúde em atenção domiciliar auxilia no processo de monitoramento e avaliação do Serviço de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa principalmente por conhecer o perfil epidemiológico e o plano terapêutico individual dos pacientes. Conclui assim que a maioria das ações implementadas pelo Hospital contribuem para a eficácia dos objetivos do Programa Melhor em Casa
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Comportamento de consumo consciente de alimentos: um estudo com jovens universitários na cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Sachs, Lara Antunes; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Rodrigues, Francenildo Dantas; Moro, Vicente
    O consumo excessivo, os processos produtivos prejudiciais e os desperdícios decorrentes da sociedade de consumo capitalista, fomentam discussões sobre os impactos sociais e ambientais gerados com a degradação dos recursos naturais e a emissão de lixo. Com a finalidade de combater e minimizar esses impactos surge o conceito de Consumo Consciente, definido como consumidores que consideram as variáveis social e ambiental relevantes em seu processo de escolha de compra. Munidos da necessidade de um novo comportamento de consumo frente aos desafios gerados pelo capitalismo, o objetivo do estudo é compreender o comportamento de consumo consciente de alimentos em jovens universitários na cidade do Natal/RN. Para alcançar essa finalidade foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-qualitativo com jovens universitários, residentes em Natal/RN e que já possuíam práticas de consumo consciente de alimentos. A postura epistemológica de análise escolhida foi a interpretativista e o estudo utilizou-se de técnicas projetivas para enriquecer a análise. Os resultados do trabalho apontaram que os consumidores conscientes se sentem responsáveis pelos impactos gerados e procuram agir de forma individual para buscar um benefício coletivo. A preferência por alimentos saudáveis e naturais são características marcantes deste grupo de consumidores. Outro ponto observado foi a valorização em comprar produtos de produtores locais, por alegarem estarem exauridos de propagandas e processos produtivos enganosos das grandes empresas, além de ser uma forma de ajudar a economia local. Por fim, foi identificado que a vontade de praticar o consumo consciente por vezes se mantém a mercê dos altos preços dos produtos, sendo este um grande desafio para esse grupo de consumidores.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Fatores de motivação dos colaboradores do sindicato dos oficiais alfaiates, costureiras e trabalhadores na indústria de confecção de roupas no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Felipe, Jorgean Lucas das Chagas; Rodrigues, Francenildo Dantas; Rodrigues, Francenildo Dantas; Costa, Maria Teresa Pires; Alves Filho, Antônio
    O estudo em questão teve como objetivo analisar os fatores determinantes para a motivação dos colaboradores do sindicato dos oficiais alfaiates, costureiras e trabalhadores na indústria de confecção de roupas no estado do Rio Grande do Norte. Partiu-se da hipótese de que a motivação no trabalho está relacionada ao reconhecimento, as expectativas, as perspectivas de crescimento pessoal e profissional e as recompensas e benefícios que o indivíduo espera receber da organização em que atua. As fontes utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho foram à pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio de entrevista e questionário aplicados aos colaboradores. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa. Os temas abordados foram: a conceituação da motivação, a motivação no trabalho, as teorias clássicas e contemporâneas sobre motivação. Pôde-se averiguar que a maior parte dos colaboradores tem variação positiva nos seus níveis de motivação nos seguintes quesitos associados à organização: condições de trabalho; trabalho em si; relacionamento com colegas; salário e os serviços que a organização presta ao público alvo.O destaque negativo ficou por conta da coerência no trato diário do gestor para com os colaboradores, devido ao fato de que, com apenas uma exceção, todos os demais indivíduos apontaram esse elemento como redutor motivacional no sindicato.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Fatores de motivação: o caso dos profissionais da Unidade Mista de Saúde Dr. Paulo Bernardino, em Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Jessyka Rayanne dos; Rodrigues, Francenildo Dantas; Costa, Maria Teresa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de
    Este trabalho teve por objetivo identificar quais fatores motivavam ou desmotivam os profissionais da área da saúde e da área administrativa da Unidade Mista de Saúde Dr. Paulo Bernardino, no bairro do Pitimbu em Natal/RN, usando como base a teoria dos dois fatores de Herzberg. A partir das análises das respostas dos profissionais da unidade, verificou-se que os fatores que motivam os profissionais da unidade estudada são: o ambiente de trabalho, o relacionamento com colegas e superiores, o reconhecimento no trabalho, a tranquilidade e liberdade de expressar suas opiniões, a profissão que exercem e a importância dela para a sociedade, enquanto que os fatores que desmotivam são: condições de trabalho, remuneração, benefícios, atividades realizadas pela administração para os funcionários, postura do superior, segurança física e financeira, oportunidade de crescimento e oportunidade de promoção. Apenas um fator não influencia na motivação: autonomia e responsabilidade no trabalho.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Inclusão de alunos com deficiência no SENAI/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Bruna Jéssica Silva do; Pires, Maria Teresa Costa; Rodrigues, Francenildo Dantas; Medeiros, Marcos Fernando Machado de
    O propósito deste trabalho é analisar de que forma ocorre o processo de inclusão de alunos com deficiência no SENAI/RN e seus mecanismos de funcionamento. Tomando nota das formas de ingresso, processos avaliativos, bem como a adaptação e continuação do processo de aprendizagem. A inclusão além de direito garantido pela lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015, é um dever de todos que se dizem cidadãos, no que tange a educação profissional, este dever torna-se ainda mais notório. Gestores, docentes, colegas de sala de aula e toda comunidade escolar estão diretamente envolvidos e são responsáveis pelo tratamento igualitário de todos os discentes. Ao analisar os processos de ingresso de alguns alunos, vemos que as limitações físicas, intelectuais ou motoras não são vistas como dificuldade e sim uma forma de oportunizar e mostrar que quanto maior a dificuldade, maior a superação. Visando o êxito na formação desses novos profissionais, diversos experimentos em materiais tecnológicos e recursos que tornam acessível os conteúdos programáticos, foram ou estão sendo utilizados para que possa ser feita uma excelente avaliação destes alunos, falando em avaliação é imprescindível citar que 100% dos professores não utilizam o recurso de avaliar de maneira diferenciada, para todos são postos ao mesmo tipo de prova. Diante do exposto fica claro que incluir não é receber alguém diferente e tratar de forma igual e sim adaptar e possibilitar que todos tenham as mesmas condições e possam consolidar seus objetivos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Logística reversa: um estudo de caso da Empresa Hidrominas Santa Maria Indústria e Comércio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Slaviero, Maiko Vilas Boas; Rodrigues, Francenildo Dantas; Pimenta, Iris Linhares; Santos, Luciana Guedes
    O trabalho teve como finalidade analisar como está estruturada a Logística Reversa e seus impactos na empresa Hidrominas Santa Maria Indústria e Comércio. É desenvolvida uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Por meio de um estudo de caso na empresa, que explora e comercializa a atividade de água mineral, esta pesquisa busca identificar as práticas da Logística Reversa que se relacionam com a teoria, por meio de uma entrevista semi estruturada com o presidente e com o gerente da qualidade. No desenvolvimento da pesquisa ficou constatado que a Logística Reversa traz diversos benefícios para a empresa, como geração de receita, criação de diferencial competitivo, além de atender os requisitos legais. Também ficou constatado que a atividade demanda recursos para que possa ser executada, necessitando de bons controles de entrada, processos padronizados e mapeados, relações colaborativas. E chegou-se a conclusão que a Logística Reversa é viável na empresa por gerar um valor que supera os custos operacionais, sendo uma atividade fundamental para a organização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Modelagem de processos de negócio: estudo de caso da coordenação de um curso na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Genyson Santos de; Aires, Renan Felinto de Farias; Rodrigues, Francenildo Dantas; Medeiros, Bruno Campelo
    No mundo contemporâneo, um dos temas amplamente estudado pelas organizações são os processos, mais especificamente processos de negócio, que, a partir de sua modelagem, podem oferecer melhorias significativas no desempenho organizacional. Assim, o objetivo de estudo é modelar o processo crítico existente na Coordenação do Curso de Administração (CCA) da UFRN, de modo a identificar melhorias. Para isso, este estudo de caso, de caráter descritivo, teve como meios de investigação as entrevistas semiestruturadas, a Matriz GUT e a observação. Como resultados, foi proposta uma melhoria em relação ao processo de apreciação de exercício domiciliar a partir do desenvolvimento de um ambiente web, visando trazer, principalmente, mais transparência e velocidade ao processo.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Motivação no trabalho: a percepção dos bombeiros militares do setor de operações do grupamento de busca e salvamento do corpo de bombeiros militares do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-18) Silva, Wilde Luiz Almeida da; Alves Filho, Antônio; Costa, Maria Teresa Pires; Rodrigues, Francenildo Dantas
    A motivação tem relação com os processos que determinam a maneira como as pessoas se comportam, o que torna o estudo desse temabastante relevante quando relacionado aos aspec-tos que envolvem o ambiente de trabalho, atribuindo-lhe caráter estratégico para o bom funci-onamento das organizações.Este trabalho aborda a percepção dos profissionais que integram o setor de operações do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (GBS/RN) quanto a sua motivação para o trabalho que desempenham.O questionário foi aplicado com 50 militares que compõem o efetivo do GBS, e os dados cole-tados foram analisados de acordo as principais teorias motivacionais, três delas: teoria da hie-rarquia das necessidades de Maslow, teoria das expectativas de Vroom e teoria ERC de Alder-fer. A pesquisa mostrou que 71% dos sujeitos consideram-se motivados ou muito motivados para o trabalho, principalmente devido ao reconhecimento e à confiança da sociedade sobre o trabalho dos bombeiros e o prazer de poder ajudar pessoas e salvar vidas. Entretanto, há itens que foram classificados como pouco motivadores ou desmotivadores, de acordo com a reali-dade atual da instituição. As menoresmédias foram referentes às condições de trabalhos sob as quais os profissionais desempenham suas funções.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Práticas de gestão à luz do Gespública: um estudo aplicado ao Comando de Policiamento Metropolitano da região de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Oliveira, Damácio Gerlan Alencar de; Melo, Carolina de Sousa Martins; Melo, Carolina de Sousa Martins; Araújo, Matilde Medeiros de; Rodrigues, Francenildo Dantas
    Este trabalho trata da utilização do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) e o decorrente Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), através do qual foram concebidas oito dimensões essenciais: Governança, Estratégia e planos, Cidadão-usuário, Interesse público e cidadania, Pessoas, Processos, Resultados, e Informação e conhecimento. O objetivo geral da pesquisa é identificar se as práticas de gestão do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), órgão integrante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), responsável pelo comando das operações policiais militares realizadas na região metropolitana de Natal/RN, estão em sintonia com as dimensões do Gespública. A pesquisa, de natureza descritiva, apresentou abordagem qualitativa para a apresentação dos dados. O Instrumento para Autoavaliação da Gestão Pública (IAGP 250 Pontos) foi o principal instrumento utilizado para elaboração de questionário adaptado e a pesquisa de campo realizou-se através de entrevistas com os servidores da organização. Diante do conhecimento produzido, concluiu-se que a gestão do órgão apresenta características vistas como estratégicas, porém não atinge o patamar considerado de excelência, na perspectiva do Modelo, sendo apontados os principais pontos críticos que, quando adequadamente tratados, podem conferir melhores resultados à organização.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Processos de agregar, desenvolver e monitorar pessoas numa rede de drogarias potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Paiva, Cecylyanne Augusta de; Alves Filho, Antônio; Costa, Maria Teresa Pires; Rodrigues, Francenildo Dantas
    Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades relativas ao recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho de uma Rede de Drogarias Potiguar. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso, cujos participantes foram o gerente geral, o gerente e dois colaboradores de cada loja. Para coleta de dados utilizou-se de entrevista com a gerente geral e de um questionário para demais respondentes. Para análise optou-se por uma abordagem qualitativa para interpretação do conteúdo da entrevista e dos questionários, tendo os autores citados no referencial teórico como base. Os principais resultados foram: para o recrutamento, além de buscar internamente, a empresa tende a conseguir seus candidatos por indicação; na seleção o candidato é avaliado diante entrevista individual e proposta de redação, contudo existem diversos outros métodos pertinentes para selecionar os candidatos; quanto aos treinamentos, a empresa investe e identifica a importância destes para preparar os colaboradores; e quanto à avaliação de desempenho, as rotinas operacionais são mensuradas por um software adquirido pela empresa e a conduta profissional é avaliada pelo gerente imediato, no convívio diário, entretanto, opções de avaliação mais racionais e com princípios científicos é mais indicado para evitar a superficialidade e unilateralidade dos resultados. Conclui-se que apesar da empresa vir executando tais atividades dentro do que é orientado pelas teorias que tratam sobre os temas, ainda necessita de intervenções e melhorias em cada uma delas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Qualidade de vida no trabalho: análise dos impactos dos resultados do Qualivita, CCSA da UFRN, na vida profissional e pessoal dos participantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Lima, Angela Maria da Silva; Alves Filho, Antônio; Rodrigues, Francenildo Dantas; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos
    Este estudo teve como objetivo avaliar os resultados do programa de qualidade de vida no trabalho do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. A partir dos resultados obtidos, propor ações para a melhoria do programa oferecido no centro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário contendo questões abertas, fechadas e de múltipla escolha. Foi aplicado com treze participantes do programa e que atuam no CCSA em cargos técnicos administrativos, docência, e também terceirizados. Os dados das questões fechadas e de múltipla escolha do questionário foram tabulados em planilha Excel, enquanto as respostas às questões abertas foram tratadas pela técnica de análise de conteúdo. Os dados foram apresentados através de gráficos e tabelas e analisados à luz do referencial teórico evidenciado no desenvolvimento do trabalho. Os resultados do estudo revelam que houve uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores, após começarem a participar do programa. Alguns entrevistados revelam que obtiveram melhora com relação a quadros de doenças que sofriam antes de participar do Qualivita. Entre os principais problemas do programa evidenciados podem ser destacados: a pouca divulgação; a falta de novas atividades no programa, como palestras motivacionais com foco no desenvolvimento da carreira, além de ações estipuladas no Qualivita que ainda não foram postas em prática. A partir do estudo foi possível verificar e concluir o quanto a implementação de um programa desse tipo pode mudar a qualidade de vida do trabalhador dentro e fora da organização, bem como o quanto a QVT depende do equilíbrio entre o trabalho e outras áreas da vida.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Satisfação no trabalho sob a ótica dos funcionários do Grupo WT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Isabelle Carvalho de; Alves Filho, Antônio; Costa, Maria Teresa Pires; Rodrigues, Francenildo Dantas
    Diante da relevância que os recursos humanos nas empresas tem tomado, entender o que os deixam satisfeitos, para assim mantê-los produtivos e com a vontade necessária para ir trabalhar é o intuito principal da temática satisfação no trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o nível de satisfação e identificar possíveis motivos de insatisfação dos funcionários das cinco empresas que compõem o Grupo WT (WT Distribuição e Serviços, Saccaro, Nutrir Saúde Store, 3A Locadora e 3A Seminovos). Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados se fez uso da Escala de Satisfação no trabalho proposta por Siqueira (2008), que envolve as dimensões salário, chefia, natureza do trabalho, colegas de trabalho e promoções, a qual foi aplicada em uma amostra de 117 pessoas. Os dados foram tabulados em planilhas de sistemas de aplicativos computacionais, para posterior análise quantitativa dos mesmos. Os resultados mostraram que, de modo geral, os colaboradores das empresas que compõe o grupo encontram-se satisfeitos com relação às cinco dimensões analisadas, porém existiram duas dessas dimensões, salários e promoções, que foram alvo da maior insatisfação. Conclui-se pela necessidade de intervenção na organização para que se alcance maior satisfação e melhoria do desempenho dos seus funcionários.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM