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Navegando por Autor "Rodrigues, Edivânia Duarte"

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    Dissertação
    Estratégias argumentativas na construção do discurso ideológico: um estudo da produção didático-pedagógica do meb
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-04) Rodrigues, Edivânia Duarte; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3782013001207093; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9
    Esta pesquisa estuda o processo argumentativo desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base, tendo como corpus a cartilha Viver é lutar e os roteiros de aulas da Emissora de Educação Rural de Natal. Tem como objetivos revelar as estratégias argumentativas na produção discursiva do MEB, atentando para os efeitos de sentido sugeridos pelas suas condições de produção e as posições ideológicas defendidas, além de verificar como a cartilha e as aulas radiofônicas dialogavam na argumentação de suas teses. Para tanto, o estudo é orientado pelos pressupostos da Análise do Discurso, pela Teoria da Argumentação, pelas concepções de Educação Popular, bem como a concepção dialógica de linguagem, recorrendo a Bakhtin (1995). A pesquisa adota o caráter documental, de natureza qualitativa com base interpretativista, cuja análise dos dados permitiu constatar que o discurso do material didático-pedagógico do MEB foi produzido num contexto sócio-histórico-ideológico em que a educação foi vista como um instrumento de libertação social, sendo capaz de transformar o indivíduo e a estrutura desigual do Brasil. Os resultados revelam que a cartilha e as aulas assumem uma posição marcadamente a favor das classes populares, estruturada por técnicas argumentativas que pretendiam convencer e persuadir o auditório. Ainda demonstraram que tal argumentação baseou-se, inicialmente, no convencimento dos jovens e adultos para, em seguida, imprimir uma persuasão nos aprendizes, no que se refere a agir sobre a realidade para transformá-la, segundo seus desejos de justiça social
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    Livro
    Rádio e Memória: as narrativas orais na reconstituição da história da Rádio Poti
    (Editora da UFRN, 2016) Gomes, Adriano Lopes; Rodrigues, Edivânia Duarte
    A obra faz um resgate da história da Rádio Poti, inicialmente chamada de Rádio Educadora de Natal, a partir das narrativas orais dos sujeitos que atuaram como profissionais daquela emissora ou viveram a época na condição de ouvintes. O levantamento historiográfico é realizado por meio de documentos e fotografias que permitem a recomposição de fatos, muitos perdidos, sobre a primeira emissora de rádio do Rio Grande do Norte.
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