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Navegando por Autor "Rocha Filho, Ruy Alkmim"

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    Dissertação
    Comunicação e informação na UFRN: um diagnóstico da Diretoria de Administração de Pessoal
    (2017-12-18) Aguiar, Jefferson Bruno Silva de; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; ; Caricio, Marcelo Rique; ; Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; Abella, Leticia Beatriz Gambetta;
    A comunicação está presente em todos os lugares e com todos que compõe a sociedade. Seja de maneira verbal, visual ou até codificada. Nesse meio está a Comunicação Organizacional que se divide em Comunicação Mercadológica (voltada para apoiar as ações de marketing), Institucional (propõe a construção da imagem e do conceito institucional) e Comunicação Interna (visa promover a dinamização do fluxo das informações internas). Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da Comunicação Interna na Diretoria de Administração de Pessoas (DAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sua relação com o serviço de atendimento ao público. Falaremos ainda como a Comunicação Interna pode ser uma ferramenta estratégica para se alcançar as metas institucionais. O estudo empírico foi desenvolvido de forma exploratória, na literatura disponível, e descritiva, através de um questionário aplicado aos servidores da DAP. Com isso, alicerçados pelo estudo bibliográfico e com os resultados do questionário, foi possível elaborar um diagnóstico da comunicação interna na DAP. O diagnóstico facilita tanto o trabalho dos servidores quanto a busca dos usuários que precisam dos serviços da DAP. O estudo é útil na busca de reconhecer, então, quão importante é a Comunicação Interna para uma organização e que ela pode ser usada como uma ferramenta estratégica para alcançar os objetivos da instituição.
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    TCC
    A consolidação da Barra brava no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Neves, Ana Cleide; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Carratone, Luis Roberto Rossi; Oliveira, Camila Dantas
    Baseado na história do futebol potiguar e no desenvolvimento das torcidas Barras Bravas brasileiras, este trabalho tem como objetivo inserir contextualmente o leitor a entender o surgimento dessa nova linha de torcida e como aconteceu essa inserção e consolidação no cenário esportivo do Rio Grande do Norte. A finalidade deste projeto é identificar os fatores que culminaram nessa nova fase, onde um novo modelo de torcida surgiu e se espalhou por todo o território brasileiro. Além de apresentar o surgimento histórico, se faz necessário também registrar documentalmente todo o contexto já citado, a fim de acrescentar nas próximas páginas esportivas, o marco deixado pela ideologia das torcidas Barras Bravas. Utilizando a Barra Brava Movimento 90 como estudo de caso, este trabalho possui referências bibliográficas, depoimentos de integrantes, entrevistas de documentários, rádio documentários e podcast, a fim de unir representações contextuais para o conteúdo descrito.
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    TCC
    A cultura de paredão potiguar enquanto mídia radical
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Nascimento, Sarah Claudisa da Silva; Rocha Filho, Ruy Alkmim
    Esse trabalho de conclusão de curso analisa a música de paredão potiguar à luz dos conceitos atribuídos por John D. H. Downing sobre Mídia Radical. Conta com um levantamento histórico da cultura dos sistemas de som, do surgimento à internacionalização, a fim de revelar o objeto do estudo como parte de um contexto cultural, que é amplo e adquiriu diversas interpretações e usos em diversos tempo e espaço. Como recursos metodológicos, o trabalho considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, além da análise de conteúdo. Observa-se, através dos símbolos e discursos, uma expressiva rede comunicacional, capaz de ampliar as pautas debatidas nas esferas públicas (e suas abordagens) em relação às comumente expostas nas mídias convencionais.
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    TCC
    Da pré-produção à divulgação: o processo criativo do videoclipe "Sejas Tu" da banda Luaz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Nascimento, Erick Allan Vicente do; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Bazilio, Emanuele de Freitas
    Este projeto experimental de trabalho de conclusão de curso apresenta o processo completo de desenvolvimento e realização do videoclipe da música “Sejas Tu” para a banda Luaz. Além da pesquisa bibliográfica que fundamenta o referencial teórico deste trabalho, o projeto aborda todas as etapas relevantes para a elaboração do produto final. Essas etapas incluem a concepção da ideia, o planejamento da produção, a seleção de locações, o casting, as gravações, a edição e a finalização. O videoclipe final é uma representação visual para a música “Sejas Tu”, capturando a essência da música e mensagem por meio de imagens e narrativa visual. Este relatório técnico-científico documenta o processo de criação e produção, fornecendo insights sobre os desafios enfrentados, as decisões tomadas e as técnicas utilizadas.
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    Tese
    Democracia e regulação do audiovisual: um estudo comparado das leis no Brasil, na Argentina e no Uruguai (2005-2015)
    (2016-10-31) Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; ; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; Germano, José Willington; ; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; Ramos, Murilo César Oliveira;
    A escolha do tema ocorreu devido às experiências com Televisão em funções como pauteiro, produtor, editor e diretor de programas jornalísticos em televisão e da experiência como docente na graduação de comunicação social, nas habilitações de Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Propaganda. Por intermédio destas atividades somadas à coordenação de projetos dedicados a pesquisa e extensão, em parceria com emissoras públicas e privadas, foi possível tomar conhecimento de algumas das contradições existentes na indústria da informação e comunicação. Foram percebidas diferenças consideráveis nos procedimentos, nas estratégias para a elaboração dos conteúdos, o que também se faz sentir nos produtos que resultam deste trabalho. As matérias que são inseridas nos telejornais são socialmente produzidas, ou melhor, são ligadas às circunstâncias e históricas, sociais, políticas, culturais e tecnológicas.
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    TCC
    Os desafios na cobertura telejornalística da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte: podcast documental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-05) Braz, Acson de Freitas; Cruz, Adriano Charles da; Silva, Maria Aparecida Ramos da; Rocha Filho, Ruy Alkmim
    A pandemia da Covid-19 gerou um caos mundial, milhares de pessoas perderam a vida por conta de um vírus descoberto em dezembro de 2019 que se espalhou por todo o mundo. No Brasil, a doença começou a aparecer a partir de março do ano seguinte. Os hospitais começaram a lotar e o índice de mortes começou a subir. Assim como outras profissões essenciais, os profissionais de imprensa desempenharam um papel fundamental de manter a população ciente de tudo que estava acontecendo, informando como se prevenir, de como o vírus poderia ser letal e de como vencer a pandemia. Diante disso, surgiu a ideia de criar um podcast para mostrar como quatro profissionais de comunicação lidaram com a cobertura telejornalística, especialmente no Rio Grande do Norte. Eles estavam nas ruas e redações diariamente, vencendo o medo de levar o vírus para casa e se cuidando para informar com qualidade. Foram formuladas algumas perguntas e, para evitar o contato físico, áudios enviados por meio de um aplicativo de mensagens foram coletados e editados em formato de podcast, apresentado pelo autor deste trabalho que, também, esteve in loco durante a pandemia como repórter de rua.
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    TCC
    Documentário experimental "A menina do retrato- olhos de amor"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Oliveira, Nathallya Jessica Santos de; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Cruz, Adriano Charles da Silva; Farias, Ana Karla Batista
    A menina do retrato - Olhos de amor consiste em um projeto experimental no formato documentário que busca retratar a jornada profissional e audiovisual de Nathallya Oliveira, desde a concepção do projeto até seus impactos e consequências na vida da fotógrafa e das pessoas à sua volta. Em suas discussões o projeto chama atenção para o protagonismo negro e feminino no audiovisual, além de trazer questões ligadas a ancestralidade e sensibilidade no olhar. O relatório de produção detalha o processo que resultou no documentário, bem como reflete sobre o cinema independente
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    TCC
    "Estivemos aqui" - uma reportagem sobre a escravidão de negros no vale do Ceará-Mirim no século XIX
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Silva, Mycleison Costa da; Nobre, Itamar de Morais; http://lattes.cnpq.br/8592622988364534; http://lattes.cnpq.br/7557982794310096; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Souza, Élmano Ricarte de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/2183454045008822
    Diante das crescentes discussões sobre o racismo em nossa sociedade e o surgimento de movimentos de luta como o “Black Lives Matter” - Vidas Negras Importam, em português –, este trabalho de conclusão de curso visou a produção de uma reportagem sobre aspectos da história da escravidão de africanos e seus descendentes no vale do Ceará-Mirim, município do Rio Grande do Norte, durante o auge da produção de cana-de-açúcar entre os séculos XVIII e XIX. Por meio de entrevistas e de uma pesquisa bibliográfica, onde foram levantadas informações sobre o período da escravidão no município, foi possível identificar que por décadas o lugar teve como principal atividade econômica a exploração da monocultura canavieira, período em que foi palco do trabalho escravo de cerca de 3 mil homens e mulheres, sendo a maioria oriundos de Angola, e que mesmo com a exploração massiva dessa mão de obra no passado, a cidade atualmente pouco trabalha no resgate dessa parte de sua história. Na reportagem foram ouvidos professores e historiadores locais que dedicaram parte de suas vidas em pesquisas que realizam o resgate histórico do processo de escravidão nos engenhos de cana-de-açúcar da cidade. Também foram utilizados como fontes de pesquisa o livro “Oiteiro – Memórias de uma sinhá-moça”, escrito por Maria Magdalena Antunes Pereira, e as lendas passadas de geração em geração na cidade.
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    TCC
    “HER”: uma analise filmica sobre Amor Liquido e a Era Digital
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Morais, Beatriz Silva do Nascimento; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Santos Segundo, Carlos Antônio dos; Badiali, Michelle Ferret
    Este presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a obra cinematográfica Her (traduzida em português como Ela) levando em consideração a conceitualização do Amor, desde seu surgimento com o Amor Cortês, passando pelo Amor Romântico e chegando, por fim, ao conceito de Amor Líquido definido e estudado por Zygmunt Bauman. Além disso, será usado como base para análise as definições acerca da Era Digital, do Pós modernismo e da Sociedade em Rede amparados pelos autores Manuel Castells, Pierre Lévy e Baudrillard. O estudo feito com base nessas implicações também conta com o aprofundamento nas demais particularidades do longa, utilizando-se de conceitos presentes na linguagem audiovisual.
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    TCC
    O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Souza, Tatiana Diniz de; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; https://orcid.org/0000-0003-1623-7013; http://lattes.cnpq.br/0937980846198657; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Pinto, Ygor Felipe; http://lattes.cnpq.br/6480221150894583
    O trabalho de pesquisa intitulado O homem de três faces: a cor como recurso narrativo em Better Call Saul têm a intenção de analisar a trajetória do personagem Saul Goodman, do surgimento até o seu desfecho. O personagem interpretado pelo ator Bob Odenkirk faz parte da série Breaking Bad (2008-2013) e posteriormente ganhou uma série derivada, intitulada como Better Call Saul (2015-2022), em que surge como protagonista. As cores possuem papel fundamental no seu universo diegético, presente nas roupas, cenários entre outros elementos. A proposta desse trabalho é analisar o processo narrativo que a cor exerce na obra. O método utilizado é o de análise fílmica, proposto por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012), em que a obra passa pelo processo de desconstrução e reconstrução durante o processo de análise, além da contribuição da proposta metodológica de Larissa Azubel (2017) para utilização da análise fílmica no contexto de narrativa seriada. Dessa forma, se faz necessário a utilização da decupagem dos episódios com a intenção de mapear as situações em que a cor exerce uma função além do caráter estético e torna-se presente como elemento fundamental da narrativa. Para conseguir alcançar o objetivo que foi proposto, serão utilizados o aparato teórico relacionado à teoria das cores, presente nas obras de Eva Heller (2013), Farina (2006), Luciana Silveira (2015), Israel Pedrosa (2009).
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    TCC
    Impactos e estratégias do cinema potiguar durante a pandemia da covid-19: da produção ao consumo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Oliveira, Vanessa Kalindra Labre de; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; Aires, Janaine Sibelle Freires
    O presente trabalho analisa os impactos da pandemia no audiovisual no Rio Grande do Norte, atentando-se, em especial, para as novas estratégias da produção ao consumo utilizadas pelo campo durante o período. O recorte temporal desse estudo comporta os meses de março a dezembro de 2020, concentrando-se no eixo dos curtas-metragens, produção de maior relevância quantitativa no Estado. Observou-se que em meio à crise gerada pelo novo coronavírus, com parte significativa das atividades produtivas paralisadas em função do isolamento social, muitas iniciativas foram tomadas no sentido de viabilizar produções, de fomentar processos diversos de formação profissional, bem como motivar a experiência estética, ainda que de maneira online. Dentro de um cenário sem precedentes, operou-se, pois, uma reorganização do campo no intuito de afirmar o audiovisual enquanto indústria e bem cultural, elementos necessários para a afirmação e conformação de uma sociedade.
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    TCC
    Memórias do jornalismo impresso potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Augusto, Mariana Silva; Silva, Williane Elayne Ricardo da; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Silva, Aldemar de Almeida e
    A imprensa potiguar se desenvolveu, ao longo dos anos, sem que houvesse uma análise maior a respeito da sua evolução. Por essa razão, surge a necessidade de recontar as experiencias vividas pelos jornalistas que fizeram e fazem parte das redações norte-riograndenses, questionando suas rotinas de produção, sistemas organizacionais, costumes e dificuldades. Com esse objetivo, escrevemos perfis de jornalistas que trabalharam da década de 1960 até os dias de hoje, analisando as modificações que esses profissionais vivenciaram dentro dos jornais.
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    TCC
    Mulheres vítimas de assédio sexual por docentes da UFRN - Documentário: Eu não fui a única
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Santos, Vitória Laís Silva; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; Gomes, Raimunda Aline Lucena
    O assédio sexual é considerado um tabu na nossa sociedade. Ainda assim, precisa ser constantemente debatido, principalmente quando nos referimos ao ambiente de aprendizado e construção que é a Universidade, pois esta questão se torna ainda mais complexa. No momento em que professores são os assediadores o poder hierárquico sobre as alunas, as amedronta, e para além da dominação patriarcal já dominante na sociedade como um todo, entra em jogo a vergonha e o medo de serem julgadas pelos outros. Este trabalho tem como objetivo visibilizar as histórias de mulheres que foram assediadas sexualmente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A coleta de dados ocorreu por intermédio da aplicação de dois questionários, um com 201 pessoas e outro com 57; depois disso, ocorreram as entrevistas com quatro mulheres, utilizando do método de entrevistas em profundidade e relatos de vidas. Com os discursos apurados das entrevistas, foi produzido o documentário com uma encenação - o que preserva a identidade das vítimas.
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    TCC
    Na luta por memória, verdade e justiça, a contribuição de "Séries Vermelhas" para a educação em direitos humanos no RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Oliveira, Pedro Otavio Araujo Dias de; Gomes, Raimunda Aline Lucena; http://lattes.cnpq.br/0255848169410975; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Rocha Filho, Ruy Alkmim
    Este trabalho analisa a série documental “Séries Vermelhas”, produzida pela Pós-TV DHnet em 2024, ano que marca os 50 anos do desaparecimento de Luiz Ignácio Maranhão Filho, norte-rio-grandense morto pelo regime militar. A análise é desenvolvida a partir dos princípios do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), publicado em 2006, e da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica que contextualiza o golpe militar de 1964 no Rio Grande do Norte e situa Luiz Maranhão como um personagem central daquele período, com base nos trabalhos de Galvão (1995), Góes (1999) e Studart (2006). Além disso, também é apresentado um panorama que mapeia o sistema global de proteção aos direitos humanos a partir das iniciativas que levantam as questões de Memória, Verdade e Justiça como reconhecimento das violações cometidas em governos autoritários, especialmente dentro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA).
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    Dissertação
    O parto dos caminhos: Formação dos Sindicatos Rurais no Rio Grande do Norte (1960 - 1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-19) Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; ; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Menezes, Marilda Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/9822634790399791; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    O presente trabalho procura abordar os movimentos dedicados à reivindicação por terra e direitos sociais para os trabalhadores do campo, no período que vai de 1960 a 1964. No intuito de compreender esta problemática no Rio Grande do Norte, é necessário considerar as ligações entre a Igreja Católica e os Sindicatos Rurais, bem como a atuação do Partido Comunista Brasileiro e ainda outros movimentos sociais no estado. Os contextos políticos local, nacional e internacional tiveram importância considerável para a organização dos trabalhadores rurais potiguares. Os Sindicatos Rurais Potiguares surgem no ano de 1961 após um massivo trabalho de organização a partir do Serviço de Assistência Rural e se expandem pelo Estado até meados de 1962. Logo são observados os primeiros grandes conflitos e as importantes manifestações, aludindo a uma crescente representatividade do movimento. As correntes progressistas conquistavam maior influência nos destinos políticos do Rio Grande do Norte, diante da integração entre Sindicatos, projetos educacionais e políticos progressistas. Mas o golpe militar impediu que as esperanças se transformassem em fatos
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    Tese
    O poder hegemônico das redes sociais: uma análise crítica do discurso de quem "vai pra rua"
    (2017-03-21) Abella, Leticia Beatriz Gambetta; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; http://lattes.cnpq.br/1231748597251607; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Rocha Filho, Ruy Alkmim; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Costa Júnior, João Batista da; http://lattes.cnpq.br/7630461186538154; Ottoni, Maria Aparecida Resende
    As redes sociais, no marco das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), têm se constituído num espaço de expressão ao alcance de todos aqueles que têm acesso à internet. No Brasil, 49% dos brasileiros têm acesso à internet e, dentro desse número, 76% acessam todos os dias. Twitter, Facebook, Instagram e várias outras propostas participativas e interativas despertam diversos interesses de comunicação que incluem intercâmbios pessoais de informação e dados, divulgações com propósitos de marketing e várias outras finalidades. Uma das mudanças mais importantes em torno das possibilidades que as redes oferecem surgiu para aqueles que querem conquistar seguidores e defender uma causa. Assim, os movimentos sociais têm encontrado nesses canais de expressão um terreno fértil de convocatória e interatividade com seus seguidores. Esta tese tem o objetivo de analisar criticamente as manifestações discursivas do movimento Vem pra rua nas suas redes sociais Twitter e Facebook, tomando como ponto de partida o posicionamento do grupo na sua apresentação no seu site oficial. O Vem pra rua nasceu como movimento social em 2014 e,de acordo com o que expressam suas próprias lideranças na página oficial do grupo, trata-se de “um movimento suprapartidário, democrático e plural que surgiu da organização espontânea da sociedade civil para lutar por um Brasil melhor”. A pesquisa está sustentada teoricamente na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD), braço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), que tem, nesta investigação, seu eixo no diálogo transdisciplinar entre a ACD, a Comunicação para a Mudança Social (CMS) (GUMUCIO-DAGRON, 2008, 2011), a Sociologia Aplicada à Mudança Social, a Gramática da Multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2009) e a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 2004). No caso do nosso trabalho, apoiamo-nos no Sistema da Avaliatividade da LSF como ferramenta de compreensão dos percursos de construção de sentido que se materializam nos textos atuais caracterizados por construções multisemióticas. Contamos também, para consolidar a nossa análise crítica, com a Representação dos Atores Sociais proposta por Theo Van Leeuwen (1997; 2008), que nos leva a encontrar as marcas de inclusão e exclusão nas formas escolhidas pelos emissores para representar os atores no texto. Esta tese tem buscado compreender, por meio do discurso manifestado nas redes do movimento Vem pra rua, se o movimento de fato, segundo se apresenta, não tem interesses partidários, se sua articulação tem partido da organização popular espontânea e se a mobilização mediática responde a mecanismos democráticos de organização. Assim, seguindo o caminho metodológico de abordagem transdisciplinar, constatamos que o discurso de apresentação no site do movimento não é reflexo da construção identitária que o Vem pra rua tem feito nas suas redes sociais, particularmente no período pré votação do impeachment da presidenta Dilma. Concluímos também que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, são ao mesmo tempo que ferramentas potenciais de novas vias de expressão para grupos minoritários, elementos de grande valia para consolidar grupos hegemônicos com fortes interesses ideológicos.
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    Tese
    Política cultural: a implementação do Sistema Nacional de Cultura no Município de Macapá/AP - 2006-2016
    (2019-06-28) Dantas, Fátima Lúcia Carrera Guedes; Costa, João Bosco Araújo da; ; ; Morais Neto, João Batista de; ; Silva, Maria Aparecida Ramos da; ; Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; Silva, Vanderlan Francisco da;
    A Política Cultural é o tema desta pesquisa e seu objeto é a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), no município de Macapá, estado do Amapá. O Sistema Nacional de Cultura (SNC), criado por lei específica – Art. 216-A da Ementa Constitucional nº 71, de 29 de novembro de 2012, é o principal articulador federativo do Plano Nacional de Cultura (PNC) que, por sua vez, estabelece mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil e determina as metas e diretrizes estratégicas para a qualificação das políticas públicas culturais no país. A pesquisa “Política cultural: a implementação do Sistema Nacional de Cultura no município de Macapá/AP, 2006-2016” teve como objetivo avaliar a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no município de Macapá, estado do Amapá, num período de dez anos (2006 a 2016). Especificamente, os objetivos foram: a) comparar os resultados obtidos com a implementação realizada frente à decisão política formulada (a política) em seu início; b) avaliar as principais ações que nortearam a Política de Cultura no município de Macapá e o seu nível de integração e complementaridade à Política Nacional de Cultura (PNC), a partir dos princípios e valores que regem a PNC vigente; e, c), avaliar o envolvimento e participação dos agentes e grupos de interesse, buscando descobrir de que tipo são as relações e inter-relações estabelecidas que se apresentam com relevância e predomínio de lógica na realidade de Macapá. Metodologicamente, esta pesquisa consistiu de revisão bibliográfica da literatura pertinente à política cultural e às políticas públicas e suas abordagens avaliativas que incidem no denominado ciclo de políticas públicas, especificamente, sobre a fase da implementação e, sob uma perspectiva sistêmica do processo, pela importância que o conceito de sistemas adquire nos estudos organizacionais. Considerando a acepção conceitual do Ministério da Cultura sobre as dimensões da cultura – simbólica, cidadã e econômica – esta pesquisa buscou absorver, no universo pesquisado, uma percepção das três. A pesquisa de campo foi efetuada por meio de entrevistas e consultas a dois prefeitos, do período em questão; sete gestores da cultura, em dois níveis hierárquicos (nível de coordenação de órgão e nível técnicooperacional), e, dentre esses, foi considerada área fim e área meio; artistas e intelectuais da sociedade organizados em associações, coletivos e grupos, num total de dezesseis unidades representativas; e, duas entidades privadas de prestação de serviço ao público, Sesc e Sebrae. O resultado obtido com a pesquisa demonstrou que a política de cultura de Macapá, de 2006 a 2008, ganhou certa autonomia com a transformação de um departamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e passou a ser Coordenadoria Municipal de Cultura (COMCULT) e, embora a cultura tenha se constituído como “carro chefe” na vontade política dessa gestão e se apresentar empática à diversidade cultural, não foi implementada nos moldes do SNC. Na gestão posterior, de 2009 a 2012, uma contradição é enfática: a Comcult ascendeu à Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT), mas, na prática, a política de cultura sofreu uma total ruptura e suas marcas foram a descontinuidade e a ausência de formulação e vontade política. Em 2013, com a nova gestão municipal eleita, a Fumcult retoma a política de cultura já com a intenção inicial em favor de orientar-se pelo SNC. Até 2016, a política de cultura macapaense se encontrava em processo de implementação dos mecanismos regulamentares, a Lei do Sistema Municipal de Cultura – na qual a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC) foi previsto, com a constituição de todos os seus mecanismos de ação – e, portanto, inferimos que o SNC e o SMC em Macapá, até 2016, se encontrava em processo inicial de implementação.
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    TCC
    O que são fantasmas?: uma análise pela ótica religiosa - aspectos da pesquisa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Costa, Hudson Deiverson de Souza; Rocha Filho, Ruy Alkmim; Gomes, Marcelo Bolshaw; Pinto, Ygor Felipe
    O presente trabalho tem por objetivo compreender a relação entre o imaginário coletivo, no que concerne à temática fantasmas, dentro do universo espiritual, e o que dizem as religiões a respeito desse assunto. Para tal finalidade, será produzido o episódio piloto de uma série documental.
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    TCC
    Realidade virtual, soberania e outras reflexões
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Ferreira, Jerlyanne Chagas; Rocha Filho, Ruy Alkmim; https://orcid.org/0000-0002-6341-0643; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; http://lattes.cnpq.br/4906647944713912; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Silva, Maria Aparecida Ramos da
    Esta pesquisa usa como tema questões relacionadas à tecnologia da realidade virtual, usando como base textos e conceitos de autores clássicos e contemporâneos, analisando suas teorias. Este ensaio analisa a importância da crítica ao modelo operado pelas grandes empresas de tecnologia, com foco na realidade brasileira perante esse cenário. O problema de pesquisa pode ser sintetizado na questão: Há espaço para o Brasil na revolução digital proporcionada pela realidade virtual? O objetivo geral consiste em analisar criticamente a tecnologia da realidade virtual e as dinâmicas de poder e hegemonia que os grandes conglomerados de tecnologia podem possuir através desses dispositivos, e em relação ao Brasil avaliando questões de soberania nacional. Utiliza-se do método exploratório com a técnica de revisão bibliográfica. A conclusão é que as críticas são essenciais para questionar as narrativas que são contadas a respeito dessas novas tecnologias que vem surgindo, e de que é preciso analisar o cenário brasileiro a partir de uma perspectiva única, levando em consideração sua construção única histórica, cultural e socioeconômica.
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    TCC
    Relatório de produção: "BLEEDS"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Menezes, Julia Emilly de Sena; Ferreira, Rodrigo Almeida; Ferreira, Rodrigo Almeida; Aires, Janaine Sibelle Freires; Rocha Filho, Ruy Alkmim
    A democratização do acesso às obras audiovisuais, seja nas plataformas pagas de streaming, seja nas salas de cinema, é uma das pautas mais urgentes do campo midiático na contemporaneidade. Este relatório apresenta “BLEEDS”, um curta-metragem ficcional que transita entre o gênero de terror e suspense, trazendo uma personagem que trabalha com legendagem de filmes piratas. A obra cinematográfica traduz, em sua composição narrativa e artística, o conceito e a técnica do mise en abyme, adotando práticas e perspectivas metalinguísticas para a sua finalidade.
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