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Navegando por Autor "Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da"

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    Dissertação
    As ações de assistência estudantil para estudantes de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; http://lattes.cnpq.br/8867850487052831; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; Guedes, Gilmar Barbosa; Souza, Allan Solano; Silva, José Moisés Nunes da
    As novas necessidades produtivas advindas das metamorfoses do sistema capitalista e do fenômeno de globalização provocaram mudanças nos sistemas educativos, especialmente na Educação Superior. O conhecimento passou a ser supervalorizado, pois a nova configuração dos processos e procedimentos de trabalho exigiam novas ferramentas científicas e mão-de-obra mais adequada às demandas. Dessa maneira, a pós-graduação brasileira torna-se alvo de políticas de expansão pelos governos brasileiros, principalmente a partir da década de 1960, com a finalidade de proporcionar a formação de uma mão-de-obra mais preparada e qualificada para atender aos parâmetros do mercado de trabalho global, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do país. Com a ampliação da pós-graduação e a criação de diversas políticas de acesso a essa etapa de ensino, diferentes perfis estudantis passaram a compor as instituições de Ensino Superior, demandando ações que garantissem a permanência e conclusão dos cursos. À luz do materialismo históricodialético, esse trabalho se propõe a analisar as ações de assistência estudantil para estudantes de cursos de pós-graduação, tendo como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo inserem-se numa abordagem de caráter qualitativo. Os dados estatísticos constituem a base empírica do estudo. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica que permitiu a revisão da literatura de domínio público e a pesquisa documental, para levantamento e análise de documentos legais que foram importantes na composição das discussões realizadas ao longo do trabalho. Aplicou-se entrevista semiestruturada e questionário que possibilitaram compreender melhor o objeto de estudo na instituição em questão. A pesquisa evidenciou que os estudantes de pós-graduação necessitam de assistência estudantil, uma vez que apresentam diversas demandas que só as bolsas de fomento são insuficientes para supri-las. Na UFRN, ainda não há uma política de assistência estudantil que contemple a etapa de ensino da pós-graduação. As ações de assistência destinadas a atender os pós-graduandos da instituição são limitadas e recebem pouca atenção. Os auxílios estudantis são insuficientes e os processos de seleção acabam sendo excludentes, pois, por falta de recursos, precisam selecionar entre os necessitados, os mais necessitados.
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    TCC
    A assistência estudantil como instrumento de democratização do Ensino Superior: estratégias para a permanência na UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Rocha, Rayanne Karolayne Silvestre da; Barbalho, Maria Goretti Cabral; Barbosa, Janaína Lopes
    Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para estudantes dos cursos de graduação. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, análise documental e de dados referentes aos microdados do censo do ensino superior disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao Relatório Final da V Pesquisa de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das Instituições Federais de Ensino Superior viabilizados pelo Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) e aos relatórios que dispõem das atividades que colaboram com a permanência dos discentes, elaboradas pela UFRN, através da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante (CASE). Constatou-se que as inúmeras adversidades que os estudantes enfrentam em suas trajetórias acadêmicas requerem ações que os auxiliem nessas demandas com programas e projetos que discutam e orientem sobre possíveis resoluções dessas problemáticas. As atividades desenvolvidas pela CASE são extremamente importantes para o corpo estudantil da UFRN. Todavia, infere-se que houveram poucos atendimentos nos anos analisados comparado ao grande grupo de estudantes da universidade. Pode-se, então, afirmar que as atividades devem ser melhores expostas, divulgadas e, também, avaliadas, uma vez que os relatórios são insuficientes para o acompanhamento da evolução dos programas e projetos executados pela coordenadoria.
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