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Navegando por Autor "Rocha, Miliane Pinheiro da"

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    Dissertação
    Educação superior e mercadoria: um estudo sobre as políticas educacionais do Governo Bolsonaro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Rocha, Miliane Pinheiro da; Silva, Eliana Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2216989230807890; https://orcid.org/0000-0001-8256-0033; http://lattes.cnpq.br/6115433727011920; Silva, Roberto Marinho Alves da; https://orcid.org/0000-0003-0532-9377; http://lattes.cnpq.br/2334019578757276; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Negreiros, Taise Cristina Gomes Clementino de
    A presente dissertação trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa. Utilizando o materialismo histórico crítico dialético de Karl Marx como fundamental para seu desenvolvimento. O objeto de estudo deste trabalho é Educação superior e mercadoria: um estudo sobre as políticas educacionais do governo Bolsonaro. O objetivo geral foi analisar a trajetória da Educação Superior no Brasil, considerando os determinantes históricos que a inserem no circuito mercantil, considerando o ano de 2016 - como marco de aprofundamento da privatização da Educação Superior- até o governo neoliberal de Bolsonaro. Para isso, desenvolvemos três objetivos específicos: apreender como a Educação Superior ingressa no circuito da mercadoria e discutir sua concepção de direito e valor de troca nas sociedades capitalistas; analisar as principais tendências da Educação Superior no Brasil, dado o contexto de privatização e ajuste fiscal brasileiro; explicar a relação entre a Educação Superior e a Economia Política. Com intuito de alcançar esses objetivos, buscamos responder as seguintes questões norteadoras: quais os pressupostos teóricos e políticos para legislar o Ensino Superior, e as implicações da Reforma do Estado para a Educação? Qual a funcionalidade da Educação Superior para o Capital? Quais as tendências da Educação Superior no contexto de reprodução ampliada do capital e os mecanismos que a levam para o circuito da mercadoria? Realizamos, portanto, um estudo bibliográfico e documental com subsídio de estudiosos da grande área da Educação, como também com autores que discutem a inserção da educação para o Mercado. análise da educação passa pela recuperação da formação sócio-histórica das influências na educação superior brasileira, seus elementos formativos e constitutivos que geram configurações deste tipo de ensino atualmente; analisamos como o modo de produção capitalista conseguiu realizar estratégias que transformem a educação um objeto passível de compra e venda no âmbito das relações sociais desenvolvidas. essa retomada nos apresentou as principais tendências que a educação superior tem sofrido no contexto atual de neoliberalismo demarcado especialmente pelo governo de Jair Bolsonaro. Os resultados que obtivemos indicam que às bases históricas são fundamentais para identificarmos as tendências atuais, porque a partir delas percebemos o caráter dependente e heterônomo da educação superior no Brasil em relação aos países de capitalismo central. Trata-se de uma educação de traços classistas, onde historicamente configurou-se como privilégio e no delineamento do nosso estudo, concluímos que estes traços historicos são uma continuidade. Afinal, apesar da expansão do acesso à educação superior nas últimas décadas - o que foi um avanço para as classes trabalhadoras-, em tempos de avanço do neoliberalismo não há garantia da permanência do ensino, tampouco a formação é incentivada de forma crítica, mas somente como uma produção e autorreprodução do sistema capitalista, na medida em que a educação é também um aparato ideológico e de formação de força de trabalho – que tem sido orientada e direcionada para o mercado. Não por menos, os setores do capital defendem-se educação à distância como estratégia de barateamento dos custos educacionais em detrimento da educação presencial e de qualidade para as classes trabalhadoras. existem, portanto, dois projetos de educação em disputa na sociedade: um para formação social de qualidade, laica e voltada para a construção de conhecimento e outro para formação e controle da força de trabalho para o capital.
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    TCC
    O enigma do fetichismo da mercadoria: análise a partir de o capital de Karl Marx
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Rocha, Miliane Pinheiro da; Wellen, Henrique Andre Ramos
    Essa monografia trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. O objeto de estudo desse trabalho foi à análise de Karl Marx sobre o “Fetichismo da Mercadoria”, na obra O Capital. Os estudos realizados nesse trabalho buscaram alcançar o objetivo geral de analisar como Karl Marx apresenta, em O Capital, o Fetichismo da Mercadoria. Para isso, foram desenvolvidos três objetivos específicos. O primeiro envolveu a realização de uma biografia sobre Karl Marx; o segundo tratou de uma contextualização histórica e teórica da construção de O Capital, considerando a importância dessa obra para carreira do autor e principalmente porque o objeto de estudo dessa pesquisa está inserido nela; o terceiro explicou como Marx analisa a categoria do “Fetichismo da Mercadoria”, na referida obra. Sobretudo, esse trabalho almejou contribuir na discussão e apreensão do papel central da mercadoria nas sociedades em que predomina o modo de produção capitalista (MPC) e, principalmente, do caráter fetichista, que, as mercadorias assumem ao não expressarem objetivamente mais do que seus valores de troca.
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    TCC
    Formação 'no' e 'para' o trabalho do SUS: uma análise à luz da Política Nacional de Educação Permanente em saúde e da atenção psicossocial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Rocha, Miliane Pinheiro da; Souza, Ilka de Lima; Silva, Eliana Andrade da; Almeida Júnior, José Jailson de
    O presente trabalho trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa. Utiliza o materialismo histórico crítico dialético de Karl Marx como fundamental para seu desenvolvimento. A metodologia utilizada compreende pesquisa bibliográfica, realizada através de análises de obras de autores, artigos e livros das áreas de educação e saúde. Também se caracteriza como análise documental através dos estudos nos periódicos de saúde coletiva, legislações e documentos que tangem a discussão da Educação Permanente em Saúde (EPS). Para o elaborarmos, tivemos como objetivo geral analisar como a Educação Permanente em Saúde contribui com reflexões acerca da indissociabilidade entre educação e saúde, bem como da urgência da formação ética, técnica e política conforme preconiza o SUS. E por objetivos específicos: identificar se e como vem sendo desenvolvidas propostas de educação permanente em saúde em hospitais universitários (HU); evidenciar a centralidade do papel da política nacional de educação permanente em saúde nessas instituições e analisar os desafios e potencialidades da intervenção da PNEPS quanto à formação de equipe multiprofissional na área de atuação da atenção psicossocial. Buscamos responder às seguintes questões norteadoras: como ocorre a formação da equipe multiprofissional em saúde no âmbito dos hospitais universitários? Como a EPS tem contribuído na formação multiprofissional em atenção psicossocial? A formação profissional tem utilizado um conceito ampliado sobre saúde? Logo, esta pesquisa tem como objeto de estudo a política nacional de educação permanente em saúde, tratando de uma análise de formação “no” e “para” o SUS, evidenciando a formação e ênfase na atenção psicossocial. Concluímos no estudo que a PNEPS tem potencialidade e efetividade em seus ciclos formativos nos âmbitos hospitalares, no entanto, vêm apresentando equívocos quando tem sido discutida sob um pressuposto de superação das desigualdades sociais em saúde através da atuação de uma equipe multiprofissional, sem operacionalizar o aprofundamento da discussão face à produção e reprodução do sofrimento e adoecimento humano (físico ou mental) sob modo de produção do capital. E que todos esses elementos reverberam a manutenção dos estigmas, preconceitos e resistência dessas equipes em atuar na área de atenção psicossocial.
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