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    Artigo
    Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?
    (Ethnobiology and Conservation, 2023) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Menezes Neto, Elias Jacob de; Lopes, Valdinei Lemos; Valsecchi, João; Rigo, Neide; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Lopes, Jessica Cardoso; Silva, Elenilma Barros da; Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285
    Apesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. OPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar oproblema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento dodesenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidadenas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnicaresumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentaçãoescolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicosresponsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam asatividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações.
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    Artigo
    Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?
    (Ethnobiology and Conservation, 2023-10) Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; Silva, Elenilma Barros da; Lopes, Jessica Cardoso; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Rigo, Neide; Valsecchi, João; Lopes, Valdinei Lemos; Menezes Neto, Elias Jacob de; Jacob, Michelle Cristine Medeiros
    Apesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar o problema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento do desenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade nas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnica resumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentação escolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicos responsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam as atividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações
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