Navegando por Autor "Rigo, Neide"
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Artigo Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?(Ethnobiology and Conservation, 2023) Jacob, Michelle Cristine Medeiros; Menezes Neto, Elias Jacob de; Lopes, Valdinei Lemos; Valsecchi, João; Rigo, Neide; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Lopes, Jessica Cardoso; Silva, Elenilma Barros da; Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; https://orcid.org/0000-0002-4881-7285Apesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. OPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar oproblema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento dodesenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidadenas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnicaresumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentaçãoescolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicosresponsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam asatividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações.Artigo Como inserir mais sociobiodiversidade na alimentação escolar na Amazônia brasileira?(Ethnobiology and Conservation, 2023-10) Maia, Juliana Kelly da Silva; Tregidgo, Daniel; Silva, Elenilma Barros da; Lopes, Jessica Cardoso; Oler, Juliana Rodrigues Larrosa; Viana, Fernanda Maria de Freitas; Rigo, Neide; Valsecchi, João; Lopes, Valdinei Lemos; Menezes Neto, Elias Jacob de; Jacob, Michelle Cristine MedeirosApesar da riqueza da sociobiodiversidade, a Amazônia enfrenta grandes desafios em relação à segurança alimentar. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil surge como uma oportunidade estratégica para abordar o problema da insegurança alimentar e para atuar de forma sinérgica na conservação da biodiversidade e fortalecimento do desenvolvimento econômico local. Embora o PNAE incentive a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade nas refeições escolares, a inclusão efetiva desses alimentos na alimentação escolar ainda é um desafio. Nesta nota técnica resumimos em seis linhas de ação as recomendações para promover a inclusão efetiva da sociobiodiversidade na alimentação escolar. Acreditamos que os atores diretamente envolvidos na tomada de decisão do PNAE, incluindo os agentes públicos responsáveis por garantir o direito humano à alimentação adequada, bem como as instituições que regulamentam as atividades dos nutricionistas que são responsáveis técnicos pelo programa, podem se beneficiar dessas recomendações