Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Implementação de novo modelo de negócio para uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo Bessa
    O trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da adaptação de modelos de negócios frente ao crescimento e a constante mudança do mercado, na qual se faz necessário aplicar frequentes adaptações nas empresas. Assim sendo, o estudo de caso tem como objetivo adaptar um modelo de negócio através de conceitos de empreendedorismo e ferramentas teóricas, para possibilitar que uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte entre no mercado de produtos licenciados e no mercado B2C (Business to Consumer). A análise do BMC atual (Business Model Canvas) junto a análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats) permitiu identificar a oportunidade que a empresa tem em abarcar esse segmento. Em seguida foi desenvolvido um planejamento estratégico através da metodologia OKR (Objectives and Key Results) e definidos indicadores para mensurar os resultados obtidos através dessa adaptação de modelo de negócio. Os resultados obtidos com a aplicação das ferramentas e desenvolvimento das ações proporcionaram resultados significativos para a organização em questão como: um aumento no faturamento da empresa, novos clientes para sua base, acompanhamento recorrente de suas métricas, aumento de valor agregado e análise constante de oportunidades de novos mercados. A pesquisa, por fim, justifica-se pela relevância de estratégias inovadoras aplicadas ao comércio de produtos licenciados, propondo como continuidade a ampliação do portfólio de licenças, o aprimoramento das taxas de conversão e a expansão para outros segmentos além do futebol, com vistas à consolidação do modelo de negócio no cenário nacional.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM