Navegando por Autor "Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Implementação de novo modelo de negócio para uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro Filho, Marcelo Alexssandro Peixoto; Cabral, Marco Antonio Leandro; Marques, Adriana Cavalcante; Julião, Rodrigo BessaO trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da adaptação de modelos de negócios frente ao crescimento e a constante mudança do mercado, na qual se faz necessário aplicar frequentes adaptações nas empresas. Assim sendo, o estudo de caso tem como objetivo adaptar um modelo de negócio através de conceitos de empreendedorismo e ferramentas teóricas, para possibilitar que uma empresa de bonés personalizados do Rio Grande do Norte entre no mercado de produtos licenciados e no mercado B2C (Business to Consumer). A análise do BMC atual (Business Model Canvas) junto a análise SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats) permitiu identificar a oportunidade que a empresa tem em abarcar esse segmento. Em seguida foi desenvolvido um planejamento estratégico através da metodologia OKR (Objectives and Key Results) e definidos indicadores para mensurar os resultados obtidos através dessa adaptação de modelo de negócio. Os resultados obtidos com a aplicação das ferramentas e desenvolvimento das ações proporcionaram resultados significativos para a organização em questão como: um aumento no faturamento da empresa, novos clientes para sua base, acompanhamento recorrente de suas métricas, aumento de valor agregado e análise constante de oportunidades de novos mercados. A pesquisa, por fim, justifica-se pela relevância de estratégias inovadoras aplicadas ao comércio de produtos licenciados, propondo como continuidade a ampliação do portfólio de licenças, o aprimoramento das taxas de conversão e a expansão para outros segmentos além do futebol, com vistas à consolidação do modelo de negócio no cenário nacional.