Navegando por Autor "Ribeiro, Raelma Medeiros Dantas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo As representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidade(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Ribeiro, Raelma Medeiros Dantas; Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránDiante do cenário de alto índice de repetência e evasão nos Cursos de Estatística, Física, Matemática e Química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse artigo objetivar identificar e caracterizar a representação dos professores sobre o sucesso acadêmico do estudante em sua trajetória na universidade. O estudo em torno da temática proposta requer a utilização de dados quantificáveis, em consonância com as teorias ou hipóteses de trabalho, considerando a importância que tem o pensamento dos professores enquanto agentes transformadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 48 docentes dos cursos supracitados. Tal pesquisa é de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas analisadas referem-se à pergunta relativa ao objetivo deste trabalho. Essas respostas foram categorizadas e organizadas através das Análises Lexical e de Conteúdo e da Nuvem de Palavras. A partir deste estudo, pôde-se constatar que, para os docentes, o sucesso acadêmico está atrelado ao bom aproveitamento, domínio do conteúdo, habilidades e competências voltadas à profissão