Navegando por Autor "Ribeiro, Luana de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Qualidade de assistência ao usuário nos CEO: uma análise a partir do PMAQ-CEO 1º ciclo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-20) Ribeiro, Luana de Souza; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; Galvão, Maria Helena Rodrigues; Silva, Edna Maria daINTRODUÇÃO: O PMAQ-CEO surgiu como estratégia de qualificação dos serviços especializados em saúde bucal. O objetivo do estudo foi analisar a qualidade da assistência aos usuários nos CEO do Brasil, considerando o tempo de espera para iniciar o tratamento, melhor horário para agendamento da consulta, acolhimento no CEO e respeito pelos profissionais. MÉTODO: Estudo quantitativo, com análise de dados secundários obtidos nos CEO que aderiram ao PMAQ-CEO, com amostra de 8.898 usuários em 935 CEO. Análise realizada através do banco de dados da avaliação externa do PMAQ-CEO 1º ciclo por estatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: 71% dos usuários esperou menos de 1 mês para iniciar o tratamento e 62,2% foi consultada sobre o melhor horário da consulta. Mais de 90% se sentiram acolhidos e respeitados. Houve diferenças significativas, onde quem apresentava maior salário, esperava menos tempo para ser atendido e usuários de raça branca, com maior nível de escolaridade e maior renda familiar foram os mais questionados quanto à preferência de dia e horário. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que os usuários estão satisfeitos com a assistência nos CEO. Entretanto, provavelmente há influência de raça, renda familiar e nível de escolaridade em relação ao atendimento.