Navegando por Autor "Ribeiro, Kilder"
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TCC Cafeteira Convex: Inovando o modo tradicional de preparar café através da pastilha Peltier.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-16) Pessôa, Maria Larissa Alves; Boufleur, Rodrigo Naumann; Brandão, Gláucio; Ribeiro, KilderNeste trabalho foi desenvolvido o projeto de design de uma cafeteira, tendo como objetivo a inovação do método de preparo do café turco e tradicional brasileiro, a partir da utilização da pastilha Peltier, de modo a melhorar o processo de convecção presente no preparo. O desenvolvimento do produto se baseou inicialmente em pesquisas exploratórias e descritivas, abordando a história do café e das cafeteiras, e os fatores que influenciam a qualidaade da bebida. Para o desenvolvimento do projeto, optou-se pela metodologia de Bernd Lobach, método dividido em quatro fases: preparação, geração, avaliação e realização. A partir delas, pode-se obter uma lista de requisitos projetuais que serviram para embasar as decisões técnicas e criativas do projeto da cafeteira. Por fim, são apresentados os principais resultados do projeto, como a definição dos componentes, materiais e processos aplicados, instruções de uso, renderizações e desenho técnico.TCC Desenvolvimento de embalagem á base de compósito verde para produto da empresa Natura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Moura, Gabriela; Ribeiro, Kilder; Ribeiro, Kilder; Chellappa, Thiago; Oliveira, LorenaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral desse projeto foi desenvolver uma embalagem para a linha EKOS frescor da Natura, utilizando um green composite a base de bagaço de cana- de-açúcar e amido de milho.TCC Design, mindfulness & estresse: desenvolvimento de um artefato de meditação mindfulness para redução do estresse(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-04) Paz, Eriwelton; Boufleur, Rodrigo; Ribeiro, Kilder; Barbosa, LucianoO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um artefato que sirva de auxílio para a prática da mindfulness (também conhecida como atenção plena), visando a atenuação dos níveis de estresse. Para isso, é apresentado o conceito de estresse e suas manifestações no indivíduo, seguido de um aparato geral da mindfulness como técnica de meditação, considerando seu contexto histórico, sua prática e seus impactos: físicos, emocionais e psíquicos. A pesquisa traz também um levantamento bibliográfico dos estudos e teorias em design que podem interferir nos aspectos cognitivos e emocionais do indivíduo. O projeto é baseado na estrutura da metodologia experimental de Gui Bonsiepe (1984) com adaptação deste e inclusão de alguns outros métodos, visando adequação ao objeto de pesquisa. Ao final do trabalho, é apresentado o projeto de um artefato de uso domiciliar que simula os movimentos respiratórios através de um circuito de LED, trabalhando a percepção do ambiente através da mudança de cor, numa tentativa de estimular a concentração na respiração e tornar o ambiente mais propício à prática da mindfulness.Artigo Integrating strategic and sustainable design approach for innovation process: a cement case study(2014) Silva, Cristiano Alves da; Macedo, Susie; Negreiros, Gileno; Ribeiro, KilderTCC Investigando o escapismo estético da moda no século XXI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Alves, Maria Eduarda Campos; Ribeiro, Kilder César de Araujo; Ribeiro, Kilder; Lanutti, Jamille Noretza; Fonseca, Paulo Honório da CostaEste trabalho tem como objetivo compreender o fenômeno do escapismo estético em diálogo com as criações e consumo dentro do sistema da moda. É caracterizado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, utiliza da técnica de revisão bibliográfica, permitindo estabelecer passos sistemáticos para serem seguidos, fazendo coleta de dados e análises de materiais com aporte de estudos da filosofia, psicossociologia, história da moda e arte para abranger as necessidades próprias da pesquisa. Inicialmente exploramos temas introdutórios para compreender os conceitos de estética e escapismo separadamente e a partir disso, entender como ambos se conectam e podem ser observados em conjunto. Abordamos os estudos de estética a partir da sua origem como área da filosofia e seu contato e desenvolvimento na moda, até a sua compreensão atual como fashion aesthetics, utilizada como conceito e ferramenta para criadores e consumidores. Em seguida apresentamos o escapismo como um mecanismo cognitivo e comportamental diante de momentos adversos, possuindo características específicas atreladas à tipos de experiências imersivas que se relacionam, e a partir desses entendimentos, apontamos manifestações inseridas na arte e na moda, como indícios iniciais do escapismo estético, identificando suas características e motivações conceituais. Ao levantarmos os dados introdutórios acerca dos assuntos principais, partimos para a parte prática e experimental da pesquisa, em que desenvolvemos análises iconológicas ao traçar uma breve linha do tempo fazendo analogias entre o final do século XX e início do século XXI, com a criação de painéis utilizando a técnica do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg para identificar as manifestações do escapismo estético na moda e suas influências cíclicas, em conjunto com a análise iconológica de Panofsky para apresentar características, motivações e contextos dos períodos, identificando as razões de criação e consumo. Com isso, o trabalho constrói uma análise aprofundada acerca do fenômeno do escapismo estético, alcançando suas definições conceituais, motivações, aspectos e manifestações em criações de moda.TCC A natureza como fator referencial para o desenvolvimento de projetos de design de produto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Silva, Iago Duarte da; Fonseca, Viviane Muniz; Ribeiro, Kilder; Bastos, Helena; Bessa, OlavoEste trabalho teve como objetivo investigar e estudar a abordagem Biomimética e o contexto histórico de suas bases e práticas, que permitem a aplicação da natureza como fator referencial para o desenvolvimento de projetos de design. Devido a uma impressão inicial de ausência de uma adesão consolidada no meio projetual, este TCC, por meio da pesquisa metodológica, teve o intuito de, ao averiguar as bases da abordagem, entender de maneira detalhada onde a biomimética busca inspiração e como a prática, em si, e seus termos, evoluíram ao longo da história obtendo, assim, uma noção da causa de sua baixa disseminação. Para a fundamentação deste trabalho foram utilizados conhecimentos da área do design de produto, semiótica da teoria dos signos, sustentabilidade, socioeconômica, comportamento do consumidor com noções da antropologia, e desenho industrial. O projeto foi desenvolvido com base na metodologia de pesquisa metodológica adaptada de Demo (1994 e 2000), mesclada a parâmetros das metodologias de Cardoso (2016), Munari (2008), Löbach (2001), Baxter (2000) e Back (2008). Como resultado deste trabalho, espera-se colaborar com o desenvolvimento da abordagem e fomentá-la como uma referência de Design sustentável.TCC Proposição de um modelo metodológico de design voltado à criação de sistemas de identidade visual.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) LOPES, VINÍCIUS; Boufleur, Rodrigo; Boufleur, Rodrigo; Ribeiro, Kilder; Santa Rosa, José G.O presente estudo teve como objetivo principal analisar os principais aspectos teóricos e práticos relacionados à criação de sistemas de identidade visual, explorando perspectivas e concepções fundamentais sobre a interação entre processos metodológicos e a prática do design gráfico. Para atingir esse propósito, foram realizadas ações de aprofundamento teórico, examinando diferentes abordagens de autores sobre a configuração de sistemas de identidade visual. Em seguida, foram apresentados panoramas sobre as propriedades e funções dos métodos e metodologias de projeto no processo de design. Aliados a essas fundamentações, foram conduzidas análises aprofundadas dos processos metodológicos propostos por Bruno Munari, Jorge Frascara, Maria Luísa Peón, Fabio Mestriner e Francisco Homem de Melo, tais análises, embasadas nas concepções fundamentais mencionadas anteriormente, serviram como base para a formulação de premissas hipotéticodedutivas sobre os principais objetos de estudo. Essas premissas foram essenciais para a elaboração de uma resposta à problemática central da pesquisa. A resposta formulada consistiu na criação de um modelo metodológico de projeto, estruturado por meio de macrofases, etapas, subetapas e ações. Esse modelo é destinado especificamente para a concepção e implementação de sistemas de identidade visual.TCC Pufe Modular para Espaços Reduzidos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-01) Calderón, Tamara Correia; Ribeiro, Kilder; Ribeiro, KilderEssa dissertação irá abordar um projeto realizado em uma matéria específica do universo do Design, portanto, tratava-se do projeto de um pufe para apartamentos que possuem uma área de aproximadamente 70m² que foi modificado, renovado e poderá ser adaptável a outros lares . Devido a esse espaço reduzido e a grande correria dos afazeres diários as famílias precisam escolher móveis que sejam práticos e que se adequam ao tamanho do seu lar, sendo algumas vezes de uso múltiplo. A metodologia aplicada a esse trabalho foi resumo do primeiro projeto(pre projeto); pesquisas bibliográficas; virtuais; de campo; análise dos dados obtidos; modificações do primeiro projeto; análise do conceito escolhido e rendering. Através dos estudos e da metodologia foi concebido um pufe que tem um design simples e que permite adequações tanto nas necessidades ambientais quanto ao gosto estético de cada cliente, pois apresenta a possibilidade de criar outras funções e também permite a customização de partes do objeto central.TCC SHION: memórias da Viagem de Chihiro: trazendo um pouco do universo geek para a moda(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-01) Moura, Brunna Sandy Almeida de; Brasil, Lívia Maia; Ribeiro, Kilder; Albuquerque, Suellen Silva deO presente trabalho buscou desenvolver um projeto de moda, que consiste em uma mini-coleção de roupas voltado para o segmento feminino do público geek. O principal objeto foi utilizar um referencial proveniente de uma mídia de consumo desse público, a animação japonesa "A viagem de Chihiro”. O projeto foi desenvolvido através da metodologia de Treptow, que foi adaptada para atender aos objetivos deste trabalho, dentro das limitações de um projeto acadêmico. O referencial teórico trazido explorou diversos temas relacionados ao design, moda e à cultura geek. O processo de criação culminou na geração de dez looks que foram desenvolvidos a partir da pesquisa de tema, realizada através da construção de moodboards, com os referenciais estéticos explorados nos personagens e ambientes do filme, contando também com a análise do público-alvo e pesquisas sobre tendências em moda.