Navegando por Autor "Ribeiro, Igor Costa Medeiros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Gamificação para o aprendizado: projeto e desenvolvimento de um text-based game voltado para o ensino de História sobre o Brasil colonial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-30) Ribeiro, Igor Costa Medeiros; Rosa, José Guilherme Santa; Santa Rosa, José Guilherme; Kulpa, Cínthia Costa; Lanutti, Jamille Noretza de LimaÉ cada vez mais desafiador engajar alunos em disciplinas sem que haja uma boa estratégia metodológica. Disputar a atenção dos alunos com dispositivos digitais e suas infinitas possibilidades de entretenimento torna-se um problema que pode exigir a proibição ou desligamento de celulares, tablets, notebooks, entre outros dispositivos. Mas há a possibilidade de se encontrar novas formas de engajar pessoas através da gamificação, prática já utilizada em muitos aplicativos digitais, assim como jogos. O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa o estudo de ferramentas de gamificação; diferentes teorias de aprendizado; motivação humana; e a interação humano-computador ocasionando no desenvolvimento do protótipo de um jogo interativo que possa auxiliar alunos do ensino fundamental, melhorando sua motivação para aprender sobre a disciplina de História do Brasil colonial. Ao fim do trabalho, foram analisados dados de um questionário aplicado à jogadores que testaram o “projeto Kepler”, o qual recebeu melhorias e implementações de acordo com o feedback dos usuários. A experiência foi desenvolvida levando em conta diversas estratégias de gamificação, tendo como base os text-based games, sendo, portanto um jogo criado através da plataforma Twine para navegadores de internet. O projeto utiliza, em sua estrutura narrativa, elementos da história do Brasil colonial a fim de auxiliar aulas presenciais ou remotas a engajar alunos na construção do conhecimento da disciplina, imergindo-os no processo interativo e propiciando prazer no aprendizado.