Navegando por Autor "Ribeiro, Elizabete Siqueira"
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Dissertação Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-01) Ribeiro, Elizabete Siqueira; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Gonzalez, Fredy Enrique; ; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; ; http://lattes.cnpq.br/7327729197187600; Martins, Lucia de Araujo Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4028503466396532; Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Silva, Sani de Carvalho Rutz da; ; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Pontes, Verônica Maria de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/5868116609416027O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas.