Navegando por Autor "Reis, Monica Karina Santos"
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TCC A afetividade e as relações dos professores e alunos com deficiência: concepções docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Santos, João Fidelis dos; Fonseca, Géssica Fabiely; Fonseca, Géssica Fabiely; Soares, Marcia Torres Neri; Reis, Monica Karina SantosO objetivo desse trabalho é identificar as concepções de afetividade dos professores e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência. A pesquisa apresentada nesse artigo pode ser caracterizada como qualitativa descritiva e exploratória. Quanto ao instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários para a descrição e análise das concepções docentes acerca da afetividade no contexto escolar. Com a finalidade de obter a caracterização dos professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Nova Cruz, foi realizada a aplicação de um questionário exploratório com seis professores. Quanto aos resultados a pesquisa evidenciou as diferentes concepções dos docentes acerca das relações da afetividade e aprendizagem bem como suas implicações para os contextos escolares e para a inclusão de alunos com deficiência. O estudo concluiu que a interface afetividade e aprendizagem é uma das dimensões essenciais na construção de uma escola inclusiva.TCC A afetividade na Educação de Jovens e Adultos: contribuições para o ensino e aprendizado na Escola Estadual Professora Maria Montezuma, Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Veronica Oliveira dos; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; https://orcid.org/0009-0006-0254-0459; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Souza, Ana Paula de; Reis, Monica Karina SantosA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação Constitucionalmente legitimada, mas que historicamente enfrenta diversos desafios na realidade brasileira. O público a quem se destina essa modalidade é marcado por diversas questões sociais e estigmas que perpassam o processo de ensino e aprendizagem, isso demonstra que a educação nesse cenário requer fundamentos para além dos processos puramente cognitivos da aprendizagem da leitura e da escrita. Sendo assim, a atuação pedagógica na EJA exige do educador um olhar atento às especificidades desse público. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo discutir as percepções de professores da Educação de Jovens, Adultos da Escola Estadual Professora Maria Montezuma sobre as contribuições da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, onde foi realizada observação participante nas três turmas da EJA existente na escola em questão e entrevistas compreensiva com as respectivas professoras. Os dados obtidos na investigação foram analisados tendo como principais subsídios teóricos as contribuições de Wallon, Freire e Di Pierro. Assim, foi possível constatar que as relações afetivas são aspectos importantes para o processo de ensino e aprendizagem na EJA, se apresenta como um dos principais fatores de combate à evasão escolar e elemento facilitador para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Portanto, é notória que a afetividade na educação de jovens e adultos é uma temática que necessita de maior aprofundamento.TCC Agenda 2030 e o lixo sob uma ótica social: reflexões e proposições de ações informacionais no âmbito das bibliotecas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Lopes Filho, Jean Souza; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Reis, Monica Karina Santos; Silva, Jonathas Luiz CarvalhoOs 193 Estados-membros, que compõem a organização das Nações Unidas, assumiram o compromisso, em 2015, com a Agenda 2030, que apresenta 17 objetivos para uma comunidade global sustentável, apoiada no bem estar econômico, social e ambiental, de forma equilibrada e integrada. A referida Agenda traz em seu cerne a questão da informação em toda a sua extensão, sendo foco de algumas metas, e assumindo o papel de fio condutor entre os objetivos propostos e sua implementação na sociedade. O presente trabalho aborda sob a ótica das Ciências Sociais, mais especificamente, a partir da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a relação entre informação, consumo e descarte de produtos, destacando o protagonismo da informação e das bibliotecas diante das metas de consumo. Tem como objetivo geral discutir o protagonismo da informação e das bibliotecas diante da Agenda 2030, sob o enfoque dado pelo 12º objetivo, que estabelece como meta a produção, o consumo e o descarte conscientes na sociedade contemporânea. São objetivos específicos discutir sobre a Agenda 2030, tomando como base os seus objetivos de desenvolvimento sustentável; refletir sobre possíveis papéis da Biblioteconomia e Ciência da Informação no contexto da Agenda; abordar os pressupostos vinculados a sociedade da informação, sociedade do consumo e do lixo a partir de uma visão integradora; e, propor atividades a serem desenvolvidas pelas bibliotecas e bibliotecários para dinamização do 12º objetivo da Agenda 2030. Entendendo todas as ações como ações políticas, inclusive o fazer bibliotecário, ressaltando a necessidade de novas posturas de trabalho, em que a crítica às relações hegemonizadas funcione como força emancipadora, da qual a educação ambiental faz parte, sendo percebida nessa abordagem como uma educação política. Para tanto, observa-se alguns aspectos da sociedade atual através de algumas alcunhas atribuídas a ela, como sociedade da informação, sociedade de consumo e sociedade do lixo, observando as relações estabelecidas entre elas, seus contornos e interseções, buscando entender a questão do lixo como um problema social derivado dos comportamentos de uma sociedade capitalista. Utilizou-se para tanto metodologia exploratória e bibliográfica, sem a pretensão de esgotamento da literatura dada à amplitude da temática. Propõem-se ainda ações informacionais que podem ser desenvolvidas em bibliotecas e unidades de informação, concluindo, com isso, a percepção da necessidade de oferecer possibilidades de ação emancipatória e crítica para a sociedade em sua relação ao consumo e ao descarte de objetos.TCC Ausência do coordenador pedagógico na escola: reflexões sobre os desafios de uma escola pública de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12) Freire, Abkeila Santana; Sampaio, Marisa Narcizo; Sampaio, Marisa Narcizo; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues De; Reis, Monica Karina SantosEste relatório reflexivo desenvolvido com a finalidade de trazer a reflexão á respeito das múltiplas funções da equipe gestora e do papel da coordenação pedagógica, é resultado da minha experiência no componente curricular de estágio supervisionado em Gestão e Coordenação escolar, realizado na Escola Municipal Irmã Arcângela que está localizada no bairro Igapó, na cidade de Natal/RN. O período do estágio se deu entre maio a julho do ano de 2022 e foi realizado apenas com a Gestão da escola supracitada, pois a instituição mesmo funcionando em três turnos (matutino, vespertino e noturno) contava apenas com uma coordenadora pedagógica no turno matutino, ficando assim os demais turnos desassistidos de coordenação escolar. Durante a experiência de estágio, pude observar que as gestoras exerciam dupla função de gestão-coordenação no turno vespertino e tentavam também inserir ao menos duas vezes na semana o noturno que atende à modalidade Educação de Jovens e Adultos, mas devido à exaustão, muitas vezes não davam o atendimento necessário que o turno noturno exigia. Enquanto estagiária da gestão escolar dessa instituição, atuei seguindo as etapas elaboradas no plano de estágio sendo elas a observação participativa, elaboração de um projeto de colaboração para a instituição, implementação do projeto e avaliação. Ao longo destas etapas e à luz de referenciais teóricos como Corrêa e Gesser (2012), Farina (2016) e Nascimento (2013) pude refletir sobre a importância da figura do coordenador pedagógico e o papel que ele exerce enquanto peça fundamental em uma instituição de ensino e principal articulador de processos pedagógicos e apoio para a gestão escolar. Dado esse embasamento teórico e a observação participativa, consegui desenvolver um projeto de colaboração que teve por objetivo geral construir em tempo hábil a pauta para o 2º planejamento pedagógico coletivo do turno noturno, que atende a modalidade de ensino de jovens e adultos da escola campo do estágio. Ao longo do relato, desenvolvo uma reflexão a respeito de que o papel do coordenador na escola supracitada vai além de sua função registrada em documentos oficiais disponibilizados pela secretaria municipal de educação da cidade de Natal e que, para garantir a educação de qualidade, os sujeitos que integram o chão da escola precisam estar em seus postos de modo a atender as necessidades educacionais da instituição e as demandas devidamente distribuídas de forma que não acarretem nessa sobrecarga, dificultando que o fluxo de processos escolares siga um bom rumo. Defendo a importância da relação Professor-Gestor, compreendendo que se faz necessário construir uma relação de convívio além das portas das salas de aula e Direção, necessitando a criação de métodos que alcancem melhorias na comunicação entre esses atores da comunidade escolar.Artigo Educommunication in nutrition and neurodegenerative diseases: a scoping review protocol(BMJ open, 2024) Lais, Lucia Leite; Coutinho, Karla Monica Dantas; Vale, Sancha Helena de Lima; Bezerril, Manaces Santos; Reis, Monica Karina Santos; Lima, Kenio Costa; https://orcid.org/0000-0002-8061-7048Introduction Neurodegenerative diseases affect the nervous system and are characterised by the deterioration and/or death of neurons. Nutrition care is essential for maintaining an adequate nutritional status, which influences the prognosis and survival of patients with neurological diseases. Caregivers participate assiduously in the care of these patients and must be integrated into the multidisciplinary team. They often need specific training or knowledge regarding food and nutrition to perform their roles with patients. Health educommunication is a learning tool that can positively influence the appropriation of the theme and the construction of care autonomy. This scoping review (ScR) will map educommunication actions/strategies in nutrition and neurodegenerative diseases.TCC Os vínculos afetivos entre estagiárias/os de pedagogia e discentes dos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir de vivências presenciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Freire, Aline Bezerra de Mendonça; Marcelino, Zilana Teixeira; Marcelino, Zilana Teixeira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Monica Karina SantosEste relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o estágio curricular obrigatório no Ensino Fundamental, em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Parnamirim/RN. Pretende-se com este trabalho compartilhar as experiências vivenciadas durante o estágio, com ênfase na afetividade como elemento fundamental para a construção dos vínculos afetivos entre estagiário/a, estudantes e professora titular da turma. Assim, tem-se como objetivo refletir sobre a importância da relação afetiva construída desde os primeiros contatos estabelecidos entre estagiárias/os e as/os alunas/os em sala de aula. Para a escrita deste trabalho, foi utilizado, como apoio às memórias, os registros de um diário de campo. São anotações e reflexões ali guardadas a partir da realização do estágio supervisionado. Fundamenta-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula e a pesquisa bibliográfica. Para respaldar o meu trabalho, utilizei como principais referências os autores: Arantes (2002) e Dantas (1990; 1992), os quais pesquisam sobre a ideia de afetividade como um elemento condicionante para o desenvolvimento cognitivo; Freire (1987; 1997) e Wallon (1995; 2007), que apontam as contribuições que as práticas pedagógicas com valor afetivo possuem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio deste trabalho, foi possível concluir que quando as práticas pedagógicas são permeadas pela afetividade, há maior envolvimento das crianças nas atividades propostas.