Navegando por Autor "Reis, Juliana Teixeira da Camara"
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Capítulo de livro Experiência de implantação da política de inclusão e acessibilidade da UFRN no Instituto Metrópole Digital(Editora Real Conhecer, 2025) Silva, Bruno Santana da; Araújo, Allana de Carvalho; Reis, Juliana Teixeira da Camara; Fechine, Ana Karine Ferreira da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Dissertação Prospecção e formação no domínio das competências e habilidades em tecnologia da informação: o caso do projeto metrópole digital em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-28) Reis, Juliana Teixeira da Camara; Falcão, Jorge Tarcisio da Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/9066230660650393; ; http://lattes.cnpq.br/4896546595634321; Lima, Ana Karina Moutinho; ; http://lattes.cnpq.br/2482981291235750; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471Este estudo volta-se para as competências e habilidades cognitivas relevantes para a seleção e formação em Tecnologias da Informação (TI). Essas se caracterizam pela resolução de problemas, tomadas de decisões e por uma inteligência prática, que se configura na capacidade de mobilizar conhecimentos escolares e extraescolares. Objetivou-se contribuir para o aperfeiçoamento do instrumento de seleção, composto por cinco matrizes de competências (com o objetivo de prospecção), e desenvolvimento da compreensão daquelas matrizes envolvidas na formação em TI, por meio da análise do instrumento de seleção proposto e usado para o primeiro processo seletivo do projeto Metrópole Digital (MD) e sua relação com o curso de formação em TI (formação básica, com ênfases em programação Web e Eletrônica). Utilizou-se o método quantitativo, envolvendo os escores de desempenho de prospecção e formação. Fez-se uma análise de variância (Anova) e análises descritivas envolvendo os dados socioeconômicos, nas quais não foram observadas relações significativas entre o nível de instrução dos pais e o desempenho dos alunos no curso. As análises apontaram também a relevância da política de reserva de vagas para alunos da rede pública de ensino. Ao considerar os desempenhos no instrumento de seleção e no curso de formação, realizou-se uma análise de correlação de Spearman, da qual pode-se concluir que o instrumento se apresentou como um preditor significativamente moderado de bom desempenho no curso. Também foram realizadas análises de Cluster e de Regressão. A primeira análise permitiu encontrar dois grupos de desempenho: médio e inferior; a segunda evidenciou associação entre as variáveis de critério (média do desempenho nos módulos básico e avançado) e explicativas (as cinco matrizes). A análise de regressão indicou que a Matriz 1 e a Matriz 3 foram as mais fortes. Em todas as análises, a correlação se mostrou moderada entre o instrumento e o curso como um todo, o que pode estar relacionado à ênfase das avaliações em conteúdos técnicos e habilidades práticas (formação) e em competências e habilidades (seleção). Sabendo-se que a mediação do artefato tecnológico em contexto cultural pode fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades relevantes para a formação em TI, este estudo fornece subsídios para refletir o instrumento de seleção e a formação em TI no IMD. Nessa direção, este estudo fornece subsídios para uma discussão interdisciplinar e enriquecedora para ambas as áreas: Psicologia e TI, sobre as competências e habilidades relevantes para a formação em TI