Navegando por Autor "Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues"
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TCC Avaliação das medidas de força de preensão palmar e destreza digital na Doença de Parkinson: estudo transversal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-05) Custódio, Leonardo Bezerra; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; Isabelly Cristina Rodrigues Regalado; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Lucena, Larissa Coutinho deIntrodução: A Doença de Parkinson (DP) é uma desordem crônica, progressiva e neurodegenerativa que atinge o sistema nervoso central, causando diminuição do número de neurônios dopaminérgicos localizados na substância negra. Essa diminuição leva a algumas alterações motoras, sendo as principais: bradicinesia, rigidez muscular, instabilidade postural e tremor de repouso. Além disso, parece afetar a força de preensão palmar e a destreza digital desses indivíduos. Objetivo: Investigar se há resposta diferencial entre as medidas de função manual, através da destreza digital e da força de preensão palmar, de sujeitos com DP e saudáveis, e observar os fatores associados a essas medidas. Metodologia: Participaram do nosso estudo 114 indivíduos, sendo 78 no grupo com DP e 36 no grupo Controle. Foram realizadas avaliações da força de preensão palmar (FPP), pelo dinamômetro manual; da destreza digital, pelo Nine Hole Peg Test (9HPT); e dos fatores associados por uma ficha de avaliação estruturada que continham informações sociodemográficas e clínicas (incluindo a escala de Hoehn & Yahr (modificada)). Os dados de FPP e destreza foram comparados entre os grupos DP e Controle, entre os sexos do grupo DP e entre os estágios da doença pelo Test T Student; a correlação da FPP e da destreza digital com a idade pelo teste de correlação de Pearson. Resultados: A FPP foi diferente entre os grupos DP e Controle, tanto no membro dominante (p=0,003) quanto no não dominante (p=0,008), sugerindo que os sujeitos com DP apresentam menor força; também foi diferente entre os sexos (p<0,001), onde as mulheres tiveram menor força que os homens; como também foi diferente entre os estágios, onde nos estágios mais avançados os indivíduos com DP apresentam menor força. Em relação a destreza digital, houve diferença estatisticamente significativa entre o grupo DP e o Controle, para ambos membros, sendo menor na DP; entre os sexos, não houve diferença entre os grupos; e os estágios mais avançados apresentaram menor habilidade digital do que os mais leves; em relação a idade, houve correlação fraca, mas significativa entre os dados de FPP e destreza digital com a idade, onde os sujeitos com DP apresentaram diminuição nas duas medidas à proporção que a idade aumentou. Conclusão: O presente estudo demonstrou que a doença de Parkinson parece afetar a força preensão palmar e o desempenho das atividades de destreza digital. Além disso, sugere-se que a idade e os estágios mais avançados da doença são fatores associados à diminuição da força de preensão e da destreza dos dedos. Já o sexo parece somente interferir na força, não havendo diferenças entre a destreza digital de mulheres e homens com DP.Livro Envolvimento do paciente e do público em pesquisas(2024-08-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste e-book é resultado de uma parceria entre fisioterapeutas, professoras e pesquisadoras de universidades públicas brasileiras, estabelecida a partir do desejo de promover mudanças na pesquisa em saúde no Brasil, através do envolvimento do paciente e do público. O objetivo é disponibilizar informação, em linguagem acessível, sobre o que é o envolvimento do paciente e do público (EPP) na pesquisa, como envolvê-los em diferentes etapas da pesquisa, aspectos práticos e treinamento em EPP, avaliação das estratégias de EPP, desafios e oportunidades do EPP e considerações éticas. O conteúdo apresentado contribuirá para a formação dos atuais pesquisadores e de uma nova geração de pesquisadores brasileiros, comprometidos com a inclusão da perspectiva do paciente e do público nas diferentes etapas da pesquisa, ou seja, desde a elaboração da pergunta de pesquisa até a divulgação dos seus resultados, possibilitando a geração de conhecimento relevante e que promove impacto nas suas vidas. A formação de pacientes e públicos interessados em ser parceiros no desenvolvimento das pesquisas também poderá ser realizada com o conteúdo deste e-book. Os capítulos foram escritos com a participação de professoras com experiência em EPP, obtida com a parceria estabelecida com pesquisadores do Canadá, Holanda, Inglaterra, e Irlanda, com a colaboração de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, envolvidos com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil utilizando o EPP. Esta é a primeira de muitas iniciativas de formação em EPP a ser realizada por este grupo. Um segundo e-book encontra-se em desenvolvimento e contará com experiências exitosas de EPP no Brasil, Canadá, Chile, Holanda, Irlanda, Reino Unido e Uganda, escrito em colaboração com nossos parceiros internacionais. Também estamos formando os primeiros grupos de EPP no Brasil e organizando “Escolas de EPP” para treinar a comunidade acadêmica e membros do público (pacientes, familiares e comunidade em geral) interessados em pesquisas envolvendo o paciente e/ou o público. Siga o Instagram do grupo de envolvimento do paciente e do público (@epp.brasil) para maiores informações e ações futuras de formação em EPPLivro Implicación del paciente y del público en la investigación(UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleEste libro electrónico es el resultado de una colaboración entre fisioterapeutas, profesores e investigadores de universidades públicas brasileñas, creada con el deseo de promover cambios en la investigación en salud en Brasil, a través de la participación de los pacientes y del público. El objetivo es proporcionar información, en un lenguaje accesible, sobre qué es la participación del paciente y del público (EPP) en la investigación, cómo involucrarlos en las diferentes etapas de la investigación, aspectos prácticos y capacitación en EPP, evaluación de estrategias de EPP, desafíos y oportunidades de EPP. y consideraciones éticas. El contenido presentado contribuirá a la formación de investigadores actuales y de una nueva generación de investigadores brasileños, comprometidos con incluir la perspectiva del paciente y del público en las diferentes etapas de la investigación, es decir, desde la elaboración de la pregunta de investigación hasta la difusión de sus resultados, permitiendo la generación de conocimiento relevante que impacte en sus vidas. La formación de pacientes y públicos interesados en ser socios en el desarrollo de la investigación también se puede realizar con el contenido de este libro electrónico. Los capítulos fueron escritos con la participación de docentes con experiencia en EPP, obtenida a través de una alianza establecida con investigadores de Canadá, Países Bajos, Inglaterra e Irlanda, con la colaboración de estudiantes de pregrado, maestría y doctorado, involucrados en proyectos de investigación innovadores, desarrollados. en diferentes regiones de Brasil utilizando EPP. Esta es la primera de muchas iniciativas de formación en EPP que llevará a cabo este grupo. Se está desarrollando un segundo libro electrónico que incluirá experiencias exitosas del PPE en Brasil, Canadá, Chile, Países Bajos, Irlanda, Reino Unido y Uganda, escrito en colaboración con nuestros socios internacionales. También estamos formando los primeros grupos EPP en Brasil y organizando “Escuelas EPP” para capacitar a la comunidad académica y a miembros del público (pacientes, familias y comunidad en general) interesados en investigaciones que involucren al paciente y/o al público. Siga el Instagram del grupo de participación pública y de pacientes (@epp.brasil) para obtener más información y futuras acciones de capacitación del EPPLivro Patient and public involvement in research: practical experiences from different settings(2025-01-08) Longo, Egmar; Chagas, Paula Silva de Carvalho; Magalhães, Adriana Gomes; Faria, Christina Danielli Coelho de Morais; Córdova, Vanessa Vega; Sturgeon, Kate; South, Annabelle; González-Carrasco, Félix; Lennon, Olive; Morris, Christhopher; Cromarty, Ben; Hickey, Julianne; Renias-Zuva, Patience; Horgan, Frances; Cross, Andrea; Thomson, Donna; Putterman, Connie; Micsinszki, Samantha; Mccauley, Dayle; Puspakesuma, Nabila; Lestari, Adinda Dewi; Faza, Achmad; Kusuma, Adytya Arya; Sholehuddin, Jihan Lutfiah Yashmine; Namisango, Eve; Pavarini, Gabriela; Kerasidou, Angeliki; Alvarez-Aguado, Izaskun; Espinosa, Filipe; Spencer, Herbert; Ketelaar, Marjolijn; Campos, Ana Carolina de; Facchin, Ana Carolina Ezequiel; Silva, Rafaela Ramos Anacleto da; Alvim, Michele de Almeida; Alonso, Livia Ferreira Coutinho; Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine De Araujo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Nascimento, Rayssa Maria do; Saraiva, Beatriz Bicalho; Aquino, Bianca Freitas de Araújo; Leite, Danyelle; Soares, Thalita Henrique SilvaThis e-book was strategically designed and organized to address theeducational needs of Patient and Public Involvement (PPI) inResearch, particularly for researchers in countries like Brazil, wherePPI still needs to be widely incorporated into research projects andactivities. It builds upon our first e-book, Patient and Public Involvement inResearch, which introduced the foundational concepts of involvingpatients and the public in research. In this new e-book, we presentpractical and successful experiences of "how to do PPI," contributedby collaborators from various parts of the world. You will find examples of patient involvement across different healthconditions and public engagement from various age groups inresearch led by countries such as England, Canada, Ireland, and theNetherlands. Additionally, initiatives from low- and middle-incomecountries, including Brazil, Chile, Uganda, and Indonesia, are shared. The growing interest in PPI training highlights the increasingrecognition of the value of collaboration between researchers andthe community. The need for PPI implementation is urgent—not onlyto meet this demand but also to transform the research landscape. Effective integration of PPI potentially will redefine how studies areconducted, ensuring that outcomes are more relevant, impactful,and aligned with the real needs and experiences of patients and thepublic involved.The chapters in this e-book were written bymembers of the public, researchers, clinicians, and students atundergraduate, master’s, and doctoral levels, who share theirexperiences with PPI. We hope this publication inspires readers to delve deeper, initiate,and/or refine the application of PPI in all research projects. Since most collaborators are native English speakers, this e-bookwill be published first in English and subsequently translated intoPortuguese and Spanish to disseminate this content further in Braziland Spanish-speaking countries. Follow us for updates (@epp.brasil)Livro Patients and public involvement in research(UFRN, 2024-12-20) Longo, Egmar (org.); Chagas, Paula Silva de Carvalho (org.); Magalhães, Adriana Gomes (org.); Faria, Christina Danielli Coelho de Morais (org.); Monteiro, Karolinne Souza; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Jesus, Caline Cristine de Araújo Ferreira; Peniche, Paula da Cruz; Santana, Camila Araújo Santos; Saraiva, Beatriz Bicalho; Freitas, Bianca; Leite, DanyelleThis e-book is the outcome of a collaboration among physiotherapists, professors, and researchers from Brazilian public universities. It was produced with the aim of fostering advancements in health research in Brazil by engaging patients and the public. The primary goal is to offer insights, in a comprehensible manner, on patient and public involvement (PPI) in research, including methods for their engagement at various research phases, practical considerations, PPI training, assessment of PPI approaches, challenges, opportunities, and ethical aspects. The content provided will aid in the education of existing researchers and a new cohort of Brazilian researchers, dedicated to integrating the viewpoint of patients and the public throughout various research phases, spanning from formulating research inquiries to sharing findings, facilitating the creation of significant insights that influence their well-being. The education of patients and individuals keen on collaborating in research advancement can also be facilitated through the content of this e-book. The chapters were authored with the involvement of experienced professors in PPI, acquired through a partnership with researchers from Canada, the Netherlands, the United Kingdom, and Ireland. This collaboration included undergraduate, master's, and doctoral students engaged in pioneering research projects conducted in various regions of Brazil using PPI. This marks the initial of numerous PPI training endeavors to be pursued by this group. A subsequent e-book is presently in progress and will showcase successful PPI experiences in Brazil, Canada, Chile, the Netherlands, Ireland, the United Kingdom, and Uganda, crafted in partnership with our global associates. We are establishing PPI groups in Brazil and planning "PPI Schools" to educate the academic community and individuals from the public interested in patient and/or public involvement research. Follow the Patient and Public Involvement Group on Instagram (@epp.brasil) for additional details and upcoming PPI training initiativesTCC Perfil do conhecimento de profissionais de saúde sobre a fibrose cística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Silva, Tercianni Bárbara dos; Monteiro, Karolinne Souza; http://lattes.cnpq.br/9064510807814492; http://lattes.cnpq.br/6912348721755037; Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; 6776595559146210; Costa, Mayara Fabiana Pereira; 6202146880174597INTRODUÇÃO: As Informações e conhecimento sobre a fibrose cística (FC), seu diagnóstico e tratamento ainda possuem limitações no Brasil, principalmente dentre os profissionais de saúde, afetando a idade de diagnóstico e o prognóstico das pessoas com FC. OBJETIVO: Analisar quais os fatores preditivos para o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a FC e avaliar o conhecimento destes profissionais. MATERIAIS E MÉTODOS: Consistiu em um estudo transversal, seguindo o direcionamento do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme o parecer de número 2.628.776. Foram incluídos profissionais de saúde de todo o Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos e acesso à internet. Foram excluídos participantes que não responderam ao questionário no período determinado. Foram avaliados dados sociodemográficos (sexo, idade, profissão, conhecimento sobre a FC, tempo de formação e se atendeu ou não pacientes com FC) e o conhecimento em FC por meio da versão brasileira da Cystic Fibrosis Knowledge Scale (CFKS). Os dados foram analisados com o uso do software SPSS em sua versão 22.0 para Windows (IBM Corporation, Armonk, NY, EUA), com nível de significância de 5%. Foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov, para verificar a normalidade dos dados pesquisados. Para avaliar a relação entre as variáveis numéricas e o escore da CFKS, foi utilizado o teste de Pearson. Para as variáveis categóricas e o escore da CFKS foi utilizado o teste t de student. RESULTADOS: A amostra foi composta por 242 participantes, 202 (83,47%) do sexo feminino, com idade média de 30±7,13 anos, sendo 147 profissionais fisioterapeutas (60,7%). O tempo médio de formação destes profissionais foi de 6,8±6,74 anos. Em relação ao conhecimento da FC, a média do escore total da CFKS foi de 59,34±17,28. Não houve diferença entre sexo e conhecimento da FC (p=0,887) e ter atendido ou não pessoas com FC (p=0,084). A correlação entre conhecimento da FC e tempo de formado foi muito fraca e não significativa (r=0,158; p=0,014), semelhante a correlação entre conhecimento da FC e idade (r=0,207; p=0,001). A amostra não é normal. CONCLUSÃO: Baseado nos resultados deste estudo, foi possível identificar que sexo e ter atendido ou não pessoas com FC não interferem no conhecimento de profissionais de saúde brasileiros. No entanto, quanto maior a idade dos profissionais e o tempo de formação, maior o conhecimento do profissional.Dissertação Relação entre gênero e sintomas motores em indivíduos com doença de Parkinson: um estudo transversal(2016-01-12) Regalado, Isabelly Cristina Rodrigues; Lindquist, Ana Raquel Rodrigues; ; ; Maciel, Alvaro Campos Cavalcanti; ; Piemonte, Maria Elisa Pimentel;Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma patologia neurodegenerativa crônica, que acomete preferencialmente o gênero masculino, e atinge com maior frequência as pessoas idosas. Entre as características clínicas da doença estão o tremor, rigidez, bradicinesia e alteração postural, além de diminuição da mobilidade funcional, risco de quedas e distúrbios cognitivos. Existe a possibilidade de haver diferenças na apresentação desses sintomas entre homens e mulheres, devido à presença do hormônio estrogênio o qual é um hormônio neuroprotetor, presente somente no gênero feminino. Objetivo: Analisar a influência do gênero sobre os sintomas motores em sujeitos com DP na cidade de Natal-RN. Metodologia A pesquisa consistiu de um desenho epidemiológico observacional, do tipo analítico, de caráter transversal. Os sujeitos foram recrutados em centros de saúde, ambulatórios, clínicas das instituições envolvidas e na comunidade em geral da cidade de Natal- RN. Foi analisado o perfil neurológico e o socioeconômico dos sujeitos por meio de questionário sociodemográfico; o estágio de incapacidade dos sujeitos foi analisado através da Escala de Estadiamento de Hoenh e Yahr (HY); a análise clínico-funcional foi avaliada pelo Unified Parkinson´s Disease Rate Scale (UPDRS); os distúrbios, relacionados ao equilíbrio e à marcha, foram avaliados através do instrumento Balance Evaluation Systems Test (Mini BESTest ); mobilidade funcional e risco de quedas foram analisados através do Timed “up and go” (TUG) e teste de sentar e levantar 5 vezes (ST-DP5X). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. Resultados: Encontrou-se uma população predominantemente masculina, com baixa escolaridade, e maior percentual de casados. Todos os sujeitos avaliados, em ambos os grupos, apresentaram homogeneidade na escala de HY, sendo observada incapacidade de leve à moderada da DP. Na análise bivariada entre os gêneros houve diferença somente para o equilíbrio. No teste de regressão, porém, não houve diferença entre os gêneros considerando os sintomas motores. As variáveis associadas aos sintomas motores foram a idade, o estágio da doença, cognição e atividade física. Conclusão: Os achados sugerem que o gênero não influencia os sintomas motores, pois ambos os grupos apresentaram sintomatologia motora semelhante nesse estudo. No entanto, os resultados mostraram que a idade, o estágio da doença, a cognição e atividade física são capazes de modificar a apresentação da doença.