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    Dissertação
    Linguagem e argumentação na produção escrita de vestibulandos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-08) Ramos, Milton Guilherme; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137009E6; Silveira, Maria Inez Matoso; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735049Y6; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9
    Nesta dissertação, analisamos os processos argumentativos do texto escrito de vestibulandos, tendo, como corpus, redações do Concurso Vestibular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Realizamos a análise em vinte redações, coletadas na Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) no ano de 2005 e selecionadas de forma aleatória, tomando como suporte Perelman & Olbrechts- Tyteca (1999; 2002), Reboul (2004), Bakhtin (1992), Faraco (2003), Platão e Fiorim (2003) e Geraldi (1997), entre outros teóricos. Objetivamos investigar como o vestibulando usa as técnicas argumentativas em razão da construção da argumentação na prova do vestibular. Na análise do corpus, consideramos as técnicas argumentativas empregadas, sua correlação com a tese, os efeitos de sentido desejados pelos vestibulandos e o gênero do discurso solicitado, e isso nos revelou que na construção discursiva do texto argumentativo os vestibulandos recorreram com mais freqüência as seguintes técnicas argumentativas: o argumento pragmático, o argumento da definição, o argumento de comparação, o argumento da divisão, o argumento pelo exemplo, o argumento pelo modelo e o argumento de autoridade como meios de prova da tese defendida, mas ainda de forma não convencional, razão pela qual nos leva a crer que a escola, enquanto esfera da atividade humana, responsável pela educação e inserção do aprendiz no mundo letrado, tem um papel muito importante no que tange a criar condições para que o ensino de lingua portuguesa privilegie uma formação sistemática e explícita do conhecimento do funcionamento da língua e, de igual modo, das estratégias de construção do texto argumentativo para que o aprendiz possa desenvolver a competência comunicativa e se sentir mais seguro no ato da produção textual
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    Tese
    Representações discursivas de Ficar e Namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-15) Ramos, Milton Guilherme; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137009E6; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; ; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8322044453048856
    Esta tese de doutorado investiga como vestibulandos e pré-vestibulandos constroem as representações discursivas de Ficar e Namorar na produção textual e suas implicações para a ATD e o ensino e a aprendizagem da produção de texto em aulas de língua portuguesa, com base na linguística de texto, perspectivada pela Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2008) e complementada pela Semântica de Frames (FILLMORE, 2006; FELTES, 2007). Partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa (VIANNA et al., 2008), esta pesquisa tem como corpus de análise 168 textos empíricos produzidos por vestibulandos do PSV/2005 da UFRN, Natal, RN, e por estudantes do 3º Ano do ensino médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), Assú, RN (2008). A análise dos dados revela a construção de representações discursivas de Ficar e Namorar diferentes, por meio da designação dos referentes, da predicação, da aspectualização, das circunstâncias espaçotemporais e do uso de metáforas, ressaltando a influência do conhecimento enciclopédico e da cultura, além da presença de componentes cognitivos relativos à produção textual. Os dados ainda apontam para a necessidade de uma prática docente que possibilite a interação entre os alunos, a discussão sobre temas da atualidade, além do contato com gêneros textuais diversos e, sobretudo, o trabalho com a produção de texto em sala de aula, de forma a possibilitar aos estudantes o domínio das estratégias de produção de texto e, por conseguinte, a (re)significação de suas representações discursivas, visando atender aos novos contextos de interação sociocomunicativa.
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