Navegando por Autor "Ramos, Maria Natália Pereira"
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Artigo Analyzing a national health surveillance strategy to reduce mother-to-child transmission of syphilis: the case of brazilian investigation committees(Elsevier, 2023) Silva, José Adailton da; Mareco, Thereza Cristina de Souza; Lima, Thaísa Gois Faria de Moura Santos; Ramos, Maria Natália Pereira; Santos, Marquiony Marques dos; Priamo, Vania; Brito, Cintia Michele Gondim de; Pereira, Esdras Daniel dos Santos; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Cortez, Lyane Ramalho; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosObjectives: This study aimed to analyze the relevance of investigation committees in eliminating mother-to-child transmission of syphilis in Brazil. Methods: Questionnaires and interviews were conducted with health managers of 25 Brazilian Federative Units and Brazil’s Federal District. Data were analyzed using Bardin’s content analysis technique and subsequently compared with the global prescriptions for syphilis response of the Pan American Health Organization, World Health Organization, and recent research publications examining the course of syphilis in Brazil, in Brazilian regions, and globally. Results: While the investigation committees drew on the successful experience of those in reducing maternal mortality, which helped the country achieve the Millennium Development Goals, they are not demonstrated to be sufficient for preventing mother-to-child transmission of syphilis. The committees’ systematic and bureaucratic agenda has not been efficient in managing avoidable factors for syphilis, nor do they operate in the scope of the integration of surveillance and care actions, as recommended by the health policy. Conclusion: The committees’ model needs to be reviewed in the context of Brazil’s National Health System. The research process should be rescaled in order to remain a cornerstone for the induction of health policy that integrates surveillance and healthcare across Brazilian Federative Units. The advancement toward an automated case management model becomes relevant for the country to meet global commitments to eliminate congenital syphilis transmission and achieve the goals outlined in the 2030 AgendaTese A Boneca Emília: por uma pedagogia performática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-29) Costa, Nivaldete Ferreira da; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/5258542308848033; Ramos, Maria Natália Pereira; Russef, Ivan; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; ; http://lattes.cnpq.br/9158237614613763A pesquisa parte de uma visão histórica da boneca Emília criação do escritor Monteiro Lobato , relacionando-a com a educação, enquanto pedagogia performática. Utiliza aportes teóricos de Renato Cohen, pesquisador brasileiro da linguagem performática, e do pensador e pedagogo alemão Nietzsche, aplicando-os às obras Emília no país da Gramática, Aritmética da Emília e A chave do tamanho. Mostra que o performático tem suas origens mais remotas no mito de Dioniso e que, à semelhança da arte performática, tida como arte de fronteira, a pedagogia performática constitui-se também como uma pedagogia de fronteira, em vista da hibridização pedagogia-e-arte em que se funda, colocando-se igualmente no espaço das pedagogias culturais ou não formais. Dentro do conceito de pedagogia performática, chegamos à construção de um pequeno sistema pedagógico que abrange tanto o existencial quanto o científico. A pedagogia performática representada pela boneca Emília responde à condição bidimensional do ser humano: razão e sensibilidade. Por se fazer mediante uma aliança com a arte - no caso, a literatura -, é mais sugestiva do que prescritiva; está apta a colaborar para o surgimento de um paradigma pedagógico não-centrado na hegemonia do racional; tem um caráter atemporal e universal, podendo ser aplicada em todos os níveis de ensino, não se restringindo, entretanto, ao espaço escolarDissertação Grupo Escolar Duque de Caxias festas escolares: uma celebração de múltiplos significados - 1949 1962(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-29) Maia, Sebastião Alves; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; Ramos, Maria Natália Pereira; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6O trabalho aqui apresentado teve como objetivo investigar uma instituição escolar na cidade de Macau/RN. Essa instituição que foi inovadora, no seu contexto social e pedagógico, foi pesquisada à luz dos parâmetros da história cultural. Uma escola que foi criada no início do século XX, no ano de 1923, quando o país ainda vivia a efervescência da implantação da nova ordem política nacional a República. Elegemos como objeto de estudo as festas escolares, que aconteciam nesta instituição de ensino, no período de 1949 a 1962, procurando esclarecer como ocorria a realização dessas festas e como foram fundamentais para o funcionamento das relações políticas, sociais e culturais no entorno do educandário. A análise e interpretações das fontes documentais escolar, dos documentos das outras instituições, das entrevistas abertas, informações orais, legislação da educação e dos educandários, jornais da época e documentos oficiais, relacionados à temática e que formaram o corpus documental, nortearam-se pelas obras de Souza (1998), Juliá (2001), Castro (1997), Kossoy (2001) Saviani (2005), Escolano (1992) e Carvalho (1990). Por se tratar de uma instituição de ensino, a análise central é cultura escolar e a história da educação brasileira é o campo de investigação, elencando as festas escolares. Na narrativa, reconstituem-se os eventos festivos nas categorias cívicas, solenes e recreativas, além de elementos de formação que se evidenciam no discurso da educação moderna. Para isso, buscamos compreender que, nas práticas cotidianas da escola, havia um método de atuação que seguia as orientações do Departamento de Educação. Tais orientações eram dadas através das normas e decretos editados e adentravam-se nos discursos em torno das iniciativas empreendidas para difundir as novas práticas pedagógicas, e dentro delas, nos momentos adequados, as professoras dedicavam um tempo das suas aulas para explanar sobre as datas festivas e suas organizações. Essas constatações foram certificadas pela documentação elencada e pelas entrevistas abertas, e nos apontou para o modelo escolar propugnado pelo Grupo Escolar Duque de Caxias, que era fruto da nova ordem republicanaDissertação Reflexões sobre a política de descentralização em saúde: uma análise a partir do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel em Natal (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-16) Pereira, Maria Cristina Silva; Rocha, Márcia Maria de Sá; ; ; http://lattes.cnpq.br/2642138387005692; Araújo, Odília Sousa de; ; http://lattes.cnpq.br/7597657505430445; Ramos, Maria Natália PereiraO processo de descentralização da política de saúde no Brasil evoluiu durante toda segunda metade do século XX, avançando a passos largos nas ultimas duas décadas. As diversas instituições públicas assumiram a função de responder a uma demanda crescente por atendimento médico-hospitalar. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel H.M.W.G. insere-se nesse contexto como instituição por excelência voltada para o atendimento a demanda por média e alta complexidade. Esse trabalho apresenta algumas questões sobre o processo de descentralização e desconcentração ocorrido no Brasil. Para isso partiu-se de uma breve contextualização histórica e política, mostrando os conceitos de reforma e contrareforma do Estado e como os processos mencionados desenvolvem-se no País. Correlaciona o desenvolvimento social local ao processo de descentralização e discute as modificações ocorridas nas políticas sociais nas últimas décadas e a intervenção do Estado nas políticas de saúde. Apresenta a implantação de um Sistema Único de Saúde no Brasil mostrando como o processo de descentralização da política de saúde ocorre no Rio Grande do Norte. Por fim, analisa-se o papel do H.M.W.G. dentro da política de saúde no RN. Para isso, retrata a instituição e a situa dentro da estrutura descentralizada da política de saúde no Estado e na capital. Uma analise da demanda por atendimento no hospital e das condições orçamentárias é realizada no encerramento do trabalho, correlacionando o papel do H.M.W.G. com a descentralização da política de saúde no Brasil e no Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para elaboração desse trabalho baseou-se na pesquisa documental, na observação não participante sistemática, no diário de campo e na analise de dados, documentos e conteúdos. Esse conjunto mostra uma metodologia quanti-qualitativa que desnuda a instituição, possibilitando a compreensão de seu papel, limites, ameaças e possibilidadesLivro Relatos de experiências sobre a pesquisa o papel dos comitês de investigação da transmissão vertical da sífilis no Brasil: potencialidades, vulnerabilidades e perspectivas culturais(SEDIS-UFRN, 2022-01-22) Mareco, Thereza Cristina de Souza; Lima, Thaísa Gois Faria de Moura Santos; Santos, Marquiony Marques dos; Ramos, Maria Natália Pereira; Oliveira, Carlos Alberto; Gallego, Almudena Muñoz; Valentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosO Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis – também conhecido como Projeto “Sífilis Não!” – é resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Lançado em 2017, o Projeto tem como um de seus objetivos induzir as políticas públicas em saúde baseadas em evidências e estudos científicos, para assim contribuir juntamente com outras ações (federais, estaduais e municipais) no enfrentamento à infecção de sífilis no território brasileiro. Para tanto, durante o curso do Projeto, ele contou com apoiadores territoriais em estados e municípios, e é estruturado em quatro eixos: Vigilância, Gestão e Governança, Cuidado Integral e Educomunicação. Além disso, o Projeto desenvolve a internacionalização da pesquisa. Neste ponto, o LAIS tem feito grandes articulações internacionais com a França, Portugal, Estados Unidos e Espanha, e fechando cooperações internacionais com universidades que desenvolvem pesquisas com expertises nos eixos do Projeto. A pesquisa de doutoramento da pesquisadora Thereza Cristina de Souza Mareco trata sobre a temática dos Comitês de Investigação da Transmissão Vertical da Sífilis no Brasil. Esta pesquisa é transversal aos diferentes eixos do Projeto e faz parte dos estudos desenvolvidos junto à Universidade Aberta de Portugal. Com o intuito de induzir as políticas públicas de saúde no Brasil para a Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis, o objetivo principal da pesquisa de doutoramento é analisar o papel dos Comitês de Investigação da Transmissão Vertical (CITV) da sífilis, no Brasil, para a prevenção da transmissão vertical da sífilis. Para tanto, apoiadores territoriais do Projeto “Sífilis Não!” atuaram como colaboradores na coleta de dados da pesquisa de doutoramento, levando em consideração as diversidades que encontramos nas regiões do Brasil, para que você possa compreender como se deu esse processo. Destarte, iremos apresentar os 26 relatos de experiência referente à trajetória dos colaboradores da pesquisa de doutoramento em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.Tese Vitrine das letras: o discurso jornalístico e a modernidade pedagógica em Sergipe/Brasil e Portugal - (1910-1920)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-10-02) Silva, Maria Neide Sobral da; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/7910049929016867; França, Lilian Cristina Monteiro; ; http://lattes.cnpq.br/0782303696779647; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6; Ramos, Maria Natália Pereira; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6Neste estudo, tive como objetivo estabelecer as conexões e/ou desconexões nos discursos jornalísticos sobre a modernidade pedagógica nos jornais o Correio de Aracaju (Sergipe/Brasil) e de O Século (Portugal), no período de 1910 a 1920. Busquei, especialmente, o dito nos jornais, no sentido foucaultiano, em contínuo diálogo com outros autores, em uma perspectiva interdisciplinar. Procurei responder a minha indagação inicial: quais as conexões e desconexões que poderia estabelecer entre a Escola Moderna de Portugal e a de Sergipe/Brasil, tomando como fonte de análise os discursos jornalísticos em jornais de ambos os países? A partir deste questionamento e mediante uma abordagem histórico-comparativa intercultural, defendi a TESE de que os discursos jornalisticos de O Século e do Correio de Aracaju, a despeito de trazerem gêneros jornalísticos diferenciados face ao nível de desenvolvimento da imprensa, traduziram uma percepção e assimilação da modernidade pedagógica articulada a uma mesma épistèmé. Assim, os referidos discursos emergiram, enquanto objeto mestiço, cuja criação se deu nas interlocuções, trocas, imposições, exposições e debates num processo contínuo de comunicação intercultural. A natureza messiânica desses discursos, dentro do ideário republicano, traduzia o sentido da modernidade pedagógica pretendida e difundida pelos impressos que sintonizavam o anseio de ruptura e de progresso, tanto em Portugal quanto em Sergipe/Brasil. Foi possível ainda fazer aproximações/comparações entre a querela (artigo de opinião) no Correio de Aracaju, e o inquérito (entrevista e reportagem), em O Século destacando, assim, as conexões e/ou desconexões presentes sobre a modernidade pedagógica nos discursos jornalísticos